Anúncio do HT Forum

Construção de sala dedicada em apartamento já pronto

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por RobsonAdriano, 23 Jul 2017.

1. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Pessoal, após 10 anos de cadastro, finalmente vou poder fazer uma sala dedicada. Recentemente consegui permutar meu apto de 92m² por outro de 112m², o que modificou todos os meus planos, os quais tinham sido feito com a ajuda de muitos membros do HT.

LAYOUT:

A planta abaixo é a da construtora. O retângulo vermelho é onde vou construir o meu HT. Como podem perceber, terei que derrubar um banheiro:
    upload_2017-7-23_12-41-53.png

As dimensões são 4,80 x 3,20 (conferidas in loco), pois o apto já está pronto.

DECORAÇÃO E ILUMINAÇÃO:

• Cores das Paredes:
    - Frente (tela) preta
    - Laterais e fundo com Cinza Montanha da Coral

• Teto:
    - Um rebaixamento de gesso no formato de moldura contornando a sala
    - No meio, um sóbrio céu estrelado feito com fibra ótica (exemplo do CÉU na foto abaixo)
    upload_2017-7-23_12-53-50.png

• Piso:
    - "Carpete vermelho" como o das fotos abaixo (também pode-se ver o céu estralado, mas sem moldura)
    upload_2017-7-23_12-54-44.png
    upload_2017-7-23_12-55-13.png

• Poltronas
    - Duas linhas de três poltronas cada, cor preta, com um tablado na linha de trás como na foto abaixo (que parece, inclusive, ter dimensões próximas à minha sala)
    upload_2017-7-23_12-58-29.png

• Iluminação e quadros
    - Dicroicas instaladas no rebaixamento de gesso das laterais apontando para um quadro cada (no caso das laterais e fundo) e para a tela na frente
    - 4 painéis quadrados de led instalados nas laterais (duas em cada) caso se queira uma iluminação maior

DÚVIDAS SOBRE EQUIPAMENTOS E ISOLAMENTO ACÚSTICO:
    • Equipamentos
    - A única certeza que eu tenho é que vou utilizar um projeto epson 8350 e uma tela da projetelas de 119", pois já os tenho
    - Sobre o sistema de som, é uma grande incógnita. Atualmente possui um sistema 5.1 bem simples da Sony, mas não pretendo levá-lo para o novo apto. A utilização é 70% séries e 30% filmes. ALGUÉM PODERIA ME INDICAR O QUE COMPRAR PARA ESSA UTILIZAÇÃO?

• Isolamento acústico
    Nisso eu sou um completo analfabeto e tenho muitas dúvidas. O apartamento fica no último andar (22) do prédio e esse cômodo fica numa ponta. Ou seja, não compartilho parede com vizinho, somente o piso. DITO ISSO, PERGUNTO:
    - Preciso fazer algum isolamento acústico nas paredes externas ou basta vedar bem as janelas existentes?
    - O piso possui hoje um porcelanato que eu não pretendo arrancar. Pensei em usar uma manta acústica (acustimix ou lamix) sobre o porcelanato existente, mas não sei o que colocar acima da manta e antes do carpete. Alguma sugestão?
    - No caso da parede que compartilho com o quarto, colar a manta acústica pelo lado do quarto ameniza o som (parede de gesso)?

Fico no aguardo de críticas e sugestões. A reforma começa em breve e preciso definir o que fazer.

2. wesley soares

wesley soares Usuário

Desde 24 Ago 2015
    MARATAIZES, es
    bom dia amigo.
    tbm sou iniciante mas vou tentar ajudar com oque sei.
    sobre as sancas acho q nao deve usar sancas abertas ou rebaixar o teto todo. visto que muitos tem problemas com sancas e graves. dependendo do sub e da potencia que usar vc pode perceber muita vibração vindo das sancas.
    indico que use espuma acustica no teto. tem umas quadradas com os cartos bisotados que ficam bem bonitas e vai da para colocar as luzes e vc pode completar colocando sancas que sao coladas.
    tipo esta[​IMG]

vamos esperar os amigos mais entendidos para ve oque acham.. :D

3. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Eu tava pensando em usar sancas fechadas. O objetivo mesmo são dois: instalar as luzes e dar um efeito de profundidade ao céu estrelado. Já vi fotos com o teto todo em um nível só e achei que o efeito estrelado não convence tanto.

4. wesley soares

wesley soares Usuário

Desde 24 Ago 2015
    MARATAIZES, es
    se for fechada acho q nao da problema. se nao for muitro grande.
    da uma olhada nas espumas e ve se da para instalar as luzes nela.
    tem gnt que da sorte e nao tem problema com o teto todo de gesso mas os que tem nao tem jeito. para acabar com a vibraçoes so tirando msm. o bom da espuma eq ao msm tempo que deixa bonito vc trata o som.

uma dica importante que me deram e puxar um cabeamento separado da casa, para o ht. direto do quadro de disjuntor.

pelo tamanho do ambiente vc nao precisa de torres. apenas bookshelfs iram da conta do ambiente.

5. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Cara, estou completamente perdido com esse lance de som. Saberia me dar uma luz nesse sentido?

Sobre o forro de gesso, infelizmente é inevitável! Há um gesso aramado que esconde as tubulações do prédio. Então não tem jeito de o gesso não existir.

Última edição: 23 Jul 2017
  6. wesley soares

wesley soares Usuário

Desde 24 Ago 2015
    MARATAIZES, es
    vc quer tudo novo ou poder ser usado?

o seu sistema sera 5.1?

oque vc ira usar no ht? (sky, video game , pc)

7. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Pode ser usado, desde que num preço justo. Mas, normalmente, o frete pra Fortaleza deixa tudo inviável...

Quanto a 7.1 e 5.1, é uma dúvida corrente que espero tirar com os colegas foristas. Por hora, estou inclinado a um 5.1. Dizem que em espaços pequenos não há ganho que justifique.

No HT vou usar: tv por assinatura, PC (para rodar arquivos) e algum player de blu-ray. De modo ocasional pode surgir um video game (algum amigo trazer e tal).

8. wesley soares

wesley soares Usuário

Desde 24 Ago 2015
    MARATAIZES, es
    quanto vc pretende gastar?
    caixas/receiver/sub

9. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Tirando o condicionador de energia (já tenho um upsai 2500), pretendia gastar entre 2000 e 4000, procurando o melhor custo benefício para a minha saleta.

10. wesley soares

wesley soares Usuário

Desde 24 Ago 2015
    MARATAIZES, es
    eu estou na mesma situaçao que a sua..tbm estou contruindo minha sala dedicada e ja começei a montar o setup.

na minha opniao o melhor custo beneficio sao as books do Andrew Jones. comprei o set 5.0 mes passado e estou amando. o som e impecavel. dei 2000 no set 5.0

11. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Pessoal, quem puder comentar sobre a decoração, também seria de grande utilidade!

12. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Fotos do cômodo após demolição do banheiro. Vou fazer como o Ezequiel: se ninguém responder nada, vou continuar postando! heuehuehuehueh

Anexos:

13. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Boa noite

Em uma sala com esta dimensões eu não usaria 2 level's de poltronas ... use apenas 1 com mais conforto.

Gesso liso sem sancas , para o céu estrelado da para usar o centro com placas de gesso acartonado eu particularmente não gosto não acho que fique legal ao vivo (ja vi vários) fica bem mais legal direto no forro mesmo saindo so as pontas mas tem que ser bem feito por um bom instalador senão não fica legal.

Tentaria usar uma parte do closet da suite master para por um rack de equipamentos (tirando eles da sala e ganhando assim volume)

Use um sistema 7.2 com caixas dipolares de parede (deixe ao menos a infra para isto tudo pronto mesmo que não va poder comprar os equipamentos agora mas infra é primordial)

Não esqueça de uma eletrica dedicada ... deixe 2 disjuntores para o HT com circuitos independentes mas na mesma fase eletrica... ai por ser 220v é um problema pois os equipamentos quase em sua totalidade são 110v e se investir em aparelhos 220v depois tera dificuldades em se desfazer deles portanto não vale a pena.
    É melhor usar um trafo de boa qualidade e usar um condicionador da Panamax

Enfim é muita informação para passar em apenas um post ... mas estou a disposição para ir ajudando.

• 1
  14. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Márcio, você é sempre um dos mais colaborativos. Obrigado pela participação nesse tópico.

Quanto às poltronas em dois níveis, você acha que a perda do conforto se daria pela posição de assistir das poltronsa de trás? Eu tava querendo mudar o formato de 3 em cima e 3 embaixo para duas individuais em cima e uma tripla embaixo. Justamente para ter mais conforto, mas não pensei que o tablado incomodasse...

Não entendi bem sua sugestão sobre o céu estrelado. O local já possui um gesso acartonado. O ideal então seria que as fibras fossem colocadas no meio, mas sem a sanca lateral? Ou você não gostou dessa decoração com forros de gesso em geral?

Sobre utilizar o closet, eu não tinha pensado nisso ainda, mas posso considerar. Mas será necessário? Porque abaixo da tela haverá um vazio em que caberiam esses equipamentos sem perda de espaço útil. O que você acha?

Deixar a infra para o 7.2 não é um problema. Posso fazer isso sim.

A elétrica veio dedicada de fábrica! Kkk a construtora deixou um disjuntor para as tomadas de cada cômodo. Mas não tinha pensado em DOIS disjuntores. Como é isso? Atualmente eu já possuo um Panamax. Inclusive, uma dúvida: o projetor vai ficar do lado oposto ao condiciinador. Eu mandei fazer uma espécie de extensão para ligar o projetor e ligar a extensão ao condicionador. Algum problema nisso?

15. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Por nada parceiro

Quando se trabalha em multinivel tambem tem que trabalhar a surround desta forma o que vem a encarecer alem disto ficara um degrau ... não vai ficar legal ... use umas poltronas soltas para acomodar mais pessoas tera um resultado bem melhor.

Vou ver se acho uma foto aqui para entender melhor ... mas por voz nos falando acho que consigo explicar de forma que entenda.

Isso seria para maximizar o volume e não ter interferência acústica la na frente matando muito o palco sonoro.

Existe uma altura e alinhamento especifico para tudo isto.

Deixe 2 dedicados é melhor com bitola alta (te explico melhor por voz)
    O projetor ira ficar fixo no teto certo ? Deixe um tubo de 1" para passar o HDMI e outro de 1" ou 3/4' para passar um cabo PP 2,5mm de 3 vias para alimentar o projetor.

Vamos nos falando ... no tel ou no skype explico as duvidas

• 2
  16. Rajjax

Rajjax Usuário

Desde 7 Jan 2008
    Sp
    Qual a altura do comodo? Como o único ponto de "contato" com vizinhos é o piso eu pensaria em um belo isolamento do mesmo. Já que está em obras poderia fazer um piso flutuante. Não esqueça que os graves são absorvidos pelas paredes (diafragma) que passam para vigas e pilares e que são novamente reproduzidos pelas paredes dos vizinhos, então o grave é a unica questão a se preocupar em termos de ISOLAMENTO acústico (não tratamento).

17. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Márcio, sobre o closet foi vetado pela dignissima. Ela disse que 20% da casa ser destinado a isso já é demais. :assobio:

Sobre o 7.1, vou passar. Meu uso predominante é séries e acho que os aparelhos teriam que ser muito top para eu perceber diferença numa sala tão pequena... Sou noob!

O negócio do céu estrelado eu realmente não entendi. Vou te passar uma mensagem no skype, mas se achar uma foto por aí e pudesse postar aqui seria legal. Ajudaria futuros foristas (a maior parte das minhas dúvidas foram sanadas vendo os tópicos de construção de outras salas).

18. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Baixo demais! Cerca de 2,30 acabado. Depois de um muito tempo pensando, resolvi fazer o seguinte com o isolamento acústico:

Quebrei 5cm da laje, vou instalar uma manta acustimix (1mm de manta acústica + 4mm de EVA, densidade do produto de 2000kg/m³) subindo o rodapé em 7cm, fazer um novo contrapiso de cerca de 3 cm em cima e como acabamento final um carpete de 5mm. Há um shaft dentro do cômodo, que vou revestir por fora com manta acústica de 1mm.

Produto que eu comprei: http://produto.mercadolivre.com.br/...acustico-de-pisos-acustimix-placa-c140-m2-_JM

• 2
  19. RobsonAdriano

RobsonAdriano Usuário

Desde 11 Jun 2007
    Fortaleza
    Sobre o sistema de som, já resolvi. Comprei um sistema da Pioneer (by Andrew Jones) que meu orçamento permitia. Fazer o que... Além do mais, pra quem vem de um in-a-box de entrada da Sony, acho que já vai ser um belo upgrade.

20. brunopaulino89

brunopaulino89 Usuário

Desde 7 Ago 2017
    Cotia
    Dá uma olhada nessa empresa www.backlinebuilding.com...
    Eles são especializados em tratamento e isolamento acústico e equipamentos, talvez eles possam ajudar

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso