Cortes para SQ

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por matheusvp, 7 Dez 2017.

1. matheusvp

matheusvp Usuário Muito Ativo

Desde 26 Jun 2015
    Porto Alegre
    Buenas pessoal, já pesquisei bastante sobre o assunto mas não consegui chegar a conclusão do que seria ideal para o meu som.

Tenho a seguinte configuração:
    SUB NAR 1004 SW2 (caixa selada 22litros forrada internamente com manta Dark Whisper)
    KIT NAR 650 CS2 (baffle 18mm MDF) com portas forradas manta Dark Whisper
    Módulo SD400.4d EVO
    Cabos RCA Lay Line Nazca 1m
    HU Pioneer X7880BT
    Cabo energia TiaFlex AWG8 para ligar na bateria
    Fio paralelo TiaFlex 2,5mm² para ligar o sub
    Fio paralelo TiaFlex 1,5mm² para os kits

Minha dúvida seria quanto aos cortes: desativo os cortes do player, e deixo apenas o do módulo em 80hz?
    O correto seria então deixar em flat o equalizador, ajustar os ganhos no módulo e depois entao ajustar a equalização?

Outra questão, onde terei mais qualidade conectando o celular: BT, USB ou P2?

2. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário Muito Ativo

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    A princípio o seu pensamento em como fazer os ajustes está correto!

Mas os cortes para SQ, GERALMENTE os kits são cortados em 63Hz com slope de -12/18dB, mas dependendo do kit 2 vias (que não desce tanto) pode-se utilizar corte em 80Hz com slope de -6/-12dB.

Você terá mais qualidade com USB (se o seu player ler arquivos Flac) e também pelo P2. No BT existe uma pequena perda de dados, não chega a ser percepitível pra ouvidos “mal-treinados”.

3. matheusvp

matheusvp Usuário Muito Ativo

Desde 26 Jun 2015
    Porto Alegre
    Opa amigo, obrigado pela resposta. Não sei dizer se o módulo faz o corte com -12 ou -18db ou quanto lá seja hahahha.

Vou testar hoje isto que descrevi e posteriormente posto os resultados.

No caso de eu tentar fazer os cortes pelo player, devo deixar todos os canais do módulo full range, e no player setar os 63hz a -18db, acredito eu, estou certo?

PS: É meu primeiro som automotivo, acredito não ter os ouvidos treinados ainda para sentir diferença. Estou usando spotify fazendo download das músicas na maior qualidade possível, tanto fazer usar BT, P2 ou USB mesmo? Minha questão é onde fica o processamento do áudio dependendo do meio de conexão, pois acredito que o arquivo chegando cru para o player processar seja o ideal, mas não sei qual conexão proporciona isto.

4. Mazinger_LFO

Mazinger_LFO Usuário Muito Ativo

Desde 11 Jan 2011
    São José dos Campos/SP
    Bem provável que o corte e slope fixo do módulo seja 80Hz/-12dB.

Mas recomendo fazer os cortes pelo player, deixando o módulo é full, assim você terá mais controle e ajuste de acordo com o seu gosto.

Então se você não tem ouvidos tão treinados assim pra você não fará muita diferença usar BT,USB ou P2.