Anúncio do HT Forum

DD 100q Gradiente (Cápsulas e Agulhas compatíveis)

Discussão em 'Áudio Estéreo Analógico' iniciada por Ulisses Patriota, 6 Jan 2006.

1. Ulisses Patriota

Ulisses Patriota Usuário

Desde 4 Ago 2005
    maceio/alagoas
    Anúncio do HT Forum
    Eu tenho TD um dd-100q Gradiente. Utilizo a cápsula original e agulha leson ag-180.
    Tenho receio de um dia n encontrar mais a agulha p reposição.
    Dúvidas:
    1) Há outras cápsulas compatíveis?
    2) Há agulhas compatíveis?
    3) Há alguma cápsula ou agulha que eu poderia utilizar neste TD sem muito receio de n encontrar depois peça p reposição?

Grato!

2. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Caro Ulisses, conforme página de reposição da própria LeSon (veja http://www.leson.com.br/reposicao_gradiente.htm), a cápsula/agulha AXXIS II-X parece compatível. Só que parece que a própria LeSon parou a fabricação de cápsulas e agulhas recentemente.

Certamente pessoal aqui poderá te indicar outras possibilidades (Shure, Stanton), mas se for o caso (mesmo mais tarde), veja meu classificado aqui: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=21219

Abraço!!

3. Ulisses Patriota

Ulisses Patriota Usuário

Desde 4 Ago 2005
    maceio/alagoas
    Olá Renato, ví seu anuncio. aguardarei outros comentários... mas depois entrarei em contato!(y)
    Grato!

4. jewel

jewel Usuário

Desde 24 Jun 2005
    Londrina/PR/BRASIL
    Ulisses,
    Infelizmente a saida é importar, já que a Leson interrompeu a fabricação. Eu tenho um DD1 e uso um Shure M75, com um resultado razoável, ja que a agulha não é mais a original. Uma opção é a Grado Black ou Green, 40U$ e 60U$ respectivamente. A Shure M97xe, um pouco mais cara, 80 ou 90U$ também tem boa relação preço/qualidade. Aqui no fórum tem comentários sobre as mesmas.

5. stpamarante

stpamarante Usuário

Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Ulisses,

Tenho um DD 200Q com uma Pickering XV-15 400E, que vinha originalmente nesse aparelho e no DD 100Q . Sua sucessora é a XV-15 625E. Só importando: www.pickeringuk.com.

Uma cápsula alternativa é a Stanton D680 HI FI, pois ela é mais ou menos equivalente à Pickering XV-15 625E (se não for a mesma coisa com uma cara diferente). A razão para você escolher uma dessas duas é a compatibilidade garantida com o braço do toca-discos. Não que outras cápsulas não possam casar bem com o braço do DD 100Q, mas ai seria preciso observar se a compliância e a massa da cápsula são adequadas para a massa efetiva do braço somada à massa do shell. Não tenho idéia de qual é a massa efetiva do seu braço (o do toca discos, é claro...:ataque:) , nem do meu DD 200Q. Se soubesse, poderia lhe dizer quais parâmetros (massa e compliância) que você deveria observar ao pesquisar por uma cápsula.

Quanto à sua preocupação de não encontrar mais agulhas, pode ficar sossegado que isso certamente acontecerá. É o pesadelo recorrente dos amantes do vinil que já era um problema mesmo quando CD era coisa de ficção científica e todo mundo tinha toca-discos. Acredito que sempre haverá mercado para cápsulas e agulhas, mas garantia de que determinado modelo sempre terá agulhas originais disponíveis é uma utopia.

6. Analogical_Audio

Analogical_Audio Usuário

Desde 26 Ago 2005
    Interior / SP / Brasil
    Olá amigo Ulisses, tudo bem com você ?
    Comigo Graças a Deus Tudo Bem.

Amigo, também tenho um DD100Q e utilizava até um tempo atrás a cápsula original Pickering XV-15 400E com uma agulha DAT-3 da Le Son que já veio nele, o som ficava bom, mas nas altas frequências era rachado e sem dinâmica, sem contar que ela é pesadíssima ... :choro:

Como não existe mais a original D400 para a Pickering, resolvi trocar e coloquei uma AXXIS III da Le Son. Amigo Ulisses, posso te dizer que ficou excelente. Casou perfeitamente com o braço do DD100Q e o som ficou lindo, juntamente com o visual do Shell ... :amor:

Tenho duas agulhas AXXIS amigo: Uma AXXIS II e uma AXXIS II-X que estão a venda, qualquer coisa se precisar é só me avisar, ok ?

Amigo Ulisses um grande e forte abraço de seu amigo Ângelo, Fique Com Deus

7. linho34

linho34 Usuário

Ulisses,

Tenho um Gradiente D-35 com a cápsula XV-15 da Pickering. Com as agulhas da Le Son o som deixava muito a desejar. Instalei nesta cápsula uma agulha Stanton D-6800 EL II e o resultado ficou muito bom. Como é uma agulha para DJ, ela não é difícil de ser encontrada. Acho que vale a pena você tentar e ver se o som lhe agrada, pois com esta agulha você pode continuar usando a mesma cápsula.

Abraços,

Paulo Henrique

8. Ulisses Patriota

Ulisses Patriota Usuário

Desde 4 Ago 2005
    maceio/alagoas
    Obrigado pela dica!(y)
    Vou tenar encontrar essa agulha!
    Um abraço

Ulisses Patriota

9. cubinho

cubinho Usuário

Desde 6 Dez 2017
    brasilia
    fala aí pessoal

ressuscitando o tópico pra não criar um novo com a mesma questão, lá vai:

peguei um Gradiente DD100q

veio com essa Shell
    https://http2.mlstatic.com/headshel...ox-D_NQ_NP_817301-MLB20310468286_052015-F.jpg

e mais a capsula atn3601

daí tenho três questões:

1) que agulha casa com essa capsula

2) melhor partir para um conjunto melhor de capsula/agulha? Não quero gastar muito, to pensando na Ortofon OM 5e ou AT95

3) valeria a pena comprar uma pickering usada no ML pra deixar o TD mais perto do original?

vlw

10. Bom dia Cubinho,

Eu iria de ORTOFON OM 5e!

Forte abraço,

Serafim