Anúncio do HT Forum

Como Limpar os conectores dos cabos?

Discussão em 'Acessórios, Ajustes & Tweaks' iniciada por marcosm, 5 Ago 2005.

1. marcosm

marcosm Usuário

Desde 2 Nov 2002
    São Paulo - SP
    Pessoal,

Uma vez acho que o Eduardo comentou que os conectores de caixas estavam meio que oxidados e quando ele limpou o som ficou bem melhor

Como Limpar os conectores dos cabos?

• 1
  2. Dilbert

Dilbert Usuário

Desde 10 Mai 2005
    São Paulo
    eu usava antigamente, ainda não é o caso, um spray limpa contatos...

3. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Muito já falamos aqui sobre limpeza de contatos.
    O Anddre me consultou hoje sobre isso, e lhe respondi o seguinte:

Conectores RCA
    " Eu limpo os contatos com Silvo ou outro polidor que agora não lembro o nome. Eles são abrasivos, por isso não exagere. Use uma flanela para limpar o lado externo dos contatos, e depois de seco, outra para retirar todos os resíduos que ficaram. A parte interna dá bastante trabalho. Uso cotonete de boa qualidade. Retiro um pouco do algodão, senão ele não entra no furo do RCA. Coloco bem pouco polidor para ele não escorrer internamente. Ele entra difícil, mas logo se acomoda ao furo e o serviço fica mais fácil. Depois passo um outro cotonete desta vez sem polidor, retirando todo o resíduo que ficou.
    Faça isso a cada 6 meses ou 1 ano, e será o suficiente. Limpe também os conectores dos cabos. A melhora é perceptível."

Por favor, sem piadinhas no texto... :D

Acho que pontas de cabos podem ser limpos também, com mais trabalho.

4. Redlaw

Redlaw Usuário

Desde 13 Dez 2003
    Brasil
    Tem um produto muito bom chamado Limpa Contato, da Wurth, usado em placas eletrônicas, placas mãe de computador, que opera verdadeiros milagres, ressuscitando as mesmas. Ainda ontem estava olhando as conexões em meu HT e não gostei nada do que vi. Acho que vou testar este produto e ver no que dá. Fica a sugestão.

[ ]'s Walder.

5. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Importante ressaltar que o latão, nas aplicações usuais em áudio, não é prejudicial à qualidade do som. O maior problema é mesmo a oxidação da superfície, banhada ou não.
    Plugs de tomada também podem e devem ser polidos. Plugs redondos podem ser desmontados, presos numa furadeira (de preferência de bancada) e polidos com polidores como Silvo ou ceras de polimento automotivo. Pinos chatos dão mais trabalho, mas mudam completamente de aparência depois de limpos.
    As plaquinhas de conexão de caixas, banhadas a Ouro, como exemplo da B&W que tenho, mudaram de tom dourado escuro para um dourado mais amarelo e claro depois de polido. O Ouro não pode ser escuro, e sim claro, ou estará oxidado também.
    A oxidação forma uma camada isolante na superfície do metal, aumentando a resistência do contato e nos casos extremos até provocando a falha do contato ("mau contato"). Ainda provoca um efeito de aumento da capacitância, o que também altera a qualidade sonora.
    O perfeito contato dos metais é muito importante.
    Quando o Maurício esteve em casa, lhe mostrei uma revista Stereophile de 2002 ( a primeira que comprei), onde mostrava a dica do polimento dos pinos de tomada do conector de força dos aparelhos. O repórter que fez o artigo se disse surpreendido com os resultados. Fato que também constatei mais tarde, quando fiz o mesmo em meus equipamentos.

6. carobrod

carobrod Usuário

Desde 1 Ago 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Muito bem, Eduardo!

Inclusive tenho este material lá em casa pra limpar os apetrechos que a patroa espalha pela casa e pelo teto tb. :lol:

Quanto aos conectores, blz!!! Mas, e quanto às pontas dos cabos? Como disse, as pontas dos Monster estao todas pretas... e antes eram douradas! :D

Como limpa-las? Com este abrasivo? algum spray (que se compra onde)?

[]s

Carlos

7. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Carlos,

Como estão essas pontas de cabos? Estão soltas, estanhadas, com terminais?
    Normalmente escurecem muito quando estão estanhadas ou o cobre oxida.
    Você pode até passar uma lixa bem fina na ponta do cabo para limpá-la, se os fios não forem revestido de prata ou outro material.

8. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Se as pontas do cabo estão muito oxidadas, corte uns 2cm do mesmo. ;)

9. carobrod

carobrod Usuário

Desde 1 Ago 2005
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Bem, eu desencapei um pedaço dos cabos, torci os fios (para que ficassem espalhando) e plugei no Receiver e nos bornes das caixas.

Esta semana foi que usei plug banana no Receiver para as frontais e central, e me arrependi por nao ter comprado mais 4 plug's para as sorround's.

Até as pontas que estavam conectadas no Receiver estavam escurecidas. Mesmo assim, dei mais uma torção nelas (nos fios) e enviei no burraquinho do plug banana e enrrosquei.

Já nos terminais das caixas, a coisa tá pior: alem de pretos, estao quebradiços porque apertei muuuuiiito! :rofl:

Até pensei em cortar aquele pedaço e desencapar mais um tanto... Mas, se formos fazendo isto: daqui a pouco nao tem mais cabo :lol:.

[]s

Carlos

10. vabn

vabn Usuário

Desde 2 Jun 2004
    Brasil
    Olá Pessoal,

Já tive inúmeras manias para limpar contatos de terminais RCA macho/fêmea e terminais tipo forquilha (caixas).

Atualmente uso o spray Contacmatic. Acho ele legal porque evapora rapidamente sem deixar resíduo. Limpa qualquer tipo de metal.
    Aplico este spray nos limpadores de cachimbo (cachimbo de fumar).
    Estes limpadores parecem um palito de uns 15 cm e são formados por dois fios muito finos torcidos com fios de algodão no meio. A medida que voce vai usando o limpador e a ponta vai ficando suja, corte a parte suja com uma tesoura (não se preocupem que não estraga a tesoura), e continuem a limpeza.
    Estes limpadores podem ser encontrados em charutarias com facilidade e custam muito baratos. Tipo R$ 3,00 um pacotinho com 15 limpadores. Dura um monte de tempo.

Dá para limpar tudo, inclusive plugs e tomadas elétricas.

Vejam o que a Ortofon recomenda para limpeza de contatos:
    Abração

Victório Benatti

11. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Caro Victório,

Acho o WD-40 mais recomendado para lubrificação. Ele penetra com muita facilidade nos demais componentes, e em função da sua oleosidade favorece a retenção de pó.
    A idéia do limpador de cachimbo é legal. Vou a caça de um.

Abraços

Eduardo

12. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

Pessoal, cuidado com esses limpa contatos, quando caem em partes nao metalicas eles mancham mesmo.
    Fiz a burrice de limpar os terminais de um telefone sem fio e estraguei o plastico da base de telefone. Tomem cuidado sempre.

13. RLB

RLB Maluco por Audio e Video

Desde 29 Dez 2003
    Brasília/DF
    Eduardo, já estava preparado para fazer umas piadinhas... :D
    Outra coisa, já estava preparado para usar o WD... :(
    Os terminais do Aura estão com umas manchas pretas, aquilo me encomoda um monte. Nos cabos não tem jeito, cabo de cobre oxida muito rápido, em minutos fica preto. Achei melhor usar conectores spades, tanto na ponta do amp qnt das caixas...

14. vabn

vabn Usuário

Desde 2 Jun 2004
    Brasil
    Olá Eduardo,

Relativo ao WD-40, achei interessante postar a recomendação da Ortofon, somente para ilustrar.
    De jeito nenhum deve-se usar lubrificantes em conexões.
    Não entendí essa da Ortofon.
    Alguém que domine bem o inglês poderia questionar esta recomendação direto com a Ortofon, via e-mail, e depois postar para nós a resposta deles.

Devemos sempre lembrar que limpeza de contatos deve ser feita de tal modo que a conexão após limpa seja de metal com metal, e seco.
    Portanto, usar limpadores tipo Silvo, Carnú e outros, podem ser usados sem problemas para retirar a sujeira pesada, pois são levemente abrasivos. Lembrem-se que após usar estes tipos de polidores deve-se usar qualquer destes "Contact Cleaner" em aerosol para retirar as eventuais partículas do polidor, para que os contatos fiquem literalmente "na lata".
    Não se deve usar o aerosol direto. Aplique o aerosol num cotonete ou num limpador de cachimbo, e depois passe nos contatos. Desta forma evita-se o contato do spray do aerosol com outras partes tipo o plástico que o Ariel citou no post acima.

Abração

Victório Benatti

15. Ricardo Borges

Ricardo Borges Alta fidelidade aos extremos

Desde 1 Nov 2008
    Patos de Minas
    Limpei meu cabos de áudio com o polidor Brasso,eles ficaram brilhando e o som melhorou muito.

16. Vinyl Only

Vinyl Only Usuário

Desde 30 Ago 2005
    Goiânia - GO
  17. CAEDU

CAEDU Usuário

Desde 26 Dez 2008
    Recife PE
    Se o conector está manchado ou oxidado, provavelmente sua qualidade é dúbia...considero o álcool isopropílico o melhor limpador em circunstâncias normais e em casos extremos o polidor de metais Brasso, para retirar a camada "encardida" e depois a manutenção deve ser feita com o álcool isopropílico (use luvas no procedimento) mantendo assim os conectores secos e isentos de quaisquer substâncias entre as junções, as quais devem ter uma boa pressão entre si.
    O mais interessante é q tem gente q usa o Corrosion X...q na realidade piora os contatos em função de ser um protetor e não um limpador de contatos como muita gente pensa, e ainda por cima de uso maírtimo...bons conectores não precisam disso não... basta um pano macio sem fiapos e seco com álcool isopropílico, para uma eficiente limpeza.
    Abços.(y)

18. Ricardo Borges

Ricardo Borges Alta fidelidade aos extremos

Desde 1 Nov 2008
    Patos de Minas
    Depois que eu fiz a limpeza do meu cabo,meu som melhorou muito,depois eu li tudo e limpei os pininhos dos cabos das tomadas e das extenções,melhorou mais esses polidores são abrasivos,não devem usar em excesso para não tirar compo- sição de materias,nos pinos das extensões eu achei que tava tirando sujeira,ti- ra composição,toda hora saia sujeira.

19. Gabriello

Gabriello Usuário

Desde 20 Ago 2005
    Ribeirão Preto - SP
    Misture bem num recipiente um pouco de vinagre e uma ou duas pitadas de sal (ou algumas gotas de limão). Com uma escova de dentes (cerdas médias ou duras) embebida na solução, passe-a nos conectores dos cabos até esses adquirirem brilho. Em seguida (sem demora) lave-os com água e sabão em água corrente abundante para retirar todo o vestígio que houver da solução. Estão novos em folha.

Marcus

20. Bluebiker

Bluebiker Hi possible

Desde 29 Set 2007
    Reg. Rib. Preto
    Prezado Marcus
    O vinagre é basicamente uma solução de ácido acético diluído e o limão contem ácido cítrico, ambos ácidos fracos, mas dependendo da quantidade e tempo de contato agem como decapantes de metal, no caso da sua receita potencializados pelo sal.
    Assim, devem ser usados com mutio cuidado para não induzir corrosão ao longo do tempo(y)

A revista CAVI publicou artigo sobre esse assunto, no qual basicamente recomenda o lenço TCP (citado pelo Cesco), outro similar da Nordost e o Corriosn X.

A versão pdf que pode ser acessado no sítio da internet:

http://www.clubedoaudio.com.br/mate...oce_Mesmo__Uma_Faxina_Que_Vale_Um_Upgrade.pdf

Abç
    Ricardo

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso