Anúncio do HT Forum

Decepção com DAC, ajudem...

Discussão em 'Fones de Ouvido e Acessórios' iniciada por Renato LG, 18 Out 2019.

  1. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    Primeiramente a diferença. Isso é o que me falaram.

    AMP = vai pegar o som que sai de um lugar e vai amplificar (aumentar este som). Se o som for ruim, você vai ouvir ruim aumentado o volume. Se for bom, ouvirá bom.

    DAC = não amplifica o som. Você só precisa de ter um celular com um cartão de memória. Ele vai pegar e tocar a música e utilizará seus recursos. Se você tem um celular que é ruim de som, só utilizar ele apenas como base, colocando o cartão de memória, o DAC vai pegar a música que tem no cartão de memória, jogar para ele e te dar um som bom. Não me contaram que precisará do som da fonte.

    O que fiz?

    Primeiramente estava utilizando um DAP Colorfly C3, ligado no aparelho Fiio Q1 Mark II, utilizando a amplificação dele. Bem normal o som, aumentado e só.

    Agora preste atenção nesta parte.

    Fui testar a função DAC no computador. Liguei o cabo no Fiio Q1 Mark II e no computador. Conectei o fone de ouvido e ouvi um som excelente, com detalhe que nunca ouvi antes.

    Então pensei se eu utilizei no computador, será o mesmo no celular, pegando a informação que coloquei aqui antes e que me falaram, na parte DAC.

    Fui ouvir no celular e foi diferente do computador. O som não é igual, não tem o detalhe que ouvi na música. A informação que me passaram acima não procede. Ele não vai pegar e passar a música para ele e vai utilizar recurso dele. Vai utilizar o som da fonte, recurso da fonte e mandar para ele e tocar conforme o que entra nele.

    Não fique pensando no fone de ouvido utilizado, pois isso não fará diferença alguma.

    Bem estranho e diferente o que os especialistas que aparecem falam.
     
  2. Thiagok85

    Thiagok85 Usuário


    Desde 31 Jul 2018
    Brasília
    Tem outras variáveis nessa história, o próprio aparelho processa a informação antes de chegar no DAC. O Windows por exemplo, processa a informação antes de chegar no DAC, por isso que se usa alguns programas específicos e se altera algumas configurações padrão. O Tidal, por exemplo, tem algumas opções que levam isso em consideração. O mesmo se aplica aos celulares. Não sei se você usa celular com sistema Android, mas encontrei essa página que dá uma ideia do que pode ser feito https://www.rupokify.com/music/use-fiio-q1-mark-ii-android-external-dac/
     
  3. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    Obrigado por responder. Uso celular com Android sim. Usei conectado com o Fiio Q1 Mark II e não obtive o mesmo sucesso com ele ligado ao PC.
    O que eu quero é pegar o que ouvi no PC no Android.
    Percebi que a função AMP do Fiio, conectado junto ao Colorfly C3, me dava praticamente ou quase praticamente, o mesmo volume se utilizado DAC com o celular. Meu celular é um Samsung A7 2017.
     
  4. masabueno

    masabueno masabueno


    Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    Não é exatamente assim.

    Vai além da questão de volume. Amplificar é, também, dar corpo as coisas, independentemente da qualidade desse corpo. Alguns vão realçar mais os graves; outros mais os médios; outros os agudos. Alguns tudo. Melhorar a extensão. Uma infinidade de coisas.

    Essencialmente um DAC é algo que converte o sinal digital em analógico, posto que hoje, quase tudo que ouvimos, vem do digital - Youtube; Spotify, Deezer, Google Play Music, Tidal (entre outros); músicas compradas; etc.

    Smartphones têm DAC e Amp. E mais, armazenamento, que pode ser um cartão de memória, ou não. E fonte, que seria um apt da sua escolha. UAPP, por exemplo. A única função do cartão é armazenamento. Nada mais. Todo o aspecto qualitativo relativo ao som, está no DAC e Amp do smartphone e, um pouco mais polêmico, o player escolhido, que não acredito que interfira na qualidade, ao menos em bitperfect não deveria o player influir nada, apesar do potencial.
     
    Última edição: 18 Out 2019
    • 1
  5. masabueno

    masabueno masabueno


    Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    Qual cabo? USB ou P2?

    Nunca será igual. Ainda que sejam os mesmos Sabre, AKM, Burr Brown, Cyrrus Logic, etc., pois ainda há as implementações de cada fabricante.

    Conte-nos o que tem ouvido. Talvez podemos trocar ideias para esclarecer os pensamentos.
     
    • 1
  6. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    Respondendo ao ThiagoK85 primeiramente, mas serve para outras pessoas.

    Nesta sua postagem aqui da Fiio, que mostra um cabo próprio da marca, sendo nas duas pontas micro USB, para mim a princípio não serve, pois meu celular é USB tipo C. A não ser que tenha algum adaptador de tipo C na ponta e na outra micro USB.

    Para eu conectar o Fiio ao celular, utilizo o cabo de carregar o Fiio, que veio junto. Uma ponta é micro USB e a outra é USB normal.

    Para dar certo, eu conecto um adaptador tipo C no celular. Na outra ponta eu conecto o cabo eu veio no Fiio, sendo alí USB normal e a outra ponta que é mini USB, no Fiio.

    Funcionou bem. Só que eu não quero usar este cabo, pois é grande. Então fiz a compra de um cabo, do mesmo jeito do Fiio, pequeno e não dá certo. Pensei que estava com defeito, mas não está, ele carrega o celular, só não faz funcionar o Fiio.

    Será que se arrumar este cabo da postagem vai melhorar o som ou vai ser igual ao cabo que vem no Fiio?
     
  7. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    Respondendo ao masabueno, a primeira postagem.

    Eu peguei o que as pessoas falam na internet exatamente desta forma que descrevi.

    Estou falando do Fiio Q1 Mark II e pego esta sua parte

    um pouco mais polêmico, o player escolhido, que não acredito que interfira na qualidade

    O player escolhido influi sim. Eu comparo entre o celular e o PC na ligação com o Fiio e tem uma diferença grande.

    O que falaram que a fonte só vai mandar o arquivo mp3 do celular para dentro do DAC. O DAC vai tocar o som, sem a dependência do som do celular. Agora estou vendo que precisa do som do celular para tocar. Também do computador precisa. As pessoas falavam que o celular funciona como um depósito de mp3 apenas, passando para o arquivo para o DAC, que vai é tocar.
     
  8. masabueno

    masabueno masabueno


    Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    Mas isso...

    Está posto aqui.

    =======================

    Eu chamo de player ou "fonte" o apt que usa pra música - Tidal, Audirvana, Roon, Spotify. Claro, pode-se adotar outra denominação quando você manda o som do pc/notebook/dap/smart (digital), direto pro DAC externo decodificar. Fala-se, nesta situação, que o pc/notebook/dap/smart é a fonte.
     
  9. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    Respondendo ao masabueno, a segunda postagem.

    Liguei o cabo USB. No Fiio é a micro USB e vai na entrada normal USB do PC.

    Agora, pelo que eu vi, o som de um aparelho num DAC, será bem diferente de outro. Eu acreditei no que as pessoas falavam aqui na internet.

    O que eu tenho ouvido é o que as pessoas falaram na internet, o que postei acima. Entre o "Isso é o que me falaram" e na frase "O que fiz?".
     
  10. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    A fonte é onde sai o MP3. Vai para o DAC. O DAC toca a música.
     
  11. masabueno

    masabueno masabueno


    Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    Então vc está mandando o sinal digital para o DAC do Fiio e este, decodificando o sinal, transformando em analógico e mandando para o amp, ainda do Fiio, até sair para o fone. Nessa condição, cabo USB, independe se está espetado no celular ou PC, pois o sinal vai digital e quem faz todo o trabalho, é o Q1.

    A qualidade do som - em tese - é para ser a mesma. Digo em tese pq há a discussão se os players (AUDIRVANA ou TIDAL por exemplo) interferem ou não no som.
     
  12. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    O som que ouço vindo do PC é muito superior que ao utilizado no celular. Eu sempre pensei que a qualidade de som é a mesma do PC, que entrega detalhes, ao contrário do celular.
    Eu não uso TIDAL e nem AUDIRVANA. O que eu coloquei para tocar o som é o USB AUDIO PLAYER PRO e o próprio da FIIO.
    Será que vai melhorar o som se eu utilizar o cabo próprio da FIIO para fazer a ligação? O cabo é o ML06.
     
  13. Thiagok85

    Thiagok85 Usuário


    Desde 31 Jul 2018
    Brasília
    Como no seu caso o áudio está sendo saindo do DAC, ele está processando o som, ele está convertendo as informações digitais em analógicas, então não deveria ter diferença com o som do computador.

    Deve ser alguma coisa relacionada ao sistema, tentou seguir as instruções da segunda parte? Você vai em CONFIGURAÇÕES, SOBRE O TELEFONE, INFORMAÇÕES SOBRE SOFTWARE, aperta Número de compilação até aparecer que habilitou o modo de desenvolvedor, isso vai habilitar a opção OPÇÕES DE DESENVOLVEDOR no menu de configurações. Com isso dá para configurar a função da porta USB.

    Não acho que o problema seja o cabo, pelo que li, a única diferença é que ele não tem as ligações de energia.

    Só por desencargo, os arquivos de áudio são os mesmos?
     
  14. masabueno

    masabueno masabueno


    Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    Explique melhor isso, por favor. Vc usa o mesmo cabo USB conectado no Q1, via micro USB, e no PC direto a outra ponta (USB A); e no celular com o Q1, vc usa um adaptador OTG?

    Em outras palavras, vc está fazendo o mesmo procedimento nos 2 casos, PC e celular? Ou seja, mandando sinal digital para o Q1 fazer todo o trabalho restante?
     
  15. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    A única diferença é que no celular tenho que utilizar o adaptador OTG, porque alí é a saída tipo C, então conecta o cabo com o USB normal no adaptador e depois o micro USB no Fiio . Já no PC a conexão é sem adaptador, sendo direta por cabo USB normal que é no PC e na outra ponta micro USB é conectado atrás do Fiio.

    Praticamente se pensar bem é o mesmo procedimento. No PC, abre o mp3 através do Foobar e ouço através do fone de ouvido no Fiio. No celular abre o mp3 pelo aplicativo, que pode ser qualquer um USB Audio Player Pro, Fiio Music, Foobar 2000, Onkyo HF Player, Hibymusic. Instalei estes aí para ver a diferença, mas é tudo a mesma coisa. Depois ouço através do fone de ouvido no Fiio.

    Será que o problema está é no sistema Android? Na caixa fala para utilizar com sistema Apple. Me falaram que a maioria dos DACs foram feitos para trabalhar com sistema Windows. Será que resolve com Windows Phone?
     
  16. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    Sim, fiz isso das configurações no telefone. Não muda nada, toca do mesmo jeito. Para tudo, o cabo é o mesmo. A única diferença nas ligações entre PC e celular é o adaptador tipo C. Sem este adaptador não dará certo, por causa do celular. Tudo é o mesmo. Os arquivos de áudio são os mesmos.
     
  17. Renato LG

    Renato LG Usuário


    Desde 28 Ago 2018
    Belo Horizonte - MG
    Acabei de descobrir o que acontece através de um erro.
    Quando eu utilizei a primeira vez, utilizei o Foobar2000. Fui lá no som do Windows e selecionei o Fiio e coloquei na mais alta resolução de som. Tocou muito bem, com os detalhes que tinha dito. Até aí tudo bem. Depois coloquei no celular e não foi igual no PC e sempre falava que deveria ser. E fiz este post.
    Acima está tudo normal, a diferença acontece daqui para baixo.
    Hoje eu peguei o Fiio e liguei o cabo P2-P2 e conectei no PC. Ouvi o som para sentir os detalhes e não senti, sendo igual no celular. Pensei que será que foi mágica? Detalhe, tinha ouvido a música no Youtube e não no Foobar.
    Então fui usar o Fiio como DAC, ligando no PC. Coloquei o Foobar para tocar a música e não tocou. Dava erro Unrecoverable playback error: Unknown error code (0x88880001)
    Fiz a restauração do sistema para corrigir e nada. Desinstalei o Foobar, instalei de novo e nada. Na internet fala que a correção do erro é para mudar a resolução de som. Mudei e tocou. Estava na mais alta resolução e coloquei na mais baixa. Mas, depois fui colocar na resolução mais alta e tocou. Isso são mudanças no Windows. Estranho! A música no Foobar tava tocando e mudei a resolução de som no Windows, passando para a mais alta e aceitou. Detalhe que o som agora tocou igual do celular.
    Agora é que vem a descoberta do erro.
    Quando eu coloquei para tocar o Fiio a primeira vez no PC, utilizando o Foobar, o som estava muito bom, com detalhes nas músicas. Depois foi no celular e não teve nada disso.
    O que deve ter feito a melhoria do som, deve ser algum plugin dentro do Foobar. Pois, eu até desinstalei o Foobar, limpando tudo e voltei a instalar. Agora com ele instalado novamente o som sai igual no celular. Quando abri agora, deu erro de resolução e não toca, pois está muito alta. Então tenho que abaixar um pouco a resolução para ser aceita.
    Certamente é um plugin que melhora o som, pois instalei do limpo e ficou igual o som do celular.
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso