Anúncio do HT Forum

Diagnóstico

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Ekstatikon, 15 Set 2018.

1. Ekstatikon

Ekstatikon Usuário

Desde 31 Ago 2012
    Recife
    Prezados, boa tarde,

ajudem-me a diagnosticar um problema.

As tomadas do meu apartamento não têm aterramento. Contratei um eletricista para construir uma fase inteiramente dedicada com aterramento para apenas uma tomada, aquela que alimenta o sistema, enquanto todas as outras permaneceram como estavam. Ligo nessa tomada aterrada um Nobreak senoidal de dupla conversão online e nele um amplificador e uma fonte Meanwell, que alimenta uma Uptone LPS1, a qual, por sua vez, alimenta uma interface Singxer SU-1. Todos os outros elementos são alimentados por bateria. Tudo em ordem.

Resolvi, então, fazer um experimento. Liguei apenas o amplificador ao nobreak senoidal e transferi a Meanwell/Uptone LPS1 para a tomada ao lado, fase compartilhada com outras tomadas do apartamento sem aterramento, e...

Bummmmm!

Queimou um fusível do amplificador e quase enfartei. Não houve prejuízo maior, troquei o fusível e voltei à configuração anterior.

O que aconteceu aqui?

Obrigado.

Sandro

Última edição: 16 Set 2018
  2. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    Uma dúvida Cruel...

Se seu apartamento não tem aterramento, como que foi feito um ?

Existe a possibilidade de terem feito algo que é incorreto, que é usar o NEUTRO como TERRA.

Afinal, para considerar um aterramento de verdade, teria que estar subindo um cabo terra desde o chão no andar térreo.

3. Ekstatikon

Ekstatikon Usuário

Desde 31 Ago 2012
    Recife
    Olá, SubWolf,

moro no primeiro andar e o eletricista conseguiu fazer o aterramento para essa fase dedicada exatamente como você descreveu, subiu um cabo terra desde o chão no andar térreo, mas apenas para essa tomada, não usou o neutro. Como escrevi antes, as outras tomadas permaneceram sem aterramento e, não sei por que, quando conectei o sistema a tomadas diferentes (uma aterrada e outra não aterrada), no mesmo instante queimou um fusível do amplificador.

Eu nem mesmo sei se a causa da queima foi a ligação simultânea em duas tomadas, uma aterrada e a outra não, mas não vejo outra possibilidade. Caso tenha sido essa a causa, eu queria saber por que aconteceu.

E só peço um diagnóstico a respeito do que aconteceu por que gostaria de deixar apenas o amplificador na tomada dedicada aterrada e os outros elos, sejam quantos forem, em outra fase.

Agradeço tua ajuda e, antecipadamente, quem mais puder ajudar.

4. Ekstatikon

Ekstatikon Usuário

Desde 31 Ago 2012
    Recife
    Ninguém mais poderia opinar?

5. Dennis

Dennis Team Cersei Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Prezado @Ekstatikon@Ekstatikon,

É difícil opinar remotamente num caso desses, mas uma possibilidade que vejo pela sua descrição é o fato de que o no-break tipicamente tem um transformador isolador interno que justamente isola o lado secundário, onde estão suas cargas (equipamentos), do lado primário, onde está sua nova instalação com terra. As tensões geradas pelo no-break na sua saída, portanto, geralmente não guardam relação com aquelas na sua entrada, ou seja, embora suas cargas “vejam” 115 ou 230V entre as “fases” de saída do no-break, a diferença entre elas e as fases “reais” da sua casa pode ser qualquer, pois as anteriores “flutuam” em relação às últimas. Além disso, não necessariamente o terra que você mandou instalar e que está ligado ao primário do no-break é efetivamente “transferido” para o secundário, é preciso confirmar se o seu no-break faz isso, pois muitos não o fazem. Assim, ao interligar os pólos “reais” e os “flutuantes” (incluindo o terra) através de um cabo de interconexão entre os 2 aparelhos, pode haver uma diferença muito pequena de tensões que efetivamente crie um “curto” entre as alimentações dos aparelhos. Apenas uma teoria.

6. Ekstatikon

Ekstatikon Usuário

Desde 31 Ago 2012
    Recife
    Muitíssimo obrigado, Dennis.

Acho que vou deixar quieto e continuar ligando tudo no nobreak para não correr riscos. A queima do fusível não deve ter sido coincidência.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso