Dicas e sugestões / Instalação de rede ethernet domestica

Discussão em 'Racks, Suportes, Acessórios, Decoração, Iluminação' iniciada por DouglasMedeiros, 12 Fev 2016.

1. DouglasMedeiros

DouglasMedeiros Usuário Muito Ativo

32 6 258

Desde 12 Fev 2016
    POA-RS
    Ola pessoal, primeiramente desculpe se este tópico esta no lugar errado. Posso excluir e colocar em outro.

Meu nome é Douglas e comprei uma casa junto à minha esposa, a reforma esta no fim e já começamos a comprar os moveis para mobilhar.

Então decidi fazer uma rede(internet) dentro da casa onde os fios não passem por canaletas ou fiquem a vista. Aqui vou colocar como penso em realizar o projeto e algumas duvidas que tenho, queria que vocês me dessem dicas e/ou sugestões da melhor forma de fazer.

----

Estou instalando uma central de alarme e cerca elétrica, ela vem com uma bateria que sera colocada no forro.

Estou pensando em colocar um armário no próprio forro, nele colocarei a bateria do alarme, os equipamentos de gerenciamento do alarme, Switch e roteador central.

Penso em puxar o fio do telefone para o armário no forro, nele plugo no MODEM da GVT. Do modem vai para o Switch(Gigabit). Do Switch levarei os cabos para a sala e quarto pelos conduítes da casa (Alguma dica para fazer isso? nunca fiz).

Penso em colocar apenas cabos Gigabit CAT6 porem não sei se coloco os blindados. Sera que cabos normais ira sofrer com a interferência elétrica dos fios?

Por ultimo, um cabo até a área dos fundos para colocar um roteador WIFI.

Quando o cabo sair nos conduítes pensei em fazer um furo no próprio espelho da tomada, para passar o fio e liga-lo no console. (Para console e PC quero cabo direto, tanto pela estabilidade quanto pela oscilação que poderia ocorrer caso fosse wifi)

OBS: se quiserem posso ir tirando fotos e mostrar os resultados.

Mas acho que é isso, ta certo minha logica?

Untitled-1.jpg

2. alexandrerpo

alexandrerpo Usuário Ativo

291 82 28

Desde 17 Abr 2010
    World Web Wide
    @DouglasMedeiros@DouglasMedeiros

Sugestões:

1. Não colocaria nada no forro. Principalmente o roteador, switch e o modem da operadora. Em um eventual problema na sua internet já imaginou como ficaria ruim você ter acesso a esses equipamentos para manutenção/verificação ? Até para o alarme é ruim. Já que está terminando a reforma porque não quebra uma parede e passa conduítes, tipo 2 de 1 polegada do forro e coloca tudo isso dentro de um rack ou armário. Aproveita os pedreiros aí, a gente pensa que por a parede já estar pintada vai dar muito trabalho. Vai por mim é mais simples do que parece. Fiz em casa e no mesmo dia já foi rebocada e pintada. Amanhã se você quiser colocar câmeras já está tudo em um mesmo ponto com fácil acesso para manutenção de tudo.

2. Quanto aos cabos eles irão funcionar, mesmo passando por conduítes com eletricidade (lógico que totalmente fora de norma mas...), só lembre que cabos cat5 são mais finos e maleáveis que cat6 e cat6 são mais finos que cat6 blindados. Se a tubulação da sua casa for de meia polegada, por exemplo, coloca cat5 de boa qualidade tipo furukawa multilan.

3. Colocaria keystone nas pontas do cabo que passar e da tomada um cabo direto.

Essas tomadas tem de várias marcas é só ir em qualquer loja de material elétrico.

Última edição: 13 Fev 2016
  3. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário Muito Ativo

295 60 278

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    Minha casa ainda está em construção, mas já começo a planejar todas as instalações.

No meu caso decidi que os cabos de antena, internet, som, vão passar por conduítes separados dos fios de energia, mas se no seu caso não puder ser feito, acredito que na prática não terá muitos problemas.

Como o Alexandre falou, para colocar novos conduítes e dar acabamento geralmente não se leva muito tempo, mas é claro que neste caso você deve planejar bem a passagem desses novos conduítes pela parede a fim de evitar um quebra-quebra exagerado. Cuidado também para não acertar canos e os conduítes já existentes para a eletricidade.

Atualmente meus planos são centralizar tudo em um quadro de distribuição grande, que pode ser comprado ou pode utilizar um armário específico para isto. No meu eu pretendo ter acesso a tudo, desde os disjuntores, fusíveis, baterias para alarme, sistema de segurança, rede, etc. Tudo acessível em um só lugar.
    Se seu quadro de distribuição estiver localizado em um local adequado, você pode substituí-lo por um maior para fazer tudo.

Esta imagem mostra mais ou menos o que pretendo fazer. Em um só lugar, poder ter acesso a tudo, desde a eletricidade até a automação da casa, e deste ponto os conduítes serão distribuídos para seus respectivos circuitos.

4. DouglasMedeiros

32 6 258

Desde 12 Fev 2016
    POA-RS
    Obrigado pelas dicas amigos

5. DouglasMedeiros

32 6 258

Desde 12 Fev 2016
    POA-RS
    Me surgiu outra duvida, posso usar cabos CAT5e para fazer uma rede gigabit? ou preciso do CAT6?

Se posso com o CAT5e, crimpo eles padrão 568B em todas as pontas?

(sim terei Switchs, roteadores e placa compatível com /1000)

6. Daniel

Daniel Usuário

97 6 8

Desde 5 Out 2003
    Douglas não sei se já tem a resposta mas as redes Gigabit Eth funcionam sim em cabos CAT5e, apesar de CAT6 ser mais confiável. Dependendo da potencia utilizada (ex: se a bitola do cabo elétrico for grande, para equipamentos de ar condicionado 220V por exemplo), usar o mesmo conduite ou mante-los numa caixa muito próxima pode sim interferir no cabo Ethernet não blindado. A questão é que é provável que a interferência seja irregular, depois você dificilmente vai entender porque cai o sinal ou dá oscilação na velocidade da conexão, pois a primeira hipótese são os equipamentos de rede usados e principalmente os equipamentos de conexão à internet.

Outra coisa, como você citou alarme, cerca elétrica e roteador, me pareceu que é para gerenciar via internet? Você pensou em colocar um nobreak para o roteador/switch/rede, para garantir que te avisem caso o invasor corte a energia? Abc.