Anúncio do HT Forum

Construção de sala dedicada - Medidas ideais e acústicas

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Kensou, 3 Out 2018.

1. Kensou

Kensou Usuário

Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    Fala ai galera.
    Vou começar a construir e queria saber qual a melhor medida para a construção da sala dedicada, há muita divergência nas informações por isso resolvi criar o tópico para esclarecimento se possível.
    O comprimento da sala consigo no máximo 5,50 devido aos outros cômodos, largura e altura posso alterar conforme a galera me informar qual a melhor proporção, pelo que eu pesquisei tenho as 3 proporções a seguir:

1 - 2,3 - 3,00 - Nesta proporção a altura fica com 1,84 muito baixa.
    1 - 1,6 - 2,33 - Nesta proporção a altura não fica tão baixa mas fico apenas com 3,77 de largura.
    1 - 1,6 - 1,80 - Nesta proporção fica o ideal mas não é a melhor proporção.

Levando em conta somente a proporção desejada a ultima proporção seria a melhor devido as medidas que ficaram boas, mas como eu quero a melhor proporção para uma sala dedicada pergunto-lhes, vale a pena sacrificar a altura ou a largura para escolher uma das outras duas proporções listadas? Ou se tiver outra proporção e eu não tenho conhecimento favor mencionar no post.
    Sobre acústica e design da sala eu gostaria de saber se seria melhor com ou sem janela e se for melhor com a janela qual janela eu teria que comprar? Tem janelas feitas para melhorar a acústica ou tenho que pedir para ser feita?
    A porta eu tenho também que pedir para fazer ou teria portas feito para melhorar a acústica? Tenho que fazer algo especial ao redor da porta ou algo do gênero? Seria melhor colocar a porta em qual lado da sala pois dependendo eu ajusto o cômodo e realoco a porta.
    Os moveis dispostos atrapalham muito na acústica o que eu poderia ter na sala que não prejudicasse a acústica?

Desde já agradeço a ajuda e peço desculpas se o post ficou grande. :)

2. m-costa

m-costa Usuário

62 41 11

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Tem vários autores que sugerem proporções ideais, não tem um mais correto porque a proporção ideal é só um ponto de partida e ela está relacionada só a uma determinada faixa de frequência, precisa estudar todo o resto.

Preferencialmente sem janela. Posicionamento da porta depende do tratamento que pretende fazer, do posicionamento das caixas também. Tem quem mande fazer a porta para ficar mais barata, se puder, compra uma porta acústica pronta.

Alguns móveis podem vir a colaborar na acústica, outros podem atrapalhar. Depende o que é, como vai posicionar.

3. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Dê uma procurada na planilha do Solon do Valle e na OMiD
    Procure também o software REW, ele tem uma seção de cálculo modal onde se pode simular tamanho de salas regulares e posicionamento de caixas e ouvinte

A menos q vá fazer um sistema de tratamento para graves bastante pesado não precisa se preocupar com deixar tamanho de sala sobrando

A menos q sofra com entrada de ruídos externos e tb não queira vazamento, não precisa se preocupar com portas e janelas especiais, compre um sistema relativamente bem vedado, apenas

Se preocupe em colocar as aberturas em posições que não atrapalhem o tratamento acústico, principalmente pontos de primeira reflexão

Mobiliário não é preocupante, a menos q resolva fazer algo tipo um armário espelhado exatamente atrás do sofá, ou coisa do tipo

4. m-costa

m-costa Usuário

62 41 11

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Na verdade é o contrário, o tamanho e a proporção da sala é justamente para ter menos problema com graves. O tratamento dos graves sempre se faz necessário em uma sala pequena assim, tendo ou não as proporções ideais.

5. INTERATIVA 44

INTERATIVA 44 Usuário

Desde 26 Fev 2009
    BLUMENAU -SC - BRASIL
    Olá , tudo bem .... algumas sugestões de sites :

Boa sorte ...

6. Kensou

Kensou Usuário

Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    No caso a faixa de frequência está relacionado com o conteúdo que vou utilizar que será para filmes e games? Como sei que faixa deixar?
    Vou fazer sem janela mesmo e defini que vou utilizar a proporção 1-1,6-2,33 com as medidas 3-4,8-7, não terá muitos moveis e vou seguir a risca o que for sugerido, por isso mudei todo o projeto, a porta vou fazer uma pesquisa legal em cima.

Baixei a planilha do Solon mas as medidas que eu coloco faz com que a linha verde suma, a proporção 1-1,6-2,33 não seria bom então? estou procurado o software, parece que não terei problemas nesse novo bairro com ruídos externos e o vazamento não terei problemas, vou pesquisar sobre a porta pois não terei janelas e o mobiliário vou pegar dica com a galera, mas não sairei distribuindo vou colocar somente o necessário para a sala dedicada.

As medidas definida será 3m de altura, 4,8m largura e 7m de comprimento, precisarei fazer tratamento de graves?

Em uma sala toda fechada não terei problemas com umidade? preciso fazer algo?
    Obrigado pelas respostas galera.

7. Dennis

Dennis Moderador

Desde 21 Mai 2002
    • 1
  8. m-costa

m-costa Usuário

62 41 11

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    As frequências a serem estudadas são aquelas que ouvimos, 20Hz a 20kHz.
    Estudar as proporções está ligado ao estudo dos modos da sala e estudar os modos está ligado somente a uma faixa de frequência. Aqui eu expliquei um pouco disso.

Os modos consideram as paredes sem tratamento (todas iguais e paredes rígidas). Se você faz um tratamento isso muda. É um bom começo, mas não é tudo.
    Por exemplo, posso ter uma sala com tratamento bem feito fora das proporções ideais que tem uma acústica melhor que uma sala com proporções ideais e tratamento ruim.

Se você vai fazer tratamento na sala, tratar os graves já faz parte.

Usar um software não te garante nada. Os softwares de engenharia tem 3 partes, entrada de dados, processamento das informações e leitura de resultados. A primeira e a terceira parte depende do usuário, a segunda o software faz baseado nas configurações que o usuário estabeleceu. Em resumo, não dá para usar direito sem saber a teoria por trás.

Tem que ter ar condicionado em sala fechada e ele já faz o trabalho de retirar a umidade.

9. Kensou

Kensou Usuário

Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    Já havia lido este e outros tópicos e vasculhado na internet, mas não tinha a proporção ideal muita divergência, como agora não tenho a limitação de espaço vou fazer a proporção 1;1,6;2,33 mas não tive a informação da proporção ideal.

Já defini o tamanho da sala e vou colocar carpete na sala inteira, por enquanto somente esse tratamento, vou fazer o tratamento a fundo quando tiver os equipamentos e coloca-los na sala com a sala "crua" para depois fazer as mudanças necessárias ou você tem alguma dica?
    Eu vou ter que estudar mais para poder fazer o estudo das frequências como você colocou no vídeo, pois sou leigo nessa parte e não entendi muito o que você falou, uhahuauhahuauuha, o que você acha do carpete de inicio antes de fazer outros tratamentos?
    Saberia me dizer o local ao certo para se colocar o ar condicionado?

10. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    acho que não me fiz entender
    a menos que ele vá EFETIVAMENTE fazer um tratamento de graves BEM FEITO (não daqueles "ahh mas assim é muito caro, vou simplificar") deixar sobra de tamanho na sala vai trazer mais prejuízo que vantagens
    é melhor fazer uma sala não tratada, mas dimensionada corretamente e com o sistema bem posicionado, já prevendo de antemão prós e contras, do que não dimensionar corretamente achando que depois dá conta de tratar e parar no meio do caminho com uma sala ruim

11. m-costa

m-costa Usuário

62 41 11

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Tá, aí faz algum sentido, mas do jeito que o pessoal fala (em geral, ninguém especificamente) parece que se seguir as proporções ideais está tudo resolvido e está longe disso.
    Tanto é que tem vários autores que chegaram a medidas diferentes então não é garantia de não ter onda estacionária, fora os outros defeitos que uma sala pode ter e que não se resolvem com essas medidas.

12. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Retomando...
    Leia o livro Acústica de Salas, do Eric Brandão
    https://www.amazon.com.br/Acústica-..._52073337753_242620863014_pla-395483868368_m_
    É acadêmico, então explica de forma profunda a parte matemática, mas em seguida simplifica e qualquer pessoa dedicaca consegue absorver

Teste a proporção 1:1,28:1,54

O software q comentei baixa aqui
    https://www.roomeqwizard.com/
    Como disse, ele tem uma pequena seção de predição para salas de geometria regular, bem intuitivo se já tiver familiaridade com parte dos conceitos
    Coloque tamanhos, defina posição de escuta e das caixas, veja no gráfico como cada escolha feita se reflete no que tu pode esperar de problemas e programe como pode tratar isso ANTES de executar o serviço
    Lembrando que ele atua somente na região dos modos, e no caso dele limitado aos 200Hz (dependendo do autor, essa região varia um pouco pra mais ou pra menos q isso), até pq tratamento para região superior a isso é MUITO mais fácil de ser feito que para subgraves, hj em dia materiais acústicos atuam muito bem já a partir dos 150Hz

Acho que fazer sem janelas é anti higiênico, o ambiente precisa de renovação de ar, iluminação natural
    A menos q a climatização seja bem planejada
    Apenas como exemplo, um amigo precisa deixar o desumidificador ligado 24/7 na sala dele, que é um porão e muita umidade vem das paredes

Uma coisa... É uma sala para áudio ou vídeo (em que proporção) ?

13. Kensou

Kensou Usuário

Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    Mais uma proporção, uhauauhauhauhauh, agora quer confundir mais minha cabeça e essa proporção é quase quadrada, não é ruim? vou verificar se tem esse livro por aqui, essa proporção que você passou está indicada no livro ou você me passou somente para entrar nas medidas? Defini fazer a sala dedicada separada do resto da casa, mas se a janela não for problema para a acústica estou pensando em colocar de volta na casa pois no projeto da casa o comprimento tem limite.

Eu queria uma sala para vídeo mas queria que ficasse com uma boa acústica e gostei muito da sala dedicada do Cezar que também está nos tópicos listados e vi outros projetos e cada vez está mais difícil escolher a proporção.

14. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Quase quadrada não é quadrada :)
    O importante é ter uma distribuição modal adequada, no momento que mais de um modo for coincidente, aí o problema é grande
    Lembrando que posicionamento das caixas e ouvintes é tão importante quanto as dimensões em si

• 1
  15. hugo alvim

hugo alvim Usuário

Também tenho esta dúvida. Minha sala de video terá 4,5m de largura, 5,5m de profundidade e 3m de pé direito. Joguei em softwares e planilhas e..... fiquei boiando com os gráficos, sem saber se são bons ou ruins.
    Pretendo fazer uma sala com 2 fileiras de sofás, sendo a segunda elevada. Isto reduz o volume da sala. Seria um problema?

• 1
  16. m-costa

m-costa Usuário

62 41 11

Desde 15 Jan 2018
    São Paulo
    Não, o volume é só comprimento x largura x altura, o que tem dentro não interfere nessa parte.
    Os móveis vão interferir na absorção e reflexão. Uma fileira a mais de sofá tem uma absorção a mais a ser considerada.

Existe norma técnica para fazer a segunda fileira elevada, assim não corre o risco de colocar em uma posição errada e ficar com um ângulo ruim em relação a outra fileira e a tela. Se estiver de acordo com a norma, não seria um problema.

• 1
  17. rphdantas

rphdantas Usuário

357 162 78

Desde 27 Jul 2010
    Fortaleza, CE
    Olá amigos.

Desculpem a pergunta"leiga".
    Estou com uma duvida para melhorar a acustica da minha sala. Alguém aqui já precisou "vedar" a porta da sala do apt, com relação a diminuir a fuga de áudio?
    Fiquei imaginando se teria alguma borracha ou alguma solução caseira pra ajudar nisso..

Obrigado!

18. Kensou

Kensou Usuário

Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    Pelo que andei vendo a galera coloca borracha para vedar, vou deixar o link da sala dedicada do Edu, na pagina 10 o usuário pankeka mostrou fotos da borracha sendo colocada, sua porta já foi colocada ou você vai trocar?
    https://www.htforum.com/forum/threads/construcao-de-uma-sala-dedicada-para-filmes.227549/page-10

19. Kensou

Kensou Usuário

Desde 23 Out 2008
    Mogi Mirim
    Entendi, como o sistema será 7.1 a sala teria que ser mais comprida correto? ou também vai depender da disposição das poltronas?

20. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Procure entender sobre os critérios de Bonelo e Bolt

Como eu falei antes, o importante é a distribuição dos modos, pois no momento que os modos são coincidentes, eles somam ou subtraem muito mais energia em um determinado ponto da sala, deixando o tratamento mais complicado
    Quando a distribuição de modos é mais exparsa, mais fácil tratar o ambiente

Compre o livro q citei acima, tem um capítulo inteiro sobre modos, bastante didático

Só pra ficar com a pulga atrás da orelha, teste 3,0x4,3x5,5m
    Joga na planilha e vê o q acontece, compara com a medida q tu propõe

Sobre sofá, quanto mais, melhor, ajuda no tratamento, só cuidar no posicionamento, como o m-costa falou

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso