Anúncio do HT Forum

Dimensionar mega capacitor

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Romulo Bezerra, 12 Ago 2018.

  1. Romulo Bezerra

    Romulo Bezerra Usuário


    Desde 12 Ago 2018
    Fortaleza
    Amigos, Sou novo aqui e sou um entusiasta de som automotivo.
    Tenho uma duvida o qual obtive varias informações divergentes no google. Se puderem me ajudar sobre como dimensionar mega capacitores eu agradeço. Hoje utilizo Taramps como módulos para meu som, e frequentemente tenho problemas com queima de modulo devido a quedas de tensão quando ha picos no medio e grave. Os equipamentos que utilizo são HD4000 (médio) e HD8000 (grave), utilizo 5 baterias de caminhão de 150 (cada) e uma fonte usina de 220A para alimentar este conjunto. Caso achem que minha duvida não resolva o problema de queima dos módulos, aceito outras sugestões.
    Obrigado.
     
  2. lelejau

    lelejau Usuário


    Desde 7 Dez 2012
    Jaú
    Acho que falta bateria ai... dizem que a cada mil rms seria bom 100a de bateria. na internet achei uma "regra" de 1 farad pra cada mil rms.. mega capacitor é bem mais caro que bateria. compra mais bateria que fica mais barato!
    sem contar que o funcionamento deles é totalmente diferente da bateria.

    o Dihzinhow tem quase mil amperes de bateria e acho que não chega a ter 12k rms de modulos.
     
    • 1
  3. Romulo Bezerra

    Romulo Bezerra Usuário


    Desde 12 Ago 2018
    Fortaleza
    lelejau, obrigado pela resposta, também encontrei esta regra no google, como também encontrei outras como 0,3 ou 0,5 a cada 1000rms, busco uma solução paliativa as baterias devido a falta de espaço.... de toda forma fica a dica, vou analisar uma forma de colocar pelo menos mais 2 baterias de 150A.
     
  4. lelejau

    lelejau Usuário


    Desde 7 Dez 2012
    Jaú
  5. fcoelhogomes

    fcoelhogomes Usuário


    Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    O Dihzinhow, quase certeza que ele tenha baterias AGM. Elas tem pico violento, o que faz com atenda a esse demanda de corrente nas baixas frequência, bem melhor até do que os megacapacitores, mas o uso de megacapacitores não é nunca foi consenso.

    As baterias AGM, pelo menos uma marca que eu conheço tem alto pico de corrente

    Agora se tiver facilidade de compras no Paraguay, iria baratear muito.

    A marca é XS Power.

    Como eu acho que é trio, algumas providências melhoram um pouco esse problema. Como o trio a sintonia da caixa gira em torno de 55 a 60Hz, sendo os valores mais baixos, o ideal é fazer corte em 5 Hz, abaixo do valor da sintonia. Esse é o chamado filtro subsônico. Claro que estou supondo a sintonia, então adote o corte de 5 a 10Hz abaixo, o valor da sintonia

    Como não deu muitos detalhes do sistema e para um sistema pesado, creio que haja processador, facilita muito o corte em 48 dB/8ª

    Não fazer esse corte, vai desperdiçar energia atoa.
     
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso