Anúncio do HT Forum

Configuração PC novo

Discussão em 'Informática' iniciada por Vuudush, 28 Abr 2018.

1. Vuudush

Vuudush Usuário

8 0 2

Desde 30 Ago 2008
    Brasil
    Anúncio do HT Forum
    Boa tarde a todos,

tenho interesse em montar um novo pc com as seguintes configurações:

- processador ryzen 5 2600x
    - placa mae asus rog strix b350f-gaming ddr4
    - 2x 8gb ddr4 3000mhz corsair (CMU16GX4M2C3000C16)
    - asus rog strix geforce 1070ti 8gb
    - corsair hydro (h60 ou h110)
    - fonte corsair 750w cp-9020123
    - 2x wd 1tb ezex

Alguém possui alguma orientação ou informação relevante sobre esta confirguração?
    O objetivo principal é para games.
    Pretendo fazer algum tipo de overclock.

Obrigado.

2. Mozts

Mozts Jamais ofensivo por acidente.

5.758 2.347 276

Desde 27 Jul 2013
    MG
    Se pretende fazer overclock procure o R5 2600 não-X. A diferença entre o X e não-X é o clock boost e o cooler box. No overclock você desativa isso e sobe o clock por sí mesmo, portanto não compensa pagar pelo recurso. Cooler box você não parece que vai usar então também não importa.

Procure saber mais sobre o desempenho desse Corsair Hydro. Alguns desses coolers líquidos de baixa linha tem terrível preço/performance quando comparados aos coolers a ar (as vezes são marginalmente melhores ao dobro do preço). Inclusive o AMD Spire/Wraith que acompanham os Ryzen tem se mostrado muito bons.

Também esteja ciente que memórias nas velocidade altas como esse costumam ser difíceis de estabilizar. É bom estar ciente para não ficar desapontado depois:lol:

Outro detalhe a se atentar é que essa placa mãe precisará de update na BIOS para funcionar com o Ryzen da série 2000. E é impossível fazer o update sem um CPU compatível (Ryzen 1000). Veja se a loja faz esse update pra você.

Nos HDs, por que 2x 1TB? Pretende fazer RAID? Se não, melhor ir de 1x 2TB, mais barato. Ou talvez considerar um SSD?

No geral a configuração está muito boa.

3. Vuudush

Vuudush Usuário

8 0 2

Desde 30 Ago 2008
    Brasil
    Olá,

A bios já vem atualizada pela empresa que vende a placa.

Os hds são em raid 0, por isso a escolha de 2. Custo beneficio entre capacidade de armazenamento x velocidade. em relação ao ssd.

A memória é vendida como 3000mhz em suas configurações. Mesmo assim será difícil estabilizar? Ou isso seria apenas no caso de overclock de memória em modelos 2666mhz?

De fato eu havia lido sobre capacidade de overclock entre os 2 modelos e o 2600x ser mais limitado. A performance do 2600x(stock) ser ligeiramente superior em alguns quesitos, mas de forma geral o 2600(OC) esteve sempre ao lado do 2600x. Diferença irrelevante de resultados.

A duvida fica agora na fonte.
    Pretendia uma corsair de 750w não modular, mas como ela possui uma única linha de 12v, vou trocar por uma modular total, também de 750w.

Obrigado por enquanto.

4. Mozts

5.758 2.347 276

Desde 27 Jul 2013
    MG
    2600 e 2600X vão te dar mesmo resultado em over e mesmo desempenho no mesmo clock. São o mesmo chip, exceto que o 2600X tem clock diferente. Se você fizer

Sim, ocorre. Vai muito da sorte, do conjunto e da paciência.

Não faz muita diferença se é linha única ou múltipla. Na verdade, 99% dos casos de linhas múltiplas são na verdade uma linha só que foi "garfada" no final. Linhas múltiplas mesmo só em fontes de extrema alta linha.

Quanto está gastando nessa CX750? Dependendo do preço acredito que você ficaria melhor servido por uma RM650x ou TX650. São fontes bem melhores, mais estáveis, eficientes, com menos ruído.

Sua configuração consome cerca de 550W ao todo e uns 39A na linha 12V (já assumindo overclock violento). Uma RM650x ou TX650 seriam mais do que suficientes e de maior qualidade que CX750.

5. Vuudush

Vuudush Usuário

8 0 2

Desde 30 Ago 2008
    Brasil
    CX750 CP-9020123-WW não modular - PFC ATIVO 80 PLUS BRONZE - R$ 390,00

CX750M CP-9020061-WW modular pfc ativo - R$ 405,00

TX650M CP-9020132-WW - PFC Ativo 80 Plus Gold Semi Modular - R$ 460,00

RM650x 650W 80 Plus Gold - PFC Ativo, Cabos Modulares - R$ 595,00

Considerando uma fonte de 650w, eu não ficaria limitado sobre inserir mais 4 hds 2.5" sata internos (hitachi 300gb - WD caviar black 250gb - Seagate 232gb - Fujitsu 232gb) e 1 seagate freeagent goflex de 500gb neste pc? Não que sejam necessários, apenas para saber o limite da fonte.

Do conjunto a que você se refere, é se a memória está na lista de QVL da placa mãe?

6. Mozts

5.758 2.347 276

Desde 27 Jul 2013
    MG
    Não, ironicamente o QVL nesse caso importa muito pouco. É um somatório de fatores, vindo desde o controlador de memórias do Ryzen, chips de ram diferentes (Samsung B-die sendo o melhor pra isso), plataforma relativamente nova com bios imaturas...

Enfim, a menos que você queira sair caçando memórias por chip tentando combina-las com placa mãe, não tem muito o que fazer.

+ 4 HDs aumentariam o consumo em uns 40W. A fonte ainda estará longe do limite (assumindo que a fonte tenha os cabos, é claro).

A TX 650 aí parece ser a mais interessante. É uma senhora fonte, tão boa quanto a RM.

Acontece o seguinte colega, não tenho certeza sobre qual a qualidade da Corsair CX750. As CX450, 550 e 650 são ótimas fontes, plataformas novas, contudo tenho suspeita que a CX750 usa a plataforma antiga. Provavelmente é uma boa fonte, só acho que existem opções melhores. Nesse caso daria preferencia para CX650 ao invés de CX750 somente por ter essa certeza do que estaria levando para casa.

Minha recomendação seria para você dispensar esse cooler líquido de R$250,00+ e então pegar um bom cooler a ar de 150 reais. O desempenho térmico será parecido e você pode investir essa diferença em uma fonte vastamente superior como TX650M.

Por exemplo, o Deepcool Gamemaxx 400 tem desempenho similar ao Hydro H60 pela metade do preço.

7. Zkyzytuz

Zkyzytuz Tutan Kome On

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Também concordo que não vale a pena pagar a mais pelo X. Economize a grana.

As fontes CX são boas, mas de novo, concordo que uma RM650 iu TX650 é preferível, são mais bem construídas e 650W dá de sobra pra esta config.

Eu não compraria watercooler. Acho um treco caro, desnecessário, mais chato pra instalar, mais sujeito a problemas (é raro, mas pode dar). Tem muito aircooler que custa muito menos e manterão a CPU fria.

8. bruno_rio021

bruno_rio021 Usuário

Desde 23 Out 2011
    Tijuca/Rio de Janeiro/RJ/BR
    A questão da fonte, segue um breve resumo/review sobre os diferentes modelos da corsair.
    Para calcular o gasto aproximado e dimensionar melhor a fonte: link
    Site da certificadora, com todas as fontes com certificações "Plus": link

Ai depende muito da localização no BR. Usando de exemplo o meu estado, RJ, mesmo usando um excelente aircooler dependendo do bairro aonde você mora e do uso do PC, a temperatura ultrapassa o limite do "aceitável" durante a maior parte do dia, o que poderia comprometer o kit a médio/longo prazo.

9. Zkyzytuz

Zkyzytuz Tutan Kome On

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    [QUOTE="bruno_rio021, post: 8219898, member: 230847"
    Ai depende muito da localização no BR. Usando de exemplo o meu estado, RJ, mesmo usando um excelente aircooler dependendo do bairro aonde você mora e do uso do PC, a temperatura ultrapassa o limite do "aceitável" durante a maior parte do dia, o que poderia comprometer o kit a médio/longo prazo.[/QUOTE]

Vide o gráfico postado pelo colega onde mostra que tem air coller bem mais barato e que consegue refrigerar quase a mesma coisa, ou seja, esfriará a mesma quantidade de graus que o watercooler que vc escolheu.

Pq pagar mais caro se o resfriamento será quase o mesmo? Não faz sentido.

10. bruno_rio021

bruno_rio021 Usuário

Desde 23 Out 2011
    Tijuca/Rio de Janeiro/RJ/BR
    No RJ, no bairro aonde moro (Tijuca) já fiz alguns testes e hoje, para o meu uso (desconheço o uso do Vuudush) infelizmente, opto por watercooler (apesar do custo ligeiramente mais alto, da mão de obra para manutenção e problemas que podem surgir).
    Quanto aos gráficos, entendo que a relação resfriamento/temperatura fim, indicadas nessa tabela do Clube do Hardware, muito provavelmente veio de testes em laboratórios com condições "ótimas" (ar-condicionado ligado por ex) e sem levar em consideração o calor de alguns estados do BR (salvo engano hoje os testes são feitos no Sul - lembro um teste com temperatura ambiente de 19º, no RJ é de 23º). Levo mais em consideração reviews como esse do Contiusa, usuário do Clube do hardware que fez o review no BR e em uma cidade quente como o RJ (poderia ter sido no Nordeste por exemplo), mas infelizmente ele tinha em mãos apenas os corsair.
    Acho muito mais proveitosa, uma lista com os coolers, seja ele stock, aircooler ou watercooler que leve em consideração vários fatores, como a listagem do Tom's Hardware que período a período sofre revisões e alterações (2018) que leva em consideração vários fatores sobre o cooler em si e sem apontar uma temperatura ótima fim...

Posso exemplificar o fato de um aircooler (ou watercooler) X, que em JF atende de forma excepcional e descendo aqui para o RJ, ele já não atende as mesmas expectativas/performance...

11. Mozts

5.758 2.347 276

Desde 27 Jul 2013
    MG
    Você quer dizer que um aircooler A com mesmo desempenho que o watercooler B, o watercooler terá desempenho melhor numa situação de alta umidade e temperatura ambiente?

Os testes do CdH e do usuário Contiusa são muito parecidos diga-se de passagem. Ambos usam delta de temperatura como métrica e não controlam temperatura ambiente.

12. Vuudush

Vuudush Usuário

8 0 2

Desde 30 Ago 2008
    Brasil
    Eu tinha lido sobre uma melhor compatibilidade/performance dos Ryzen com chips de memória samsung, mas como você disse é uma série de fatores. Vou tentar encontrar a memoria com chip samsung B-die para diminuir as variáveis de incompatibilidade.

Neste caso, prefiro partir para a RM650X porque já que vai conseguir suportar a carga de hd's extras, a flexibilidade de cabos que ela me fornece é mais atraente e também acredito que uma RM650x corsair seja melhor/mais eficiente que uma EVGA 700W recomendada pelo site.

O Site me recomendou uma EVGA 700w B1 80+ bronze, com 513W recomendado na fonte.
    Fiz a configuração do PC com as especifições que desejo montar + 1 hd extra e como não tem o ryzen 2600, usei o ryzen 1600 com 4.2ghz e 1.35v. Acredito que o resultado seja compatível, ja que ambos possuem TDP de 65w.
    O watercooler testei com H45, H75, H100 e H110 e a diferença de Watts foi de +-5W entre eles.

Realmente depende muito da localização. Onde moro é quente ano todo e com certeza isso vai afetar o desempenho no caso de um resultado alto no overclock.

Muito bom esse material do Contiusa. Por esse review dele eu optaria por um h45, que demostrou ser o melhor no quesito resfriamento, com preço compatível com os aircooler e uma estética melhor.
    A única ressalva que fica sobre os aircooler é o tamanho do trambolho. Posso estar falando besteria, mas não gostaria de algo no mínimo de 0,5kg fazendo alavanca na minha placa mãe. Sei que existem suportes e tal mas é muito peso.

De fato metade do preço, mas fica o fato do superpeso na placa. Não pretendo sair carregando o gabinete pra cima e pra baixo, mas fica a dúvida. A mobo realmente suporta essa carga? Com apenas 2 parafusos? Por muitos anos?

Como meus pcs anteriores, quero que este dure pelo menos 8 anos. :aplauso:
    Por isso uma certa resistência nos aircoolers trambolhos pendurados.
    Meu pai possui um h100 que ja esta fazendo 6 anos de uso em um phenom x4, e este nunca deu problema em nenhum componente.

Aparentemente está faltando decidir apenas o sistema de refrigeração.
    No caso de optar pelo H100, existe algum aircooler com mesma eficiência?
    Caso sim, esse meu receio de instalar um aircooler de 1kg na mobo procede?

Alguma nova informação/opinião será sempre bem vinda.

13. Mozts

5.758 2.347 276

Desde 27 Jul 2013
    MG
    Desculpe a demora.

Salvo em casos extremos, o que não seria o seu, nunca ví isso acontecer.

Placa mãe não tem só 2 parafusos, não quando instalada direito. E o cooler vem o bracket direitinho para ser utilizado, um trem de metal que segura o tranco. Num tem erro.

Tenho um Hyper 212 aqui faz uns 5-7 anos. Perfeição.

Também já instalei diversos torres por aí, alguns com 3 ventoinha de 120mm relativamente pesados. Zero problemas desse tipo.

H100 provavelmente não, é um pica grossa de 500 reais né.

Mas H60 e H45 que saem por cerca de 200 reais, se equiparam a um bom torre ar com 1x ventoinha de 120mm que custa metade do preço.

Observe a sua necessidade. Precisarás de um cooler de 500 reais?

Entre TX e RM pegue a mais barata. Ambas são excelentes e semelhantes em todos aspectos, incluindo número de cabos (a RM tem 9 SATA contra 8 da TX).

14. Vuudush

Vuudush Usuário

8 0 2

Desde 30 Ago 2008
    Brasil
    O escolha da fonte está complicada.
    Segundo as recomendações, tenho 3 opções:

- TX650M CP-9020132-WW - R$ 400,00
    - RM650 CP-9020054-WW - R$ 539,00
    - RM650x - R$596,00

Esse foram os valores que achei. Se souberem de algum mais barato. :aplauso:
    A diferença da TX pra RM é grande e da pra investir em outra peça ou simplesmente economizar.
    Essa economia não vai me prejudicar no overclock?

Quanto ao cooler ainda não resolvi qual colocar.
    Minha restrição pelo air cooler é apenas a limitação no overclock em relação ao watercooler.
    Estou comprando as peças aos poucos.

15. Zkyzytuz

Zkyzytuz Tutan Kome On

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Ainda não vejo sentido no seu argumento e vc parece estar misturando as coisas.

O ponto é: Se AMBOS os coolers (air e water) tem a MESMA eficiência, o nível de resfriamento será SEMPRE O MESMO, INDEPENDENTE da temperatura local.

Ou seja, se ambos estivem em mesmo ambiente com ar condicionado e um consegue manter a temperatura da CPU em 25 graus, o outro tb conseguirá. Se ambos estiverem em um ambiente infernalmente quente e um mantém a temperatura a 60 graus, o outro também manterá. Não interessa se é air ou water.

Por isso não vejo sentido algum pagar mais caro em um water que tem a MESMA eficiência que um air.

Última edição: 11 Mai 2018
  16. Vuudush

Vuudush Usuário

8 0 2

Desde 30 Ago 2008
    Brasil
    Boa tarde,

Obrigado a todos pela ajuda e informações novas sobre o assunto.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso