Desenvolvendo uma caixa com o WinISD ....as broncas

Discussão em 'DIY' iniciada por ranilson, 25 Mar 2020.

1. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    Caros amigos esse tópico surgiu porque ao dedenvolver uma caixinha DIY usando o winISD surgiram algumas dúvida.

Entrei num tópico em andamento mas fui aconselhado a abrir um novo devido ao grande potencial do assunto. Então vamos lá....

Quero montar um par de caixas 3 vias que serão empurradas por um conjunto vintage cygnus. O responsável pelos "empurrões" será um PA 1800 D.

Nessa brincadeira pretendo gastar pouco e para tal escolhi os seguintes falantes:

Subwoofer de 12 polegadas: 1 sub para cada caixa.

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=788f3530-35ef-4fb5-8ad0-3475d55bc5c2

Especificações Técnicas:

• Bobina Simples
    • 4 Ohms
    • Potência Max. (PMPO): 700 watts
    • Potência RMS: 175 watts
    • Resp. de Freqüência: 32 - 2800hz
    • Fs: 27 Hz
    • Qts: 0,88
    • Qes: 1,20
    • Qms: 3,30
    • Vas: 146L
    • Spl: 92,3 db
    • Bl: 4,73
    • SD: 512 cm²
    • Sensibilidade: 92 DB
    • Conjunto magnético de alto rendimento
    • Cone em Polipropileno
    • Carcaça em aço reforçado com pintura eletrostática

Fullranges de 4,5 polegadas: 2 unidades para cada caixa

https://www.souzacustons.com.br/ful...-boombox-mini-caixa-micro-caixa/prod-1936509/

parâmetros thielle small

impedância = 6 ohms
    fs = 74,69
    qts = 1,279
    qes = 1,518
    vas = 8,16 litros
    x max = 3 mm
    re = 6,029
    le = 0,23 mh a 10 khz
    spl = 85,54
    Dd = 10 centimetros
    sd = 78,5 centimetros
    bl = 3,01254
    potência rms = 20 w
    potência de programa = 30 w

• 1
  2. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    O tweeter eu já tenho, vai ser um por caixa.

Aí é que a coisa começa...

Instalei o winISD e joguei os dados do subwoofer no programa. O resultado é a seguinte curva:
    caixa vintage.png

Até aí tudo bem. Porem observando as dimensões do duto da caixa, tchanrammmm....o bicho tem 180cm de cumprimento para um diâmetro de aproximadamente 4 polegadas. Mesmo com 95 litros de volume calculado um duto com 1,8 metros é enorme.

Numa situação dessas onde os valores apresentados são exagerados ou até incompatíveis com o projeto, o que podemos fazer?????

Última edição: 25 Mar 2020
  3. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Esse sub não foi feito pra caixa dutada
    EBP indica isso
    EBP=Fs/Qes
    27/1,2=22,5
    Muito baixo, próprio pra selada
    BL tb, extramamente baixo, menor que de alguns mids, o motor não tem como controlar o sub numa dutada

• 1
  4. Kleber Pinheiro

Kleber Pinheiro Membro avantajado

Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Erro absoluto usar sub... se vai usar, esquece esse fullrange.

Quer montar algo divertido? Woofer 12" + tweeter.

Quer "gravão"? Aí você monta o sub, monta um par de 8", mais os tweeters.

Porém um projeto de 3 vias sem ter um bom valor para crossover é perda de tempo, monta 12" mais tweeter e pronto. Vai ter alguma deficiência nos médios, mas no geral será bem divertida.

• 1
  5. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    Ok pessoal...

Com o winISD tentei a opção de caixa selada mas ele mostrou uma mensagem e não foi pra frente. A caixa selada seria até mais fácil....volume menor e facilidade na montagem.

Como curioso já fiz algumas caixas seladas e funcionaram bem. Esse seria o primeiro experimento com uma caixa dutada.

Esse sub me chamou a atenção devido ao baixo custo $$$$ e frequência de ressonância baixa. A idéia seria um corte por volta de 1800Hz, aí entrariam os fullranges até os 10 KHz onde seria o segundo corte para o tweeter.

O projeto ainda não esta totalmente definido. Pensei em fazer duas caixas de graves e acima delas posicionar as unidade com os fullranges e o tweeter. Nesse formato não haveria conexão acústica entre as unidades.

Anexos:

Última edição: 26 Mar 2020
  6. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Um sub não consegue tocar até 1800Hz
    Como o Kleber falou, ideal aí seria um woofer
    Não vai conseguir um falante que toque subgrave profundo e médio grave juntos
    Ou muda o full por falante maior que desça mais, ou troca o sib por um falante q suba mais

• 1
  7. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    Me baseei nas especificações desse sub contidas na descrição do mercado livre onde diz que ele vai até 2800Hz. Mas mesmo assim acredito que posso baixar o corte para 500 Hz (????) que os fullranges se encaregariam a partr daí.

Com relação a substituir o sub por um woofer procurei no ML opções e algumas que possuem especificações têm Fs por volta de 70Hz....não gostei.

Ou quem sabe uma caixa 4 vias?

Opa....e com relação à mensagem do WinISD (fora dos limites)?

Fica estranho essa mensagem para o sistema selado uma vez que os parâmetros do sub são direcionados justamente para caixa selada.

8. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    O sub pode até ter um gráfico que demonstra que ele sobe até 2800Hz, mas ouvindo não vai tocar bem
    Nenhum sub faz isso
    Nem 500Hz
    Suba bons dá ora levar até uns 120Hz, 150Hz

Sobre a simulação, qdo voltar pra casa vou ver o q aconteceu
    Pode ser algo relacionado as unidades de medida doa parâmetros estarem divertindo entre manual e software, teria q adequar

• 1
  9. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Além do que o pessoal falou, se vai usar um PA1800D, esse fullrange vai aguentar não...o PA manda uns 50W/80W de médios em 8/4 ohms...se tocar em altos volumes o fullrange vai passar pro outro lado...rsrs

• 1
  10. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    os parâmetros do sub não "batem", não tem coerência
    tem q ver isso, pois o projeto de caixa é totalmente dependente disso

• 1
  11. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Esse Spyder Street é o pior sub que eu já tive. Montei um tem uns anos atrás, exatamente de 12", não aguentou uns minutos um power feito com 2 TDA7294 em ponte...passei maior raiva....rsrs. Substitui com um Pionner cara preta...esse sim durou até eu vender...rsrs. Eu não recomendaria ele...

• 1
  12. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    • 1
  13. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    Bom...então já temos algumas informações importantes para o projeto:

1. Substituir o sub por um woofer...ou repensar o projeto para 4 vias?

2. Fugir desse sub como o diabo foge da cruz.

3. Não costumo abrir muito o volume mas por segurança teria que usar mais unidades do fullrange ou partir para outro modelo. Por exemplo, dois desses em cada caixa:
    https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=bbd1aa26-4078-4ca0-ba50-0712b2f6118c

ou

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=bbd1aa26-4078-4ca0-ba50-0712b2f6118c

E aí senhores...o que acham?

Sugestões, please..!

14. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Substituir sub por woofer, ou o full por um mid por um mid/woofer
    Quanto mais vias, mais complicado
    E pra usar sub, tem q ser sistema multiamplificado, com amp dedicado ao sub com controle de volume e crossover

• 1
  15. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    Sistema multiamplificado...definitivamente não. Quero apenas um sistema stereo.

O danado é que no caso de woofer no ML dificilmente se encontra os parâmetros TS, impossibilitando o cálculo da caixa.

Busquei midranger no ML, a oferta é pequena.

A utilização de fullrange ao invés de mid teria algum problema?

16. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Os JBL/Selenium tem os parâmetros a disposição. Na faixa dos 500hz aos 5khz qualquer mid ou fullrange deveria trabalhar com tranquilidade... Alguns midranges dedicados tem a traseira selada....o que facilita a construção da caixa. Já se for usar um full ou mid comum...vai ter que fazer um compartimento separado.

• 1
  17. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    Penso em fazer duas caixas independentes. Uma para graves e outra com médios e agudos. Mas mesmo se mudar de idéia, divido o gabinete em dois, com a parte inferior dedicada aos graves.

No momento utilizo uma caixa qwtp (copiada do souza) com falante de 4 polegadas, sendo que anexei ao projeto um tweeter e divisor 2 vias. "Acho" que para a pequena dimensão do alto falante ela tem boa capacidade de reprodução de graves.

Uma saída também seria aumentar as medidas desa caixa QWTP proporcionalmente (gambiarra) e utilizar uns falantes que tenho aqui com 6,5 polegadas. E num prolongamento superior montar os falantes de médios e agudos.

Gostei dessa idéia....de repente precisa calcular o volume de ar teórico bombeado pelo falante atual em funçao do deslocamento do cone, juntamente com a velocidade desse ar em determindos pontos do labirinto. Depois seria fazer a adequação dimensional da nova caixa para que as velocidades permaneçam iguais. Ou seja, não seria tão gambiarra assim.

Alguém aí ja dimensionou uma caixa QWTP?

Achei esse material sobre caixas TL e QWTP. Tem até uma planilha de dimensionamento para TL. Já os artigos vão buscar umas matemáticas chatas pra caramba (parece a peste do livro do Vance Dickason) envolvendo processos de vibrações mecânicas, e isso ficou na faculdade há 35 anos atrás. Xô coisa ruim.

http://www.quarter-wave.com/TLs/TL_Theory.html

Última edição: 27 Mar 2020
  18. cristianolo

cristianolo Usuário

Desde 17 Jan 2009
    Porto Alegre
    Então não coloque um sub pra tocar junto com o resto
    Parta pra woofers grandes

Full pqno, de forma geral, sim
    Se for maior, não
    Mas pq essa sina em querer usar full, se vai usar tweeter? Ou entendi errado?

19. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    A idéia inicial é construir uma caixa 3 vias de baixo custo e no site do souza encontrei a opção do fullrange barato e com boa resposta. Por sinal la não há midrange nenhum e mesmo no mercado livre a opção de midranges é pequena e mais caro que os full. Só isso.

Vou usar o tweeter. E para tal basta fazer o corte no fullrange (8KHz ou 10KHz)

Estou fazendo os cálculos para o dimensionamento de uma QWTP com falante de 6,5 polegadas que possuo. Alguém aí sabe como calcular a altura da caixa?

Baseado no projeto que construi há tempos atras calculei a velocidade do ar em três pontos da caixa e recalculei os valores na nova caixa mantendo as mesmas velocidades. Com isso cheguei a valores como largura, profundidade e posicionamento do labirinto interno. Só falta calcular a altura. Verifiquei os ângulos de inclinação do labirinto mas são diferentes em dois projetos que busquei na net.

20. Bilbon12

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Meu projetinho de caixa é semelhante...só que é multi-amplificado e de baixa potência. Vou usar um full para os médios também...porque como meu tweeter é planar...penso em cortar lá encima...tipo 10khz ou mais...onde quase nenhum mid chega com facilidade... E os responsáveis pelos graves são de 5.25"...então é praticamente obrigatório um sub... Mas ainda tô analisando...rsrs. Os full que tenho são esses de 3"'
    IMG_20191105_203035.jpg
    Mas no seu caso, com um PA1800D, com certeza eu optaria por um woofer de 10" pra cima, e se ele não der conta dos médios, um bom mid e lógico, mais um tweeter. Esse PA é porrada...drivers pequenos não acho uma boa...rsrs

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso