Coronavírus / COVID-19

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por DaN!, 21 Mar 2020.

1. placard

placard Usuário

8.191 4.737 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Políticas de mitigação servem pra isso mesmo, mas ninguém segue, infelizmente. O problema é que a gente tem um povo ignorante ao extremo, e que acha que as regras servem só para os outros.

O americano é meio louco. Como o país dele é livre, ele acha que tem o direito de andar sem máscara e continuar fazendo o que quer, muito individualista. Aqui é diferente... O brasileiro sabe que tem cumprir as regras, mas as flexibiliza quando o ônus recai em si.

Essas pessoas mesmo das classes média e acima estão fazendo churrascos, saindo, bebendo... Meu vizinho todo fim de semana faz churrasco com amigos, e passa até 0h bebendo e com música. Conheço um filho de um primo, criado pela avó, minha tia, que era sustentado pela avó e morava com ela, não precisava trabalhar, pois minha tia era cardíaca e cheia de problemas crônicos. Mas ele queria ter dinheiro extra e livre (!!!!!) para as farras do fim de semana. Então foi tirar um dinheiro extra de Uber. Resultado: matou minha tia de covid, ela faleceu está manhã. Na frente da minha casa tem um restaurante... os atendentes ao usar máscara colocam o nariz de fora, porque não gostam de usar, acham incômodo. Nos supermercados ninguém obedece distância mínima, e tem muitas pessoas sem máscara.

Pessoas da periferia fazem igual, não tem desculpa. Todo mundo sabe, mas no melhor estilo Macunaíma, "da preguiça" seguir todas as regras perfeitamente. Recentemente precisei ir na prefeitura, que fica na periferia na minha cidade, e tinha muito mais gente no comércio local sem máscara do que com máscara, nas lojas e ruas. Só descontamos um pouco pela maior falta de alcance e instrução em relação a pessoas mais esclarecidas (e que em geral têm maior poder aquisitivo e moram em bairros melhores), mas você vê que brasileiro tem fetiche em descumprir regras.

É gente demais descumprindo tudo. E ainda são incentivados pela "gripezinha", que é tudo que as pessoas querem ouvir... que é só uma gripezinha pra poder sair e espalhar o vírus pra todo mundo.

Na minha opinião, brasileiro só faz tudo meia boca. Por isso que o país não sai do canto.

E desconfio que você esteja certo... Vai explodir na periferia e nos interiores, vai juntar com péssimas condições dos serviços de saúde e com a maior ignorância e falta de esclarecimento. Fico triste de ver tanta gente morrendo, e muitas vezes por irresponsabilidade alheia.

• 6
    • 3
  2. ms73

ms73 Usuário

Sim e não, a referência par saber se chegamos ao platô ou se está regredindo é o número de novos casos, por exemplo, se as mortes estão subindo mas o número de novos casos está caindo existe uma segurança de que um pouco adiante as mortes irão cair, isso aconteceu na Itália, lembro bem, então se o número de novos casos está subindo significa que a situação está piorando, ponto, claro, foi um dia beirando os 50.000 novos casos, se voltar ao patamar de trinta e poucos mil por dia foi uma exceção mas caso continue próximo deste número significa que logo ali as mortes irão subir também, e que nosso situação está ficando pior.

• 1
  3. ms73

ms73 Usuário

Várias vezes discuti que gente atrás de mim em fila de supermercado, o que estou fazendo agora é colocando o carrinho para me distanciar da pessoa que está atrás, não dão a mínima bola, semana passada tentei ir no meu mecânico e estavam ele e os dois funcionários sem máscara, um deles estava com a máscara na testa, parei na porta, abanei e fui embora.
    Outro dia li em algum site, não lembro qual, sobre uma menina de 18 anos que vivia com a mãe e a avó, sem pai, não acreditava no covid e estava levando uma vida normal, matou as duas, agora além de estar sozinha vai ter que viver com esta culpa nas costas, eu continuo não compreendendo de onde vem esta negacionismo, por qual motivo o mundo INTEIRO estaria em um tipo de conspiração para criar uma epidemia que não existe, estes paises estão tendo prejuízos astronômicos para prejudicar o Mito? É isso mesmo?
    Quem quiser se divertir acesse o perfil do Coronel Siqueira, é um perfil satírico de um hipotético Coronel bolsonarista de extrema direita, me mijo rindo dos posts e mais ainda dos comentários.
    https://twitter.com/direitasiqueira
    Bar no Rio ontem..

• 1
  4. justt

justt Usuário

3.176 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
    os empregados, caixas de supermercado, atendentes, que ficam direto com mascara, a curto prazo vai ter problemas de saúde, pois o que ele expira é o mesmo que inspira

5. sereni

sereni Usuário

7.427 1.296 986

Desde 1 Abr 2007
    São Paulo /SP/Brasil
    Só se for com ocidentais pois no Japão, onde já utilizam há muitos anos, não acontece porra nenhuma.

• 1
  6. justt

justt Usuário

3.176 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
    ai eu não sei, se eles só usam quando saem para fora, mas dentro de estabelecimentos comerciais ou residencias, não ficam com mascara...
    mas refiro a pessoas que ficam praticamente, direto com mascaras !!!

• 1
  7. placard

placard Usuário

8.191 4.737 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Sim, lembro de ter visto essa mensagem.

Curiosidade: 1 em cada 12.000 pessoas nascem com o coração do lado direito (dextrocardia). Ou seja, o hipotético senhor aí é de sangue azul...ops, verde e amarelo! :)

Última edição: 3 Jul 2020
  8. justt

justt Usuário

3.176 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
    Sangue Azul é o nobre RH-
    Sangue de realezas e nobrezas, perpetuado por gerações.
    a Prole 90% é tudo RH+

• 1
  9. DaN!

DaN! Usuário

8.876 2.615 821

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Aqui em casa é todo.mundo AB.

A esposa ainda é mais raro: AB negativo

• 1
  10. placard

placard Usuário

8.191 4.737 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Realmente... AB-, complicado quando precisa de sangue, mesmo sendo receptor universal mas salvo engano se prefere o mesmo tipo.

Eu estou do lado oposto, camponês O+. Só tenho a curiosidade de germinativamente ser A+ (TMO).

• 1
  11. DaN!

DaN! Usuário

8.876 2.615 821

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Acho que AB negativo recebe qualquer sangue negativo, não?

Eu meus filhos somos AB +. Aí acho que recebe qualquer um, negativo ou positivo.

12. placard

placard Usuário

8.191 4.737 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Sim, correto. A teoria imunológica do ABO e Rh é essa: as hemácias doadas não podem conter nenhum antigeno que as hemacias do receptor não possuem.

Mas há pouco mais de 20 anos, eu estava em tratamento de saúde e precisei de transfusões ocasionalmente. E, sabendo da teoria, perguntei à minha médica hematologista por que não poderia receber do O (na época n tinha feito TMO ainda e ainda era A+). Ela me disse que poder podia, e de fato caso estritamente necessário, seria feito. Mas como o índice de rejeição do concentrado é maior quando o tipo sanguíneo é distinto (ainda que de acordo com a teoria básica acima), se evita.

Não sei dar mais detalhes no momento. Creio que pode ter a ver com o complexo maior de histocompatibilidade (MHC) das células, que vai além desses antigenos básicos, mas é só um palpite, um chute, educado.

// Editado: repito, isso foi há mais de 20 anos. Eu era muito jovem, minha memória pode não se lembrar, eu posso estar errado, a própria ciência pode ter mudado... repito: eu não sei o motivo. É o que lembro vagamente da época.

Última edição: 3 Jul 2020
    • 1
  13. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Eu sou AB-.

• 1
  14. Marco Araujo

Marco Araujo À sombra do pinheiro

Desde 3 Ago 2004
    São Paulo/SP
    Fonte: Tirei Doku Pesquisas e as vezes Voices in my Head

• 1
  15. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

7.953 2.926 816

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
  16. placard

placard Usuário

8.191 4.737 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Que problemas de saúde? A máscara é vedada? Ele inspira o mesmo ar que expirou?

Sempre tive informação que não há problemas no geral. De onde veio isso?

17. justt

justt Usuário

3.176 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
    pesquise e tire as suas conclusões !!!!

18. justt

justt Usuário

3.176 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
  19. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

7.953 2.926 816

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
  20. zullo

zullo Usuário

Desde 27 Abr 2005
    Campinas
    Sinceramente, @placard@placard, nem vale a pena levar essa "informação" em consideração. isso é invencionice dele. Fosse assim o camarada morreria envenenado por dióxido de carbono mais rápido do que de covid. É óbvio que existe troca entre o lado interno e externo da máscara.

• 3
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso