Anúncio do HT Forum

Diagnóstico

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Ekstatikon, 15 Set 2018 às 12:38.

  1. Ekstatikon

    Ekstatikon Usuário


    Desde 31 Ago 2012
    Recife
    Prezados, boa tarde,

    ajudem-me a diagnosticar um problema.

    As tomadas do meu apartamento não têm aterramento. Contratei um eletricista para construir uma fase inteiramente dedicada com aterramento para apenas uma tomada, aquela que alimenta o sistema, enquanto todas as outras permaneceram como estavam. Ligo nessa tomada aterrada um Nobreak senoidal de dupla conversão online e nele um amplificador e uma fonte Meanwell, que alimenta uma Uptone LPS1, a qual, por sua vez, alimenta uma interface Singxer SU-1. Todos os outros elementos são alimentados por bateria. Tudo em ordem.

    Resolvi, então, fazer um experimento. Liguei apenas o amplificador ao nobreak senoidal e transferi a Meanwell/Uptone LPS1 para a tomada ao lado, fase compartilhada com outras tomadas do apartamento sem aterramento, e...

    Bummmmm!

    Queimou um fusível do amplificador e quase enfartei. Não houve prejuízo maior, troquei o fusível e voltei à configuração anterior.

    O que aconteceu aqui?

    Obrigado.

    Sandro
     
    Última edição: 16 Set 2018 às 12:39
  2. SubWolf

    SubWolf Usuário


    Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    Uma dúvida Cruel...

    Se seu apartamento não tem aterramento, como que foi feito um ?

    Existe a possibilidade de terem feito algo que é incorreto, que é usar o NEUTRO como TERRA.

    Afinal, para considerar um aterramento de verdade, teria que estar subindo um cabo terra desde o chão no andar térreo.
     
  3. Ekstatikon

    Ekstatikon Usuário


    Desde 31 Ago 2012
    Recife
    Olá, SubWolf,

    moro no primeiro andar e o eletricista conseguiu fazer o aterramento para essa fase dedicada exatamente como você descreveu, subiu um cabo terra desde o chão no andar térreo, mas apenas para essa tomada, não usou o neutro. Como escrevi antes, as outras tomadas permaneceram sem aterramento e, não sei por que, quando conectei o sistema a tomadas diferentes (uma aterrada e outra não aterrada), no mesmo instante queimou um fusível do amplificador.

    Eu nem mesmo sei se a causa da queima foi a ligação simultânea em duas tomadas, uma aterrada e a outra não, mas não vejo outra possibilidade. Caso tenha sido essa a causa, eu queria saber por que aconteceu.

    E só peço um diagnóstico a respeito do que aconteceu por que gostaria de deixar apenas o amplificador na tomada dedicada aterrada e os outros elos, sejam quantos forem, em outra fase.


    Agradeço tua ajuda e, antecipadamente, quem mais puder ajudar.
     
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso