Anúncio do HT Forum

CONVERSÃO FITA VÍDEO P/ DVD CÓDIGO "N-LINHA"

Discussão em 'TVs de Tubo (CRT), Retroprojeção e VCRs' iniciada por Augusto Epprecht, 4 Jan 2011.

1. Augusto Epprecht

Augusto Epprecht Usuário

1 0 0

Desde 4 Jan 2011
    São Paulo/SP/Brasil
    Tenho algumas fitas de vídeo cassete gravadas na década de 1980 em um sistema chamado "n-linha" (mix de NTSC e PAL-M) que desejo converter para DVD. Alguém pode me ajudar?

2. FININHO

FININHO Usuário

Desde 25 Nov 2006
    macaé/rj/brasil
    eu tenho um video que le todos os sistemas se quiser mande me um que tento fazer pra vc, mande email semfilho@gmail.com abraços

3. Alexandre Dimas

Alexandre Dimas Usuário

Desde 11 Jan 2010
    Tatuí-SP
    PessoALL, estou com um problema parecido, trabalho em um conservatório músical onde as filmagens antigamente eram feitas via VHS (decada de 80 tb) e o pessoal quer digitalizar esses VHS, entretanto nem faço idéia em que sistema de cores foram gravadas (creio que Pal-M mesmo)

gostaria encarecidamente da ajuda de vocês, que equipamento seria mais interessante adquirir para digitalizar essas fitas para que as mesmas fiquem com a melhor qualidade possivel?

(já fiz um teste com uma placa de captura da pixelview, ou as cores ficam esquisitas, ou fica em preto e branco)

Obrigado,

Atenciosamente,

Alexandre Dimas.

4. Alexandre Dimas

Alexandre Dimas Usuário

Desde 11 Jan 2010
    Tatuí-SP
    UP, e ae pessoALL? alguma alma caridosa?

5. bacalhaucruzmaltino

bacalhaucruzmaltino Usuário

Desde 20 Nov 2006
    Duque de Caxias - RJ
    Alexandre

O Sistema/Padrão de Côr gravado em Fita VHS por FILMADORA, pode ser NTSC (Eua/Brasil) ou PAL (Europa), dependendo de onde foi adquirida.

A conversão de VHS para DVD é um trabalho complexo, principalmernte quando não se tem o CONHECIMENTO e o EQUIPAMENTO necessário.

Se houver a possibilidade, informe Marca/Modelo da Filmadora usada nas Gravações, do VCR e da Placa de Captura que serão usados nas Conversões.

Abraços

6. ERESDB

ERESDB Usuário

Desde 18 Jul 2004
    SÃO PAULO-SP
    Alexandre

Se as gravações foram feitas a partir de VCR de programas de tv aqui no Brasil,vc provavelmente tem fitas com sistema PAL-M,já se as gravações foram feitas de uma filmadora ela pode ser como foi dito acima NTSC (EUA/Brasil ) ou Pal (europeu)
    De qualquer forma para que vc faça as gravaçoes em DVD voce vai presisar dela como reprodutor ou VCR que as reproduzam (Hoje se vc quiser ver estas fitas vc usa que aparelho ? Independente de sua resposta ,caso vc consiga assisti-las ,no meu entender a forma mais facil de se fazer copias em DVD é com certeza o gravador de mesa ,neste aparelho voce tem desde entradas RCA para audio e video (as mais antigas,analogicas ) até as de HDMI (as mais recentes ,digitais) e o processo é o mesmo se gravava as fitas de antigamente ,o unico problema é que deixaram de comercializar estes aparelhos em lojas convencionais,dei uma pesquisada e encontrei varios a venda no Mercado Livre(todo cuidado é pouco !!!) como encontrei nos classificados do HTForum só que já vendidos em 03/2011 por R250.00.
    Passei por este problema com mais de 80 fitas caseiras gravadas ao longo 20 anos em filmadoras VHS ,SVHS ,8mm e as ultimas em DV ,e todas foram copiadas para DVD usando com fonte de reproduçào as propias filmadoras,antes de comprar o gravador de mesa tentei fazer este trabalho via placa de captura no PC e tive dificuldades por não ter um processador potente o suficiente para lidar com video,aliado a minha falta de experiencia.
    Espero ter ajudado
    abs.

7. Alexandre Dimas

Alexandre Dimas Usuário

Desde 11 Jan 2010
    Tatuí-SP
    PessoALL, obrigado pelas respostas, então sobre como eram gravadas, eu não faço a minima idéia de como foram gravadas, sei que existe em algum lugar lá no trampo uma filmadora antigassa, que pode ser que seja ela, vou dar uma procurada pra ver se eu acho, sobre como eu "assisto \ reproduzo" as mesmas, a resposta é por um video cassete bem antigo da panasonic, que preciso ver o modelo do mesmo, e qdo as reproduzo, na placa de captura, as cores ficam "estranhas" e qdo as reproduzo na TV fica normal....

8. bacalhaucruzmaltino

Desde 20 Nov 2006
    Duque de Caxias - RJ
    Alexandre

Baseado em seu comentario, acredito que as Fitas VHS foram gravadas em NTSC (Otimo), mas ainda é necessario, informar a Marca/Modelo dos Equipamentos (Filmadora/Vcr/Placa de Captura) para se confirmar o sistema e a compatibilidade entre eles.

Os VCRs BR antigos reproduzem as Fitas Gravadas tanto em NTSC (Convertem internamente) quanto em PAL-M, e enviam o sinal em PAL-M que é reconhecido CORRETAMENTE pela TV, e mostrando a IMAGEM em côres.

Muitas Placas de Captura dão suporte a NTSC e NÃO ao PAL-M, e quando recebem o sinal do VCR mostram a imagem oscilando entre o Preto/Branco e Côres "Estranhas".

"Se" fôr isso que esteja acontecendo, será necessario usar um Transcoder PAL-M para NTSC entre o VCR e a Placa de Captura.

Abraços

9. Alexandre Dimas

Alexandre Dimas Usuário

Desde 11 Jan 2010
    Tatuí-SP
    bacalhaucruzmaltino, muito obrigado pelas dicas, assim que conseguir ter todas essas informações volto aqui, só uma duvida, claro pra saber a qualidade da placa será interessante vc saber a marca da mesma, mas será que rola? não vai ficar com uma qualidade muito ruim?

10. bacalhaucruzmaltino

Desde 20 Nov 2006
    Duque de Caxias - RJ
    Alexandre

A Captura via PC, NÃO depende apenas da Placa, e SIM de todo o HARDWARE.

Já testei Placas de Captura em PCs com otimas CONFIGURAÇÕES, e de marcas como a Encore/Pixelview/Pinacle, e todas apresentaram uma QUALIDADE de IMAGEM inferior aos Gravadores de Mesa.

Outro RECURSO importante que os Gravadores de Mesa "Nacionais" tem, é o reconhecimento automatico e gravação dos padrões NTSC e PAL-M, sem a necessidade do uso (Gasto) de um Transcoder, que no mercado hoje gira em tôrno de R$ 190,00 a R$ 250,00:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-195796648-transcoder-palm-ntsc-transcortec-n75s-_JM
    http://www.eletronicacomponel.com.br/transcoder-pal-m-para-ntsc-vip-color.html#
    http://www.lojadoprofissional.com.br/transcoder-palm-ntsc-tcpn2-vipcolor.html

No momento, tenho 2 funcionando perfeitamente, PHILIPS DVDR615BK e LG DR175, e em breve um 3º, porque bons equipamentos nunca são demais.

Caso tenha interesse, ainda se encontra no mercado o LG RH397H, sendo vendido entre R$ 699,00 e R$ 899,00:
    http://www.colombo.com.br/produto/Som-e-Video/Gravador-de-DVD-RH397H-Cabo-HDMI-LG
    http://www.magazineluiza.com.br/pro...Produto=2019236&linha=ET&Setor=EDGH&modelo=00
    http://www.americanas.com.br/produt...conexao-hdmi-entrada-usb-cabo-hdmi-incluso-lg
    http://www.submarino.com.br/produto...+hdd+de+160gb,+time+machine,+hdmi+-rh397h-+lg
    Em SP, ainda se encontra em Lojas de Usados na Santa Efigênia, ou tambem no Mercado Livre.

É importante lembrar, que a qualidade da conversão depende e muito do VCR usado (Boa Manutenção), e se o mesmo fôr MONO (um canal de audio) usar um adaptador para dividir o audio, porque tanto os Gravadores de Mesa quanto as Placas de Captura gravam o sinal de audio em dois canais:
    Ver anexo 55349
    Ver anexo 55350

Boa Sorte

Abraços

11. Cauptain

Cauptain Usuário

Desde 13 Fev 2010
    Salvador
    Um adendo: Pra quem quiser realmente passar fitas de VCR pra DVd, é mais que necessário o uso de um TBC. Com esse hardware, a gravação realmente será muito proxima do original, isso porque o VHS não tinha precisão em suas gravações e o TBC corrige isso.

É um hardware caro (em torno de 150,00 a 250,00 U$) e mesmo assim, depois de capturado, voce terá de usar 9caso queira uma qualidade acima do normal) filtros do AVISYNTH e nesse caso, haja um PC com processador de clock bem alto pra isso.

A qualidade final é algo excepcional.

Claudio

12. M_R_V

M_R_V Usuário

Desde 22 Nov 2006
    Rio de Janeiro, RJ
    O que é um TBC? Para que serve?

Odeio acrônimos!

13. RenJG

RenJG Usuário

Desde 26 Jan 2009
    Curitiba/PR/BR
    Onde podemos encontrar explicações para essas conversões?

14. fasegawa

fasegawa Usuário

Desde 20 Dez 2007
    Curitiba/PR/Brasil
    Converto da seguinte forma
    Envio o Sinal do VCR para a filmadora miniDV via cabo A/V, essa digitaliza a imagem e envia via FireWire para o micro.
    Dúvidas é só perguntar.

15. Mauro Guerreiro

Mauro Guerreiro Usuário

5 0 0

Desde 26 Jun 2013
    Rio de Janeiro
    Caro Augusto. Na verdade N-linha não era um sistema, mas um "gatilho" que mudava a frequência do cristal oscilador, para que vídeos importados NTSC, pudessem gravar e reproduzir programas da TV brasileira em Pal-M. Isto ocorreu antes da Sharp lançar o primeiro vídeo cassete VHS Pal-M no Brasil em out/82, o VC-8510. De nada vai adiantar utilizar vídeos que reproduzem vários sistemas do mundo, pois isto era uma adaptação brasileira. Eu mandei adaptar um vídeo meu na década de 80, para que pudesse ler fitas gravadas desse jeito. Se você ainda tiver essa necessidade e de acordo com a quantidade de fitas que tiver para passar para DVD, eu posso mandar adaptar um vídeo meu Pal-M para que leia estas fitas N-linha, e passá-las para DVD. O processo que utilizo para essa conversão é ultra profissional e tem o melhor resultado que possa existir de acordo com a qualidade da fita original. Abraço, Mauro Guerreiro.

16. CrisAlarcon

CrisAlarcon Usuário

Desde 3 Jul 2016
    Rio de Janeiro
    Tenho uma fita do meu casamento em pal m linha de 32 anos. Como posso converter para não perder tudo, po fvor?

17. aroldo campos

aroldo campos Usuário

2 0 2

Desde 27 Jan 2018
    Acre
    Olá, preciso de ajuda para recuperar imagens de fitas vhs gravadas em Pal n-linha. Pode me ajudar?