Anúncio do HT Forum

Cygnus PA400

Discussão em 'Vintage' iniciada por Diegog174, 9 Abr 2013.

1. Diegog174

Diegog174 Usuário

Desde 6 Dez 2008
    Atibaia/São Paulo/Brasil
    Galera tenho uma duvida, na parte traseira do PA400 tem 4 saídas, sendo que duas para o seletor A e duas pro seletor B.
    Posso ligar então 4 caixas é isso ? Sendo que cada uma vai ter 90W em 8ohms ?
    Valeu.

2. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    Nao cada caixa tera 45w se as caixas forem de 16homs ou 67,5w se as caixas forem de 8homs.

3. Diegog174

Diegog174 Usuário

Desde 6 Dez 2008
    Atibaia/São Paulo/Brasil
    Perai não estou entendendo hahaha.
    No caso se eu tive 4 caixas de 100w a 8 ohms ligado em cada saída do PA400 cada caixa vai receber 90W correto ?
    Sendo que saida L e R do seletor A cada uma vai ter 90W somando 180w e cada saida L e R do seletor B vai ter 90W somando 180W ?
    Ou cada saída digo A tem 90w e B tem 90w ?

Valeu.

4. F. Lopes

F. Lopes Usuário

Desde 31 Mar 2013
    Rio de Janeiro/RJ/brasil
    Diego, para resumir é o seguinte, seu pa400 tem 180w total em 8 ohms e 270w total em 4 ohms, isto quer dizer que dependendo da quantidades de caixas que vc for colocar deve dividir a potência total pelo numero de caixas. Se vc colocar duas caixas de 8 ohms, uma no canal L e outra no canal R no setor A vc terá 90w por canal. Se colocar na mesma configuração mas com caixas de 4 ohms vc terá 135w por canal. Caso use o setor B junto com o A vc terá a potência dividada entre os setores, lembrando que vc só podera usar caixas com 8 ohms até 16 ohms neste caso, nunca abaixo disso, pois poderá queimar o aparelho. Com isso vc terá no sertor A 90w (2x45w) e no setor B mais 90w (2x45w), isto usando caixas de 8ohms. Espero ter ajudado.

Fernando Lopes

5. Diegog174

Diegog174 Usuário

Desde 6 Dez 2008
    Atibaia/São Paulo/Brasil
    HA agora entendi, blz valeu.

6. KICKEREMI

KICKEREMI Usuário

Desde 23 Fev 2011
    Brusque SC
    Boa tarde mestre tudo bem gostaria de fazer estas melhorias no meu PA400 toroidal, poderia me indicar uma pessoa que o faça? Obrigado.

7. KICKEREMI

KICKEREMI Usuário

Desde 23 Fev 2011
    Brusque SC
    Diego tudo bem? Poderia me dizer como anda seu PA400 esta satisfeito? Me indicaria alguem p dar uma geral no meu e trocar alguns componentes?

8. edslopes

edslopes Usuário

Desde 1 Nov 2008
    São Paulo - SP
    Alguém tem essa placa amplificadora da PA 400 Cygnus a venda? Ou sabe onde encontrar uma? Obrigado!

Anexos:

9. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Um colega do fórum me pediu algumas modificações para melhorar o PA 400 que é um bom amplificador. É muito rápido e fez sucesso em sua época.

Com a evolução dos componentes existentes, hoje podemos atualizá-lo ou mesmo melhorar sua performance. Como não testei e não possuo nenhum para testar não pretendo fazer nenhuma mudança drástica, apenas atualizar e recomendar peças substitutas que já foram usadas por mim em outros projetos.

Primeiro é preciso publicar o circuito original para todos possam acompanhar.

Anexos:

• 1
  10. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    MOD 1:
    Revertendo substituições mal feitas e um recap com adições.

1. Na entrada os capacitores C101 e C201 de 2,2uF eletrolíticos devem ser substítuidos pelo seu equivalente de poliéster 2,2uF 63V ( de caneca plástica azul).

2. Os capacitores C105, C106, C205 e C206 de 100uF eletrolíticos devem ser substituídos por 470uF 63V eletrolíticos mais um capacitor de 100nF 63V de poliéster por baixo da placa.

3. Os capacitores C107 e C108 devem ser substituídos por UM capacitor de 100uF 100V bipolar com um de 100nF 63V por baixo da placa. O mesmo deve ser feito com os C207 e C208 do outro canal.

4. Os capacitores da fonte devem ser aumentados também. Mas como não conheço as características do transformador de força, não aconselho aumentar demais pois poderia danificar o transformador.
    Como a fonte é única para os dois canais, é possível separar razoavelmente usando duas pontes retificadoras de 4 ou 5 Amperes por 200V. Em cada ponte dois capacitores de 3300uF 63V.

Obs.: O ideal seriam 6 capacitores por canal de 2200uf 63V. Três capacitores por cada polo. Mas daí temo pelo transformador não suportar.

Os outros capacitores devem ser substituídos pelo valor descrito no circuito original.

• 1
  11. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Continuando,
    Os transístores.

5. Li que os transístores excitadores Q111, Q112, Q211 e Q212 foram substituídos por TIP29 e TIP30 isto não está de acordo com o projeto inicial. Proponho a substituição pelo par 2SC2239 e 2SA968 ou os Motorolas (ON) MJE15029 e MJE15030 que são melhores que os originais.

6. O amplificador de tensão formado pelos BD140 e BD139 (Q106 e Q107, Q206 e Q207) estão trabalhando no limite de sua tensão máxima admitida de 80V.
    Aconselho sua substituição pelos transístores 2SA1209(S) e 2SC2911(S).

7. Os transístores de saída podem ser substituídos por dois pares de 2SC5200 e 2SA1943 em cada canal, cuidando do recálculo das resistências do limitador de corrente e resistências do emissor.

Abraço

Última edição: 6 Mai 2018
    • 1
  12. lourenço cirino

lourenço cirino Usuário

Desde 8 Abr 2018
    contagem
    Obrigado pelas dicas.

13. carlosalberto1968

carlosalberto1968 Usuário

Desde 15 Mai 2009
    Sao Paulo
    Meu muito bom dia ao mestre J.:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:Seguem algumas fotos do menino em questão!!!!!!!!!! WP_20180506_16_45_30_Pro.jpg WP_20180506_16_45_08_Pro.jpg WP_20180506_16_44_55_Pro.jpg

• 1
  14. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Está bem original mesmo. Merece um bom trabalho de recuperação.
    Mais três detalhes:
    Renova a pasta térmica dos transístores de saída assim como dos diodos do espelho de Vbe conectados aos dissipadores(D101, D102, D201 e D202).
    Devido ao aumento dos capacitores podes substituir os resistores R123, R128, R223 e R228 de 51 Ohms por potência maior de 1W. Não encontrando o valor original podes usar de 56 Ohms. Para caber com certeza compra de filme metal.
    Vendo as fotos vi que as resistências de emissor dos transístores de saída R131, R132, R231 e R232 são de fio(verdes). No lugar delas pode usar resistores não indutivos ou duas de 1 Ohm de 3W filme metal em paralelo.
    Vou ficar no aguardo das fotos.
    abraço

• 1
  15. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Boa noite pessoal. Desculpem me por ressuscitar o tópico, mas as informações aqui foram essenciais para um mode que fiz em meu PA 400. Fiz as alterações nos capacitores e o som ficou bem mais limpo e percebi um ganho nos agudos.
    Porém, o amplificador satura quando o sinal de entrada é alto, algo que não acontecia antes da mudança.
    Poderiam me ajudar?
    Grato,
    Ebert

16. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Obrigado pelas dicas... fiz todas essas mudanças... e o resultado está na mensagem anterior...

17. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Tópico de recuperação de vintages é sempre atual.(y)

Quanto a saturação não dá para dizer daqui o porquê.
    Não foi modificado o ganho dos circuitos.
    Substituíste algum transístor?
    O amplificador deve saturar se chegar ao limite de potência.
    Se está saturando antes do limite de potência existe algum erro na polarização ou o limitador de corrente está atuando antes do projetado. Os dois canais fazem isto ou é só um??
    Envia fotos.
    abraço

Última edição: 16 Jan 2019
  18. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    Obrigado pela resposta...
    Apenas modifiquei os capacitores, segundo as instruções do post.
    Outra mudança que fiz foi trocar os conectores de entrada, tirando os RCAs e colocando XLR. Com isso, desconectei o terra da entrada do terra da saída e o conectei na carcaça. Esta foi a única modificação feita. Assim ele ficou com entrada “balanceada”.
    Nenhum resistor ou transistor foi alterado. Todas polaridades dos capacitores foram respeitadas. Conferi tanto na retirada quanto no esquema.
    abraço

19. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Não disseste o tipo da saída do pré que usas, mas é diferente se o balanceamento é a transformador de saída ou não. De qualquer forma a maneira correta de fazer o "balanceamento" simulado na entrada é ligando o pino 1 no mesmo lugar do antigo terra do RCA, o pino 2 no vivo do RCA e o pino 3 com a mesma impedância de entrada do amplificador (praticamente o valor de R105) uma resistência ao pino 1. No caso 100k. Daí funciona tanto para um como para outro, mas reduz o sinal pela metade. Talvez a saturação esteja no pré com esta mudança.

abraço

Última edição: 17 Jan 2019
  20. Egou

Egou Usuário

Desde 6 Set 2015
    São José dos Campos
    O sinal vem de um equalizador ciclotron. Não tenho detalhes da saída.
    Mas como a saída do equalizador é desbalanceada, não altera muita coisa. Apenas não tem mais o jumper entre o negativo da entrada e o negativo da saída

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso