Anúncio do HT Forum

Dimensionar mega capacitor

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Romulo Bezerra, 12 Ago 2018.

1. Romulo Bezerra

Romulo Bezerra Usuário

Desde 12 Ago 2018
    Fortaleza
    Amigos, Sou novo aqui e sou um entusiasta de som automotivo.
    Tenho uma duvida o qual obtive varias informações divergentes no google. Se puderem me ajudar sobre como dimensionar mega capacitores eu agradeço. Hoje utilizo Taramps como módulos para meu som, e frequentemente tenho problemas com queima de modulo devido a quedas de tensão quando ha picos no medio e grave. Os equipamentos que utilizo são HD4000 (médio) e HD8000 (grave), utilizo 5 baterias de caminhão de 150 (cada) e uma fonte usina de 220A para alimentar este conjunto. Caso achem que minha duvida não resolva o problema de queima dos módulos, aceito outras sugestões.
    Obrigado.

2. lelejau

lelejau Usuário

Desde 7 Dez 2012
    Jaú
    Acho que falta bateria ai... dizem que a cada mil rms seria bom 100a de bateria. na internet achei uma "regra" de 1 farad pra cada mil rms.. mega capacitor é bem mais caro que bateria. compra mais bateria que fica mais barato!
    sem contar que o funcionamento deles é totalmente diferente da bateria.

o Dihzinhow tem quase mil amperes de bateria e acho que não chega a ter 12k rms de modulos.

• 1
  3. Romulo Bezerra

Romulo Bezerra Usuário

Desde 12 Ago 2018
    Fortaleza
    lelejau, obrigado pela resposta, também encontrei esta regra no google, como também encontrei outras como 0,3 ou 0,5 a cada 1000rms, busco uma solução paliativa as baterias devido a falta de espaço.... de toda forma fica a dica, vou analisar uma forma de colocar pelo menos mais 2 baterias de 150A.

4. lelejau

lelejau Usuário

Desde 7 Dez 2012
    Jaú
  5. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    O Dihzinhow, quase certeza que ele tenha baterias AGM. Elas tem pico violento, o que faz com atenda a esse demanda de corrente nas baixas frequência, bem melhor até do que os megacapacitores, mas o uso de megacapacitores não é nunca foi consenso.

As baterias AGM, pelo menos uma marca que eu conheço tem alto pico de corrente

Agora se tiver facilidade de compras no Paraguay, iria baratear muito.

A marca é XS Power.

Como eu acho que é trio, algumas providências melhoram um pouco esse problema. Como o trio a sintonia da caixa gira em torno de 55 a 60Hz, sendo os valores mais baixos, o ideal é fazer corte em 5 Hz, abaixo do valor da sintonia. Esse é o chamado filtro subsônico. Claro que estou supondo a sintonia, então adote o corte de 5 a 10Hz abaixo, o valor da sintonia

Como não deu muitos detalhes do sistema e para um sistema pesado, creio que haja processador, facilita muito o corte em 48 dB/8ª

Não fazer esse corte, vai desperdiçar energia atoa.

6. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Vixi, cheguei bem atrasado! Acredito que o autor do tópico nem deve estar por aqui, mas o ideal é o seguinte: Não se iludir com MC, pois os MC que custam até 400 R$ por mais que dizem ser de 10, 18, 20F... Não chegam nem em 5F caso abra algum! Eu uso um de 18F porque minha namorada me deu, não desfaço dele justamente porque foi um presente, mas no geral, ele está ali no meio do caminho entre meus cabeamentos + atrapalhando do que ajudando, um MC realmente TOP que chegue a ter 1,2F (verdadeiro) seria como este:

https://www.americanas.com.br/produ...QYAiABEgLlOfD_BwE&opn=YSMESP&*=14058047000110

**veja as fotos, como ele é por dentro*** e o tamanho dele é praticamente de um módulo de 3000! Preço também nem chega perto destes MC xing ling que temos por aqui, ou seja, tudo que o pessoal "acima" disse, em investir em bateria está perfeitamente dito. Não jogue seu $$ fora, estes nacionais são mais marketing.

As baterias AGM são melhores mesmo para a escolha, eu paguei nas minhas de 320A (antrax) R$ 680,00 nova c/ garantia, recomendadíssimas!!! Só que não boto muita fé que são 320Ah mesmo não, pois tem dimensões pequenas e pesam 50kg, pra mim uma bateria de 320A deveria pesar (sendo AGM) acima de 60kg, mas de qualquer forma, vale muito o investimento mesmo que elas sejam de 150, etc... porque AGM são caras, exemplo: Northstar NSB100FT de 100Ah (34kg) custa em média nova 1000,00... 12 anos de vida útil, pico 3000Ah.

7. Romulo Bezerra

Romulo Bezerra Usuário

Desde 12 Ago 2018
    Fortaleza
    Amigos,
    boa tarde,
    Desculpa a falta de informação sobre o sistema.
    upload_2018-8-28_13-43-11.png

Uso 5 baterias de 150A e 1 fonte Usina de 220A para alimentar 4 módulos Taramps 2x DSP 1600 (1 para agudo e outro para médio agudo), 1 HD4000 para médio e 1 HD8000 para graves, toca cd e processador behringer. Os auto falantes são: 4 Eros 3k (graves), 8 Eros de 1200 (médios), 8 Cornetas Selenium D405 e 6 Tweeter Hinor HST600), todos o restante dos equipamentos são alimentados pela rede elétrica. Os cortes foram feitos pelo alinhador, não tenho conhecimento atual, mas as caixas são feitas no modelo Euclides (não sei se conhecem). Vou providenciar as leituras do processador e passo mais detalhes. O Fato é que em picos de baixa frequência, eu tenho quedas de tensão principalmente no módulo de grave e a fonte não entra em atuação gerando carga para estabilizar, como se não houvesse a necessidade de carga naquele momento, descarto a possibilidade da fonte esta com problemas, fiz testes com a mesma e a vi gerando cargas de ate 180A, os cabos estão adequados de acordo com o manual em todos os módulos e com curta metragem, pode ser que eu precise troca-los, são rígidos, pode ser que os mesmos estejam gerando algum impacto. Quanto aos mega capacitores já desisti da ideia, vocês me convenceram a ir para o lado de baterias, creio q eu consiga espaço para pelo menos mais 1, vou procurar uma que me atenda com menor espaço e maior pico possível.

Obrigado novamente.

Anexos:

Última edição: 28 Ago 2018
  8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Essa fonte aí não atende a essa demanda.

Já falei na questão dos cortes subsônicos ou HP em 50Hz para evitar desperdício de corrente.

Deixe as baterias carregando a noite inteira e fique monitorando para ver se a fonte vai entrar em flutuação (carga finalizada), garantido que as baterias estejam plenamente carregadas.

Seria bom uma outra fonte aí, mas ligada em outra tomada. Não concentre duas fontes na mesma tomada de forma alguma.

Quando disse que os demais equipamentos, o que exatamente quis dizer?

9. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Faça como o fcoelho disse, corte o sistema abaixo da sintonia pra evitar essas quedas, woofers não conseguem reproduzir subgraves como SUB - forçando eles reproduzirem o que não tem tanta capacidade, além de uma queda brusca (o rendimento é praticamente o mesmo) do que cortando corretamente, porém terá uma tensão maior. Frequências mais baixas consomem muito mais amperagem do que as mais altas, isto é de LEI pois a força maior em empurrar o falante é nas baixas, comprometendo ainda mais o falante - fazendo as vezes até rachar o cone, soltar, etc...

Você tem uma boa amperagem, porém sempre quando se fala em quedão de tensão (quanto mais amperagem, melhor é) ainda mais pra um sistema igual o seu que provavelmente fica horas tocando, não descarte também a possibilidade de ter 1 bateria (zuada) pois se tem 1 bateria ruim, a tensão "geral" será alterada e com o sistema em standy-by ... A ruim, estará consumindo amperagem das BOAS para se reabastecer (sempre, continuamente).

10. Romulo Bezerra

Romulo Bezerra Usuário

Desde 12 Ago 2018
    Fortaleza
    Boa tarde Pessoal,

fcoelhogomes, quando me refiro aos demais equipamentos me refiro a iluminação e cooler de exaustão. dihzinhow as 5 baterias foram trocadas recentemente (Bosh), menos de 1 mês pra ser exato. A fonte realmente entra em estado de flutuação durante a carga completa, inclusive baixa a rotação dos coolers. Seguindo tua instrução, estou colocando uma outra fonte de 120A da Taramps, em paralelo a esta de 220A da Usina, espero que a mesma consiga melhorar essa variação. Desculpem-me a demora por testes e informações, este equipamento fica no interior e eu na capital, somente utilizo o mesmo em alguns alugueis e com moderação, quando estou presente é que forço o sistema ao extremo tendo este tipo de problemas. Quanto ao uso por horas, e a falta de carga no sistema eu creio que não seja o caso, mesmo com as baterias a 100% de carga eu tenho esta variação, irei efetuar a troca dos cabos de alimentação deste modulo por cabos flexíveis, colocar esta outra fonte e vê qual o resultado em seguida e informo a vocês.

Mais uma duvida, mesmo que eu faça os cortes no processador, por exemplo (50hz - 200hz), há necessidade de utilizar o crossover (digital) do modulo para efetuar este corte em conjunto com o processador ? terei algum ganho no rendimento e consumo do mesmo ? tendo em vista que o corte da frequência já foi feito na saída do processador.

Obrigado.

11. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    sera que nao e problema na forma que esta fazendo a ligação das baterias ao modulo
    voce esta usando barramento? (otimiza distribuição da energia reduzindo as perdas)
    pode tentar um esquema em que um numero de baterias abasteça um modulo e o segundo abasteça o outro modulo e as fonte abastecendo cada grupo

12. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Achei que fosse observar antes e escolher uma fonte no mesmo patamar ou próximo como as fontes overloud.

Essa Taramps aí eu não conheço.

Quanto ao corte complementar do crossover, é dispensável, já que possui processador que já faz esse corte com muito maior eficiência, além de acrescentar outras funcionalidade, como o led clip, equalização, etc.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso