Anúncio do HT Forum

COMO DESFAZER DESBLOQUEIO DE PLAYER

Discussão em 'DVD, HD-DVD, LD Players e Players Híbridos' iniciada por Wil_SOM, 22 Jun 2009.

1. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    Prezados,

Meu primeiro DVD player, o Panasonic A-160PM (made in Japan), me foi entregue já desbloqueado pela Panashop, nem sei quantos anos faz...

O fato é que, depois dele, já adquiri outros três players, dois universais (Samsung e Marantz) e um Sony R1 e R4 "de fábrica".

O método de desbloqueio do tal Panasonic, segundo me explicaram na ocasião da compra, é a adição de um circuito, ou de um chip (acho que são a mesma coisa?), que, com o passar do tempo, também conforme me informaram, poderia se desgastar, causando mal funcionamento do aparelho.

Dito e feito! Às vezes ele teima em não reproduzir algum DVD, informando que aquele tipo de disco não é suportado, ou coisa assim... Mas cai em contradição, reproduzindo-o noutro dia. Vai entender...:lol:

Detalhe: não apresenta qualquer falha de leitura.

Estou convicto de que esse problema esteja relacionado ao tal chip, e gostaria de removê-lo, tornando o player exclusivo R4 novamente.

Alguém saberia me dar alguma orientação de como fazê-lo?

Grato.

Abraços.(y)

2. JardelSky

JardelSky Dont´t worry, be metal\,,/

Desde 19 Nov 2007
    Fortaleza - Ce - Brasil
    Desbloqueio de DVD player com CHIP? Não sei não. Lembro que tinha um LG super antigo (meu primeiro player também) e o desbloqueio era feito com um cod inserido pelo controle remoto. A não ser que no caso dos panasonic o processo seja físico. De qualquer forma, como o player é muito antido, pode ser mesmo que ele já esteja dando os ultimos suspiros... ;)

3. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    Caro Jardel, apesar de ser de fato antigo, esse player tem muito boa qualidade, e, recentemente, com a aquisição deminha atual TV, a LG 50PG70FD, que tem muitas entradas disponíveis, o player ganhou novo espaço no meu rack. Pois saiba que ele ligado em video componente, a 480i, fica melhor do que muita coisa que vemos por aí nas lojas. Então, como não tenho um player "carroussel", às vezes coloco discos nos quatro que possuo, e os vou alternando confortavelmente...

Quanto a suposição de ele estar no fim de sua vida útil, como já mencionei, creio que não; Ele reproduz perfeitamente quase todos os DVDs que tenho; De vêz em quando, informa: "this type of disc cannot be played", ou coisa assim.

O método de desbloqueio aplicado nele funciona assim: a cada vêz que o player é ligado, ele alterna entre R1 e R4, então, se eu estiver assistindo a um DVD R1 e quizer trocar por um R4, é necessário desligá-lo para que faça a comutação. E é nessa hora que ele está engasgando; Parece que o tal chip está meio sem função.

De qualquer maneira, do jeito que ele está, ainda me é útil; Se tiver um meio de eliminar esse inconveniente, melhor...

Abraços.(y)

4. Audio Maniac

Audio Maniac Usuário

Desde 12 Out 2005
    SP
    Nunca ouvi falar de desbloqueio físico em um DVD player. Isso é no mínimo suspeito ... sei não!

5. Erase

Erase Usuário

1 0 0

Desde 13 Jul 2009
    Rio de Janeiro
    Bom, sou novo aqui mas posso dizer q os 1ºs dvds player da panasonic aqui como esse do nosso amigo ai o desbloqueio era por CHIP mesmo e nao com COD digitados pelo controle remoto. entao amigo acho q nao tem mais volta....
    mas em fim, os melhores dvds para desbloqueio sem ficar biruta com o tempo sao os da Phillips
    se seu aparelho nao tiver mais jeito tente comprar outro amigo, afinal hoje em dia os dvds custam R$ 70,00 e nao mais R$ 600 ,00 como paguei no meu :(

6. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    Depois dele, já comprei três, mas nem por isso vou mandá-lo para a reciclagem... É um belo player, muito melhor do que esses baratinhos a que você se referiu. Se eu conseguisse eliminar esse "bendito" chip, ele voltaria a ser somente R4, sem mais problemas. Essa é minha intenção.

Abraços.(y)

7. adelmo

adelmo Usuário

Desde 7 Set 2003
    diadema/sp/brasil
    Os players Panasonic eram desbloqueados fisicamente, sim, via adição de hardware (chip) (y)

E esse player do colega tem ótima qualidade de áudio tanto pelas conexões analógicas quanto pelas digitais ---- coisa muito rara nos players de hoje (y)

8. ffugita

ffugita Usuário

Desde 13 Nov 2007
    SP - SP
    Muitos desses desbloqueios via "chip" era só uma plaquinha extra soldada na placa com uns fios. Remova-os, refaça os jumpers soltos e pronto, player bloqueado novamente. Mas considerando o erro, suspeito mais que o mecanismo laser ou afins esteja com problemas de desgaste.

Exemplo de chips desse tipo:
    http://www.videocolor.com.br/manuais2/k17cr/kpic17b.htm

9. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    ffugita, muitíssimo obrigado pela colaboração. Era coisa desse tipo que eu esperava conseguir por aqui.(y)

Curioso foi perceber que o modelo de meu player está na lista de aplicações do tal chip.

Entendo que nem todos tenham conhecimento de coisas desse tipo, mas não compreendo que desconfiem ou desacreditem. Melhor deixar pra lá...(y)

Grato!

Abraços(y)

10. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    Caro ffugita, analisando o acesso "não tão fácil" à placa mpeg do player, adiei a execução da remoção do chip, preferindo entregá-lo a uma assistência técnica. Porém, revendo o manual do chip, vejo que o negócio é mais simples do que imaginava. Tenho a impressão que bastaria cortar os fios que ligam a placa ao chip e pronto.

Uma coisa que você escreveu em sua msg e que me fêz acreditar ser complicado o serviço, foi: "refaça os jumpers soltos". Porém lendo o manual do chip, parece não haver essa necessidade.

Desculpe abusar da sua boa vontade, mas como percebo que tem bom conhecimento no assunto, gostaria de lhe perguntar se, especificamente nesse caso, existe algum jumper que deva ser refeito, ou se bastaria simplesmente desligar (cortar os fios) do chip?

Grato.

11. ffugita

ffugita Usuário

Desde 13 Nov 2007
    SP - SP
    O chip que postei é só um exemplo dos vários modelos disponíveis no mercado. Esse caso do exemplo realmente não requer o corte de nada na placa, é só soldar os fios na EEPROM, porém podem existir outros modelos, de outros fabricantes, cuja instalaçao pode exigir o corte de trilhas e assemelhados. Só vendo o estrago pra saber. :p

12. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    Entendo, o método de instalação pode não ser o mesmo. De qualquer forma, acredita que seria um teste válido cortar os fios de ligação? Se não funcionar, poderia religá-los até que providencie a remoção definitiva e adequada. O que acha?

Obs: Só retornarei ao fórum no fim do dia.

Abraços.

13. ffugita

ffugita Usuário

Desde 13 Nov 2007
    SP - SP
    Pode ser um teste a ser feito.

14. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    Tô criando coragem... Acho que vou arriscar. Se não funcionar, entrego o aparelho numa assistência técnica, já com metade do serviço executado.:lol:

Abraços

15. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    Caro ffugita, ontem desliguei o que creio seja a placa de desbloqueio do player. Ela é muito diferente daquela que vc encontrou. De qualquer forma, optei por desligá-la, já bem desconfiado de que não seria tão simples assim.

Pois bem... Não funcionou... O player exibe uma msg no display (f894, se não me engano).

O fato é que, acredito, deva ser necessário refazer alguma ligação, mas daí a coisa pega... Não tenho nem idéia do que fazer, e pior, não creio que qualquer assitência técnica descubra o que deve ser feito. Talvez uma autorizada da Panasonic tenha lá o esquema... talvez!

De qualquer modo, vou tentar estudar as ligações, contando, é claro, com seu precioso auxílio e opiniões, antes de, na pior das hipóteses, religar a placa.

Seguem algumas fotos:

Se, por ventura, vc tiver alguma sugestão ou dica, serão todas bem-vindas.

Abraços.

16. ffugita

ffugita Usuário

Desde 13 Nov 2007
    SP - SP

Pesquisando no google, esse erro é "erro de EEPROM". Coincidentemente, EEPROM é justamente o circuito integrado onde estão soldados os fios do primeiro kit... aparentemente esse seu kit substitui a EEPROM original do aparelho (considerando a presença dos CIs X25020P, uma EEPROM serial).

Entao...

- Veja se a EEPROM original está em seu devido lugar. Se não tiver... arrume outra pra soldar ali.
    - Veja se não existem trilhas cortadas próximas a EEPROM original (caso ele esteja ali).

17. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    Olá ffugita

Eu fechei o player, pra evitar algum dano acidental, por isso não posso confirmar isso agora, mas tenho quase certeza de que esse kit estava soldado diretamente na placa, então o tal EEPROM deve ter sido removido. Se for necessário recolocar coisa desse tipo na placa, não serei capaz de fazê-lo.

Você acredita que esse seja um serviço fácil de ser executado por uma assistência técnica?

Tem idéia de quanto seja um preço razoável para tal?

Mais uma vêz, muito obrigado pelas preciosas informações.

Abraços!

18. ffugita

ffugita Usuário

Desde 13 Nov 2007
    SP - SP
    É simples, mas não faço a menor ideia de qual seria o custo disso. Talvez usar algum dos X25020 do kit de destravamento soldados direto na placa possam ser útil...

19. Wil_SOM

Wil_SOM Usuário

Desde 2 Mai 2007
    Vinhedo-SP / Brasil
    Prezado ffugita,

Ontem resolvi recolocar a placa em meu player (e acho até que fiz um ótimo serviço), pois minha maior preocupação era em não perdê-lo, já que, como mencionei, ele não tem reproduzido um ou outro disco, mas reproduz com perfeição a maioria dos que nele coloco.

Dessa forma, ele voltou a funcionar como antes da remoção da placa. Nesse momento estou ouvindo alguns CDs dos Beatles, sem qualquer problema.

Não descartei ainda a possibilidade de entregá-lo à Tecnicentro (assist. técnica da Panasonic em Campinas) e solicitar-lhes um orçamento.

De qualquer forma, ele vale mais recusando reproduzir um ou outro disco, mas reproduzindo todos os outros, do que totalmente inutilizado.

Mais uma vêz, muitíssimo obrigado por suas importantes dicas e informações.(y)

Abraços!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso