Anúncio do HT Forum

Configuração de rede doméstica

Discussão em 'Informática' iniciada por dotosp, 11 Abr 2018.

1. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Anúncio do HT Forum
    Ola pessoal, me avisem caso esteja no lugar errado.

Tenho enfrentado algumas instabilidades na minha rede e e imagino que seja uma falta de planejamento/projeto.

É um pouco confuso mas vamos lá.

São três casas no mesmo terreno (todos irmãos).

Numa das casas (casa1), chega a live Tim com roteador original da Tim.
    Lá às conexões são smartv, play 4, tv Box e um cabo para a casa 2, e o wi fi para celulares e tal.

Na casa 2 tenho um roteador d'link dir809 Ac onde há conectado raspberry pi(kodi), um cabo para o roteador da sala( casa 2 sala) e outro para a casa 3.

Na casa 2 sala tenho, tv Box (libreelec) servindo média para a rede da casa 2, smartv, Xbox 360.

Na casa 3 há mais um roteador conectado apenas smartv e wi fi, para celulares, tablets enfim.

O DHCP está habilitado apenas no live Tim e o resto dos roteadores com IP definido.

O que acontece é que todos os dias acabamos tendo que reiniciar tudo para voltar a funcionar. Me parece que ha algum conflito ou ma configuraçao.

Alguma dica para melhorar o desempenho dessa "bagunça".

Obrigado.

2. niltoncrf

niltoncrf Usuário

6.770 3.762 436

Desde 22 Out 2010
    desenha o esquema.
    Não atribuir DHCP nos demais roteadores.
    Outro ponto é ter mais equipamentos conectados do que o roteador da tim suporta, se bem...que cada roteador é um equipamento (IP) na teoria.

• 1
  3. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Vou tentar fazer um diagrama de como está hoje aí posto aqui para melhor entendimento.
    Mas sim o DHCP está desabilitado nos outros roteadores fazendo com que o roteador da Tim gerencie os IPs.
    Obrigado.

4. niltoncrf

niltoncrf Usuário

6.770 3.762 436

Desde 22 Out 2010
    Sendo assim, eu faria o contrario.
    Habilitar o dchp, pois quem sabe assim o modem tim, entenda que tenha menos equipamentos conectados, aliviando o processamento no modem.

Última edição: 11 Abr 2018
    • 1
  5. Guibarbero

Guibarbero Usuário

Desde 9 Mar 2018
    Penapolis
    Eu colocaria outro roteador na primeira casa, tenho a impressão que o "elo fraco" é ele, talvez também seria interessante conectar um switch na casa 1 e puxar cabo ethernet para a casa 2 e casa 3 direto do switch, quanto mais roteadores puxando de roteadores você tiver acredito que pior ficará sua conexão.

Onde trabalho o sistema é conectado da seguinte forma:

Modem da fibra > roteador > switch > distribui por cabos para 7 computadores e 2 switchs menores que dividem o sinal para 2 computadores cada switch

O sistema funciona bem assim, e acredito que como a distribuição é feita por switches fica mais "limpo" a rede pro roteador, ficando bem mais fácil pra ele, uma vez que o único trabalho que ele tem é passar o ethernet pra um único ponto (switch maior) e cuidar do wi-fi.

• 1
  6. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    2 coisas que podem estar ocorrendo.

1- o roteador da TIM esta travando o DHCP e não esta mais liberando endereço para os clientes.
    2- o roteador da TIM nao esta aguentando gerenciar a quantidade de IP na tabela de roteamento.

Soluções.
    1 como os colegas falaram, e levar um ponto de rede para a casa 2 e outro para casa 3 vindo todos da casa 1.
    2 colocar um equipamento como um roteador com 2 placas de rede e fazer Nat para a rede interna, fazendo com que o Router Tim Gerencie apenas um IP, ativando o DHCP neste router.

OBS:. Qual a velocidade desta Internet?

• 1
  7. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    A velocidade de internet e 50 MB.
    Pelo visto a maior limite é mesmo o roteador da Tim.

8. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    sim, pega na santa efigenia um cisco 19XX com 2 placas de rede, vai pagar 250 no máximo, resolve o problema.

• 1
  9. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    IMG_20180413_002620662.jpg
    Esse é o desenho atual da minha rede.
    Em todas as casas além do que esta aí há dispositivos móveis (tablet, celular e notebooks).
    Sei que não foi uma rede bem planejada.
    A ideia é aos poucos ir mudando os equipamentos de rede.
    No momento qual a solução mais adequada? Comprar mesmo mais um equipamento? Melhorar as configurações enfim... !

Agradeço mais uma vez a ajuda.

PS. Tudo ligado pelas portas LAN.

10. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    Primeio para ajudar.

Levaria um cabo da casa 3 para casa 1 tirando o link entre casa 2 e 3.
    Na casa 2 ligaria tudo no Dlink 809 e tirava o wr740

Pra tentar melhorar, desafogar o TIM, ligaria os cabos que chegam na casa 2 e 3 vindo da casa ligaria nas entradas wan de cada roteador, e ativava o DHCP nestes roteadores.

• 1
  11. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    A ideia e boa. Mas tenho alguns problemas...., No roteador da Tim só tem 4 portas LAN e o roteador 809 esta na lavanderia e tb não tem conexões suficientes! Rsrs.

12. placard

placard Usuário

7.473 3.508 701

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Configuração é algo que ou funciona ou não funciona. Sobrecarga é o que condiz bastante com os sintomas que você está tendo, ou seja, instabilidades, necessidade de ciclo de energia, travamentos etc.

Isso parece indicar que realmente pode ser sobrecarga no roteador/modem da TIM. Equipamentos de ISPs costumam ser muito básicos e inconfiáveis mesmo, e você parece ter muitos equipamentos dependendo dele.

A primeira coisa que eu faria seria colocar um roteador dedicado após o modem e deixar o modem apenas gerenciando a conexão com Internet.

Em segundo lugar, eu teria o cuidado de verificar se os demais roteadores (casas 2 e 3) estão efetivamente roteando a conexão ou se estão funcionando apenas como switches glorificados (pelo esquema de IPs, parece que sim já, mas não custa confirmar com você). Você deseja separar as redes de cada casa, ou seja, deseja criar subnets? Ou quer tudo na mesma rede, com os computadores de cada casa acessando os das demais? Como são 3 famílias distintas, parece ideal separar e criar redes diferentes, em IPs distintos. Você já lida com samba e claramente tem entendimento, então vou pular os prós e contras técnicos.

Caso queira a privacidade de cada família, o melhor seria ligar a casa 3 direto na 1, sem passar pela 2. Duplo NAT já é problema suficiente, você não precisa de triplo NAT e ainda ter que segmentar apropriadamente os computadores da rede 2 para não ficarem acessíveis aos da 3.

Ou seja, a casa 1 teria um modem e um roteador. Deste roteador sairiam as conexões para os switches/APs (ou no modo roteador, caso assim queira) das casas 2 e 3.

Não citei os equipamentos clientes porque eles não alteram em nada a espinha dorsal da rede, que é o que demanda algum planejamento.

[']s!

• 1
  13. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Boa tarde pessoal, agradeço mais uma vez as "dicas" dos colegas.
    De maneira geral foram unanime em dizer que o modem da tim é o maior gargalo, e o fato de sair da casa 2 para a 3.

Por hora o que fiz foi o seguinte, a smart tv da casa 1 tem wi-fi embutido então configurei ela assim, liberando uma porta lan.
    Então ficou uma porta para o play 4, uma para o tv box, outra para casa 2 e a ultima casa 3.

Não alterei ainda os ips, então não sei dizer ainda se houve alguma melhora, mas não tive mais travamentos pelo menos nesses dois dias.

A ideia é cada casa com sua rede "privada" mesmo. Uso o smb, por facilidade que encontrei no uso do kodi mesmo, e como uso filmes somente até 1080 "normais" então está tranquilo.

Estou estudando a ideia de modificar a rede com novo cabeamento, e a aquisição de novos equipamentos de forma gradativa.

Mais uma duvida.....desse jeito que está fisicamente eu deixo todos os roteadores com dhcp ativado?

Como ficariam os ips por exemplo?

14. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Jovem você pode me indicar melhor a especificação do modelo? Não conheço muitos equipamentos e pelo que você passou não encontrei na internet para consultar.

Valeu.

15. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    • 1
  16. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
  17. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    isso, simples a sim.

• 1
  18. placard

placard Usuário

7.473 3.508 701

Desde 29 Mai 2008
    Terra
    Esse equipamento CISCO usado ainda recai naquela polêmica de precisar comprar licença para pode usar o roteador legalmente? é um dos motivos pelos quais eu nunca comprei produtos CISCO (usados, claro).

Não sei se é o caso mais hoje em dia. Faz tempo que não me inteiro dessas palavrinhas miúdas nos contratos deles. Então se eu estiver falando besteira me perdoe.

No mais, assim que possível, quando você comprar um switch maior etc. repasse o máximo de equipamentos para o cabo, liberando WiFi para aqueles equipamentos que realmente só podem funcionar via wi-fi.

[']s!

Última edição: 15 Abr 2018
  19. Deixados

Deixados Nós viemos em paz

Desde 20 Jan 2011
    SP/Brasil
    Reiniciar tudo?
    O que exatamente acontecia? Se voltar a acontecer, faz um diagnóstico com ping/tracert com um computador em cada residência: ping no DNS Google (8.8.8.8), pra saber se tem saída pra internet e um ping no modem da TIM, pra testar a rede local. Conhece esses comandos?
    Bom usar o tracert (pode ser também no DNS Google) pra saber exatamente onde ocorre o problema.

Quando para um, para todos?

20. dotosp

dotosp Usuário

Desde 7 Dez 2013
    sao paulo
    Não conheço o comando.
    A minha casa é a 2, nela a rede interna funciona normal, acesso os arquivos via SMB normalmente, o que trava é a internet.
    E aí varia bastante. As vezes só reinício o roteador d'link e volta, mas a maioria tenho que reiniciar o modem/roteador da Tim, e o d'link. Além disso as vezes e uma luta para conectar a internet em dispositivos móveis, conecta na rede wi-fi mas não navega (rede sem internet).
    Mas como falei, nesses últimos dias não aconteceu, e o que fiz foi apenas mudar o cabo da casa 3 para a casa 1.
    Na minha cabeça não faz sentido ter melhorado, mas que nan travou é fato. Rsrs.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso