Como instalar um fogão

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por khatru, 22 Mar 2006.

  1. khatru

    khatru Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    São Paulo
    Ganhei um fogão novo da Bosch que já está instalado. Ocorre que, aqui em casa o gás é encanado e eu acho que ele está regulado para o sistema de botijão pois sai apenas uma chama fraquinha nas bocas e o forno nem funciona.
    Alguém sabe se é difícil de eu mesmo fazer as mudanças necessárias? Será que falta alguma peça?

    Abraços a todos!
     
  2. Nascimento

    Nascimento Usuário Muito Ativo

    Qualquer técnico que você chamar vai te cobrar entre 20 e 50 reais e o serviço não demora mais que alguns minutos , já fizemos aqui em casa.(y)
     
  3. Byrd

    Byrd by Cassini


    Desde 22 Abr 2005
    São Paulo
    É a primeira vez que leio sobre um fogão num HT! Tá num rack, sobre pedestal ou spikes? :ataque: E em vez de um split 'cê instalou um exaustor? :D

    Brincadeiras à parte: se foi a COMGÁS que fez a instalação (se o gás é encanado deve ter sido ela - também moro em São Paulo e o meu, também gás encanado, teve que ser assim) imagino que devessem ter experimentado o funcionamento do seu fogão! Neste caso, competeria a eles resolver o caso.

    Eu também não sabia, aliás, que houvesse uma "regulagem" para se escolher entre botijão e encanado; pelo que sei, a COMGÁS é que instala alguma peça na entrada do fogão, para que ele receba o gás que ela fornece.

    Ed.: havia escrito comgás com n...
     
    #3    
  4. ifreire

    ifreire Usuário Ativo


    Desde 5 Jul 2005
    São Paulo
    Moro em apartamento e também possuímos gás encanado.
    A Comgás, quando faz a ligação do gás, envia um técnico para regular o fogão. Como você está trocando o fogão por um novo, se não me engano o próprio fabricante manda um técnico para fazer essa regulagem, sem custo.
    Dê uma olhada no manual que deve ter algo a respeito.
     
  5. Edu-RJ

    Edu-RJ Usuário


    Desde 7 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Eu comprei um fogão novo recentemente e realemente a maioria deles vem preparada para gás de botijão. É preciso trocar uma peça para ele funcionar com gás encanado (principalmente se for gás natural).

    O preço é barato (algo entre 50,00 e 100,00 dependendo do lugar) e alguns fabricantes incluem no preço. Quando não está incluido, qualquer loja do ramo (Ponto Frio, etc) vai saber indicar um bom técnico. Aqui no RJ eu chamei direto a empresa fornecedora (CEG) para não correr qualquer risco. É um pouco mais caro mais muito mais garantido. Vazamento de gás é muito sério para fazer economia de 50,00 !!! Recomendo que faça o mesmo que eu: Chame a empresa fornecedora diretamente e aproveite e peça para fazer uma revisão nos demais aparelhos a gás (aquecedor, etc).

    Abs,

    Eduardo
     
  6. NEILSON

    NEILSON Curtindo meu 1º Home Cinema


    Desde 8 Ago 2005
    MS/Brasil
    Nada de fazer gambiarras, pois com gás não se brinca, chame alguém que entende do assunto. tente entrar em contato com o

    Murilos Company e corporation (serviço de assessoramento de up grade).

    Brincadeiras a parte, chame um técnico.
     
  7. wilson

    wilson Usuário


    Desde 16 Abr 2003
    Sao Paulo / SP
    Meu amigo, este fogão deveria ser isntalado pela assistencia tecnica do fabricante (y).

    Com gas nada de gambiarras, se bem que o vazamenteo da conecção de gas do meu aquecedor de agua eu resolvi melhor que a assistencia tecnica.

    As vezes (quando se tem conhecimento do que se esta fazendo) nada melhor do que: "Se quiser bem feito faça voce mesmo" :D.

    WILSON.
     
  8. fbraghetto

    fbraghetto Membro HTForum


    Desde 19 Nov 2002
    Valinhos-SP
    Desculpe, mas isso está relacionado ao nosso hobby? :)
     
  9. cbpro

    cbpro Usuário Ativo


    Desde 7 Fev 2006
    Porto Alegre-RS
    Gostei do tópico!!!
    Para nós foristas podermos te ajudar, vc precisa falar se este fogão é 5.1 (cinco bocas) ou 6.1 (seis bocas)!!!
    :rofl: :lol: :lol: :feliz:

    Grande abraço amigo!!!
    ps: desculpe a brincadeira , mas não deu prá segurar!!!
    Cesar
    (y)
     
    #9    
  10. Nascimento

    Nascimento Usuário Muito Ativo

    Com certeza não esta relacionado com nosso hobby mas você tem que concordar, é a pergunta mais inusitada que já apareceu por aqui !!!:aplauso:
     
  11. Dennis

    Dennis Moderador


    Desde 21 Mai 2002
    Movido para o Zona Livre.
    E como já disseram, não brinque com gás, chame um técnico. (y)
     
  12. mfrota

    mfrota Marcos Frota

    Foi um bom topico para desopilar agora na hora do almoco... Quando li o topico, achei que tinha algo errado, mas... Deu pra dar boas risadas.

    Boa sorte com seu HT Comgás... rs... :rofl:

    P. S.: Se esse HT Comgás nao ficar corretamente "configurado" poderah apresentar uma explosao que muitos subwooferes nao conseguiriam reproduzir tamanho o realismo dele. :ataque:

    Abracos.
    Marcos.
     
  13. Filipão

    Filipão Usuário Muito Ativo


    Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    khatru,

    Eu tenho um fogãozinho de bancada da Bosch. No manual dele vem explicando direitinho o que deve ser trocado caso o fornecimento de gás seja por central e não por botijão. É uma valvula que fica na entrada do gás. A pecinha inclusive acompanhava o fogão.

    Abraços,

    Filipe Rangel.
     
  14. khatru

    khatru Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    São Paulo
    Ô gente boa, obrigado pelas respostas e por mover o tópico para um local mais apropriado.
    Trata-se de um fogão 4 bocas e acho que própria Comgás o instalou mas acredito que o técnico da Bosch deva fazer a regulagem, eu apenas não posso marcar um dia para que ele venha pois o meu horário é inflexível, se alguém soubesse qual peça eu devessse instalar seria bom. Se bem que pelas respostas acima eu devo recorrer a um profissional, também concordo que com gás não se brinca.

    Abraços a todos os amigos.
     
  15. NEILSON

    NEILSON Curtindo meu 1º Home Cinema


    Desde 8 Ago 2005
    MS/Brasil
    indiretamente está:rofl: , já pensou ele ter um HT top na sala, e dar uma explosão na cozinha, e atingir a sala, que prejuizo. faça um bom seguro. e ligue :aplauso: esse fogão corretamente.
     
  16. §ilvio

    §ilvio Usuário Ativo


    Desde 1 Mai 2004
    Campinas - SP
    Ótima essa !

    A Bosch é meio xarope para prestar assistência se não foi uma autorizada que instalou. Eu mesmo instalei um aquecedor Bosch aqui em casa e eles se recusaram a prestar um atendimento gratuito durante a garantia por causa disso. Daí eu mesmo desmontei e consertei, era algo simples que não tinha nada a ver com a instalação.

    Provavelmente vc só terá que trocar os bicos injetores. E mais provavelmente ainda o técnico nem irá trocar, ele vai só alargar um pouco os furinhos.
     
  17. khatru

    khatru Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    São Paulo
    Bingo, Sílvio.
    Enconrajei-me e fui numa loja especializada em peças de fogão e a atendente, garota bem simplória mas que entende tudo da parte técnica de um fogão, me disse que os fogões vêm de fábrica regulados para gás de botijão, e como eu tenho gás encanado teria que alargar os furinhos com uma agulha de aço que ela prontamente tirou da gaveta e alargou um bico na minha fente mostrando-me o quão simples seria a operação.
    Custo da agulha: apenas 2,50 reais.
    Aqueles que quiserem fazer a transformação inversa, gás encanado para o de botijão comum, terá que apenas que comprar bicos novos que já vêm mais estreitos e simplesmente fazer a substituição.
    Agora percebi que este é um tópico para lá de off-topic, mesmo assim vocês, com muito bom humor e prestatividade me deixaram muito à vontade até o deslinde desta dúvida. A começar pelo moderador Dennis que, de maneira cortês redirecionou o tópico para o sub-fórum apropriado.
    Muito obrigado a todos.(y)
     
  18. fbraghetto

    fbraghetto Membro HTForum


    Desde 19 Nov 2002
    Valinhos-SP
    Tenho que concordar! :)

    heheh! Infelizmente acredito que devemos ter poucos aqui com skills nesta área... eu mesmo sou uma negação para essas coisas "de casa"...
    a coisa mais hiend que eu ja fiz foi prender o projetor no teto :ataque: