crossover: Poliéster x Polipropileno

Discussão em 'DIY' iniciada por Audio Maniac, 1 Ago 2020.

  1. Audio Maniac

    Audio Maniac Usuário


    Desde 12 Out 2005
    SP
    Ok, tecnicamente polipropileno é superior a poliéster, mas vocês realmente conseguem escutar diferença?

    Claro, ambos de boas marcas, como Jantzen, Vishay ou Epcos.

    Li papers em que fazem testes de escuta cegos e medições de ESR e outros parâmetros, para capacitores de diversas marcas e modelos, e o desempenho entre todos foi muito semelhante. Vocês fizeram esses testes?
     
  2. Kleber Pinheiro

    Kleber Pinheiro Membro avantajado


    Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Sim, é possível escutar a diferença, e não, não vai ser nada surpreendentemente diferente. São nuances.

    Caps de poliéster, EM GERAL (mas não necessariamente) são compostos de folhas plásticas metalizadas, ou seja, uma fina camada de metal é depositada quimicamente sobre o filme. Formam capacitores menores, baratos, mas incapazes de lidar com grandes correntes, por causa da espessura dessa camada metálica.

    Já os poli podem ser também metalizados, ou podem ser construídos como Film & Foil. Neste caso, você tem o filme de polipropileno separando duas folhas metálicas. Estes são capacitores em geral destinados a fontes de alta corrente, rede elétrica, etc. E é justamente por isto que em geral eles têm tensão de trabalho tão alta. Aí criou-se um mito que cap hi-end tem que ter mais de 400V.

    Se você vai comparar caps metalizados, não importa se são poliéster ou polipropileno. Vai mudar, no máximo, a tensão máxima de isolação.

    Se você comparar um metalizado com um film & foil, pode ter grandes surpresas. Mas isto não significa também que capacitor de partida de motor elétrico seja uma opção superior aos demais, outro mito que veio ganhando espaço.
     
    • 1
  3. Audio Maniac

    Audio Maniac Usuário


    Desde 12 Out 2005
    SP
    Num crossover, qual o impacto sobre a sonoridade que o uso dos 2 tipos de capacitores traz?

    Lembro que há muito tempo atrás substituí eletrolíticos não polarizados Bennic por capacitores de polipropileno da Epcos. Os agudos ficaram bem suaves. Na época, foi uma mudança boa, pois os tweeters eram de titânio e tinham uma assinatura um pouco estridente.

    Agora a situação é diferente. Os tweeters são soft dome (Pioneer S-55Twin SD) e o conjunto com minha eletrônica necessita de uma pitada de arejamento e brilho nas altas. Neste caso, seria melhor usar os de poliéster ou de polipropileno no lugar dos eletrolíticos não polarizados Nippon Chemicon?

    Valeu pelas aulas!
     
    Última edição: 5 Ago 2020 às 03:35
  4. Kleber Pinheiro

    Kleber Pinheiro Membro avantajado


    Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Um capacitor melhor tem a tendência de te proporcionar agudos mais claros e equilibrados. O quanto isto ocorre depende não apenas do capacitor. O santo não faz milagre sozinho.
     
    • 1
  5. Audio Maniac

    Audio Maniac Usuário


    Desde 12 Out 2005
    SP
    Entendi!
     
  6. edu_gomes

    edu_gomes Usuário


    Desde 28 Jun 2007
    Sao Paulo
    Mas no mercado nacional, alem dos MKT e os MotorStart ( estou excluindo os eletrolticos ) quais seriam as melhores opcões ? desde a faixa de 100uF a 2.2uf?

    na Mulicomercial em Sp, temos os Solen ( Film and Foil ) mas, apenas 2 valores. temos outras opcoes?
     
  7. Kleber Pinheiro

    Kleber Pinheiro Membro avantajado


    Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Capacitor de partida é uma opção? Não, a não ser que você queira fazer uma associação com caps melhores.

    Fora isto, são capacitores de baixíssima qualidade.

    Ótimas opções no mercado nacional nós não temos. O que temos é justamente a possibilidade de trabalhar com associações. Por exemplo, eletrolítico + 3 ou 4 capacitores de poliéster, tudo em paralelo. É um caminho possível e econômico.
     
    • 1
  8. Bilbon12

    Bilbon12 World of cats and Floyd


    Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    E aí...blz? Poderia me explicar porque os capacitores de partida são de baixíssima qualidade? Montei um tempo atras um xover com eles e todos apresentavam tolerância abaixo dos 5% e baixa esr...poliéster no Brasil chegam a ter 30% de variação no valor nominal... Fiquei curioso....rsrs
     
  9. Audio Maniac

    Audio Maniac Usuário


    Desde 12 Out 2005
    SP
    Até 8.2uF, encontra-se os capacitores de poliéster Epcos facilmente na Santa Ifigênia. Próximos a esses valores, o negócio é associar capacitores, como o Kleber sugeriu.
    Na Casa dos Capacitores (NewPan), às vezes se acha capacitores de polipropileno da Epcos, mas eles enfiam a faca.
    Na Isacomp, também na Santa Ifigênia, encontra-se capacitores Panasonic e EVOX Rifa, apesar que com poucas opções de valores.
     
    • 1
  10. Audio Maniac

    Audio Maniac Usuário


    Desde 12 Out 2005
    SP
    Você quis dizer Multcomercial?
     
  11. Audio Maniac

    Audio Maniac Usuário


    Desde 12 Out 2005
    SP
    Não sabia que a Multicomercial vendia capacitores Solen, Auricap, Mallory e Orange Drop. E também vende falantes Jensen.
    Bacana!
     
  12. edu_gomes

    edu_gomes Usuário


    Desde 28 Jun 2007
    Sao Paulo
    Exato !!!
     
    • 1
  13. Audio Maniac

    Audio Maniac Usuário


    Desde 12 Out 2005
    SP
    Hoje substituí os capacitores eletrolíticos não polares Nippon Chemicon DX de um par de Pioneer S-55Twin SD por Jantzen MKT. Pelo menos em relação aos eletrolíticos, a diferença foi grande, mesmo com poliéster.

    Fiquei com receio de suavizar as altas frequências, mas não foi o que aconteceu. Os agudos ficaram mais arejados e deu para perceber maior nível de resolução nos médios. As texturas dos médios e agudos melhoraram consideravelmente. Também consertei o problema de uma das caixas que estava tocando com menor pressão que a outra. Certamente esses Chemicons já estão ruins. Não é para menos, as caixas são de 1987.
     
    Última edição: 9 Ago 2020 às 01:00
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso