Como determinar a bitola dos cabos seja das caixas ou de alimentação das tomadas e ETC.

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por Trancer_man, 18 Set 2011.

1. Trancer_man

Trancer_man Usuário Ativo

Desde 15 Jul 2011
    CPS/SP/BR
    Olá!(y)
    Estou criando esse tópico, pois esse assunto é muito polemico, divergente e tbm não achei nenhum especifico por aqui.

Então aí vai minha dúvida:

Como eu determino a bitola do cabo das minhas caixas?

usar ou não plugs em equipamentos de entrada?

compensa ou não comprar cabos prontos ou é melhor montar um sobmedida?

Tem alguma tabela p eu seguir?

Tem uma planilha?

Alguém indica um site ou blog?

Anúncio do HT Forum
  2. J냃åz

J냃åz Sunbird

Desde 4 Jan 2008
    Natal/RN
    Bitola das caixas: até 100 W, pode usar cabos de 1.5 mm2. Acima de 100W, use bitola de 2.5 mm2

Usar ou não plugs: se usar, fica mais fácil o manuseio. Sempre que você precisar desmontar o set, não corre o risco de danificar o cabo.

Cabos prontos ou não: em geral, cabos mais simples você mesmo pode montar. Quando a aparelhagem vai ficando mais requintada e cabos idem, é melhor partir para cabos previamente confeccionados, que muitas vezes exigem ferramentas especiais para confecção das terminações.

Tem tabela/planilha: para cabos de HT, nunca vi. Para bitolas de fios elétricos residenciais, há sim.

3. crisacf

crisacf Upgrade 2012

Desde 24 Nov 2009
    Vitoria / ES / Brasil
    As caixas de som possuem diferentes potências, geralmente exibidas em WATTS ou RMS. Cada potência necessita de um cabo com uma bitola específica. Para saber qual é o cabo ideal para o seu alto falante você simplesmente deve consultar as tabelas da Discabos.

Você vai precisar saber qual a potência em Watts ou RMS e a impedancia do seu alto falante para descobrirmos qual a corrente elétrica que passa por ele. Alguns produtos já informam a corrente, assim fica mais fácil ainda. Sabendo da potência você vai olhar nas linhas da tabela 1 e cruzar com a coluna da impedancia do seu alto falante. Cruzando essas informaçoes você vai obter a corrente em Amperes de seu sistema. Em seguida é so consultar a corrente na tabela 2, obtendo a bitola adequada para conectar a sua caixa de som.

*Essas Tabelas sao válidas para distancias de até 15 metros, devido as perdas de tensao que o cabo sofre em distancias maiores. Em breve publicaremos um artigo sobre este tema.

Abs.

4. Cristiano gom

Cristiano gom Usuário

2 0 0

Desde 17 Set 2011
    São Paulo
    Olá a todos!!! é o meu primeiro contato aqui no forum...

para o trancer_man encontrei este site que pode ajudar:

http://discabos.com.br/tutorial/artigos/escolher-cabo-para-caixa-de-som/

Alguém poderia me informar qual a bitola do fio das caixas acusticas que vem nos home theater principalmente da Philips?

é aconselhavel trocar estes cabos? é que estou querendo comprar um da Philips!!

Conto com ajuda de voces!!!

5. Trancer_man

Trancer_man Usuário Ativo

Desde 15 Jul 2011
    CPS/SP/BR
    eu até já tinha visto essa tabela uma vez quando estava pesquisando som p carro. mas isso faz muito tempo.

e aqui no fórum pesquisei não tinhamos nenhum tópico especifico ou uma citação deste tipo.

obrigado!

---------- Mensagem adicionada às 00:56 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 00:51 ----------

certeza q os cabos q vem é de 1,5 e não vejo necessidade de fazer trocas, ainda mais q esses in-a-box mais baratinhos geralmente não te conector ou plug na caixa fica mais complicado p fazer uma troca, por eles virem soldados ou com um conector q vai direto no falante ou até soldado no mesmo e um unico fio saindo da caixa.

---------- Mensagem adicionada às 01:05 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 00:56 ----------

alguém tem alguma tabela de conversão de mm X AWG?

6. J냃åz

J냃åz Sunbird

Desde 4 Jan 2008
    Natal/RN
    Veja em http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

Na página, observe as colunas em verde à direita, porque a conversão normalmente é feita entre AWG -> mm2 (seção transversal do cabo) e não AWG -> mm (diâmetro do cabo)

Por exemplo,

1,5 mm2 = 14 AWG
    2,5 mm2 = 12 AWG
    4,0 mm2 = 10 AWG

7. icefly

icefly Usuário Muito Ativo

Desde 22 Ago 2009
    São Luís
    Já li comentários no fórum de que para as frontais, 4mm² e para surround 2,5mm² são mais adequados.
    Mas a propósito, muito boas as tabelas ai... assinando o tópico pra não perder de vista.

[]´s