Anúncio do HT Forum

Construção de sala dedicada - 4 X 3,5m

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por PatLemos, 12 Nov 2017.

1. PatLemos

PatLemos Usuário

Desde 22 Fev 2012
    João Pessoa/PB/Brasil
    Pessoal

Vou construir uma sala dedicada para áudio com 3,5 metros de largura por 4m de comprimento. A sala já tem as quatro paredes, só não tem o piso. Trata-se de uma sala com pé direito duplo na qual vou construir um mezanino para abrigar minha sala de áudio.

Estou com muitas dúvidas sobre a construção e abaixo vou expor algumas para as quais busco ajuda:

O que utilizar no assoalho?
    Fiz um orçamento em madeira e descartei inteiramente a possibilidade de utilizá-la em razão do custo elevadíssimo. Além da opção de laje de concreto, tenho a opção de utilizar assoalho em Steel Deck ou em placas cimentícias.
    O Steel Deck é uma laje composta por uma telha de aço galvanizado e uma camada de concreto e depois revestida com o piso de escolha.
    A laje de placas cimentícia, também conhecida como laje seca, é construída sobre estruturas de aço coberta com placas cimentícias e de depois revestida com piso de escolha.
    O Steel deck tem compactação semelhante à laje comum, já o assoalho em placas cimentícias tem isolação acústica bem inferior, mas custo financeira mais baixo.
    As perguntas para o quesito assoalho seriam:
    1. Qual a desvantagem acústica do Steel Deck em relação à laje comum?
    2. Qual a desvantagem acústica do assoalho de placas cimentícias em relação ao Steel Deck?
    3. Qual a vantagem acústica do assoalho de madeira sobre as opções de lajes de concreto disponíveis?

Janelas

Tenho três pequenas janelas, cerca de 0,5m x 1m, mais um janelão 1m x 2m, para a circulação de ar, sendo uma em cada parede da sala, além da porta. Gostaria de permanecer com as janelas para circulação de ar. Isso traria muito prejuízo à acústica da sala?

Forro
    Tenho a opção de utilizar forro de drywall e a opção de usar lambris. Acusticamente seria mais interessante o drywall ou os lambris? Utilizar manta de lã de rocha ou de vidro entre o telhado e o forro traria melhor isolação acústica? E conforto térmico?

Porta
    Estou em dúvida sobre usar uma porta maior de correr, que fica mais bonita e com maior circulação de ar ou uma porta comum, de 0,90m de largura. A porta de correr pode apresentar muita vibração? Como evitar? Como fazer uma porta com isolação acústica?

Qualquer contribuição será muito bem vinda, uma vez que sou leiga no assunto.

Patricia

Última edição: 12 Nov 2017
  2. MSR

MSR Usuário

Desde 11 Ago 2005
    Campina Grande, PB
    Patrícia, segue algumas opiniões.

1.usaria laje convencional e piso de cerâmica ou porcelanato. Mais versátil, do ponto de vista de cargas e até caso você queira fazer outros usos no futuro. Um tapete grosso é relativamente barato para melhorar a acústica.

2. Evitaria muitas janelas. Lembre-se que janelas nas quinas meio que impossibilita colocar bass traps.

3. Sugiro forro de gesso acartonado com padrão aleatório de furos e lá de vidro ou de rocha por cima.

4. Se isolamento acústico for importante, não use porta de correr. Na porta convencional mande colocar lã de vidro por dentro da porta que melhora bastante o isolamento.

Por fim, dimensão mais quadrada não é tida como ideal, mas temos que trabalhar com o que é possível...

Marcelo

• 1
  3. PatLemos

PatLemos Usuário

Desde 22 Fev 2012
    João Pessoa/PB/Brasil

Marcelo

Estou querendo fugir da laje convencional em razão das dificuldades em se fazer esse tipo de serviço em uma casa com moradores e animais exatamente na área de maior circulação, que são as salas de estar e jantar. A sala de som será construída sobre a sala de jantar. Além de a laje comum ser uma obra que suja muito mais, leva muito mais tempo e expõe a mais riscos de danos e sujeira o restante da casa. Fazer a laje comum é mais barato e mais seguro, mas causará muito transtorno. A empresa com a qual estou orçando a obra está construindo atualmente um hotel de 9 andares nesse sistema de steel frame. A nossa dúvida está mesmo com foco na parte acústica, em relação a uso comum, é seguro.

4. Redcruz

Redcruz Usuário

9.864 5.683 656

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Creio que, em termos acústicos, a melhor laje seja aquela com vigas pré fabricadas e espaços preenchidos com isopor ao invés de tijolos. Depois uma camada de concreto por cima.
    Segundo consta é a mais ''silenciosa'' de todas, devido ao isolamento acústico proporcionado pelo isopor.

Fiz a minha laje preenchendo os espaços com tijolos, se tivesse conhecimento na época tinha feito com isopor. :idiota:

Abraços

• 1
  5. DeMorgan

DeMorgan Usuário

2.947 1.092 626

Desde 27 Nov 2007
    brasília
    Isopor não é isolante acústico...

PatLemos, acho importante ter em mente que a sua sala está nascendo com um monte de restrições...

É difícil sugerir algo. Em todo caso, não acho que o método construtivo seja tão importante quanto o que vai dentro da sala.

Construção "padrão" na Europa e EUA é baseado em madeira ou aço, como vc está querendo fazer.

Você tem que definir o que é mais importante: Isolamento acústico, tratamento acústico, estética e etc...

• 1
  6. PatLemos

PatLemos Usuário

Desde 22 Fev 2012
    João Pessoa/PB/Brasil

DeMorgan

A parte de tratamento acústico, pretendo trabalhar após a etapa construtiva. Por enquanto, preciso definir o que vou erigir, no caso, o assoalho, ou o que vou retirar ou tampar, que poderão ser as janelas. A parte de tratamento acústico, elétrica e estética vou consultando aos poucos, depois de definir o que entra na fase de construção.

De fato, há restrições, das quais, posso abrir mão de algumas e outras não. O que não posso abrir mão de jeito nenhum e que não vai influenciar na decisão sobre outros aspectos, nem conto a vocês aqui. :D:D:D

Patricia

7. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

2.062 6.953 113

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Não sei se esse questionamento é antigo e já prescreveu, mas em via de regra, procure deixar o quarto dentro da "Bolt Area", já é um bom começo pra evitar as ondas estacionárias.
    Se sua sala tiver 2,40 de altura, já fica bem no limite, se é que não fica fora.

É desejável que a sala seja simétrica, não ter janelas, principalmente nas laterais.
    Forro de gesso com lã de rocha em cima, como o amigo já sugeriu acima.
    A parte elétrica, recomendo fazer na fase de construção mesmo, principalmente enterrando barras de cobre no solo pra fazer um bom aterramento.
    Já dedicando uma fase da rede elétrica pro ar condicionado (caso vá usar) e outra pro sistema.
    A porta é desejável que seja atrás do sweet spot, entre o centro e os cantos da parede traseira, pra poder usar os dispositivos de condicionamento acústico, como absorvedores de banda larga que vão nas quinas, e atenuadores ou difusores de médias e altas, que também podem ser instaladas na parte traseira (atrás do sweet spot) então a porta tem que ser entre o meio da parede traseira e os cantos, e não no canto, como o alguém já alertou anteriormente, pois geralmente os dispositivos de atenuação (absorção) de graves são usados nesses locais.

Porta de correr, até existe com isolante acústico, mas é mais cara, eu optaria por porta de madeira com dobradiças mesmo, cheia de areia.

Site útil nesse momento:
    https://amcoustics.com/tools/amroc?l=400&w=350&h=240&r60=0.6

Perdão se fui redundante e se cheguei tarde demais.

Abraço e boa sorte.

8. Roberto

Roberto Usuário

Desde 12 Jul 2003
    Natal-RN-Brasil
    Por experiência própria analise, projete, acerto tudo antes, mesmo que seja tratamento e estética, algumas coisas tem que ser planejadas juntas, e olha, não sei o quanto vai construir, se e pedreiro na diária ou construtora, mas depois que começa é correria e muita coisa pra decidir e a paciência vai acabando rs, mas boa sorte.

• 1
  9. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

2.062 6.953 113

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Verdade pura, se o acordo com pedreiro for por dia já tem que engatar com tudo resolvido. Inclusive se for fazer isolamento acústico, a hora de pensar é antes mesmo pra fazer bem feito e otimizar a mão de obra.

10. Roberto

Roberto Usuário

Desde 12 Jul 2003
    Natal-RN-Brasil
    Deixei de fazer algumas coisas e outras foi de qualquer jeito pois tinha que decidir na ai na hora. Nem atualizar o tópico daqui eu fiz, correria e cansaço, mas foi uma construção, área total 223m² e acompanhei diariamente tudo de perto, participava de tudo, comprei muito material de acabamento, parte grossa foi com construtor, algumas vezes eu só fazia o pagamento. Acho que só não controlei quantitativo de material/estoque/desperdício, eu gosto, sou engenheiro eletricista, mas que é correria e cansa, cansa hein o_O

• 1
  11. saskuat14

saskuat14 Usuário

Desde 14 Fev 2014
    Nova Xavantina, MT
    Posta fotos da sala amigo

12. Roberto

Roberto Usuário

Desde 12 Jul 2003
    Natal-RN-Brasil
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso