Anúncio do HT Forum

Condicionador AAT PWC-3 e PWC-4

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por atrsantos, 25 Set 2018.

  1. atrsantos

    atrsantos Usuário


    Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Existe um outro tópico sobre os condicionadores PWC-1 e PWC-2, mas ainda não existia um sobre os PWC-3 e PWC-4.

    Comprei o PWC-4 e estou abrindo este tópico para informações sobre este condicionador, que veio de encontro às necessidades de quem mora no interior, com tensão de 220V, porém precisa conviver com Receivers, Amplificadores e Subs em 110V.

    O PWC-4 tem entrada 220V a disponibiliza saídas filtradas e protegidas em bancos de tomadas 220V e saídas filtradas e protegidas em bancos 110V.

    Aqui eu tinha uma filtro UPSAI para os equipamentos 220V e um filtro APC para equipamentos. Se tivesse que comprar condicionadores, seria um para linha 110V e outro para linha 220V. A solução do PWC-4 permitiu com que no mesmo condicionador consiga ligar equipamentos 110V e 220V.

    Assim que chegar, vou postar as fotos, mas não do interior do equipamento, em respeito as regras do fabricante, aqui representado pelo Sr. Joao Yazbek ( @JYazbek@JYazbek )

    [​IMG]
     
    Última edição: 25 Set 2018
  2. atrsantos

    atrsantos Usuário


    Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Tinha colocado uma pergunta no tópico do PWC-1 e PWC-2, que repito aqui, mas já com a resposta que obtive ligando no suporte do fabricante:

    "Na especificação do PWC-4 diz 4 tomadas 110V que entregam 1.000W, mas como é a composição das tomadas neste potência, é distribuído linearmente, ou seja 250W por tomada ou a utilização das 4 pode atingir 1.000W, sendo uma consumindo mais do que as outras?"

    A resposta desta questão seria decisiva na compra, pois meu receiver consome no pico, 600W e se cada tomada suportasse 250 W (divisão linear) não me atenderia. A resposta do fabricante, foi que sim, poderia consumir 600W em uma tomada deixando 400W para as outras 3.

    Uma questão chata é o formato das tomadas, o Brasil não permite que fabriquem equipamentos com outro tipo de tomada, como temos "ideias mirabolantes" e todo resto do mundo não nos seguem, ficamos com esta incompatibilidade, temos que ficar enfiando um monte de adaptador para compatibilizar receivers, ampificadores e subs que venham de fora. Fica então mais uma questão se o @JYazbek@JYazbek, puder responder:

    Hoje tenho um filtro APC 110V com as tomadas compatíveis com o receiver e os dois subs que vou ligar, vê algum problema de usar o filtro APC ligado em uma das tomadas 110 V do condicionador ? Estaria usando o filtro APC quase como uma régua de tomadas do formato Americano.


    Resposta do @JYazbek@JYazbek em outro tópico:

     
    Última edição: 1 Out 2018
  3. atrsantos

    atrsantos Usuário


    Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    @JYazbek@JYazbek,

    Estes condicionadores 220V \ 110V, funcionariam em qualquer distribuição de 220V ? As distribuições de energia residenciais 220V (que conheço) são

    380 / 220 monofásica (transformador em estrela) com uma fase e um neutro
    380 / 220 Bifásica (transformador triângulo) com uma fase e um neutro
    220 / 127 Monofásica (transformador em estrela) com duas fases
    220 / 127 Bifásica (transformador em triângulo) com duas fases.

    Na minha conta vem descrito sistema monofásico 220V, mas acredito ser duas fases (220/127), pois os testes caseiros de descobrir o neutro não obtiveram sucesso, dá impressão de ser duas fases.

    Teria algum problema ligar o PWC-3 ou PWC-4 em 220V duas fases?
     
    Última edição: 1 Out 2018
  4. JYazbek

    JYazbek Usuário


    Desde 22 Out 2003
    SP/Brasil
    Ele funcionará em todas as condições.

    Somente no caso de ter duas fases o led indicador de Wiring OK ficara apagado pois o microcontrolador fica impossibilitado de determinar quem é fase e quem é neutro.

    Lembrando que essa informação Wiring Ok só fica disponível quando há aterramento no produto, caso contrário ela é mascarada pelo microcontrolador.
     
    • 1
  5. atrsantos

    atrsantos Usuário


    Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    @JYazbek@JYazbek,

    Existe uma polêmica que sempre paira por aqui, agora que comprei o PWC-4, a dúvida volta a me atormentar, pois com seu Condicionador, tenho a possibilidade de desligar da energia todos equipamentos com um toque de botão.

    O que é melhor: "Desligar Equipamentos ou Deixar em Standby"

    Nada melhor como uma empresa que conheça os dois lados, Proteção, devido a fabricar condicionadores e Eletrônica, devido a fabricar amplificadores para nos esclarecer qual é a melhor conduta. Aqui no HTFórum, já houveram diversas discussões sobre este tema.

    A melhor resposta que tive sobre este assunto foi do @ryan@ryan

    https://www.htforum.com/forum/threads/clube-do-proview-dvp-858.47704/page-158#post-754053

    Em resumo, vou ligar no PWC-4 um Receiver Denon, dois subwoofers, um Bluray Player, uma Média Player, uma TV de Plasma 60", um modem e um roteador. Minha utilização destes equipamentos é de 2 a 3 horas por dia, assim fico sujeito às instabilidades elétricas por 21 a 22 horas/dia.

    O modem e o roteador precisam ficar sempre ligados, assim vou usar o banco "Always On", mas os demais equipamentos, o que é melhor, desligar o condicionador, cortando a energia destes equipamentos, reduzindo o tempo sujeito as instabilidades elétricas ou ficar em standby e não receber o tranco elétrico ao ligar?
     
    Última edição: 2 Out 2018
  6. JYazbek

    JYazbek Usuário


    Desde 22 Out 2003
    SP/Brasil
    Existem os dois lados: um é o lado do inrush que é o comentado pelo link acima. É fato que produtos pifam ao ligar , principalmente aqueles que não tem proteção alguma ou são mal dimensionados (ou eventualmente tem componentes com falha de manufatura, ou estão em fim de vida). A corrente de inrush desgasta certos componentes, principalmente eletromecânicos e componentes submetidos a stress elétrico severo.

    Mas tem também o outro lado: equipamentos eletrônicos tem sua falha ao longo do tempo regida pela distribuição de Weibull (chamada de curva da banheira), que tem o seguinte formato: Clipboard01.jpg
    O que significa que produtos eletrônicos falham mais no iniíio de vida, muito pouco ao longo da vida e bastante no final da vida. O final da vida pode ser algo entre 10000 e 50000 horas dependendo do produto eletrônico de cosumo. E as falhas se acumulam de forma crescente, uma em cima da outra. 10000 hs dá como um ano e pouco de uso contínuo e 50000 h algo como 6 anos.

    Se o produto ficar ligado 24 horas, ele come a parte da curva plana rapidamente e entra no modo de fim de vida mais rápido. Dado isto, a resposta á sua pergunta: Deixar ligado direto leva ao final da vida útil rapidamente. Desligar você está sujeito á falhas prematuras por inrush.... Talvez a primeira seja pior que a segunda.

    O que vcs. acham?
     
    • 1
  7. atrsantos

    atrsantos Usuário


    Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    @JYazbek@JYazbek,

    Está ficando interessante esta conversa, não só para mim, mas sei que muitos na comunidade ficam também com esta dúvida. Cheguei a estudar eletrônica, em curso técnico, até trabalhei um tempo, mas ainda no tempo de válvulas e no começo de circuito integrado, já na área de elétrica tenho formação acadêmica apesar de nunca ter trabalhado na área, por isto o interesse em equipamentos eletrônicos e equipamentos de energia.

    Sua resposta corrobora um pouco com a do @ryan@ryan, no aspecto do impacto inicial ao ligar um equipamento, na minha época não existia o "Standby", era botão liga-desliga mesmo, nestas fontes modernas e chaveáveis, acredito que o Standby seja manter parte da fonte energizada e esta não sofreria este impacto elétrico se estiver em Standby, mas da fonte para frente, acredito que seja a mesma coisa, pois a fonte vai liberar do zero para os 12V, 24V e demais níveis de tensão em uma fração de tempo, os componente do vão receber a tensão em um pulso do zero até sua tensão nominal, independente se a fonte estava energizada ou foi ligada neste instante.

    Estas minhas "suposições", que coloco como "acredito" por já estar distante da tecnologia e não ter certeza se realmente funciona assim, deixar em Standby só estaria aliviando a fonte, então estou seriamente propenso a mudar de conduta. Eu fazia parte dos que defendiam que os equipamentos deveriam ficar em Standby, mas já estava incomodado por ficar exposto a 22 horas de instabilidades elétricas contra 2 horas de utilização.

    Agora, reforçado por ter um equipamento que entrega a tensão estabilizada na entrada dos demais equipamentos, aliado ainda ao que você colocou, para eu deixar os demais equipamentos em Standby, significa que necessariamente estarei deixando o Condicionador ligado o tempo todo, comprometendo sua vida útil, sendo um equipamento caro, também preciso pensar na preservação deste investimento, desta forma vou adotar a conduta de desligar o condicionador após o uso.

    Duas perguntas sobre o botão liga-desliga do condicionador:

    - Ao desligar, nas tomadas de saída do condicionador os dois polos (Fase-Neutro) estão desconectados da energia ou o neutro mantém contato com a rede?

    - Se acabar a energia da residência, quando voltar a energia, o Condicionador religa sozinho ou precisa ser ligado manualmente?
     
    Última edição: 2 Out 2018
  8. atrsantos

    atrsantos Usuário


    Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Chegou meu PWC-4, pelo que foi explicado pelo @JYazbek@JYazbek, não acendeu o led "Wiring OK", isto então confirma que minha rede é realmente 220V Fase-Fase e acho um absurdo a concessionária entregar para um consumidor residencial um sistema 220V Fase-Fase, é um risco maior de choque.

    Agora com equipamento na mão, uma das perguntas acima, está respondida, a chave liga-desliga é mecânica, portanto ao cair a energia, quando retornar o equipamento estará ligado.

    IMG_0823.JPG
     
  9. JYazbek

    JYazbek Usuário


    Desde 22 Out 2003
    SP/Brasil
    Um detalhe sobre o que o Ryan colocou, para clarificar o assunto. Uma lâmpada incandescente pifa sempre ao ligar pelo inrush (surto inicial). Mas é raro essa lâmpada pifar no início da vida dela, isso vai acontecer geralmente no final da vida útil dela. O que quero dizer é que o desgaste por estar ligado vai avançando silenciosamente até que ao ligar, o surto inicial maior faz ela pifar.... é isso que vai acontecer com os produtos eletrônicos também.

    Quanto às fontes com stand-by, ao ligar sempre vai ter algum tipo de inrush. Há medidas de projeto para contornar isso, mas ele vai sempre estar lá em menor ou maior grau.

    Sobre o condicionador:

    A proteção principal contra surtos funciona com o condicionador ligado ou desligado;
    Ao desligar somente a fase é interrompida.O Neutro está ligado, mas protegido pela proteção principal que nunca se desconecta;
    Acabando a energia o retorno é automático, o mesmo ocorrendo quando há desligamento por anomalia da rede (nesse caso com atraso de 15 segundos - o processador verifica a normalidade da rede elétrica durante 15 segundos e depois reinicializa o processo de temporização de ligação dos bancos).
     
    • 1
  10. JYazbek

    JYazbek Usuário


    Desde 22 Out 2003
    SP/Brasil
    Lamentavelmente é o que existe no pais. A ANEEL indica que temos redes de 220V com 220,230 e 240V. Com 10% de tolerância para cima ( dada pela ANEEL), isso chega a 264V (!!!!) e existem situações acima desse limite em alguns lugares...
     
    • 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso