Anúncio do HT Forum

Cygnus Heavy 230, dúvidas

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por Zkyzytuz, 6 Jun 2005.

1. Zkyzytuz

Zkyzytuz Tutan Kome On

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Anúncio do HT Forum
    Oi Pessoal... gostaria de esclarecer umas dúvidas sobre estas caixas, tenho um par desde 1988 quando comprei zeradas.

É que, com o tempo, o cone dos graves foi sofrendo acidentes... desde empregadas que metem a vassoura no bulbo central (tá todo amassado) até uma que -pasme- resolveu passar um pano "para limpar" o coitado! :p Sem contar que o dog resolveu urinar num deles... :lol: E não costumo usar as telas pois minha região é muito úmida e quando usei, deu muito mofo.

Daí que as caixas ainda funcionam muito bem, mas os cones de graves estão feios de dar dó... para não dizer horríveis... gostaria de saber se vale a pena trocar só os cones SEM perda de qualidade e quanto custaria isso, ou é melhor deixar quieto...

Outra coisa: Aproveitando que a caixa tem multiamplificação... Eu tenho um daqueles kits da Cambrige Soundworks para computador, está ligado na placa Live! como de costume. Só que eu não acho bom o som do subwoofer, e já li numa revista técnica que o problema na verdade é o auto-falante, muito fraco, pois o amplificador é bom. Daí eles até sugerem um projeto para ligar o amplificador numa caixa montada com falante de 12'', dizendo que os resultados foram ótimos. Então pergunto: Suponho que posso ligar os fios que vão do amp originalmente para o falante do subwoofer Cambrige na entrada para graves da Heavy 230, sem problemas, certo? Mas aí surge outra dúvida: Posso continuar usando ao mesmo tempo a entrada para amplificação normal da Heavy 230? Ou seja, deixar as duas ligações na caixa? Se por acidente eu ligar as duas fontes, pode danificar a caixa?

Finalmente, gostaria da opinião de vcs sobre essa caixa. Eu acho que ela só tem bom desempenho quando o nível do sinal (volume) está ligeiramente alto, principalmente na faixa dos graves, que acho que ficam meio indefinidos quando ouço som baixo. E ela realmente parece otimizada para som "bate-escada", graves mais sutis ficam meio indefinidos. O que vcs acham? Qual a comparação que vcs fariam dessas caixas com um par de JBL´s da mesma faixa de preço, por exemplo? Para quem curte som como Jazz moderno (fusion), Rock clássico anos 60 e 70 (Beatles, Stones, Led Zeppelin) e quase nada de som dançante (só B-52s e olhe lá), e não gosta de ouvir som muito alto, qual seria a melhor indicação? O resto do meu equipamento é:

Receiver Akai AA-35 (90 W RMS)
    Equalizador Tarkus Te2102 (aquele modelo profissional, com alça e tudo, antigasso)
    Toca discos Gradiente e Sony (aquele de braço tangencial, som maravilhoso mas só deu defeito, desisti dele...)
    Cd player SONY (um dos primeiro que saíram, comprado em 1990).

Pessoal, desculpem a avalanche de dúvidas, e fico grato com qq ajuda...(y)

Anúncio do HT Forum
  2. Zkyzytuz

Zkyzytuz Tutan Kome On

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    galera, desculpe o over-topic, mas... ninguém tem alguma info dessas caixas não?

3. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    Este pessoal que faz recuperação de alto falantes tem algumas resinas que se passadas no cone podem melhorar a aparência, mexer no falante provavelmente irá piorar o desempenho, exceção a encontrares um gênio e ainda assim contar com sorte, isso porque se mexeres no falante as especificações irão mudar e é possível que o projeto da caixa deixe de ser adequado a ele.
    Deixe o falante como está (y) e tente passar esta resina.
    Abraço

4. Zkyzytuz

Zkyzytuz Tutan Kome On

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Valeu, vou deixar quieto então...(y)

Quanto ao lance de ligar o amp do meu sub Cambrige na entrada do wooffer da caixa e manter ao mesmo tempo a ligação do meu amp de áudio na entrada standard... Parece que não rola... Pelo que consta no mnaual da caixa, a eliminação do jumper de um dos sistemas de multiamplificação desconecta o sistema em questão da entrada standard, dái ele não processaria mais os sinais vindos do amp de áudio nesse sistema... Ou seja, eu ficaria sem graves nessa caixa quando ouvindo áudio...:(

Tem alguma outra maneira?

5. jeffyx

jeffyx Usuário

Desde 3 Mar 2005
    CURITIBA - PR
    tenta com o pessoal do DIY, aqui mesmo no forum, uma opção de novos falantes pra sua caixa. eu particularmente era fã dessas heavy da cygnus, principalmente das 320. eram o meu sonho de consumo da época, porém nunca consegui realizar. uma hora dessas ainda compro dois gabinetes e troco os falantes, só pra matar a vontade.

ah, qto ao apmplificador, acho que vc está subutilizando essas caixas com o aaa-35. ele é fraco pro porte dessas caixas.

6. Zkyzytuz

Zkyzytuz Tutan Kome On

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Valeu a dica do falante, mas como disseram, se o som está perfeito, acho que vou deixar quieto mesmo.

Quanto ao amp, realmente as caixas estão subutilizadas, mas minha intenção original era substituí-lo por um pré e power, o que acabou ficando só nos planos, pois a questão é que eu não gosto de som extremamente alto, e sim de ouvir em volume médio ou médio-alto, e prezo mais a definição e nitidez.

Daí parece que escolhi o par errado de caixas... pois essas Heavy só mostram a que veio acima de determinado volume, e aparentemente são projetadas otimizadas mais para som dançante, pois se eu coloco um LP como Eletric Cafe do Kfratwerk, um do B-52 ou qq coisa Techno, Dance, Hip Hop, etc, o som realmente impressiona, é espetacular... mas quando vou ouvir um jazz ou um progressivo, onde os graves são mais suaves e sutis, as vezes soa meio embolado... parece que falta definição, sei lá. Bom, pode ser a gravação também....

Talvez eu é que esteja ficando exigente demais, pois elas soam melhor que o par de Sansui do som do meu pai, o que não deixa de ser uma boa coisa :D

Mesmo assim, e apesar de todo mundo falar que são excelentes caixas, ainda estou pensando em experimentar a sonoridade das JBLs ou algo mais adequado ao meu gosto musical... aceito e agradeço quaisquers sugestões... Lembrando que não estou preocupado com alto volume ou pedrada, mas sim a melhor definição e nitidez sonora possível.

O grande problema é que a decisão correta só pode ser dada pelo OUVIDO, e sem ouvir qq outra caixa no meu sistema... fica difícil.

Agora, a robustez das caixas é de tirar o chapéu... Impressionante! Mais de 17 anos na batida e estão como novas, se não fossem os "acidentes" no papel dos cones dos graves, passariam por zero... e mesmo assim só o visual foi afetado, o som continua perfeito... Soam exatamente como se eu as tivesse comprado hoje. Pena que não fazem mais dessas coisas por aqui...

7. Zeca Ribeiro

Zeca Ribeiro Usuário

Desde 10 Ago 2018
    Brasília
    Tenho um par de monitores Bhering b230 que são excelentes para o seu conjunto. Se interessar em troca tô dentro. Possuo um par de Cygnus Heavy 230 e gostaria de outro.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso