Anúncio do HT Forum

Cooktop de Indução Vs. Cooktop à Gás

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por LRMotta, 31 Jan 2012.

1. LRMotta

LRMotta Usuário

Desde 19 Jan 2007
    Caxias do Sul
    Olá colegas de fórum,

Estou decidindo os eletrodomésticos de meu novo apartamento e estou com uma dúvida: Cooktop de Indução Vs. Cooktop à Gás.

Estou entre dois modelos:

Indução:
    http://www.electrolux.com.br/produtos/cooktops-fogoes-de-mesa/Paginas/cooktop-ic60.aspx

G
    ás:
    http://www.electrolux.com.br/produtos/cooktops-fogoes-de-mesa/Paginas/cooktop-gc75g.aspx

A
    lguém teria um cooktop por indução e gostaria de dividir sua experiência?

O principal fator do de indução é o seu design, sem aquelas grades sobrepostas. Outra informação relevante é que já tenho as panelas apropriadas para ambos tipos de cooktop, mas gostaria de saber em relação a velocidade de aquecimento, se é mais fácil queimar a comida, etc...

Seguem algumas informações interessantes sobre o assunto que encontrei na Internet:

Obrigado,

2. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Pena que ninguém respondeu o tópico! O cooktop de indução apresenta outras vantagens:
    - Não pára de funcionar porque o gás acabou justo na hora de preparar a comida (em que outro momento ele acabaria já que só é usado para preparar comida?)
    - Especialmente em apartamentos ganha-se o espaço precioso do bujão de gás
    - Segurança - não há possibilidade de vazamento de gás e explosão
    - Aquece a comida mais rápido
    - É mais econômico, considerando-se o preço da energia elétrica e do gás de cozinha atualmente

3. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

Desde 30 Ago 2005
    Brasil/RS/Torres
    Acho interessantes os cooktops por indução, mas eu só teria um em conjunto a um convencional... Tenho várias panelas de barro que adoro usar, e ficariam inúteis se só tivesse o de indução...

4. MSR

MSR Usuário

Desde 11 Ago 2005
    Campina Grande, PB
    Tenho um cooktop de indução de uma boca no trabalho. Recomendo fortemente. A única limitação, realmente, é o tipo de panela.

Marcelo

5. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Comprei o meu Cooktop Electrolux IC-80 no Walmart.com e estou esperando chegar. Quando tiver usando ele posto aqui minhas impressões.

6. #Diego

#Diego Usuário

Desde 5 Mar 2011
    Porto Alegre
    A 6 meses troquei meu fogão a gás por dois cooktops de indução de 01 boca da Electrolux. A adaptação é super tranquila, depois de adquirir as panelas corretas se resume apenas em aprender a utilizar as diferentes potências da indução para cozinhar, que no primeiro mês se aprende quando utilizado frequentemente.
    Os prós são verdadeiros: é mais rápido cozinhar e aquecer água. O custo de energia ficou em cerca de 50% do valor de um botijão de 13kg ao mês (cozinhando diariamente). Os riscos de acidentes são muito baixos, visto que não vaza gás e não há chama, assim, com o uso do timer após ter alguma prática tu já sabe o tempo para cozinhar alguns alimentos, tu programa o tempo e pode ir fazer outras coisas, tomar um banho, ler notícias com muita tranquilidade, só não recomendo sair de casa e demorar pois é um equipamento elétrico, e penso que todo equipamento é sujeito a falhas e desgaste, assim, estar no local durante o uso é sempre prudente.
    O maior contra que tive foram ruídos metálicos durante a indução, que não ocorrem sempre, mas quando surgem permanecem em média nos 10 min. iniciais do uso, é um som tolerável, mas é chato, e talvez tenha a ver com o material da panela e alguma condição que ainda não consegui entender, visto que quando ocorre posso trocar de boca, que o som continua, como se o material da panela estivesse propiciando aquela condição até um momento que estabiliza e cessa. Outro ponto sonoro que não gostaria que fosse tão perceptível, mas desta vez em razão do modelo de equipamento que tenho é o barulho do cooler em funcionamento, este cooktop de 01 boca da Electrolux possui um cooler que liga junto com o aparelho, e pára alguns segundos depois dele ser desligado, é um som constante, e por isso sempre é notado, não é possível cozinhar em silêncio como num fogão com chama.

- - - Atualizado - - -

Então nelo_bsb já tem utilizado o fogão? Quais são suas impressões?

7. SabinLeon

SabinLeon Usuário

220 27 1

Desde 10 Out 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Estou querendo colocar um de indução no meu AP novo também. No aguardo de mais relatos!

8. Vicente Fonseca Filho

Vicente Fonseca Filho Usuário

4 0 1

Desde 2 Jan 2015
    Belém (PA)
    Alguém tem novidades sobre os fogões? Estou pretendendo comprar um e gostaria de saber opiniões a respeito de quem já possui.

9. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Estou usando o fogão de indução a 2 anos, e não volto para o gás nunca mais! Ferve a água rapidinho (questão de segundos) e prepara tudo muito bem sem lambança e sem ter que se preocupar com gás, vazamentos, troca do butijão, etc...

Só tem que tomar cuidado que a indução é muito potente mesmo, e se utilizar na potências de 7 a 9 a comida queima com o menor descuido. Para panela de pressão por exemplo, coloco no máximo na potência 6.

10. azrael_rj

azrael_rj Usuário

Desde 28 Jul 2009
    rio/rj
    Vcs não possuem gás encanado em apartamentos? Pensei que era proibido o uso de botijão em prédios.

Desculpe, sei que é mais rápido mas utilizar eletricidade para aquecimento nunca foi, e atualmente menos ainda, mais econômico do que gás. Pode ser mais prático, seguro e bonito, mas mais econômico não é.

11. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Bem... mas é possível calcular o custo do fogão.

Segue as minhas contas, no meu caso.

Cozinhamos em média aqui em casa por 30 minutos o almoço, com 2 bocas usando potência média (intensidade 6 de 10). No meu fogão electrolux as bocas médias tem 1800W de potência. Ajustando 2 bocas para potência em 70% do máximo, por 30 minutos temos então 1,8k * 70% * 2 bocas * 0,5 horas = 1,26 KWh por almoço. Aqui em Brasília este mês o KWh custou R$0,603. Logo cada almoço sai por R$0,76. Todos os almoços no mês sai por R$22.

Aí temos mais 2 minutos em potência máxima para ferver água para o café de manhã e de tarde, usando potência máxima em uma boca. R$0,07 por dia - R$2,17 por mês.

Temos aí um cálculo aproximado de R$24,17 por mês de conta luz para o fogão...

Jogando aí mais pra cima outros usos esporádicos do fogão, eu diria que custa em torno R$30 - R$40 por mês pra mim, na conta de luz. Isto usando muito (na minha opinião).

Com o botijão de gás custando em torno de R$60 aqui no DF (entregue em casa), seria como gastar um botijão a cada um mês e meio, mais ou menos.

O problema é que sinceramente eu não me lembro se o botijão de gás aqui durava mais ou menos de um mês, pois já faz 3 anos que tenho fogão de indução. Na época percebi um aumento de R$20 na conta de luz, na média. Eu acredito que seja o equivalente aos R$30 a R$40 que calculei acima - haja vista que a luz praticamente dobrou de preço... (e o gás também!)

Supondo que o fogão custe então o dobro do gás. Estou falando então da ordem de R$20 de gastos a mais no orçamento mensal pela segurança e praticidade (além de eficiência e elegância) do fogão de indução.

12. azrael_rj

azrael_rj Usuário

Desde 28 Jul 2009
    rio/rj
    Oi Nelo,

Neste consumo um botijão dura em média uns 3 meses. Aqui eu uso gas encanado tanto para cozimento qto para aquecimento no banho. Todos os chuveiros que verifiquei ficam na vazão máxima por conta da coluna d'água acima de mim, então pode imaginar que o aquecedor trabalha bem... Passamos quase 2 meses em casa, com muitas visitas e minha conta de gas veio 41 reais.

Aqui o kwh tá 0,86 e não me importaria de pagar 30 reais a mais na conta de luz para ter maior praticidade (eu tenho lava louças). Mas no meu caso e de quem faz uso mais intenso da cozinha o gasto será bem maior. Caso eu não tivesse gas encanado a história seria diferente. Mas tomar banho no aquecedor é bom demais.

13. Lucio666

Lucio666 Usuário

Desde 20 Ago 2008
    Santo André/SP
    Uma dúvida básica: forno de indução é contraindicado para quem tem pino/parafusso, principalmente perto das maos?

14. Diehl

Diehl Aprendendo sempre...

Desde 11 Out 2005
    RS
    O problema é quando falta luz,ai não tem comida em casa!

15. lunatico

lunatico Usuário

Desde 10 Fev 2008
    Vitória - ES
    Ah, por aqui quase não falta luz. E se faltar, nada lhe impede de comer fora de casa. Não vejo isso como ponto negativo.

Aproveitando o tópico, estou estudando me mudar para outro apartamento (alugado) com a patroa, e estou pretendendo optar por um fogão por indução. Semana passada compramos um kit de panelas da Lekssa (KS5 e KS5+) que são excelentes e todas compatíveis com o sistema de indução.

Para mim, o único ponto negativo é o preço, pois além de um cooktop custar 2500 reais, você perde um forno. E fornos de embutir à gás também são bem mais caros (e mais raros de se encontrar)... já os fornos elétricos que usam resistência consomem muita energia.

A Samsung tem no exterior um fogão de indução no formato tipo dos convencionais, com um forno junto. Porém, aqui não o vende e ele é extremamente caro.

Estou cogitando comprar um cooktop por indução desses portáteis, de apenas uma boca, pra ir testando e vendo como funciona, consumo e etc.

16. breder

breder Usuário

Desde 9 Mai 2006
    Minas Gerais
    Desculpem ressuscitar o tópico, mas estou pensando em comprar um BDJ77 da Brastemp:

https://www.brastemp.com.br/produto/cooktop-de-inducao-brastemp/#cor=cor-preto

Esse modelo tem 4 bocas e potência total de 7200 W.

1) Aqui em casa, um botijão de gás dura 45 dias e custa 85 reais, ou seja, um gasto de mais ou menos 60 reais por mês.
    2) Minha energia (CEMIG) custa 0.86 com impostos.
    3) Se considerar o exemplo do colega acima (nelo_bsb) e que este seria um uso equivalente a 3 meses de gás (como disse azrael_rj), eu poderia pegar esses valores e multiplicar por 2 para se adequar ao meu caso, ou seja:
    - Para cada 30 minutos de almoço: 2 * 1,8k * 70% * 2 bocas * 0,5 horas = 2,52 KWh = R$ 2,16 (energia a 0,86)
    - Total mês: R$ 65,00

Porém, aqui em casa sempre fazemos algo à noite, ou seja, esse valor talvez chega a uns 80/90 reais.
    Se esses cálculos estiverem corretos, acho que vale a pena pela praticidade e facilidade de limpeza.
    De qualquer forma, eu manteria um fogão a gás que fica em outra cozinha e poderia usar com outras panelas e também na falta de energia.

Se alguém puder dar algum pitaco para ajudar na decisão, será muito bem vindo!

Obrigado!
    Fabio

17. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Cara... as vantagens do fogão de indução vão muito além do fator "custo do combustível". É inteligente, você programa para desligar, não faz sujeira, não tem que se preocupar com espaço para butijão nem com encanamento. Os cozimentos são mais precisos... na potência máxima é mais forte que qualquer gás que você tiver! E tem ainda os diversos níveis intermediários.

É como comparar fogão à lenha com fogão à gás. É claro que a lenha é mais barata, e até mais prática... mas porque evoluiu para o gás? Agora vai a mesma coisa coisa... porque evoluir para indução?

• 1
  18. breder

breder Usuário

Desde 9 Mai 2006
    Minas Gerais
    Certamente minha comparação vai além do simples consumo de energia, mas saber se este não é algo exorbitante pesa sim na decisão, o que não parece ser o caso.

Grato

19. gujanuario

gujanuario Membro

Desde 8 Jan 2005
    São Bernardo do Campo_SP
    De 800 a 1000 reais em um jogo de panelas (marcas mais acessíveis) ? 1000 reais em uma panela de pressão? Conta de luz (bandeira vermelha) mais alta? To fora, não vejo benefícios nessa indução, a não ser desligar sozinho, que pra mim não é vantagem pois quem cozinha deve ficar na cozinha, e o design. Sem falar no meio ambiente, gás encanado é muito mais limpo.

Um botijão de 13kg dura em média sim 3 meses, aqui em SP esta na faixa de 65 reais (retirando) o que gera R$ 21,6/mês. Aqui em casa tenho Comgás, cozinhamos todos os dias e vem de 10 a 15 reais por mês de gás. Não vejo como vir apenas 7 reais de luz a mais com um fogão de indução ( o que justificaria a afirmação acima de economia de 50%)

20. breder

breder Usuário

Desde 9 Mai 2006
    Minas Gerais
    Cada caso é um caso.
    1) Moro em casa, obviamente sem gás encanado;
    2) Um botijão pro meu uso dura 45 dias e custa 85 reais, ou seja, 60 reais por mês;
    3) Já tenho panelas próprias, menos a de pressão, mas tenho duas cozinhas e um outro fogão a gás;

Então é complicado chegar aqui e bater o martelo dizendo se vale ou não a pena. É uma avaliação individual, mas baseando-se em experiências de outros.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso