Anúncio do HT Forum

De Dolby Digital ou DTS para PCM. Dúvida sobre o que escolher?

Discussão em 'Home Studio' iniciada por Evaldo Bonavita, 5 Abr 2018.

1. Evaldo Bonavita

Evaldo Bonavita Usuário

Desde 27 Dez 2017
    Rio de Janeiro
    Olá,

Possuo uma Soundbar JBL Boost TV e uma TV LG 4K UJ6565. Minha TV tem 2 opções para escolha da saída de som nas configurações de áudio dela, pode enviar o som "Automático (no formato original)" ou então em formato "PCM", ou seja, nessa segunda opção ela converte o formato que for (Dolby Digital 5.1, Dolby Digital 2.0, DTS, Dolby Atmos e etc) em PCM e envia PCM para a Soundbar, enquanto na primeira opção ela simplesmente manda o formato de som original sem conversões.

Nos casos em que o som original é em DTS, Dolby Atmos ou outros que não sejam Dolby Digital comum eu obrigatoriamente tenho que escolher a opção "PCM" na TV, pois como minha Soundbar não tem DTS ou esses outros formatos, preciso que a TV mande em PCM para que ela possa reproduzir normalmente e então faço isso e o som saí normalmente pela Soudbar com a escolha da opção PCM... Até aí tudo bem, até porque não tenho outra escolha, porém quando existe um caso onde o som original seja em Dolby Digital comum, por exemplo, funciona tanto se eu deixar em "Automático" como se eu deixar em "PCM", visto que minha Soundbar pode reproduzir ambos os tipos.

Daí então, eu tenho 3 dúvidas a respeito do que eu relatei acima:

1) No caso do som original ser Dolby Digital 5.1 ou Dolby Digital 2.0, qual seria a melhor qualidade final em minha Soundbar, se eu manter no formato "Automático (Original)" ou deixar na opção PCM convertendo ele para esse formato, uma vez que PCM é um formato sem perdas ou compressão. Qual seria melhor opção de som a escolher na configuração da minha TV? Automático ou PCM?

2) Vamos supor que hipoteticamente minha Soundbar reproduzisse DTS ou caso eu a trocasse por uma outra que reproduza DTS. Seria melhor manter a TV mandando o som automático original em DTS para a Soundbar ou escolher a opção de conversão para PCM? Qual seria melhor opção de som a escolher na configuração da minha TV nesse outro caso? Automático ou PCM?

3) Minha última dúvida se refere a escolha de opção de áudio entre 5.1 ou 2.0 na origem da transmissão, ou seja, se em um filme eu tiver por exemplo, a opção de Dolby Digital 5.1 e Dolby Digital 2.0, visto que tenho uma Soundbar que possui apenas 2 canais e é 2.0 (Stereo), o melhor seria eu optar pelo Dolby Digital 2.0 ou no caso se eu escolher o Dolby Digital 5.1 daria no mesmo, pois a própria Soundbar faria a realocação e divisão correta dos canais transformando de 5.1 para 2.0 sem perdas na qualidade, volume ou fidelidade do som. Qual seria melhor escolha nesse caso? 5.1, 2.0 ou tanto faz pelos motivos que falei aqui?

Desde já agradeço a ajuda dos mais entendidos no assunto, pois sou apenas um entusiasta muito curioso. Muito obrigado desde já a todos!