Anúncio do HT Forum

Como ouvir ópera?

Discussão em 'Música e Shows' iniciada por Marcos V., 19 Jul 2006.

1. Marcos V.

Marcos V. Powered by DENON

Desde 6 Jun 2003
    Londrina
    Eu estava me deliciando lendo um tópico aberto pelo mod Eduardo em 02/2005, com o título "Como ouvir música clássica?", http://htforum.com/vb/showthread.php?t=12418, onde houveram excelentes debates e fantásticas contribuições.

Agora fazendo um plágio no título do tópico do Eduardo:) gostaria que os amigos experts dessem suas sugestões de como ouvir, títulos mais adequados para iniciantes, enfim, tudo para que possamos fazer deste tópico uma boa fonte de informação como foi o do Edu.(y)

Seria interessante começar por Mozart?

Marcos V.

2. thiagofs

thiagofs Viva a música!

Desde 11 Jan 2006
    SP
    Eu, como entusiasta da música vocal, não me prendo somente à ópera, mas prestigio -- mais do que a ópera -- a música sacra.
    Gosto demais do repertório sacro de Vivaldi, Haydn, Bach e, é claro, Mozart. Acho que a música sacra é um início agradável para quem quer se aventurar no território vocal, por manter uma linha sóbria, sem exageros operísticos na maior parte das obras, o que, creio eu, pode não ser interessante aos novatos.

Não lembro como passei a gostar de ópera, pois até então não era um gênero que me agradava. Comecei com excertos de óperas de Mozart (A Flauta Mágica e O Rapto do Serralho, especificamente), e rapidamente fui descobrindo como funciona a estrutura operística (abertura, diálogos, recitativos, arias, duettos, coros etc.).

O tempo foi passando, fui adquirindo as obras e apreciando cada vez mais, e Mozart foi o professor. É unânime afirmar que as óperas de Mozart, sobretudo as que tem Lorenzo da Ponte como libretista, são geniais, com características vocais finas para cada personagem, todas escritas de uma forma muito harmoniosa e nada caricata, sendo elas "Le Nozze di Figaro", "Così fan tutte" e "Don Giovanni". Idomeneo, Rè di Creta, embora não tenha sido escrita por Lorenzo da Ponte, é um dos pilares que sustentam a ópera mozartiana, onde ele ainda era jovem e espanta pela criatividade, pelos elementos de suspense que seriam elevados para o terror em Don Giovanni.
    Entre as alemãs, "O Rapto do Serralho" e "A Flauta Mágica", riquíssimas em conteúdo musical, sendo a primeira de grande estrutura instrumental, com muito uso da percussão, característica do seu enredo (turco), e A Flauta, com todos seus elementos místicos.
    Enfim, a ópera mozartiana é um capítulo à parte da história desse gênero, e saindo dela, há Rossini -- um grande admirador de Mozart, com seu indefectível Barbeiro de Sevilha, La Cenerentola, e também Gluck, Händel, Vivaldi...

Independente do compositor, acho fundamental ter conhecimento do libretto, e se possível, acompanhá-lo. Torna-se mais fácil a compreensão da história, podendo surgir até risadas, emoções mais profundas.

Saudações musicais!

3. Jim

Jim Usuário

Desde 4 Mai 2005
    Rio de Janeiro
    Como ouvir ópera? Com um libreto. Sem libreto, sem entender o que cara tá dizendo, não vale a pena. Experimente Fidelio, de Beethoven, que é uma ópera pequenina, perfeita na forma, deliciosa no conteúdo. Se começar por Mozart, vá para a Flauta Mágica, que também é mais compacta.

Espero ter ajudado.

Abçs,
    Jim

4. Alex Sound

Alex Sound Usuário

Desde 23 Jul 2003
    Londrina - PR
    Marcos, o ideal é começar assistindo ópera, já que a ópera é uma uma peça musical teatralizada.

Empreste alguns dvds e veja sem compromisso, fica mais fácil de entender a história, acompanhar a música pela legenda (libreto geralmente traduzido) e depois de acostumado com o "sistema" você apreciará melhor somente a parte da música.

Se você quiser te empresto alguns daqueles dvds de revista, com som bem mediano. Comprei um montão em uma promoção do carrefour há anos atrás por uns dois reais cada :feliz:

5. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Eu recomendaria começar com obras de fácil digestão como Fantasma da Ópera, alguns CDs da Charlotte Church, Carmen.

Se você se animar, pode dar o próximo passo (y)

6. Marcos V.

Desde 6 Jun 2003
    Londrina
    Eu já tive a experiência com o Fantasma da Ópera e alguma coisa da Charlotte, creio que a Sarah Brightman, em especial o La Luna é fabuloso e de fácil assimilação.

Ouço alguns Cds de coletâneas (apesar de detestar coletaneas!) mas será que o ponto chave seria assistir a ópera, com o livreto, então?

Pois vejo muitos Cds, SACDs, DVD-A com obras completas, seriam mais indicados para quem já tem um tempo de estrada?

Marcos V.

7. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

Marcos, saindo um pouco das obras "classicas" vc pode tentar algo moderno tambem.

de uma escutada na obra Ça Ira do Roger Waters (y)

Alguns samples aqui : http://www.ca-ira.com/

8. mmartins

mmartins Ouvidor de música

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Intereessante, voces podem não acreditar, mas eu ainda não entrei no mundo das óperas, aliás, ainda bem, senão estaria quebrado.Tenho um amigo que só compra ópera, ele tem mais de 5000 óperas,repetidas ou não, e sabe todas as estórias de cór. Quem sabe umdia me interesse, mas pra não ficar muito pra trás tenho aqui CARMEM(Carreras), Flauta Magica, AIDA(Estou esperando lançarem AVOLTA) e umas outras duas. Tentei até comprar um livro com os libretos de quase todas as óperas, senão me engano o KOBBÉ.

ABraços
    mmartins

9. Marcos V.

Desde 6 Jun 2003
    Londrina
    Muito bom, estou gostando de todas as sugestões, esta do Roger é bem intrigante.

Caro Alex,

aceito sua boa vontade e teria gostaria de experimentar um desses que você tem(y) . Aliás tenho que lhe devolver aqueles livros da Itália(y) .

Nossa Martins, imaginei que você fosse um dos mais letrados também nesta área, grande surpresa.

Marcos V.
    Marcos V.

10. Redlaw

Redlaw Usuário

Desde 13 Dez 2003
    Brasil
    A primeira vez que ouvi ópera para valer, deveria ter 15 ou 16 anos. Tinha um amigo, que falou que gostaria de ouvir alguns LP´s na vitrola de minha casa.

Para minha surpresa trouxe alguns discos, e colocou para tocar. Eram todos de óperas. Descobri então que este amigo só ouvia óperas. Confesso que na época não fiquei muito entusiasmado.

Hoje em dia é muito mais fácil. Nos grandes centros temos apresentações ao vivo diversas vezes ao ano. E agora temos os DVD´s. Os lançamentos de ópera são feitos às dezenas, e mesmo no Brasil tem alguma coisa para começar.

Acredito que para quem quer começar, o mais indicado são os DVD´s com as obras mais populares, mais fáceis de digerir. Alguns que tenho:

- Beethoven - Fidelio - James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Bizet - Carmen - James Levine - Carmen - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Camille Saint-Saens - Sansão & Dalila - Julius Rudel
    - Johann Strauss - Die Fledermaus (O Morcego) - Carlos Kleiber - Bayerischen Staatsorchester
    - Mozart - Don Giovanni - Herbert Von Karajan - Wiener Philharmoniker
    - Mozart - A Flauta Mágica - James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Mozart - Die Entführung Aus Dem Serail - Karl Bohm - Chor Und Orchester Der Bayerischen Staatsaper
    - Mussorgsky - Boris Godunov - Valery Gergiev - Kirov Orchestra
    - Richard Strauss -Arabella - Christian Thielemann - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Richard Strauss - Ariadne Auf Naxos -James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Richard Wagner - Os Anéis de Nibelungo - James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus Richard
    a) Das Rheingold (O ouro do Reno)
    b) Die Walküre (A valquíria)
    c) Siegfried
    d) Götterdämmerung (Crepúsculo dos deuses)
    - Richard Wagner - Parsifal -James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Richard Wagner- Tristan Und Isolde - James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Rossini - Il Barbieri di Siviglia - Claudio Abbado - Coro e Orchestra Del Teatro Alla Scala
    - Tchaikovsky - Eugene Onegin - Sir George Solti - Orchestra Of The Royal Opera House
    - Verdi - Um Baile de Máscara - Giuseppe Patané - The Metropolitan Opera
    - Verdi - Un Ballo In Maschera - James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Verdi - Otello - Hebert Von Karajan - Filarmônica de Berlin
    - Verdi - Otello - James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Verdi - La Traviata - Sir George Solti - Royal Opera House
    - Verdi - Nabucco - Paolo Carignani - Orchestra And Chorus Of The Teatro Di San Carlo
    - Verdi - Aida - James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Verdi - Il Trovatore - James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus
    - Verdi - Simon Boccanegra - James Levine - The Metropolitan Opera Orchestra And Chorus

[ ]'s Walder.

11. Marcos V.

Desde 6 Jun 2003
    Londrina
    Bela coleção Walder. (y)

Hoje o Alex me deixou para ouvir 04 DVDs:

Don Giovanni
    Madama Butterfly
    La Boheme
    Cavalleria Rusticana

Marcos V.

12. mmartins

mmartins Ouvidor de música

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Me sinto até envergonhado em não poder participar desta discussão com conhecimento.

ABraços

13. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Acho que o Jim e o Thiagofs deram as respostas corretas.

É necessário ter o libreto e é desejável ter visto óperas ao vivo, o que é muito emocionante, para se afeiçoar ao ramo.

O gozado é que eu gostava de óperas e hoje não consigo mais escutar uma inteira. Regredi. Fico ansioso, irriquieto. Escuto apenas trechos.

Vá ver alguma ópera e veja se gosta.

Édison

14. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

martins teu conhecimento vai alem disso tudo ;)

O Édison tocou num ponto interessante. Eu tb preciso estar num dia diferente para escutar um trabalho assim. Mesmo com o Ça Ira que para meu gosto musical se adapta mais, preciso de tempo e calma, pois sao dois discos que consomem tempo. :concordo:

15. rob arbo

rob arbo Sempre na boa!!

Desde 5 Abr 2005
    Porto Alegre/RS
    Eu, por enquanto, continuo não suportando ópera. Desde que comecei a montar meu HT, tenho investido em música clássica, especialmemte DVDS de sinfônicas. Já aluguei 3 ou 4 óperas (entre elas "Fidelio" e "Carmen") mas a energia que delas emana não me é agradável. Bem ao contrário da Música clássica propriamente dita (especialmente Mozart, beethoven, Bach e Mendelson). Por isso, devo ficar de molho. Quem sabe com o tempo não aprendo a apreciar tão complexa e intrigante forma de arte??? abraços a todos.. (y) Rob Arbo

16. Hugo

Hugo Usuário

Desde 21 Jul 2004
    Recife
    Caro Marcos,

Recomendo imensamente este CD:

"Mozart: Une soireé chez les Jacquin"

A melodia das vozes é acompanhada por clarinete, e fica muito fácil de entender a inserção da voz na música como um todo.
    As faixas são curtas e muito bem selecionadas. Simplesmente uma jóia!
    Sugiro que adquira o CD e ouça algumas vezes até se familiarizar.
    Se gostar, pode ir em diante e tentar outros títulos. (y)

Vou fazer upload de uma das faixas e postar aqui em breve, já que é difícil encontrar sites que disponibilizem de samples deste produto.

Abraços,
    Hugo

17. Hugo

Hugo Usuário

Desde 21 Jul 2004
    Recife
    Aqui está a primeira faixa do CD 1. (y)

Abraços,
    Hugo

18. Marcos V.

Desde 6 Jun 2003
    Londrina
    Grande Hugo, obrigado pela dica(y)

Já estou baixando, depois comento o que achei. Agora, que belíssimo encarte tem este CD, obra prima.

Marcos V.

19. Hugo

Hugo Usuário

Desde 21 Jul 2004
    Recife
    Marcos,

Realmente, os títulos da Zigzag são impecáveis tanto na qualidade artística e de gravação, quanto na apresentação estética :aplauso:

Se precisar ouvir mais alguns trechos é só pedir! :)

Grande abraço,
    Hugo

20. Marcos V.

Desde 6 Jun 2003
    Londrina
    Hugo,

estou tendo uma certa dificuldade em descompactar este arquivo, como fazê-lo? Ele aparece com terminação .flac.

Marcos V.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso