Anúncio do HT Forum

Construção de sala dedicada - Medidas ideais e acústicas

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Kensou, 3 Out 2018.

  1. Kensou

    Kensou Usuário


    Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    Fala ai galera.
    Vou começar a construir e queria saber qual a melhor medida para a construção da sala dedicada, há muita divergência nas informações por isso resolvi criar o tópico para esclarecimento se possível.
    O comprimento da sala consigo no máximo 5,50 devido aos outros cômodos, largura e altura posso alterar conforme a galera me informar qual a melhor proporção, pelo que eu pesquisei tenho as 3 proporções a seguir:

    1 - 2,3 - 3,00 - Nesta proporção a altura fica com 1,84 muito baixa.
    1 - 1,6 - 2,33 - Nesta proporção a altura não fica tão baixa mas fico apenas com 3,77 de largura.
    1 - 1,6 - 1,80 - Nesta proporção fica o ideal mas não é a melhor proporção.

    Levando em conta somente a proporção desejada a ultima proporção seria a melhor devido as medidas que ficaram boas, mas como eu quero a melhor proporção para uma sala dedicada pergunto-lhes, vale a pena sacrificar a altura ou a largura para escolher uma das outras duas proporções listadas? Ou se tiver outra proporção e eu não tenho conhecimento favor mencionar no post.
    Sobre acústica e design da sala eu gostaria de saber se seria melhor com ou sem janela e se for melhor com a janela qual janela eu teria que comprar? Tem janelas feitas para melhorar a acústica ou tenho que pedir para ser feita?
    A porta eu tenho também que pedir para fazer ou teria portas feito para melhorar a acústica? Tenho que fazer algo especial ao redor da porta ou algo do gênero? Seria melhor colocar a porta em qual lado da sala pois dependendo eu ajusto o cômodo e realoco a porta.
    Os moveis dispostos atrapalham muito na acústica o que eu poderia ter na sala que não prejudicasse a acústica?

    Desde já agradeço a ajuda e peço desculpas se o post ficou grande. :)
     
  2. m-costa

    m-costa Usuário

    53 19 11

    Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Tem vários autores que sugerem proporções ideais, não tem um mais correto porque a proporção ideal é só um ponto de partida e ela está relacionada só a uma determinada faixa de frequência, precisa estudar todo o resto.

    Preferencialmente sem janela. Posicionamento da porta depende do tratamento que pretende fazer, do posicionamento das caixas também. Tem quem mande fazer a porta para ficar mais barata, se puder, compra uma porta acústica pronta.

    Alguns móveis podem vir a colaborar na acústica, outros podem atrapalhar. Depende o que é, como vai posicionar.
     
  3. cristianolo

    cristianolo Usuário


    Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Dê uma procurada na planilha do Solon do Valle e na OMiD
    Procure também o software REW, ele tem uma seção de cálculo modal onde se pode simular tamanho de salas regulares e posicionamento de caixas e ouvinte

    A menos q vá fazer um sistema de tratamento para graves bastante pesado não precisa se preocupar com deixar tamanho de sala sobrando

    A menos q sofra com entrada de ruídos externos e tb não queira vazamento, não precisa se preocupar com portas e janelas especiais, compre um sistema relativamente bem vedado, apenas

    Se preocupe em colocar as aberturas em posições que não atrapalhem o tratamento acústico, principalmente pontos de primeira reflexão

    Mobiliário não é preocupante, a menos q resolva fazer algo tipo um armário espelhado exatamente atrás do sofá, ou coisa do tipo
     
  4. m-costa

    m-costa Usuário

    53 19 11

    Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Na verdade é o contrário, o tamanho e a proporção da sala é justamente para ter menos problema com graves. O tratamento dos graves sempre se faz necessário em uma sala pequena assim, tendo ou não as proporções ideais.
     
  5. INTERATIVA 44

    INTERATIVA 44 Usuário


    Desde 26 Fev 2009
    BLUMENAU -SC - BRASIL
    Olá , tudo bem .... algumas sugestões de sites :







    Boa sorte ...
     
  6. Kensou

    Kensou Usuário


    Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    No caso a faixa de frequência está relacionado com o conteúdo que vou utilizar que será para filmes e games? Como sei que faixa deixar?
    Vou fazer sem janela mesmo e defini que vou utilizar a proporção 1-1,6-2,33 com as medidas 3-4,8-7, não terá muitos moveis e vou seguir a risca o que for sugerido, por isso mudei todo o projeto, a porta vou fazer uma pesquisa legal em cima.


    Baixei a planilha do Solon mas as medidas que eu coloco faz com que a linha verde suma, a proporção 1-1,6-2,33 não seria bom então? estou procurado o software, parece que não terei problemas nesse novo bairro com ruídos externos e o vazamento não terei problemas, vou pesquisar sobre a porta pois não terei janelas e o mobiliário vou pegar dica com a galera, mas não sairei distribuindo vou colocar somente o necessário para a sala dedicada.

    As medidas definida será 3m de altura, 4,8m largura e 7m de comprimento, precisarei fazer tratamento de graves?



    Em uma sala toda fechada não terei problemas com umidade? preciso fazer algo?
    Obrigado pelas respostas galera.
     
  7. Dennis

    Dennis Moderador


    Desde 21 Mai 2002
    • 1
  8. m-costa

    m-costa Usuário

    53 19 11

    Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    As frequências a serem estudadas são aquelas que ouvimos, 20Hz a 20kHz.
    Estudar as proporções está ligado ao estudo dos modos da sala e estudar os modos está ligado somente a uma faixa de frequência. Aqui eu expliquei um pouco disso.



    Os modos consideram as paredes sem tratamento (todas iguais e paredes rígidas). Se você faz um tratamento isso muda. É um bom começo, mas não é tudo.
    Por exemplo, posso ter uma sala com tratamento bem feito fora das proporções ideais que tem uma acústica melhor que uma sala com proporções ideais e tratamento ruim.

    Se você vai fazer tratamento na sala, tratar os graves já faz parte.

    Usar um software não te garante nada. Os softwares de engenharia tem 3 partes, entrada de dados, processamento das informações e leitura de resultados. A primeira e a terceira parte depende do usuário, a segunda o software faz baseado nas configurações que o usuário estabeleceu. Em resumo, não dá para usar direito sem saber a teoria por trás.

    Tem que ter ar condicionado em sala fechada e ele já faz o trabalho de retirar a umidade.
     
  9. Kensou

    Kensou Usuário


    Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    Já havia lido este e outros tópicos e vasculhado na internet, mas não tinha a proporção ideal muita divergência, como agora não tenho a limitação de espaço vou fazer a proporção 1;1,6;2,33 mas não tive a informação da proporção ideal.

    Já defini o tamanho da sala e vou colocar carpete na sala inteira, por enquanto somente esse tratamento, vou fazer o tratamento a fundo quando tiver os equipamentos e coloca-los na sala com a sala "crua" para depois fazer as mudanças necessárias ou você tem alguma dica?
    Eu vou ter que estudar mais para poder fazer o estudo das frequências como você colocou no vídeo, pois sou leigo nessa parte e não entendi muito o que você falou, uhahuauhahuauuha, o que você acha do carpete de inicio antes de fazer outros tratamentos?
    Saberia me dizer o local ao certo para se colocar o ar condicionado?
     
  10. cristianolo

    cristianolo Usuário


    Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    acho que não me fiz entender
    a menos que ele vá EFETIVAMENTE fazer um tratamento de graves BEM FEITO (não daqueles "ahh mas assim é muito caro, vou simplificar") deixar sobra de tamanho na sala vai trazer mais prejuízo que vantagens
    é melhor fazer uma sala não tratada, mas dimensionada corretamente e com o sistema bem posicionado, já prevendo de antemão prós e contras, do que não dimensionar corretamente achando que depois dá conta de tratar e parar no meio do caminho com uma sala ruim
     
  11. m-costa

    m-costa Usuário

    53 19 11

    Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Tá, aí faz algum sentido, mas do jeito que o pessoal fala (em geral, ninguém especificamente) parece que se seguir as proporções ideais está tudo resolvido e está longe disso.
    Tanto é que tem vários autores que chegaram a medidas diferentes então não é garantia de não ter onda estacionária, fora os outros defeitos que uma sala pode ter e que não se resolvem com essas medidas.
     
  12. cristianolo

    cristianolo Usuário


    Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Retomando...
    Leia o livro Acústica de Salas, do Eric Brandão
    https://www.amazon.com.br/Acústica-..._52073337753_242620863014_pla-395483868368_m_
    É acadêmico, então explica de forma profunda a parte matemática, mas em seguida simplifica e qualquer pessoa dedicaca consegue absorver

    Teste a proporção 1:1,28:1,54

    O software q comentei baixa aqui
    https://www.roomeqwizard.com/
    Como disse, ele tem uma pequena seção de predição para salas de geometria regular, bem intuitivo se já tiver familiaridade com parte dos conceitos
    Coloque tamanhos, defina posição de escuta e das caixas, veja no gráfico como cada escolha feita se reflete no que tu pode esperar de problemas e programe como pode tratar isso ANTES de executar o serviço
    Lembrando que ele atua somente na região dos modos, e no caso dele limitado aos 200Hz (dependendo do autor, essa região varia um pouco pra mais ou pra menos q isso), até pq tratamento para região superior a isso é MUITO mais fácil de ser feito que para subgraves, hj em dia materiais acústicos atuam muito bem já a partir dos 150Hz

    Acho que fazer sem janelas é anti higiênico, o ambiente precisa de renovação de ar, iluminação natural
    A menos q a climatização seja bem planejada
    Apenas como exemplo, um amigo precisa deixar o desumidificador ligado 24/7 na sala dele, que é um porão e muita umidade vem das paredes

    Uma coisa... É uma sala para áudio ou vídeo (em que proporção) ?
     
  13. Kensou

    Kensou Usuário


    Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    Mais uma proporção, uhauauhauhauhauh, agora quer confundir mais minha cabeça e essa proporção é quase quadrada, não é ruim? vou verificar se tem esse livro por aqui, essa proporção que você passou está indicada no livro ou você me passou somente para entrar nas medidas? Defini fazer a sala dedicada separada do resto da casa, mas se a janela não for problema para a acústica estou pensando em colocar de volta na casa pois no projeto da casa o comprimento tem limite.

    Eu queria uma sala para vídeo mas queria que ficasse com uma boa acústica e gostei muito da sala dedicada do Cezar que também está nos tópicos listados e vi outros projetos e cada vez está mais difícil escolher a proporção.
     
  14. cristianolo

    cristianolo Usuário


    Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Quase quadrada não é quadrada :)
    O importante é ter uma distribuição modal adequada, no momento que mais de um modo for coincidente, aí o problema é grande
    Lembrando que posicionamento das caixas e ouvintes é tão importante quanto as dimensões em si
     
  15. hugo alvim

    hugo alvim Usuário

    Também tenho esta dúvida. Minha sala de video terá 4,5m de largura, 5,5m de profundidade e 3m de pé direito. Joguei em softwares e planilhas e..... fiquei boiando com os gráficos, sem saber se são bons ou ruins.
    Pretendo fazer uma sala com 2 fileiras de sofás, sendo a segunda elevada. Isto reduz o volume da sala. Seria um problema?
     
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso