Como filmar preparo de receitas

Discussão em 'Fotografia e Filmagem' iniciada por victor oliveira, 18 Mai 2020.

1. victor oliveira

victor oliveira Usuário

4 0 2

Desde 15 Out 2014
    são paulo
    Boa noite, amigos.

Antes de mais nada peço desculpas se o assunto não for pertinente nessa categoria. Pesquisei um monte, aqui e em vários lugares e não consegui resolver a minha questão.

Minha mãe, que é cozinheira aposentada, está querendo gravar ou fazer ao vivo umas receitas para amigos. Ela pediu para eu escolher algum suporte de celular para isso. A ideia é filmar o fogão e a bancada. Eventualmente virar a câmera para ela também.

Acho que o ideal seria algo como um braço articulado que possa ser preso por meio de uma garra/grampo na bancada. Também existe a possibilidade de prender na coifa, mas acho que seria pior. Considerei também tripés, mas acho que eles acabariam atrapalhando ela. Têm que ser algo fácil dela usar sozinha.

Eu achei alguns com pescoço de ganso, mas todos me pareceram muito frágeis e curtos:

O único que achei parecer bom é um pouco caro e demora muito pra chegar porque vêm da china:

Uma outra solução seria juntar alguns acessórios de gravação de imagem/som. Vi que têm alguns suportes de microfones poderiam servir, mas não sei como prenderia o celular neles.

Talvez junto com esse suporte?

Enfim, tô meio perdido nas opções e em entender o que me atenderia. Imaginei que alguém familiarizado com equipamentos de fotografia pudesse me ajudar. Tomara que sim! Desde já agradeço a atenção.

Abraços,
    victor

Última edição: 18 Mai 2020
  2. Kleber Pinheiro

Kleber Pinheiro Membro avantajado

Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Ideal mesmo era posicionar fixo umas 3 câmeras (uma frente plano médio, uma lateral, uma topo pegando a área do fogão) e depois fazer a edição. Ou então ter alguém fazendo o registro enquanto ela cozinha. É possível fazer o mesmo com duas câmeras, ou seja, frente num plano médio, e essa cobrindo o fogão.

Esse seria o ideal mesmo, e seria justamente o mais caro de produzir.

Se quiser simplificar ao máximo, até mesmo para fazer live, faz só a frontal, podendo ser o plano médio (que já vai pegar o fogão), mas posicionada no terço superior da altura dela, enquadrando de cima para baixo. Mas aí ela vai ter que se disciplinar para ter sempre a vista limpa para a câmera, ou seja, nunca ter objetos maiores que possam cortar, e tem que se disciplinar para apresentar cada item para a câmera.

Esta última você resolve com um tripé que tenha ao menos 1,60 de altura. Ideal ter um modelo de 2 metros.

Em relação a enquadramento, é a parte simples. Complicado é ter uma boa luz.

3. victor oliveira

victor oliveira Usuário

4 0 2

Desde 15 Out 2014
    são paulo
    Legal, Kleber. Valeu pelas dicas. Realmente com essas configurações iria ficar muito fera. Mas, pelo menos neste momento, não é muito caso. Acredito que ela não tem muita pretensão com esses videos, mas apenas conseguir interagir e mostrar as receitas para os amigos. Acho que por causa do distanciamento social ela têm sentido falta de cozinhar com companhias. Como ela vai estar sozinha têm que ser algo fácil dela ajeitar usando o próprio celular. Acho que vai transmitir via instagram ou whatsapp. Lembrei agora que ela têm um Ipad também, então poderia usar os dois ou só um deles.

Vou estudar como seria um tripé lá, talvez seja mais simples mesmo. Eu estava querendo evitar o tripé porque achei que seria desajeitado para ela, que talvez um braço articulado na bancada fosse mais interessante, que evitaria que ela ficasse tropeçando na coisa. Mas como está difícil de achar talvez seja melhor mesmo ir pelo padrão.

Vou ficar atento a questão da luz. Pelo que eu consigo imaginar a luz ambiente da cozinha não vai ser das melhores, apesar da coifa ter iluminação. Vocês acham que aqueles anéis de luz onde o celular ficam no meio são razoáveis? Inclusive eu vi que têm bastante "kit youtuber"por ai, mas me parecem um pouco tosco de demais. O que vocês acham? Recomendam algum "set up" especifico?

Espero não estar ofendendo ninguém buscando ajuda para algo tão pouco "profissional" aqui no forum. Intendo que o objetivo aqui é outro, mais aprimorado, mas como achei que talvez pudesse usar/adaptar um equipamento mais profissional e então valia perguntar. Mas o dilema sempre vai ser algo razoavelmente bom, mas que seja suficientemente simples para ela operar sozinha.

Abraços.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso