Anúncio do HT Forum

Desmistificando Insulators e Spikes

Discussão em 'Acessórios, Ajustes & Tweaks' iniciada por edson, 27 Mai 2007.

1. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    INSULATORS
    Mito e verdades sobre estes acessórios
    Por edson batista

Muito se ouve sobre os insulators na web e neste fórum, por este motivo decidi fazer uma pequena explanação no intuito de auxiliar as pessoas que ainda não conhecem estes acessórios tão em voga no mundo audiófilo.
    Estes acessórios têm por finalidade neutralizar ou reduzir vibrações externas ou oriundas dos próprios players e amplificadores.
    São divididos em modelos diversos, sendo os mais conhecidos os esféricos e os cônicos, mas existem também os cúbicos e semi esféricos, e claro os magnéticos.
    Os materiais utilizados variam do aço Inox , aço carbono, alumínio, teflon, cerâmica, fibra de carbono, borracha, silicone, gel, etc.. .

Os modelos esféricos dividem-se em dois modelos básicos monoesfericos e multiesfericos. O sistema monoesferico é composto de 3 peças, sendo a base de apoio + uma esfera + base superior com alojamento para a esfera.
    O sistema multiesfericos segue o mesmo padrão, mas traz geralmente 3 esferas em seu interior, podendo possuir na base superior alojamentos distintos para cada esfera ou um único alojamento coletivo.

Sistema monoesfericos
    Com uma única esfera em seu interior, tem como ponto negativo a difícil instalação do mesmo sob players, a função de tal dispositivo e manter a estabilidade do player e dissipar as vibrações oriundas do próprio player ou externas a este. Um dos sistemas mais conhecidos é o Daruma.

Sistemas multiesferico
    Com três esferas em seu interior, tem como ponto positivo a facilidade de instalação do mesmo sob players, uma vez que propicia melhor equilíbrio do dispositivo. A função deste dispositivo também é manter a estabilidade do player e dissipar as vibrações oriundas do próprio player ou externas a este. Um dos sistemas mais conhecidos é o Shindo.

Sistemas Cônicos
    Os sistemas cônicos, como o próprio nome diz possuem a forma de um cone, com varias dimensões distintas, sendo um dos mais famosos o fabricado pela gravadora FIM, geralmente são compostos de duas peças: o cone + espelho (base utilizada para evitar danos a moveis ou pisos de madeira).

Sistemas cúbicos
    Os sistemas cúbicos como o nome diz possuem a forma de um cubo e as mais diversas dimensões, tem por finalidade isolar as vibrações verticais, mas não são tão eficientes.

Sistemas Semi esféricos
    Os sistemas semi esféricos, possuem meia esfera e são constituídos na sua grande maioria por borracha, silicone ou gel.

Sistema magnético de flutuação
    Composto por um embolo interno com pastilhas magnéticas que se repelem criando um vácuo entre elas. Partindo-se deste principio seria o sistema mais indicado para neutralizar vibrações, se não fosse a difícil tarefa de adequar o peso do objeto com capacidade de reversão magnética das pastilhas, ou seja, para cada objeto seria necessário um set dimensionado para ele, o que inviabiliza sua comercialização em grande escala.

Aplicação pratica de cada modelo

Os sistemas esféricos são mais utilizados sob players, amplificadores e processadores por possuírem a capacidade de dissipação de vibrações verticais e horizontais, obtendo-se melhores resultados.

Os sistemas cônicos são mais indicados para serem utilizados sob caixas acústicas, por terem um melhor direcionamento das vibrações verticais.

No âmbito geral, cabe a cada usuário decidir como irá utilizá-lo uma vez que a pratica demonstra que ambos os modelos podem se mostrar reveladores nas mais variadas combinações.

Os demais modelos possuem seus méritos, mas acaba sendo relegado a segundo plano em virtude da melhor eficiência dos dois modelos acima sitados, portanto irei me concentrar somente nestes sistemas cônicos e esféricos.

O resultado pode ser dos mais variados, sendo altamente revelador ou passar quase despercebido, isto porque ele interage de acordo com os sistemas, em um sistema com equipamentos mais sensíveis a nuances musicais estes acessórios têm se mostrado um ótimo upgrade, uma vez que possibilitam um foco e um recorte harmonioso dos instrumentos. O posicionamento dos instrumentos no palco e o contorno dos graves são pontos que podem ser notados com maior naturalidade. A sutileza das vozes femininas ao se fundirem naturalmente com os instrumentos é conseguida com facilidade por alguns destes acessórios. Em contrapartida em determinados sistemas, não são tão eficientes, não revelando quase nada ou nada, o que obriga o audiofilo a uma reflexão da sua real necessidade em relação a estes acessórios, aqui um teste in loco é quase que obrigatório.

Em minhas tímidas experiências com meu humilde sistema, não pude notar diferenças audíveis entre os sistemas cônicos e esféricos, mas o controle dos graves se mostrou uma realidade, alem da profundidade da voz, mas limitou-se a isto não evoluindo além. Mas este fato demonstra que a eletrônica é cúmplice fiel destes acessórios, pois em sistemas mais refinados os quais tive a oportunidade de uma audição mais critica, constatei que eles fazem sim a diferença e valem o investimento, mas volto a ressaltar que se torna necessário uma pesquisa previa e se possível o teste in loco.

Um ponto positivo é sua utilização sob caixas acústicas, onde se torna nítida o ganho de performance das mesmas, promovendo um melhor controle dos graves, com contorno mais natural e minimizando colorações na região de médio grave da caixa acústica. Aqui dou ênfase e destaque ao modelo cônico que em minha opinião promovem melhor desempenho em relação ao sistema esférico, uma vez que acopla a caixa acústica a sua base, promovendo inclusive uma melhor estabilidade da mesma.

Este texto não tem a pretensão de ser um formador de opinião, mas apenas com o objetivo de exemplificar este acessório àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de testá-los a fazerem suas experiências, inclusive no fórum existem alternativas DiY que obtiveram ótimos resultados a custos irrisórios.

Seguem abaixo fotos e desenho tecnico de varios modelos.

• 10
  2. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    • 6
  3. Show de bola srrsrsrsrs, muito bem elaborado, por favor voce poderia falar um pouquinho mais dos sistemas magneticos? (y)

• 1
  4. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Toda a informação que consegui sobre eles é superficial, são basicamente constituidos de um embolo que possui uma pastilha magnetica em sua extremidade e este é encaixado dentro de um recipiente que tambem contem uma pastilha magnetica no seu interior, desta forma cria-se uma repulsão entre elas, promovendo um vacuo. Desta forma esta ausencia de contato impede que vibrações sejam transmitidas entre a base e o dispositivo anulando as mesmas. Nunca confeccionei nem cheguei a testar tal dispositivo, se não me engano o amigo Russo (marcio) já teve a oportunidade de iniciar um projeto neste sentido. (y)

5. Dinho

Dinho Usuário

Desde 1 Out 2005
    Belo Horizonte
  6. bcc

bcc Usuário

Desde 4 Fev 2007
    -------------
    Edson, que tal bolarmos um em supercondutores :D ?

7. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Já pensei em inciar um projeto neste sentido, inclusive o Márcio se pre dispos a me fornecer as pastilhas magneticas, mas realmente a complexidade do projeto me destimulou de uma certa forma, vou neste final de semana criar um anti projeto de como seria este dispositivo e posta-lo aqui apra termos uma ideia de seu funcionamento. (y)

Dinho valeu a dica, já adicionado a lista (y)

8. mario fernandes

mario fernandes siervo del Dios Altísimo

Desde 20 Jan 2003
    Paraguay
    Tenho um *insulator* made by Edson. Já fiz o teste com um importado e o resultado foi o mesmo. Portanto, quem quiser a mesma qualidade por um preço accessível... (y)

9. Marcos V.

Marcos V. Powered by DENON

Desde 6 Jun 2003
    Londrina
    Parabéns pelo tópico Edson:aplauso: .

Temos a felicidade de ter este artesão conosco em Londrina, que pesquisa e faz as coisas porque gosta, em primeiro lugar, e tem o enorme prazer em compartilhar suas experiências.

Já fui (e ainda sou, hehe) uma "vítima":D de seus experimentos que muito adicionaram ao meu sistema.

Creio que será muito enriquecedor este tópico, valeu pela iniciativa.(y) .

Marcos V.

10. Davide - Magis Audio

Davide - Magis Audio MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Pessoal, tenho o prazer de ser possuidor de bases de caixas by Edson e está a caminho um jogo de 3 spykes para sub baseados nos FIM, com total satisfação (y) parabéns Edson, além de um competente artesão é também uma pessoa nota 10

o próximo passo será a confecção de agulhas tipo FIM para testar em player (isso o Edson nem sabe ainda :D )

abraço e parabéns pelo belo tópico, faço jabá-friends sim, na cara dura :D

11. fibra

fibra Áudio & Vídeo com Inteligência

Desde 2 Ago 2005
    Campinas - SP/Brazil
    Edson, meus parabéns !

Seu tópico está excelente !

:aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso:

Abraço.

12. Ele ja esta com uma consulta para "agulhas tipo FIM" :D poderiamos tentar alguma coisa em conjunto_O que voce esta achando do Hiperyon M35 ?

• 1
  13. Davide - Magis Audio

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Nascimento, acho que merecem um teste, respondi hoje ao César que meu maior problema foi altura no rack, as crianças são maiores que aparentam ser nas fotos, mas um teste fora do rack mostrou potencial, por este fator provavelmente tenha de devolver.
    Mande MP ao César, quem sabe você possa testa-los também e se ele concordar mando diretamente pra você.

Abraços

14. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

Belo topico e esse magnetico é bem interesante....:concordo: (y)

15. Justamente ai esta o meu medo, nao tenho muito espaco entre as prateleiras mas e quanto ao resultado, o que voce achou ?

Tambem estou muito curioso...

• 1
  16. Davide - Magis Audio

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Nascimento, achei que pode ser bom negócio, um pelinho melhor que os Stop da Logical que tou usando (clone do Daruma), mas não coube na estante, vou fazer um último teste hoje pra verificar sonoridade e tentar viabilizar espaço, penso valha a pena você testar depois.
    Como disse antes mande uma MP ao Magus pra eu te mandar diretamente.

Abraços

17. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    A intenção do topico, não era o de divulgar os dotes artesão, mas sim compartilhar informação com os amigos que não conhecem todos os dispositivos que podem ser utilizados em seu sistema e que em muitos casos atrazem grande beneficio.
    Mas fico muito feliz de ver comentarios positivos de amigos que se encontram satisfeitos com seus acessorios :D

18. Por favor voce pode me adiantar a altura do M-35, ja mandei um e-mail para o Magus.
    Abracos (y)

• 1
  19. Davide - Magis Audio

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Nascimento, vejo em casa mais tarde e te passo, assim no chutometro, agora, é algo em torno de 40 a 50 mm da base até a borda da esfera....

abraços

20. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    como já passou o tempo hábil para ed~ição do tópico, irei postar aqui a foto dos Insulator magneticos