Anúncio do HT Forum

CONDICIONADOR X ESTABILIZADOR - QUAL DIFERENÇA?

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por anovelli, 26 Mar 2010.

1. anovelli

anovelli Usuário

Desde 14 Fev 2010
    Sao Paulo/ SP/ Brasil
    Pessoal,

Sou leigo neste assunto. Sempre tive um estabilizador / no-break de computador e o utilizei para meu receiver + projetor...
    Depois que comecei a frequentar este forum é que conheci o tal do condicionador.. mas confesso que ainda nao sei ao certo a vantagem de possuir um, já que um condicionador é bem mais caro do que um estabilizador...

Alguem poderia esclarecer melhor isto? Qual a vantagem? Custo benefício? O que um tem o outro nao...
    Acho que seria de grande utilizade para os leitores.

desde já agradeço mais uma vez a contribuiçao dos colegas.

Abraço

Anovelli

• 1
  2. faller

faller Usuário

Desde 9 Fev 2009
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Estabilizador é um elemento ativo, cuja função é a de selecionar uma tensão para colocar na saída, a mais próxima possível da tensão nominal variando essa tensão em passos de 5 a 10 Volts, dependendo do elemento e de quantos passos de ajuste o mesmo dispõe. Essa comutação, selecionando uma tensão "mais adequada" tem uma série de consequências, a saber:
    1) Não é tão rápida como se gostaria que fosse, sendo às vezes executada na maioria das vezes entre 20 e 60 mili segundos após o início da variação de tensão..
    2) Essa comutação que na imensa maioria das vezes é feita por chaveamento mecânico (relé), toma algum tempo e forçosamente desalimenta seu equipamento para somente após religá-lo em uma tensão 5 volts maior ou menor que a anterior. Essa desalimentação, essa quebra de circuito em um circuito indutivo, causa o aparecimento de surtos de tensão, a cada tlec dos relés, podendo danificar por rompimento de isolação de algum semicondutor que porventura exista no primário da fonte de alimentação de seus equipamentos;