Como ouvir música clássica?

Discussão em 'Música e Shows' iniciada por Eduardo, 17 Fev 2005.

1. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Ontem eu estava conversando com o Martins, e hoje novamente sobre a mesma questão. Como ouvir música clássica?
    Eu comentei com ele que gosto muito de ouvir algumas músicas, como o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra de Tchaikovsky, ou a Sinfonia 40 de Mozart. São clássicos mais populares e fáceis de ouvir, mas a maioria das músicas clássicas me cansam. Chegam a me dar sono. Parecem notas perdidas sem qualquer lógica.
    O Martins disse que ouvir música clássica é algo difícil, mas depois que se aprende, ou se "entende" a música, torna-se uma experiência muito agradável.
    Resolvi abrir esse tópico justamente para o Martins e outros colegas apreciadores de música clássica comentarem sobre isso, e até mesmo sugerir algumas obras com as dicas para ouví-las.
    Ganhei hoje uma coleção em vinil, de Johann Sebastian Bach. O Cravo bem temperado. Será que consigo ouvir os 6 discos que compõem a obra?
    Martins e "entendidos" ... é com vocês...
    Que tal começar explicando se é correto usar o termo "Música Clássica"? Ou seria Música Erudita?

2. mmartins

mmartins Ouvidor de música

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Caro Eduardo,

Musica classica, que se tornou um termo popular para musica erudita, na verdade foi uma fase da música erudita, da mesma forma que o barroco, gótica, moderna, dodecafonismo e tantas outras.

Todos temos gostos diferentes, mas não há como negar, mesmo os mais céticos, que a música erudita de alta qualidade está muito à frente dos outros estilos musicais, mesmo o jazz, que também está a um passo a frente, pelo menos na minha opinião. Dito isto, por favor, sem questionamentos sobre o que acabei de escrever, quero, publicamente, ajudar meu amigo Eduardo, que já faz algum tempo tenta escutar música erudita.

Cada pessoa tem uma experiência diferente, mas posso garantir que existem algumas musicas ideais para se começar a ouvir musica erudita. Não aconselho começar a ouvir música erudita pelo, por exemplo, CRAVO BEM TEMPERADO do Bach, é muito pesado. O Cravo é uma das peças mais incríveis da musica, mas não é, como pensou o Eduardo, o inicio na jornada da musica erudita. Também não é ideal as Variações de Goldberg do mesmo Bach, Concerto pra Piano de "Schostacovich", peças de Bartok, e por ai vai. Temos que começar por coisa mais fáceis e devagar ir aumentando a complexidade, para um dia, sentar e se espantar com a beleza do Cravo e tantas outras. É fácil, temos que ter o ouvido treinado e acostumar a mente a muito mais informação.

Na próxima mensagem, espero, com o pouco conhecimento que tenho sobre música erudita, dar algumas dicas para se começar a ouvir este estilo de música.

3. IAMDIX

IAMDIX Usuário Muito Ativo

Desde 20 Jun 2004
    HAKUNA-MATATA
    Posso responder por mim:

eu adoraria (pois minha coleçao é de lp e está na Italia) voltar a escoutar um piano tocado pelo Maestro Bernstein (já falecido infelizmente), mas não sei se aguentaria uma tarde toda escutando classicos, pois meus gostos musicais são dos mais variados e daqui a 2 horas pode ser que quera ouvir Ray Charles, Diana Krall ou Gaetano Veloso, etc etc

Abraço
    Diego

4. mmartins

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Eu começaria com:

- Primeiro movimento do Concerto p/ Piano No. 1 de "Tchaikovsky"
    - Primeiro movimento do Concerto p/ Piano No. 2 de Beethoven
    - Primeiro movimento, maravilhoso, do concerto No. 1 de Brahms
    - Primeiro Movimento da Quita Sinfonia de Beethoven
    - Primeiro Movimento da Sexa Sinfonia de Beethven
    - Concerto, completo, No 1 de Bach para Violino
    - Concerto, primeiro movimento, p/ Violino de Beethoven
    - Sinfonia, completa, No. 41, Jupiter, de Mozart
    - Sinfonia, completa, No. 40, Netuno, de Mozart
    - Concerto No. 23, primeiro movimento, de Mozart p/ piano
    - Muitas outras

Depois pegaria essas mesmas musica e ouviria os outros movimentos. Quandio quero assimiliar uam nova música, coloco o cd, e a deixo tocando, muitas vezes, fico a fazer outras coisas, de repente a musica da um estralo, ela está na minha mente, e começo a perceber sua grandiosidade.

Agora, por exemplo, o Mahler temn uma sinfonia que dura 75 minutos, 1:15, maravilhosa, fantastica. Para ouvir musicas deste quilate, tem que ter paciência.

Passaria depois para música de Chopin e sonatas para piano de Beethven.

Começaria a ouvir as Variações de Goldber de Bach.

Depois de muito ouvir, Beethoeven, Bach, Sibélius, Chopin, Saint Saens, Mozart, "Tchaikovsky", Grieg ( maravilhoso ), Rachmaninov, Bizet, Wagner e tantos, poderá começar a ouvir o cravo bem temperado, a música vem devagar, começa a ser entendida.

Se alguém começar a ouvir música erudita pelo cravo, será muito dificil, nada fara sentido.

Paulo3D agradeceu.
  5. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Mas, Martins, porque os dois exemplos que citei me agradaram logo na primeira audição? Depois de algum tempo ouvindo, eu podia acompanhar a música assobiando ou no lá, lá, lá... Mas, porque com outras músicas e mesmo com várias audições isso se torna impossível. Qual a razão?

6. mmartins

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Senhores,

Por favor , este tópico, é dedicado apenas para música erudita.

7. mmartins

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Eduardo,

O ritmo destes exemplos, creio eu, é mais fácil. Entende, força menos a mente, voce não precisa prestar tanta atenção.

8. mmartins

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Necessitamos de:

1 - Paciencia
    2 - Dedicação
    3 - Leitura
    4 - Investir em cds
    5 - Outros

9. RLB

RLB Maluco por Audio e Video

Desde 29 Dez 2003
    Brasília/DF
    Boa Eduardo. Tb gostaria de pegar essa manha.
    Algumas músicas Eruditas me parecem muito entediantes.
    Mas uma que ouço sempre são as 4 estações. Essas são legais, e parece até um have metal!:metal:
    Mas gostaria de saber apreciar as outras.
    Acho que podemos fazer uma analogia desse tipo de música, com bons vinhos.

10. mmartins

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Isso, 4 estações do vivaldi, tb são ideias para se começar, aliás a musica de Vivaldi é ideal para um começo.

Entediante? Pois é, tem que ter paciência, persistencia, pelo menos foi o que aconteceu comigo,

11. RLB

RLB Maluco por Audio e Video

Desde 29 Dez 2003
    Brasília/DF
    Martins, talves algumas sejam entediantes, justamente porque não estou acostumado, mas espero poder curti-las algum dia.
    Agora que vc já deu a dica do que ouvir, para quem quer começar, podia dar uma dica de quais gravações seriam legais.

abrçs.

12. LUIS - RS

LUIS - RS Campeão de TUDO

Desde 15 Mar 2004
    Porto Alegre
    Relatando minha (pouca) experiência neste ramo, até há bem pouco tempo eu era alérgico à música erudita.
    Depois que comprei o gravador de rolo, e comprei algumas fitas usadas pré-gravadas com este tipo de música, comecei a me interessar. Tanto que já estou com diversas coleções em cd e alguns lp's em casa, além das fitas. Estou recém engatinhando, mas já dá prá dizer sem medo de errar que nenhum outro tipo de música tem a riqueza e a profundidade da música erudita. Pena que não tenho muito tempo (nem o sossego necessário em casa) para ouvir mais e poder apreciar devidamente este acervo.

Mas ainda chego lá (y), quando tiver uma sala só pra mim em casa.

Abraços

Luis

13. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Vivaldi e as valsas de Strauss... estas sou apaixonado por quase todas, e são sempre muito tocadas e facilmente assimiladas...

14. marcosm

marcosm Usuário Ativo

Desde 2 Nov 2002
    São Paulo - SP
    Eduardo, eu acho que tem varias facetas para ouvir música erudita.

Simplesmente ouvir, sem prestar atenção em muitos detalhes, simplesmente fruir.

Mas tenho algumas dicas, que eu uso para mim.

Para entender formalmente, uma composição existe um livro chamado, como ouvir e entender musica, acho que é do henry barraud. Que mostra muito claramente como é a estrutura da musica erudita desde um leit motif até uma sonata e etc. Mas acho que tem entender um pouco de partitura musical.

Outra forma é contextualizar estética e socialmente. Tem um livro do Arnold Hauser, chamado: acho que, "historia social da arte e da literatura", e tem um outro chamado historia social da musica, que pode ser substituido um livro de historia da musica boa qualidade. Ler as informações que caracteriza o estilo da escola ou do compositor, e o que é legal é que voce vai poder detectar esses estilos ao ouvir a música.

O que estava acontecendo socialmente na epoca, porque como a música e toda a arte de certa forma é um reflexo de que ocorre no mundo. Voce de certa forma, vai conseguir entender o que o compositor quis expressar.

Estava ouvindo, de uma forma sem compromisso, a ouverture de 1812(? ) de tchaikovsky e percebia que tinha no finalzinho do movimento a marselhesa e o depois o hino da Russia. E eu não entendia porque, procurei na internet a respeito dessa musica e descobri, que quando tocava a marselhesa era a entrada triunfal dos franceses na cidade russa, e os resistentes colocaram fogo em uma cidade, que era toda de madeira, ai os franceses tinham que bater em retirada e com isso o hino da russia soava triunfalmente com a retirada dos franceses.

Acho que com essas informações, fica mais inteligível ouvir musica erudita.

Só para voce ter uma idéia, que existem varias facetas, eu tive aula de analise musical com o prof. koelreuter, e nos analisávamos bach a luz da teoria quantica.

Espero ter ajudado,

Abraços,

MarcosM

15. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Marcos,

Muito interessante isso que você comentou sobre essa composição de Tchaikovsky. Então não é só uma combinação musical de notas, mas também o conhecimento de algumas referências históricas. Senão, neste caso, a música não faria muito sentido, talvez...
    Muito legal essa dica.

Eduardo

16. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Ouvi dizer que o termo "música clássica" vem de "classe", ou seja, a música que como referência era ensinada em classes de aula (de música, óbvio).
    Está correta esta afirmação?

Abraços,

17. mmartins

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Senhores,

Estão vendo como cada um tem sua forma separada? Eu comecei pelas músicas, depois me interessei pelos livros, que são necessários, para se entender perfeitamente o que cada música trás. Tem dois livros muito interessantes, pra quem não se interessa em aprender matematica da música, vou ver o nome deles e depois posto aqui, me figiu da memóra, mas um deles é de Antonio Maria C., apesar de achar este livro um tanto quanto tendencioso.

RLB,

Sobre as gravações, fica dificil, estou disponibilando minha coleção na internet, voce poderá achar algumas por lá, mas o universo é vastíssimo.

Eduardo,

Também, as valsa de Strauss, muito fáceis e agradaveis de ouvir, mas a medida que voce vai seguindo na descoberta, verifica que são maravilhosas estas valas, mas percebe que deve ter muito mais a descobrir em um universo imenso.

Uma outra coisa, é que se costuma muito dizer sobre o Primeiro Escalão da Música erudita:
    Bach, Mozart, Beethvem, aydn e Brahms,

realmente eles são fantasticos, até colocaria o Bach como o The Best, acrescentaria neste escalão Sibelius, Grieg, Liszt, Mahler, muitos tb acrescentariam Wagner, mas a música dele, devo confessar, é muito pesada.

Para quem gosta de se divertir, ouças as óperas de Mozart.

18. Alex Sound

Alex Sound Usuário Muito Ativo

Desde 23 Jul 2003
    Londrina - PR
    O legal da música erudita é que você ouve umas 20 vezes a mesma peça e cada vez tem algo novo que não foi notado na audição anterior.

Mas é necessário realmente ir atrás do contexto histórico e da escola musical que o compositor fazia parte, mais ou menos como nos outros gêneros musicais.
    A vantagem é que a maioria dos bons cds de erudito tem muita informação nos livrinhos.
    A desvantagem é que custam caro... :choro:

Eu começaria pelos mais populares mesmo, peças curtas tipo sonatas, um ou outro trecho de sinfonia e pouca ópera. E escutar o mesmo disco várias vezes até descobrir as camadas de instrumentos.

19. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Professor Martins ? ? ? :D

20. mmartins

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Alex,

Eu não me canso de ouvir a Nona de Beethoveo, todas as vezes me emociono. Essa sinfonia, hino da união europeia, apesar de muito conhecido um pedaço dela, não é uma música tão simples, ela é enorme, e leva tempo pra voce pegar o jeito.