Anúncio do HT Forum

Controle Consumo Energia

Discussão em 'Automação' iniciada por romeozanelato, 10 Jan 2019.

1. romeozanelato

romeozanelato Usuário

Desde 30 Nov 2018
    sao paulo
    fala ae.. alguem sabe como controlar consumo de energia da casa ou de aparelhos eletronicos individualmente ? vi que nos USA tem alguns plugs que vc coloca na tomada e pluga nele o eletronico ai ele mede consumo e mostra no app..

alguem pra indicar algum?

valeu

2. tasv

tasv Usuário

Desde 13 Mai 2008
    Belo Horizonte/MG/Brasil
  3. tasv

tasv Usuário

Desde 13 Mai 2008
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Particularmente para monitorar a geração de energia do meu sistema fotovoltaico, eu desenvolvi o meu próprio dispositivo:

potencia_acumulada.jpeg potencia.jpeg

4. romeozanelato

romeozanelato Usuário

Desde 30 Nov 2018
    sao paulo
  5. DarkSupremo

DarkSupremo Usuário

Desde 29 Dez 2008
    Rio de Janeiro
    Basicamente, você liga a energia nele, e na saída dele, você liga o aparelho que quer monitorar/controlar

Copiando o que coloquei em outro tópico aqui:

Comecei a gravar o consumo ontem, mas pelo que observei, durante o pico inicial, ele atinge em torno de 1500-1700W, depois que estabiliza a temperatura (24/25º) o consumo cai pra em torno de 250-280W

Pra medir usei o Sonoff Pow R2 (com custom firmware Tasmota), enviando os dados via MQTT para o InfluxDB, e usando o front-end Grafana pra exibir os gráficos.

6. UrielDias

UrielDias Usuário

343 100 83

Desde 15 Fev 2015
    Ubá_MG
    Também há desses "plug and play",mais simples para usar para medir aparelhos individualmente,mas tem que prestar atenção no máximo de "watts" que ele suporta,há vários modelos com diversa specs.

• 1
  7. DNRT

DNRT Usuário

29.281 23.197 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    @DarkSupremo@DarkSupremo, se não for pedir muito você poderia postar uma foto da tomada sem a tampa? Gostaria de ver como você fez a conexão dos fios.

Outra dúvida. Você precisou alterar o software pra poder fazer a medição? Ele não tem nenhum APP original? (Desculpas se não consegui me expressar direito).

Obrigado.

8. DarkSupremo

DarkSupremo Usuário

Desde 29 Dez 2008
    Rio de Janeiro
    Eu alterei o firmware pra poder unificar os dados todos e ter gráficos/relatórios mais customizados, como o da foto que coloquei a cima (mas pra isso, da trabalho). O firmware original já faz medição também através do aplicativo mobile EWelink, mas é bem mais limitado.

Aqui tem algumas explicações com imagens do app oficial, mas em inglês: http://ewelink.coolkit.cc/?p=1567

A ligação não tem mistério, na própria tampa tem a descrição de onde vai cada fio

upload_2019-1-23_23-46-15.png

• 1
  9. DNRT

DNRT Usuário

29.281 23.197 966

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    Obrigado, @DarkSupremo@DarkSupremo. O software original deve servir pra mim, pois o meu objetivo é só verificar o consumo de alguns aparelhos e verificar se tem algum vilão na história, rs. Eu iria conectar e deixar dois, três dias em cada aparelho e verificar o consumo. Também estou pesquisando algumas opções "plug and play" citadas pelo @UrielDias@UrielDias.

Obrigado aos dois.

• 1
  10. UrielDias

UrielDias Usuário

343 100 83

Desde 15 Fev 2015
    Ubá_MG
    Também é interessante para mim que logo logo farei um "tira teima" do consumo máximo do meu PC que só a placa de vídeo recomenda 550w de fonte e uso uma mini fonte de 350w e já fiz teste de stress com tudo no máximo (cpu e vga a 100% de uso) e tudo funcionou belezinha,em testes com esse aparelho que citei com uma config semelhante a minha o PC não chegou a consumir nem 270w,isso com CPU e VGA a 100%.

• 1
  11. DarkSupremo

DarkSupremo Usuário

Desde 29 Dez 2008
    Rio de Janeiro
    Meu pc tem fonte de 900W real, placa de video GeForce GTX 1070, i7 e jogando Dota 2, o pico de consumo foi 348W

upload_2019-1-24_0-57-31.png

12. UrielDias

UrielDias Usuário

343 100 83

Desde 15 Fev 2015
    Ubá_MG
    Eita,estranho em,dota n é tão pesado,a minha fonte é da Seasonic,uma das marcas mais eficientes em fontes,já vi tests com fonte Seasonic vs outras marcas e o consumo nas outras marcas eram sempre maiores.
    Para arriscar na minha empreitada eu levei em consideração este vídeo aqui:

Quando montei tinha um i5 7600k agora tô com um i7 7700k mas entre os dois não sobe tanto o consumo.
    Tive que fazer isso para "compactar" o meu pc que uso na sala e fontes SFX são caríssimas,essa foi a mais em conta e eficiente que encontrei.

13. UrielDias

UrielDias Usuário

343 100 83

Desde 15 Fev 2015
    Ubá_MG
    A ,e também pretendo diminuir o tamanho do meu gabinete,o meu mesmo sendo ITX acho um pouco grandinho,vou fazer um na medida das minhas peças que são as menores possíveis que pude comprar.

14. DarkSupremo

DarkSupremo Usuário

Desde 29 Dez 2008
    Rio de Janeiro
    Ah, detalhe, os 348W inclui o PC, 2 monitores, modem e afins

15. UrielDias

UrielDias Usuário

343 100 83

Desde 15 Fev 2015
    Ubá_MG
    A,explicado,dos periféricos já vai bem mais de 50w,se fosse medido só o pc daria bem menos,por isso achei estranho,e tbm conta se usa WC e vários fans no gabinete.

• 1
  16. rodrigojoi

rodrigojoi Usuário

2.158 1.295 411

Desde 21 Set 2010
    Joinville/SC/brasil
    Alguém conhece algum medidor bifásico (220/380V) que possa ligar na entrada do quadro de distribuição do apartamento? O problema é que o quadro esta quase todo ocupado, nos dois trilhos din só resta espaço equivalente a um disjuntor monofásico em cada trilho, ou seja, não caberia um medidor multifásico de trilho, teria que ser algo para ligar direto nos cabos de entrada e que fizesse medição via wifi ou algo do gênero (bem compacto). Ou se pudesse fazer uma derivação para outro ponto onde seria a medição, mas não sei se seria possível/confiável.
    Estou com o pé atrás com meu medidor da ccs.

17. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Interessante em termos de levantamento e cálculo do consumo de carga total de um ambiente ...Agora para o cálculo da carga térmica pra dimensionar condicionadores de ar por exemplo que é minha área de atuação tem que se ter em mãos esse consumo real e multiplicar por um fator para transformar esse watt´s potencia em watt´s calor (ou Kcal ,btu´s etc)

Eletronicos irradiam e dissipam muito calor mesmo com baixa potencia nominal elétrica de trabalho.

Legal o tópico.Vou dar uma zapeada com certeza vai me ajudar. Pra ir adiantando, existe uma tabela de potência de consumo de eletrônicos ?

Como não manjo nada de som e vídeo, Os agregados e periféricos também dão um up nesse consumo com certeza ..O dialeto de vc´s pra mim é grego kkkkk

Abração ..jairo

• 1
  18. UrielDias

UrielDias Usuário

343 100 83

Desde 15 Fev 2015
    Ubá_MG
    Sim,já vi várias,mas varia de modelo para modelo,ex,tem lá TV led 42" consumo = X,porém nem todos os modelos terá o mesmo consumo,colocam uma média

19. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Pra mim já serve como média ou aproximação pra transformar watt´s potencia elétrica em watt´s calor .
    kkk Vou ter que ler o manual de "tecnês" se vc´s e aprender.Tipo essas coisinhas/equipamentos escritas em vermelhas,azuis,roxas,laranjas e verdes que vc´s chamam de "meu sistema " kkk

Seu nick tenho a impressão de já tê-lo visto ou lido sobre em algum lugar ,mas a idade não ajuda .É o rasputin?

Obrigado por responder abraço.

20. UrielDias

UrielDias Usuário

343 100 83

Desde 15 Fev 2015
    Ubá_MG
    Meu nick é meu nome mesmo,Uriel Dias,e sim é o Rasputin na foto,pode ter visto em outros forums que participo,ou no orkut a décadas atrás ^^

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso