Anúncio do HT Forum

Como fazer um controle de volume para 6 canais discretos com apenas um potenciômetro ?

Discussão em 'DIY' iniciada por Andre Leao, 8 Jun 2009.

1. Andre Leao

Andre Leao Usuário

Desde 26 Abr 2009
    Bauru-SP
    Passou pela minha cabeça fazer um sistema 5.1 para o meu computador. Não sei se vai ser viável, mas estou pensando no projeto.

Os amplificadores e fonte de alimentação é fácil, sem segredos. Quanto ao redirecionamento dos graves ainda não tenho certeza, mas posso usar um recurso que minha placa de som tem e ela fará isso sozinha através do software.

O meu problema é a pergunta do título: Como fazer um controle de volume único para os 6 canais ? Alguém sabe ?

Obrigado.

Anúncio do HT Forum
  2. Rodrigo Braun

Rodrigo Braun Usuário

Desde 19 Ago 2008
    Curitiba-PR
    Ola Andre.

Bem, eu nao entendi como voce ira obter os 6 sinais para o seu aparelho. Voce por acaso pretende utilizar umaplaca de audio de computador? Se sim, como?

Respondendo sua pergunta, há "step atenuators" ou atenuadores de passo hi-end (mecanicos) para 4, 6 e mais canais. No entanto, o preco deles geralmente é alto. Como exemplo, neste site eles oferecem a venda um desses para 6 canais:

http://www.goldpt.com/compare.html

Ou entao, pode-se pensar em utilizar um integrado para diminuir o custo e facilitar uma integracao com um controle remoto.

http://pdf1.alldatasheet.net/datasheet-pdf/view/167484/CIRRUS/CS3318.html

Bem, acho que com estes links voce já pode ter uma idéia de como comecar :D.

Espero ter ajudado.
    Um abraco
    Rodrigo

• 1
  3. Andre Leao

Andre Leao Usuário

Desde 26 Abr 2009
    Bauru-SP
    Grande Rodrigo !

Obrigado pela ajuda. Já deu para ter uma idéia de como fazer, apesar de que esse CI é um pouco mais complexo do que eu esperava, mas ajudou bastante.

Os 6 canais serão da placa de som do computador. Vou fazer um amplificador de 5 canais iguais mais um canal para o subwoofer (mais forte que os outros).

4. Rodrigo Braun

Rodrigo Braun Usuário

Desde 19 Ago 2008
    Curitiba-PR
    Ola Andre.

Este CI foi o primeiro que eu encontrei em uma pesquisa rápida no google. Com certeza há outros integrados que podem ser utilizados para este fim.

Entretanto, eu já vi uma solucao mais acessível (em termos de encontrar tudo com facilidade aqui no Brasil).
    Há tambem a possibilidade de se associar (para três canais) 3 potênciometros duplos com rodas dentadas, sendo que uma roda dentada no centro controlaria as outras 3. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, eis o que eu visualizei:

http://img211.imageshack.us/img211/7618/esquemapotenciometros.jpg

Fiz uma ilustracao rapida no Paint. Onde nas tres rodas dentadas periféricas, estas seriam instaladas em 3 potenciometros duplos respectivamente. E na roda dentrada do centro seria ligado o knob de controle de volume. Provavelmente haveria uma pequena diferenca entre as resistencias apresentadas pelos potenciometros, entretanto, acredito que esta diferenca nao seja algo que vá incomodar em termos auditivos. Esta diferenca pode ser atenuada com escolhas de rodas dentadas com muitos dentes (quanto mais, teoricamente melhor).
    como fonte destas rodas dentadas, eu nao conheco muitos equipamentos, mas além de poder mandar usinar (sairia um pouco caro) poderia-se canibalizar pecas de tape-decks estragados (muitos apresentam muitas destas rodas, quem sabe algumas possam ser utilizadas....

Bem, essa é uma sugestao viável e de certa forma bem acessivel aqui no Brasil.

• 1
  5. kleberlpa

kleberlpa Membro avantajado

Desde 23 Jan 2006
    Brasília
    Putz... é muito canal...

Pq não um controle digital de volume? Um contador com up/down (pode ser um BCD + conversor BCD -> Decimal), um bando de portas lógicas 4066 e redes resistivas pra cada canal.

Fora isto, só partindo pra solução adotada por fabricantes de equipamentos eletrônicos... uns potenciômetros sem eixo, quadradinhos. Eles podem ser "empilhados", um atrás do outro, ligados por um eixo único. Geralmente em amplificadores automotivos é comum ver arranjos assim.

• 1
  6. Rodrigo Braun

Rodrigo Braun Usuário

Desde 19 Ago 2008
    Curitiba-PR
    Ola Kleber,

Embora esta solucao possa ser implementada, eu pessoalmente nao gostaria de implementar um converssor AD em meu sinal de audio a nao ser que fose extritamente necessário. Entretanto, para se utilizar sinais provindos de uma placa de som de computador, que acredito que seja este o caso do colega Andre, entao eu nao veria um motivo para nao tentar. Mas, caso o Andre nao entenda muito de eletronica, eu acho que a adocao de 3 potenciometros sincronizados por rodas dentadas uma das opcoes mais factíveis e acessíveis aqui no Brasil.
    Há tambem a possibilidade de se controlar o volume por software. Ou no caso de placas como algumas audigy da creative, utilizar o proprio controlador de volume externo que estas placas fornecem.

7. PMAV

PMAV Usuário

Desde 6 Abr 2004
    Fortaleza/Ce
    Tenho um projeto parecido com o seu... decidi controlar o volume pelo pc ou pela placa de som. No caso, usaria a creative x-fi 5.1 externa, ela tem controle de volume externo, inclusive com controle remoto...

• 1
  8. lightium

lightium Leandro M. de Souza

Desde 22 Dez 2006
    Corbélia/Paraná.
    Olá pessoal...

Aproveitando o tópico, alguém aqui já montou um atenuador de volume com algum circuito integrado?

Qual seria o ci mais fácil de encontrar, com um bom preço e também que necessite apenas um circuito externo simples para funcionar?

Qual o valor em média de um ci destes?

Alguém conhece um circuito que possibilite a implementação de um display hexadecimal que mostra o nível de volume? Tenho vários dests displays que eram de gabinetes de computador antigos e vi que são usados em diversos circuitos simples semelhantes a este, quem sabe eles não sirvam para mostar o nível de volume, tenho até inclusive um azul aqui bem bonito. (y)

Tenho também alguns componentes que são semelhantes a potenciômetros multi voltas daqueles que possuem três terminais e a cada volta para a esquerda, ele fecha contato entre o terminal do meio e o da esquerda e o contrário para a direita. :D Seria interessante também.

Um grande abraço e muito obrigado pelas respostas. (y)(y)

9. RodrigoRocha.RJ

RodrigoRocha.RJ Keep Walking

Desde 6 Set 2007
    Niterói/RJ
    Olá Pessoal!

A revista Elektor tem um projeto de pré-amplificador high-end que utiliza o PGA2311 (o projeto inicial usava CS3310). Esse pré pode se tornar multicanal com pequenas modificações (apenas acresentando placas conforme o número de canais).

No site da Elektor ao se cadastrar, ganha-se creditos suficiente para baixar os artigos. Não precisa baixar o PDF das PCBs. Elas já estão incluidas nos PDFs dos artigos.
    http://www.elektor.com/magazines/2004/april/high-end-preamp-part-1.56898.lynkx
    http://www.elektor.com/magazines/2004/may/high-end-preamp-part-2.56936.lynkx

Na Elektor Brasil esse projeto está nas edições 35 e 36.

Grande abraço a todos!

10. Cassiano moreno

Cassiano moreno Usuário

Desde 12 Dez 2015
    Coronel Vivida PR
  11. MObenaus

MObenaus Usuário

Desde 11 Fev 2008
    Joinville
  12. Andre Leao

Andre Leao Usuário

Desde 26 Abr 2009
    Bauru-SP
    Caramba !
    Desenterrando o tópico, mas na época em que postei aqui eu acabei desistindo e não montei nada.

Hoje, estava novamente com a ideia de montar um sistema 5.1 no pc e postei a dúvida de como controlar o volume de todos os canais no Google, e não é que veio o tópico que eu mesmo criei, 7 anos atrás...... e nem lembrava kkkk.

• 1
  13. Andre Leao

Andre Leao Usuário

Desde 26 Abr 2009
    Bauru-SP
    Bom, pesquisando um pouco, hoje temos de fácil acesso CI´s que são potenciômetros digitais, alterando sua resistência de acordo com a tensão aplicada em um pino, logo, seria fácil fazer um controle de volume para quantos canais quiser, usando um único potenciômetro analógico para isso, ou mesmo um controle digital (estou preferindo o analógico por ficar mais "convencional").

https://www.intersil.com/content/dam/Intersil/documents/x9c1/x9c102-103-104-503.pdf

• 1
  14. Danilo Andrades

Danilo Andrades Usuário

Desde 25 Nov 2018
    São Paulo
    Opa André beleza?
    Faz uma semana que me deparei com esse problema tbm.
    Estou construindo um sistema 5.1 pro pc ,e ainda naonachei uma forna de controlar o vokume dos 5 sinais ao mesmo tempo.
    Voce conseguiu ? Ou desistiu de montar de novo?

15. Danilo Andrades

Danilo Andrades Usuário

Desde 25 Nov 2018
    São Paulo
    Conseguiu resolver andre?

16. Diego_na_nett

Diego_na_nett Usuário

Desde 27 Mar 2006
    Maringá/Paraná/Brasil
    Eu tenho uma ideia bem mais simples que EU utilizava no passado quando tinha sistemas 5.1 no PC dependendo apenas da placa de som.

Compre aqueles teclado multimidia para o PC, o mesmo já possui teclas de volume. O mesmo que abaixa o volume geral do PC e todas as caixas irão abaixar juntos.
    O potenciómetro de volume dos amplificadores que acredito ser separados, você utiliza apenas como GAIN

Qualquer teclado genérico que se prese 'multimidia' vai possuir o botão de volume:

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso