Anúncio do HT Forum

Condicionador AAT PWC-3 e PWC-4

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por atrsantos, 25 Set 2018.

1. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Existe um outro tópico sobre os condicionadores PWC-1 e PWC-2, mas ainda não existia um sobre os PWC-3 e PWC-4.

Comprei o PWC-4 e estou abrindo este tópico para informações sobre este condicionador, que veio de encontro às necessidades de quem mora no interior, com tensão de 220V, porém precisa conviver com Receivers, Amplificadores e Subs em 110V.

O PWC-4 tem entrada 220V a disponibiliza saídas filtradas e protegidas em bancos de tomadas 220V e saídas filtradas e protegidas em bancos 110V.

Aqui eu tinha uma filtro UPSAI para os equipamentos 220V e um filtro APC para equipamentos. Se tivesse que comprar condicionadores, seria um para linha 110V e outro para linha 220V. A solução do PWC-4 permitiu com que no mesmo condicionador consiga ligar equipamentos 110V e 220V.

Assim que chegar, vou postar as fotos, mas não do interior do equipamento, em respeito as regras do fabricante, aqui representado pelo Sr. Joao Yazbek ( @JYazbek@JYazbek )

Última edição: 25 Set 2018
  2. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Tinha colocado uma pergunta no tópico do PWC-1 e PWC-2, que repito aqui, mas já com a resposta que obtive ligando no suporte do fabricante:

"Na especificação do PWC-4 diz 4 tomadas 110V que entregam 1.000W, mas como é a composição das tomadas neste potência, é distribuído linearmente, ou seja 250W por tomada ou a utilização das 4 pode atingir 1.000W, sendo uma consumindo mais do que as outras?"

A resposta desta questão seria decisiva na compra, pois meu receiver consome no pico, 600W e se cada tomada suportasse 250 W (divisão linear) não me atenderia. A resposta do fabricante, foi que sim, poderia consumir 600W em uma tomada deixando 400W para as outras 3.

Uma questão chata é o formato das tomadas, o Brasil não permite que fabriquem equipamentos com outro tipo de tomada, como temos "ideias mirabolantes" e todo resto do mundo não nos seguem, ficamos com esta incompatibilidade, temos que ficar enfiando um monte de adaptador para compatibilizar receivers, ampificadores e subs que venham de fora. Fica então mais uma questão se o @JYazbek@JYazbek, puder responder:

Hoje tenho um filtro APC 110V com as tomadas compatíveis com o receiver e os dois subs que vou ligar, vê algum problema de usar o filtro APC ligado em uma das tomadas 110 V do condicionador ? Estaria usando o filtro APC quase como uma régua de tomadas do formato Americano.

Resposta do @JYazbek@JYazbek em outro tópico:

Última edição: 1 Out 2018
  3. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    @JYazbek@JYazbek,

Estes condicionadores 220V \ 110V, funcionariam em qualquer distribuição de 220V ? As distribuições de energia residenciais 220V (que conheço) são

380 / 220 monofásica (transformador em estrela) com uma fase e um neutro
    380 / 220 Bifásica (transformador triângulo) com uma fase e um neutro
    220 / 127 Monofásica (transformador em estrela) com duas fases
    220 / 127 Bifásica (transformador em triângulo) com duas fases.

Na minha conta vem descrito sistema monofásico 220V, mas acredito ser duas fases (220/127), pois os testes caseiros de descobrir o neutro não obtiveram sucesso, dá impressão de ser duas fases.

Teria algum problema ligar o PWC-3 ou PWC-4 em 220V duas fases?

Última edição: 1 Out 2018
  4. JYazbek

JYazbek Usuário

Desde 22 Out 2003
    SP/Brasil
    Ele funcionará em todas as condições.

Somente no caso de ter duas fases o led indicador de Wiring OK ficara apagado pois o microcontrolador fica impossibilitado de determinar quem é fase e quem é neutro.

Lembrando que essa informação Wiring Ok só fica disponível quando há aterramento no produto, caso contrário ela é mascarada pelo microcontrolador.

• 1
  5. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    @JYazbek@JYazbek,

Existe uma polêmica que sempre paira por aqui, agora que comprei o PWC-4, a dúvida volta a me atormentar, pois com seu Condicionador, tenho a possibilidade de desligar da energia todos equipamentos com um toque de botão.

O que é melhor: "Desligar Equipamentos ou Deixar em Standby"

Nada melhor como uma empresa que conheça os dois lados, Proteção, devido a fabricar condicionadores e Eletrônica, devido a fabricar amplificadores para nos esclarecer qual é a melhor conduta. Aqui no HTFórum, já houveram diversas discussões sobre este tema.

A melhor resposta que tive sobre este assunto foi do @ryan@ryan

https://www.htforum.com/forum/threads/clube-do-proview-dvp-858.47704/page-158#post-754053

Em resumo, vou ligar no PWC-4 um Receiver Denon, dois subwoofers, um Bluray Player, uma Média Player, uma TV de Plasma 60", um modem e um roteador. Minha utilização destes equipamentos é de 2 a 3 horas por dia, assim fico sujeito às instabilidades elétricas por 21 a 22 horas/dia.

O modem e o roteador precisam ficar sempre ligados, assim vou usar o banco "Always On", mas os demais equipamentos, o que é melhor, desligar o condicionador, cortando a energia destes equipamentos, reduzindo o tempo sujeito as instabilidades elétricas ou ficar em standby e não receber o tranco elétrico ao ligar?

Última edição: 2 Out 2018
  6. JYazbek

JYazbek Usuário

Desde 22 Out 2003
    SP/Brasil
    Existem os dois lados: um é o lado do inrush que é o comentado pelo link acima. É fato que produtos pifam ao ligar , principalmente aqueles que não tem proteção alguma ou são mal dimensionados (ou eventualmente tem componentes com falha de manufatura, ou estão em fim de vida). A corrente de inrush desgasta certos componentes, principalmente eletromecânicos e componentes submetidos a stress elétrico severo.

Mas tem também o outro lado: equipamentos eletrônicos tem sua falha ao longo do tempo regida pela distribuição de Weibull (chamada de curva da banheira), que tem o seguinte formato: Clipboard01.jpg
    O que significa que produtos eletrônicos falham mais no iniíio de vida, muito pouco ao longo da vida e bastante no final da vida. O final da vida pode ser algo entre 10000 e 50000 horas dependendo do produto eletrônico de cosumo. E as falhas se acumulam de forma crescente, uma em cima da outra. 10000 hs dá como um ano e pouco de uso contínuo e 50000 h algo como 6 anos.

Se o produto ficar ligado 24 horas, ele come a parte da curva plana rapidamente e entra no modo de fim de vida mais rápido. Dado isto, a resposta á sua pergunta: Deixar ligado direto leva ao final da vida útil rapidamente. Desligar você está sujeito á falhas prematuras por inrush.... Talvez a primeira seja pior que a segunda.

O que vcs. acham?

• 1
  7. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    @JYazbek@JYazbek,

Está ficando interessante esta conversa, não só para mim, mas sei que muitos na comunidade ficam também com esta dúvida. Cheguei a estudar eletrônica, em curso técnico, até trabalhei um tempo, mas ainda no tempo de válvulas e no começo de circuito integrado, já na área de elétrica tenho formação acadêmica apesar de nunca ter trabalhado na área, por isto o interesse em equipamentos eletrônicos e equipamentos de energia.

Sua resposta corrobora um pouco com a do @ryan@ryan, no aspecto do impacto inicial ao ligar um equipamento, na minha época não existia o "Standby", era botão liga-desliga mesmo, nestas fontes modernas e chaveáveis, acredito que o Standby seja manter parte da fonte energizada e esta não sofreria este impacto elétrico se estiver em Standby, mas da fonte para frente, acredito que seja a mesma coisa, pois a fonte vai liberar do zero para os 12V, 24V e demais níveis de tensão em uma fração de tempo, os componente do vão receber a tensão em um pulso do zero até sua tensão nominal, independente se a fonte estava energizada ou foi ligada neste instante.

Estas minhas "suposições", que coloco como "acredito" por já estar distante da tecnologia e não ter certeza se realmente funciona assim, deixar em Standby só estaria aliviando a fonte, então estou seriamente propenso a mudar de conduta. Eu fazia parte dos que defendiam que os equipamentos deveriam ficar em Standby, mas já estava incomodado por ficar exposto a 22 horas de instabilidades elétricas contra 2 horas de utilização.

Agora, reforçado por ter um equipamento que entrega a tensão estabilizada na entrada dos demais equipamentos, aliado ainda ao que você colocou, para eu deixar os demais equipamentos em Standby, significa que necessariamente estarei deixando o Condicionador ligado o tempo todo, comprometendo sua vida útil, sendo um equipamento caro, também preciso pensar na preservação deste investimento, desta forma vou adotar a conduta de desligar o condicionador após o uso.

Duas perguntas sobre o botão liga-desliga do condicionador:

- Ao desligar, nas tomadas de saída do condicionador os dois polos (Fase-Neutro) estão desconectados da energia ou o neutro mantém contato com a rede?

- Se acabar a energia da residência, quando voltar a energia, o Condicionador religa sozinho ou precisa ser ligado manualmente?

Última edição: 2 Out 2018
  8. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Chegou meu PWC-4, pelo que foi explicado pelo @JYazbek@JYazbek, não acendeu o led "Wiring OK", isto então confirma que minha rede é realmente 220V Fase-Fase e acho um absurdo a concessionária entregar para um consumidor residencial um sistema 220V Fase-Fase, é um risco maior de choque.

Agora com equipamento na mão, uma das perguntas acima, está respondida, a chave liga-desliga é mecânica, portanto ao cair a energia, quando retornar o equipamento estará ligado.

IMG_0823.JPG

9. JYazbek

JYazbek Usuário

Desde 22 Out 2003
    SP/Brasil
    Um detalhe sobre o que o Ryan colocou, para clarificar o assunto. Uma lâmpada incandescente pifa sempre ao ligar pelo inrush (surto inicial). Mas é raro essa lâmpada pifar no início da vida dela, isso vai acontecer geralmente no final da vida útil dela. O que quero dizer é que o desgaste por estar ligado vai avançando silenciosamente até que ao ligar, o surto inicial maior faz ela pifar.... é isso que vai acontecer com os produtos eletrônicos também.

Quanto às fontes com stand-by, ao ligar sempre vai ter algum tipo de inrush. Há medidas de projeto para contornar isso, mas ele vai sempre estar lá em menor ou maior grau.

Sobre o condicionador:

A proteção principal contra surtos funciona com o condicionador ligado ou desligado;
    Ao desligar somente a fase é interrompida.O Neutro está ligado, mas protegido pela proteção principal que nunca se desconecta;
    Acabando a energia o retorno é automático, o mesmo ocorrendo quando há desligamento por anomalia da rede (nesse caso com atraso de 15 segundos - o processador verifica a normalidade da rede elétrica durante 15 segundos e depois reinicializa o processo de temporização de ligação dos bancos).

• 1
  10. JYazbek

JYazbek Usuário

Desde 22 Out 2003
    SP/Brasil
    Lamentavelmente é o que existe no pais. A ANEEL indica que temos redes de 220V com 220,230 e 240V. Com 10% de tolerância para cima ( dada pela ANEEL), isso chega a 264V (!!!!) e existem situações acima desse limite em alguns lugares...

• 1
  11. yurieu

yurieu Usuário

Desde 27 Jan 2012
    Pelotas
    Olá amigo poderia postar umas fotos desse produto? Não existe na internet.

12. C.Dandolini

C.Dandolini Usuário

54 11 11

Desde 16 Mai 2013
    Tubarão - SC
    @atrsantos@atrsantos
    @JYazbek@JYazbek

Vcs poderiam me ajudar com uma duvida?
    A tomada always on só tem capacidade para 100w? Foi o que entendi no site da AAT.

Hje tenho um Savage 2700 e ele me permite manter alimentado e protegido o receiver, mesmo sem ligar o botão do condicionador. Além de tomadas em 220v
    Vou precisar trocar meu condicionador por um mais potente para atender minha nova demanda.

Funciona tv, roteador e decidir da Sky tudo direto
    Eu so ligo o condicionador quando quero ligar o subwoofer.

O PWC 4 funciona da mesma forma?

Obrigado

13. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Em respeito ao fabricante, as fotos internas não estarei publicando, as fotos de frente e de trás estão no primeiro post, as fotos reais do meu em funcionamento estão no post #8, se precisar de mais alguma me avise que tiro.

14. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Que forma estranha que você usa !!

A grande diferença de um condicionar e um filtro de linha está nos estágios de filtragem, acredito que estes estágios de filtragem atuam com ele ligado. As tomadas always on seriam para ligar componentes que não precisam de filtragem, como modens, roteadores e telefones. Assim que estou usando, ligo um modem, dois roteadores e um carregador de controle remoto.

Desligar o condicionador para SKY estaria desperdiçando a filtragem de harmônicas da energia elétrica que prejudicam tanto imagem como som.

15. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    @JYazbek@JYazbek,

Dando um feedback sobre meu condicionador. A melhora na qualidade de som foi sensível, os graves mais controlados e agudos mais refinados, sei que isto seria esperado em qualquer condicionador que colocasse em comparação com um filtro de linha, estou bastante satisfeito com o resultado.

Sugestões

Vou deixar algumas sugestões quando pensar e atualizar este produto ou lançar outro mais avançado.

1 - Hoje muitas centrais multimídia como Android Box, estes equipamentos são alimentados por USB, poderia ter pelo menos uma saída USB com capacidade de 2A na parte de trás e quem sabe uma na frente para carregar celular.

2 - O display frontal apresenta apenas a tensão de entrada, poderia ter um botão para chavear as informações apresentadas entre, corrente total sendo consumida, corrente consumida no banco 1, corrente consumida no banco 2 e assim por diante. Informação que seria bem interessante.

3 - Opção de configurar o não religamento automático em queda de energia. Talvez seja uma utilização muito particular, mas para mim seria uma característica interessante.

4 - Timer para desligar depois de um certo tempo.

16. C.Dandolini

C.Dandolini Usuário

54 11 11

Desde 16 Mai 2013
    Tubarão - SC
    Se estranho eu realmente não sei.... Mas sempre usei assim e se não estou engamado a proteção continua existindo, mesmo desligado... Talvez a filtragem só funcione com ele ligado.

Quando chegar em casa vou consultar o manual dele e repasso.

17. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Sim, a proteção é certeza que continua funcionando, pois ela é passiva, realizada pelos varistores, fusíveis térmicos, etc ... mas acredito que a filtragem, que é bem superior ao filtro de linha, acredito que seja ativa, mas a pessoa mais indicada a responder seria o @JYazbek@JYazbek, que conhece em detalhes o funcionamento do condicionador.

18. C.Dandolini

C.Dandolini Usuário

54 11 11

Desde 16 Mai 2013
    Tubarão - SC

Aí está... Funciona mesmo desligado.

Anexos:

• 1
  19. mff11

mff11 Usuário

Desde 17 Set 2007
    tatui/sp/br
    olá tenho um pwc5 (acho q é esse modelo) 110v para 110v, o wiring não ascendia porque o polo na tomada estava invertido, foi só trocar os fios de posição e pronto!!!! hehe é uma opção de teste... como tem o terra não dá pra simplesmente girar o plug ;)

off topic!!! alguém sabe me indicar uma assistência técnica denon em SP ou Sorocaba? tive um surto antes de adquirir meu pwc5 hehe um x7200wa pifou se puderem mandar por email mff11@terra.com.br

obrigado

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso