Comparando: ONKIO x DENON

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por dms, 29 Jun 2011.

1. dms

dms Usuário

Desde 31 Jul 2006
    Florianopolis
    Anúncio do HT Forum
    Colegas preciso de uma opinião pois estou para trocar o meu atual Reciever um Denon AVR4310 por um novo Onkio TX NR 809.
    Em relação ao Onkio que não conheço bem, mas sempre ouvi falar muito a favor, pesa a qualidade de processamento de videol, 3D, modelo atualizado etc...
    Denon é um reciever mais completo com bom som e um pouco mais potente, 3 zonas etc.
    A minha duvidaé quanto a qualidade de som. O Onkio poderia ser superior??

2. FelipeRolim

FelipeRolim Keep Improving Myself

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    É um tanto difícil comparar a qualidade do som entre um em outro, pois, na verdade, você vai ouvi-lo por intermédio das caixas, as quais a assinatura sônica e sinergia com o receiver também contam muito.

Mesmo assim, sabemos que o Denon tem o som absolutamente neutro, não tendendo nem ao grave e nem ao agudo, adaptando-se à toda gama de caixas, sejam abertas, sejam fechadas. O Onkyo, ao que me parece, ressalta os médios, coisa que tem diminuído bem com a linha XX8, mas não sei sobre a linha XX9 da Onkyo, a que te interessa.

Comparar um Denon AVR-4310 com um Onkyo TX-NR809 parece-me, entretanto, um erro substancial. O AVR-4310, arrisco dizer, compara-se talvez ao Onkyo TX-NR1009 ou mesmo o da linha anterior, 3008, que seria um pouco superior em potência em relação ao 4310.

Sinceramente, se pretender usar os recursos de vídeo, assistir a filmes em uma TV 3D, meu conselho seria, no mínimo, um 4311, mantendo a mesma linha e nível do seu atual receiver, ou então um Onkyo 1009 ou 3008. A marca Onkyo lança mão de um artefato que, ao meu ver, serve apenas para marketing, que é o upscale para 4k de pixels, algo inatingível para as TVs atuais, que não passam de 1920x1080 pixels.

Quanto ao refinamento do som, não creio que um vá ser sensivelmente superior a outro, pois, como disse, dependerá, em conjunto, das caixas de som que usa, dos cabos que usa, da qualidade da alimentação do receiver, dos conectores das caixas e dos receivers (plugs "banana"), dos cabos que ligam a fonte de áudio ao receiver, dos pedestais (se usar books) e dos spikes.

Abraço

3. dms

dms Usuário

Desde 31 Jul 2006
    Florianopolis
    Felipe obrigado pela opinião.
    Reconheço que o projeto do Denon é superior ao 809, mas no que é superior, para mim não fara diferença como Z3, video Z2, mais conecções etc. A minha duvida realmente é com a qualidade do som. Até gostaria de um Onkio 1008, 3008 mas parece que não esta se conseguindo com preço acessivel. Por isso estou analisando o 809, que embora os 4K não sera usado, mas em relação ao video possui o HQV que faz a diferença. Embora ja faz mais de 10 anos que uso Denon a minha 1ª opção seria o 4311, mas neste anda aparecendo a tal da chuva azul, que parece que é corrigida com um firmware, mas prefiro não arriscar, por isso acho que esta na hora de experimentar outra marca.
    As caixas que uso é um set Paradigm com as frontais Studio 20 V3.

4. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    O Denon manteve o mesmo refinamento entre uma linha e outra. A Onkyo, apesar de ter o som mais equilibrado comparando a linha 7 e 8, não li nada a respeito sobre a nova linha 9.

Mesmo assim, não vejo como você poderia trocar para Onkyo sem fazer um downgrade de receiver. Penso da seguinte forma:

- se você gosta de como é o seu som agora, mantenha a marca, compre um Denon 3311, ou espero pelo 3312. É equiparável em termos de regulagens e qualidade sonora ao seu 4310. Invista ainda num power como o HK 3490 para tocar as suas frontais com mais potência, e para que dê uma folga para o receiver tocar o resto do set. O HK ainda deixaria o som mais aveludado, mas mantendo a limpeza e o refinamento sonoro do Denon.

- se você acha que falta algo no seu som, especialmente em torno dos médios, faça um teste com o Onkyo, se tiver acesso a um. Acho arriscado trocá-lo e não se satisfazer. De toda forma, como o 809 é mais fraco que o 4310, neste caso, acho indispensável, absolutamente, um power para as frontais, mas não sei se HK seria uma boa combinação. Aí acho que teria que partir para uma solução mais cara, como a Musical Fidelity, a Parasound, Emotiva, algo assim. Em termos de "features", creio que também perderá muita coisa. O Onkyo só começa a ter praticamente as mesmas opções de ajuste que o Denon a partir da linha 1000. Pense em um Onkyo 1008 ou 1009, e aí sim poderíamos colocá-los no mesmo nível, apesar de eu acreditar que o equiparável ao 4310 ou 4311 seja o 3008, sendo este superior em potência e, na minha opinião, dispensando um power para suas books.

Note-se que, na minha opinião, a escolha deveria ser feita com Denon 3311 + HK 3490, ou Onkyo 1008, no mínimo.

Respondendo diretamente a sua pergunta, acho que tanto o Onkyo, quanto o Denon, desde que sejam modelos equivalentes, tem o mesmo refinamento, qualidade de som equiparável, desde que combinados com as caixas certas, com os cabos ideais e em condições consideravelmente boas de spikes, energia, pedestais, etc.

Grande abraço...

5. Filipinho

Filipinho Sempre Aprendendo Mais

Desde 30 Abr 2008
    Jundiaí SP Brasil
    Amigo para paradigm não há casamento melhor que o Denon ou se quiser fazer algo diferente de uma olhada no receivers da Anthem que aí a coisa fica melhor ainda ou meso pense em pré e power, pode começar com os Marantz ou ainda subir para Anthem.

Abraços.

6. dms

dms Usuário

Desde 31 Jul 2006
    Florianopolis
    Ontem acabei conseguindo um bom negocio e fechei num Onkio 1008.
    Estava a muito tempo com Denon. Recentemente troquei o meu antigo AVR 3802 pelo AVR 4310 e não senti melhora substancial na qualidade de som. Ganhei um pouco em refinamento mas perdi em pegada principalmente . Incrivel, mas não se faz mas Denon como antigamnente. Não senti a melhora que esperava. Por isto acabei por trocar de marca.

7. Linconln

Linconln Usuário

Desde 26 Jan 2006
    Bauru, SP
    Diogenes,

Posta suas impressões, comparações, etc...
    Tenho um Denon 2809 e um 3311 e também achei que perdeu pegada, mas melhorou o processamento e qualidade.

8. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Também estou no aguardo das suas impressões...

Abraço e parabéns pela compra...

9. Filipinho

Filipinho Sempre Aprendendo Mais

Desde 30 Abr 2008
    Jundiaí SP Brasil
    Para quem tem ou teve a serie 38xx da Denon infelizmente fica dificil comparar com Denon mais atual, pis esta serie era toroidal

10. dms

dms Usuário

Desde 31 Jul 2006
    Florianopolis
    Assim que receber postarei impressoes do 1008.Mas vamos ter que aguardar um pouco, pois receberei o aparelho no fim da proxima semana, postarei principalmente audio, que compararei atravez do meu antigo DVD 1920 Denon. Com Blu ray talvez fique dificil, pois hoje acabei botando no pacote o novo Blu Ray BDP2012 Denon, e estou me desfazendo do meu antigo Bluray Pana DB80.

11. dms

dms Usuário

Desde 31 Jul 2006
    Florianopolis
    Felipe, o antigo 3802 era 110 w canal e o novo era 130 w. Ambos ( com certeza ) nao usavam toroidais.
    Gosto muito de musica 2 ch, blues que normalmente é uma ritimo com boa marcacao, o 4310 tinha um som mais aberto e detalhado, mas notava-se bem a diferenca quando
    desligava-se o subwoofer, o 3802 "enchia"melhor as caixas, e em certos periodos usava as Studio 20 sem sub com a gama inteira muito musical, e o 4310 nao ficava do meu gosto, o grave perdia em musicalidade e maciez.
    Outro detalhe que aparecia bem a diferenca era a questao do subwoofer:
    Tenho um sub DIY: http://www.htforum.com/vb/showthread.php/46209-SUB-WOOFER-NAR-C-AMPLIFICA%C3%87%C3%83O-DO-RECIEVER-ZONA-2
    Com o antigo 3802 era o homem mais feliz do mundo: sou muito exigente com os graves e testei 8 ou9 subs em minha sala e acabei fazendo este projeto acima, no qual fui aprimorando e o resultado ficou muito bom. Eu nunca pensei em outro sub.
    Ja no 4310 o grave ficou mais aspero, curto e menos musical. A regulagem do sub tinha uma estreita faixa de acerto, e no outro quase qualquer regulagem o grave era gostoso de se escutar. Talvez seja a caracteristica da amplificacao e nao um defeito.
    Outra coisa que notei a potencia de ambos era muito similar, talvez ate uma diferenca a favor do 3802.
    Um abraco

12. Antonio K.

Antonio K. Usuário

1 0 1

Desde 18 Jan 2020
    Barueri
    Se puder comparar ouvindo seria melhor, porque especificações técnicas podem ser idênticas mas a mandada pode ser bem diferente....
    Antonio K.

13. Paulo3D

Paulo3D Usuário

Nossa Antonio, isso que chamamos de desenterrar um tópico rs.

Troféu pá de ouro.

:o

• 2
  14. guinepal

guinepal Usuário

4.472 2.698 826

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    9 anos depois...

Anexos:

• 2
  15. felipe1199

felipe1199 Usuário

54 19 21

Desde 8 Jan 2019
    Rio de Janeiro
    Trofeu pá de ouro kkkkkkkkkkkkkk

• 2
  16. Boa noite senhores, o tópico é bem antigo mas vamos lá.
    Para substituir um Denon 4806 hoje qual ou quais Receivers seriam os mais indicados?

um grande abraço a todos.

17. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

5.406 7.850 256

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital
    Bom dia Fábio!

Seria os Denon AVR X6500h ou o X8500h...

E lógico, que não será igual ao AVR 4806Ci... Receiver como ele o AVR 4520, AVR 5808 ou 5805, infelizmente não teremos mais...

Olha a foto do AVR 4806Ci... Kkkkkk

Abs,

• 3
  18. Boa noite Leite 1967!

Este é o receiver que tenho hoje, eu estava pensando em dar uma atualizada no receiver mas acho que será difícil com esses modelos atuais.

Você poderia dar sua opinião em uma comparação entre o 4806 e o 4520?

Um grande abraço a todos.

19. LEITE 1967

LEITE 1967 Leite050167

5.406 7.850 256

Desde 10 Abr 2015
    SP Capital
    Bom dia meu Caro!

Infelizmente não ouvi um 4806... Não tive o prazer, kkkkk, já ouvi o 4520, e vi os 5803 e 5805, mas tbm não ouvi...

Olha o X8500h é um tanque, mas é bem caro... Tem membros daqui lá no Fórum Onkyo que tem os X6400h e X6500h e falam hiper bem deles! Veja la com a galera, eles vão lhe orientar melhor.

Abs,

• 1
  20. Ok amigo vou dar uma olhada por lá.

um grande abraço.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso