Disjuntor curva "C" para o chuveiro e disjuntor "solto" por dentro

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por DouglasMV, 3 Fev 2015.

1. DouglasMV

DouglasMV Usuário

3 0 1

Desde 3 Fev 2015
    Brasil
    Boa noite pessoal, tenho uma dúvida:

A instalação elétrica aqui de casa é antiga e dividida assim:
    1 disjuntor de 25A para o chuveiro
    1 disjuntor de 30A para as Lampadas e tomadas

Sei que não é o correto, mas iremos fazer uma manuntenção somente no meio do ano, e para agora, estamos somente trocando os disjuntores...

Pois bem, comprei 2 disjuntores Soprano curva C, pois não tinha curva B. Posso instalar o C para os dois casos sem problemas ou perda de proteção?

Obrigado

Outra coisa: O disjuntor parece solto por dentro mesmo ou ta com defeito esse que comprei? quando balando para que está "solto" por dentro. [​IMG]

2. CARDOGUI

CARDOGUI Usuário

Desde 5 Jul 2003
    Brasil
    Pode sim. Quando fizer a manutenção definitiva, compre fusível da marca SIEMENS.
    Todos fazem este barulho. São os terminais de ligação que estão soltos, veja se não é isto. Um abraço, Guilherme.

3. DouglasMV

DouglasMV Usuário

3 0 1

Desde 3 Fev 2015
    Brasil
    Obrigado amigo, minha outra dúvida é a seguinte: Andei verificando a caixa de medição e nela tem um disjuntor de 30A (daqueles pretos). A soma de amperes de dentro de casa será maior que a da caixa. Isso está correto?

4. trosk

trosk tlec!

Desde 15 Dez 2008
    Na terra de Oz
    pode ser que o disjuntor de classe C não atue de forma apropriada para o chuveiro.
    a chance de um dano mais elevado é maior

---
    para exemplificar o que eu tentei explicar antes (mau e porcamente)

O disjuntor classe B atua entre 3 a 5 vezes a corrente nominal (indicado para chuveiros). O disjuntor classe C atua dispara a um valor acima - entre 5 a 10vezes a corrente nominal (mais apropriado para picos que ocorrem na partida de motores, por exemplo). Ou seja, pode ser por exemplo que o disjuntor não atue se ficar 3x, podendo queimar o cabo depedendo do dimensionamento.

Última edição: 4 Fev 2015
  5. CARDOGUI

CARDOGUI Usuário

Desde 5 Jul 2003
    Brasil
    Douglas, a caixa de medição que você cita acima, acredito que seja o relógio, medidor, do poste de entrada. Neste caso deve ter um disjuntor um pouco acima da carga utilizada na residência. Normalmente se usa um disjuntor de 63 A . Na caixa de disjuntores, dentro da residência, são colocados tantos disjuntores quanto forem necessários, de acordo com a necessidade de cada circuito. Ex. 35 A para o chuveiro 10 A para iluminação etc.

Quanto ao disjuntor curva C para o chuveiro, o que o trosk escreveu está correto, entretanto se o disjuntor for de boa qualidade não trará problema. Quando fizer a revisão final use sempre o curva C para cargas indutivas e o curva B para cargas resistivas. Um abraço. Guilherme.

Última edição: 9 Fev 2015
  6. Allan Almeida

Allan Almeida Usuário

Desde 23 Fev 2020
    Brasília
    Pessoal, gostaria de um ajuda. Tenho um chuveiro elétrico que toda hora desliga o disjuntor, apenas do chuveiro. Já troquei por uma resistência menor mas não adiantou. Já passei a utilizar na temperatura mais baixa e mesmo assim ele desliga o disjuntor. Já refiz a conexão dos fios e nada... Estive olhando o quadro de energia e verifiquei que o disjuntor do chuveiro é um de referência K32a1C25. Seria problema do disjuntor? Por ser tipo C? A fiação é de 6mm. O chuveiro é elétrico, como na minha cidade é 220 volts ele veio com resistência de 7500 e eu troquei por 6400 conforme fabricante.
    O problema seria do chuveiro ou do disjuntor? Ou outra coisa que não faço ideia?

7. pégaso

pégaso Asas Sem Limites!

4.432 1.499 736

Desde 18 Jun 2009
    SC, Brasil
    6400w é recomendado no mínimo um disjuntor de 30A. Se usar um menor poder estragar o chuveiro e o disjuntor.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso