Coronavírus / COVID-19

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por DaN!, 21 Mar 2020.

  1. DaN!

    DaN! Usuário

    8.808 2.583 821

    Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Estranhamente, até agora, ninguém tinha criado um tópico para, dentro de nossa comunidade virtual, trocarmos informações, discutirmos, ou até desabafarmos sobre esse vírus que simplesmente parou o mundo.

    Por aqui, as crianças estão em casa há uma semana e sem previsão de voltarem às aulas presenciais.

    Me preocupa muito como os grupos de risco passarão por isso, como se comportarão os sistemas de saúde público e privado e como as pessoas vão fazer para sobreviver com o país praticamente parando por alguns meses.
     
    • 4
  2. sereni

    sereni Usuário

    7.415 1.289 986

    Desde 1 Abr 2007
    São Paulo /SP/Brasil
    Pois é Dan, o mais preocupante é que não dá para ter uma idéia de prazo, o que infere grande insegurança com tudo. Os prazos passados até agora são estimativas, sem nenhuma certeza por não haver histórico ou resultados confirmados até então.
     
  3. DaN!

    DaN! Usuário

    8.808 2.583 821

    Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Exato.

    Hoje o Doria decretou quarenta de 15 dias no estado, com possibilidade de prorrogação.

    Falam que em abril já atingiremos o pico, mas a curva descendente só começaria mais para a frente.

    Chegam a falar que a coisa toda vai até setembro. Como empresas pequenas ou profissionais liberais vão resistir?
     
  4. Pamuju

    Pamuju Paulo


    Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Pois é ...
    Como comentei em outro tópico as contramedidas podem vir a ser mais danosas que o próprio vírus ...

    Acho que os governantes estão se protegendo da morte política e não querem arriscar nada ...
    Uma tragédia de grandes proporções vai trazer ainda mais a tona o descaso e roubo na saúde ...

    Enquanto isso a perda de renda de milhões de pessoas poderá vir a ser ainda mais mortal ...

    Penso nas centenas de pessoas que vendem lanches pelas ruas aqui da cidade ...
    Em uma sinaleira, tem um rapaz que vende pães caseiros, todo o dia chega com um cerro, e quando passo ao final do dia já foi embora ...
    Na sexta feira ao fim do dia ainda estava com a mesa desmontável que carrega praticamente cheia ...
    Mas para esses creio que não haveria salvação, quem compraria alimentos manipulados sabe lá de que forma.

    Enfim não vai ser fácil para uma economia já combalida com a nossa ....

    E se acontecer de novo ?
    Se esse vírus voltar mais resistente o ano que vem ?
     
    Última edição: 22 Mar 2020
    • 1
  5. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário


    Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    Já estamos tão bombardeados na internet com noticias sôbre a pandemia, mas a criação deste tópico pode ser uma ferramenta de ajuda. Na minha opinião devemos nos abster de colocações político/partidárias. Apenas para alertar e pedir.

    Ricardo.
     
    • 4
  6. PIPOCALOUCA

    PIPOCALOUCA Usuário

    3.968 3.117 166

    Desde 25 Set 2015
    brasil
    A coisa está tensa de mais :o
     
  7. Deixados

    Deixados Nós viemos em paz


    Desde 20 Jan 2011
    SP/Brasil
    O que me incomoda nisso tudo é que tem pessoas que não estão levando isso a sério. Tem gente encarando isso em bares, fazendo caminhadas em parques, etc.

    Se isso continuar assim, essa pandemia só está começando por aqui.

    No trabalho do meu cunhado, já desligaram 70 colaboradores e ele vai ficar 6 meses em casa, sem receber, e com uma filha de dois anos para cuidar.
     
    • 1
  8. Ragnar21

    Ragnar21 Camargo 21 ! Carpe Diem!

    A questão do isolamento dos parques e praias é bem polêmica, para mim, o perigo é muito maior num avião, num bar, num ônibus do que num parque ou praia, o problema é a concentração que esses ambientes proporcionam e as pessoas não conseguiram respeitar isso, mas ontem mesmo, numa rua, havia um grupo de amigos na frente de uma casa sentados numa mesa bebendo, se abraçando, e não respeitando o pedido de quarentena, isso somente seria eficaz, se as medidas proibissem as pessoas de saírem de casa, até la, complicado essa questão de onde deve ser proibido ou não, estar
     
  9. Felipe M. Duarte

    Felipe M. Duarte here comes my 19th nervous breakdown ...


    Desde 31 Out 2006
    Recife
    Essa é uma questão bem interessante ... mas é difícil imaginar como balancear essa equação: qual seria a medida de risco aceitável a submeter a população para resguardar a economia? Como calcular o tamanho da mazela economica que assolará as classes mais baixas?
    Mas eu gostei das ações do Reino unido que irá bancar parte dos salários dos trabalhadores. Penso que o Estado deve ter essa função de acudir em situações de tragédia, inclusive econômica.
     
  10. Victor Pax

    Victor Pax Usuário


    Desde 14 Set 2016
    São Paulo
    Minha mãe mora em um cidade pequena do interior e lá o supermercado já atende por whatsapp.

    Sobre regiões não afetadas... será que não estão?

    Só se faz teste em caso de internação grave e basta uma pessoa (caminhoneiro, turista, visita, etc) ter contato com uma pessoa que começa a propagação exponencial da doença que demora até 15 dias para apresentar sintomas, mas permite a contaminação logo de cara.

    Sobre o Japão, a pessoa é livre ao usar uma pulseira que monitora ela 24H por dia e registra com quem ela esteve em contato, por quanto tempo e a que distância ou um app de celular que faz o mesmo e em caso de contaminação todos as 200 pessoas com quem você mais teve contato receberão uma mensagem para serem testadas e se uma delas der positivo "a corrente continua".

    Última atualização da situação pela compilação do Biólogo Atila que é pesquisador de virologia e famoso divulgador cientifico.... a coisa é feia sim...:desculpe:



    Só ontem 600 pessoas morreram na Itália e minha esposa escutou na TV esporte que quarta alguns times de futebol já vão começar a voltar a treinar.. ou seja não estão levando nem um pouco a sério por lá.
     
  11. DaN!

    DaN! Usuário

    8.808 2.583 821

    Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Essa é a questão.

    Tem uma mistura aí de aversão ao risco do colapso na saúde, do colapso econômico e ainda acrescento uma boa dose de politicagem no meio das decisões.

    O que me intriga é a proporção mundial que a epidemia e as ações tomaram. Porque chegou nesse ponto, diferentemente de outras epidemias que já tivemos.
     
    Última edição: 22 Mar 2020
    • 1
  12. sereni

    sereni Usuário

    7.415 1.289 986

    Desde 1 Abr 2007
    São Paulo /SP/Brasil
    O problema hoje é o reaparecimento de casos locais na China, ou seja, quarentena seria solução desde que fosse continua, obviamente inviável. Resta ficar na torcida que algum medicamento possa ser eficiente no tratamento e assumir que a doença vá infectar a maioria, porém sem risco de morte porque haveria tratamento, não vejo outra solução.
    Aliás Dan, a proporção acredito ser exatamente por não haver tratamento e por rápida contaminação em um mundo globalizado.
     
    • 1
  13. Victor Pax

    Victor Pax Usuário


    Desde 14 Set 2016
    São Paulo
    Porque nas outras a transmissão era mais lenta, os sintomas apareciam logo no inicio (logo os infravermelhos instalados em aeroportos já pegavam as pessoas contaminadas ao entrar no país e os pacientes logo iam para postos de saúde e hospitais), se como no caso do Ebola, houvesse uma letalidade maior, ela literalmente matava quem fosse contaminar os outros e houveram ações dos governos para barrar a entrada dessa doença e principalmente para não dissemina-la e principalmente... o problema é que essa doença é facilmente transmitida e contraída (e muitas vezes pelas médicas e enfermeiros, logo há cada vez mais falta com o passar da pandemia), uma boa parte dos infectados precisa de hospitalização e deste uma outra boa parte precisa de cuidados intensos... se muitos se infectam não tem lugar em hospitais e UTIs para todos e principalmente para pacientes não infectados que precisariam de internação e UTIs por outros motivos de saúde.

    Ninguém teve essa gripe (e gripes... mais amenas... anualmente matam centenas de milhares de pessoas pelo mundo), logo, NINGUÉM tem anticorpos para ela e assim TODOS vamos contrair... eu, você e outros por sermos jovens (-60), bem alimentados, com acesso a recursos e medicamentos e com aporte familiar e nível social para ser amparado, até podemos passar por isso como uma "gripe forte" (ou nem isso), mas a maior parte da população não tem alimentação, saúde, educação ou estrutura para suportar essa gripe (mesmo ela "só" matando uns 3-5% dos infestados... uns 20% para pessoas acima de 60 anos) e por isso essa quarentena leve (onde não é proibido sair de casa, apernas aconselhado) é para poder "distribuir" essa contaminação por meses e não semanas, para que haja vagas em quartos e respiradores para atender todos... e pelo vídeo já mostra que mesmo assim já estaríamos MUITO acima da capacidade dos sistema de saúde.

    Melhor parar uma linha de 1000 pessoas hoje e voltar daqui a... sei lá, 15-20 dias... do que ter mil hoje, 980 com 200 trabalhando mal na sexta, 600 com 300 mal na semana seguinte, 300 mal na seguinte e ter de parar por um mês ou um mês e meio (e pode ser... meses) por não haver pessoas saudáveis disponíveis em qualquer e para qualquer setor da empresa/industria (e nem vou falar do estado mental para integração ao trabalho e treinamento dos que perderam amigos, parentes, pais, etc ou da perda de pessoas qualificadas).
     
    Última edição: 22 Mar 2020
    • 2
  14. Victor Pax

    Victor Pax Usuário


    Desde 14 Set 2016
    São Paulo
    Acho que é na Coreia do sul, que optou pela estratégia de testar tudo e todos de forma ostensiva.

    Até porque diferente do resto do mundo na China foi um surto (uma região do país) e não uma epidemia (surtos em várias partes do país).

    MAS... pode ser que tenham mais casos na China, agora em outros pontos (até porque nas cidades atingidas nunca pararam, apernas estabilizaram e estava a cada dia reduzindo até voltar a curva normal de uma virose) e eu não tenha sabido.
     
  15. sereni

    sereni Usuário

    7.415 1.289 986

    Desde 1 Abr 2007
    São Paulo /SP/Brasil
    Na realidade a China isolou a cidade de Wuhan e foi bem sucedida pois pouco espalhou para outros lugares, mas está acontecendo o efeito inverso, primeiro com casos não locais e agora locais, evidentemente as proporções continentais da China torna o controle muito mais difícil, como aqui também.
     
  16. Victor Pax

    Victor Pax Usuário


    Desde 14 Set 2016
    São Paulo
    Xiii... a Itália, Espanha e outros países vão perder as equipes chinesas... se for assim acho que serão chamadas de volta para China e aí By By equipamentos e suporte técnico...:oops:
     
  17. Victor Pax

    Victor Pax Usuário


    Desde 14 Set 2016
    São Paulo
    Como o vídeo da compilação do estado da epidemia em 20/03 do Atila é meio longo, vou postar aqui a linha do tempo:

    02:14 - Curas demoram
    10:48 - Europa
    20:52 - EUA e UK
    23:15 - Brasil
    33:50 - Previsão
    01:01:46 - Previsão II
    01:05:04 - Próximos passos
     
  18. sereni

    sereni Usuário

    7.415 1.289 986

    Desde 1 Abr 2007
    São Paulo /SP/Brasil
    Sem dúvidas, a vacina não tem como aparecer em curto prazo devido os protocolos, a torcida fica em encontrar um medicamento para tratamento eficiente e que já exista, fiquemos na torcida.
     
  19. DaN!

    DaN! Usuário

    8.808 2.583 821

    Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    • 3
  20. celsoracer

    celsoracer Usuário


    Desde 8 Abr 2008
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Mas essa aqui tão e vão atropelar o protocolo qquer medicamento que pareça promissor é teste direto em alguns pacientes. Agora se tiver que desenvolver um medicamento novo e vacina já é mais pra longo prazo.
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso