DISJUNTOR DR Desarmando

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por MMQ, 5 Abr 2008.

  1. MMQ

    MMQ Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    Salvador
    <H1 style="MARGIN: 7.5pt 15pt auto">O Disjuntor DR do quadro elétrico do meu apartamento está desarmando quando conecto a tomada tripolar da TV LCD a uma das tomadas do apartamento. O mesmo acontece com a tomada do Projetor.

    O apartamento dispõe de aterramento. Todas as tomadas nas paredes tem Fase, Neutro e Terra. Quando conecto a tv ou o projetor isolando o pino terra do seu cabo, o disjuntor não desarma.
    Tenho instalação de aterramento mas não posso usar o terra do aparelho!
    Tenho outros equipamentos com cabo tripolar que não causam esse problema.
    O que pode estar acontecendo?

    Grato.
    </H1>
     
    #1    
  2. Aurelio Cavalcante

    Aurelio Cavalcante Usuário


    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo - SP
    Estranho!
    Isto é típico de fuga de corrente. Se o problema ocorresse em uma única tomada, diria para abri-la e verificar se as ligações foram feitas corretamente. Assim, olhando a tomada de frente, com dois pinos em cima e um em baixo, você deveria ter:

    - lado direito: fase;
    - lado esquerdo: neutro (cabo/fio azul);
    - pino inferior: terra (cabo/fio verde).

    Só que você afirma que acontece em todas as tomadas do seu apartamento...

    De qualquer forma, verifique as conexões das tomadas específicas para o uso da LCD e do projetor. Se o neutro estiver invertido com o terra, vai ter este problema. (y)
     
  3. MMQ

    MMQ Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    Salvador
    Aurélio,

    Grato pela resposta!

    Não há inversão de neutro com terra.

    No entanto as posições do neutro e da fase estão invertidas em relação ao que você postou. Isso poderia estar causando esse problema?
     
    #3    
  4. Aurelio Cavalcante

    Aurelio Cavalcante Usuário


    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo - SP
    Não acredito que isto esteja gerando o problema mencionado. De qualquer forma, sugiro que corrija a instalação. Isto é norma que os eletricistas desconhecem ou descumprem.
    Há equipamentos que possuem um pino mais largo que o outro, denominado neutro polarizado e assumem que o pino da esquerda é o neutro.
     
  5. MMQ

    MMQ Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    Salvador
    Inverti o fase e o neutro na tomada e o problema continua.

    Fiz um outro teste.Desliguei da tomada todos os aparelhos do apartamento. Pluguei apenas a tomada da TV e o disjuntor desarmou.

    Por que isso está acontecendo apenas com esses dois aparelhos?

    Grato.:discordo:
     
    #5    
  6. Pamuju

    Pamuju Paulo


    Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Não conheço muito isso ...

    Mas outro dia fiz uma auditoria de segurança na empresa e questionando sobre se ferramentas manuais como lixadeiras, furadeiras e etc não precisavam de terra me explicaram que esses disjuntores desarmam com a mínima fuga de corrente no aparelho em uso ...
    O Usuário não chega nem a sentir cócegas e ele desarma ...

    Poderia estar havendo alguma pequena fuga de corrente nesses aparelhos ?

    Você não tem como ligá-los na casa do vizinho por exemplo ?
     
    #6    
  7. fox-xp

    fox-xp Curtindo meu HT


    Desde 20 Abr 2007
    São Paulo/SP/Brasil
    Ja checou a tomada ? Os DR's são muito sensíveis, a mímima fuga de corrente e o bichin desarma.

    Desmonte a tomada, ela pode estar com problemas, pode estar gerando um pequeno curto, etc. já tentou ligar em outra tomada ? Utilize uma extensão para testar com uma tomada de outro comodo.

    (y)
     
    #7    
  8. MMQ

    MMQ Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    Salvador
    Farei o teste com tomada de outro cômodo.
    Verifiquei que existem outras todas tomadas invertidas no apartamento (fase e neutro). Ajustarei todas.

    A possibilidade de haver alguma tomada do apartamento em que esteja ocorrendo contato neutro terra, poderia justificar o problema, mesmo que não sejam as que estão sendo utilizadas para o projetor e a LDC?

    Grato.
     
    #8    
  9. Cezarsky

    Cezarsky Usuário Muito Ativo


    Desde 8 Mai 2006
    Sampa
    Pois é!

    Depois de refazer totalmente a instalação eletrica da casa (que já tinha 20 anos) e instalar os novos quadros (um deles dedicado apenas ao setup) me deparei com o mesmo problema do tal DR. No meu caso a fuga deveria estar na iluminação da piscina ou do jardim segundo o engenheiro que me atendeu.

    Diante da idéia de desmanchar o paisagismo que custou caro e levou muito tempo para formar, abandonei o DR, tirei do quadro e sinceramente não sinto falta nenhuma do dispositivo pentelho que me deixou no escuro e irritado por muitas vezes!

    Abraços

    Marco
     
  10. MMQ

    MMQ Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    Salvador
    Vou ter que investigar mais antes de me livrar do dispositivo pentelho:lol:. Com crianças em casa fica difícil dispensar a proteção contra choques elétricos que o famigerado proporciona. Irritado eu já estou. Não fico no escuro pois o DR está ligado apenas às tomadas.

    Valeu!
     
    #10    
  11. fox-xp

    fox-xp Curtindo meu HT


    Desde 20 Abr 2007
    São Paulo/SP/Brasil
    É realmente o DR é pentelho, mas pra quem tem criança pequena vale muito a pena. É praticamente impossível uma criança tomar um choque enfiando alguma coisa na tomada, o DR entra em campo antes.

    Em casa o DR está tomando conta de tudo, e até agora 100% (y)
     
  12. Isaac Boy

    Isaac Boy Membro


    Desde 14 Jan 2005
    Belo Horizonte
  13. Aurelio Cavalcante

    Aurelio Cavalcante Usuário


    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo - SP
    Não é possível ocorrer o que você descreveu. A explicação é a seguinte: o neutro sempre é utilizado (e é ele quem é monitorado pelo DR), independentemente da tomada ter três ou dois pinos. Assim, a corrente que circula pelo neutro iria passar para o terra a todo o momento que o circuito fosse utilizado, desarmando o DR.

    Neste momento eu tentaria ligar o equipamento em outras tomadas, sempre usando os três pinos. Fazendo isto, você vai isolar a variável tomada. Procure ligar em uma tomada que pertença a outro circuito. Aí você isola a variável circuito.

    A fuga de corrente da LCD e do projetor são ínfimos e não deveriam desarmar o interruptor DR (não é disjuntor).
     
  14. Aurelio Cavalcante

    Aurelio Cavalcante Usuário


    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo - SP
    MMQ,

    Antes de esticar extensões pela sua casa para fazer os testes, tente o seguinte: conecte a LCD e espere pelo desarme do DR. Tente então religar o DR com a LCD conectada. Se perceber que há resistência para a religação (interruptor duro) não insista.

    O que pode estar acontecendo é que os capacitores que funcionam como filtro no seu equipamento estejam jogando para o terra uma corrente superior aos 30 mA que o seu DR suporta por alguns ciclos de rede.

    Se funcionar, faça o mesmo com o projetor, sem desconectar a LCD. (y)
     
  15. MMQ

    MMQ Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    Salvador
    Aurélio,

    Acabei de fazer alguns testes:

    Utilizei o monitor lcd (19") do meu Desktop (cabo de três pinos) e o liguei, sem problemas, (sem desarme do DR) a várias tomadas da casa, inclusive às que estão atendendo ao projetor e à TV LCD.

    Carreguei pela casa a TV (32") testando diversas tomadas. Em tomadas de outro circuito não houve desarme do disjuntor. Também não houve desarme quando liguei a tv na tomada onde estava ligado o projetor!

    Ocorre que quando recoloquei a tv no seu lugar, resolvi religar o terra da tomada (que havia isolado desde que a tv chegou) e testar novamente. Ao conectar o plugue da tv não houve desarme do disjuntor! Tirei e botei várias vezes a tomada e nada do DR desarmar. Não entendendo o que tinha acontecido, passei a conectar os outros cabos. Depois de conectar os cabos av, encostei o cabo RF na sua entrada e houve o desarme! Testei mais uma vez e o simples contado do elemento central do cabo coaxial, (que está ligado ao decoder da sky), na entrada ANT da tv provoca o desarme do disjuntor.

    O decoder da SKY na verdade está próximo ao receiver ligado a ele por cabo s-video. O receiver por sua vez está ligado ao projetor por dois cabos, V comp e HDMI. A tv LDC, em outro cômodo está ligada ao decoder pela saída RF (canal3) (ponto escravo).

    Ao projetor...

    Religuei o terra da tomada (parede) do projetor. Conectei o cabo do projetor, provocando o desarme do DR. Desconectei os cabos S-video e RCA som do decoder - receiver e pluguei a tomada do projetor novamente. Dessa vez sem desarme do disjuntor.

    Há fuga de corrente quando os aparelhos estão conectados aos cabos coaxiais de antena (direta ou indiretamente). Porém, quando o terra não está ligado isso não ocorre.

    Alguém poderia explicar o que pode estar causando isso e/ou tem alguma idéia de como resolver?[​IMG]

    Grato.
     
    #15    
  16. Isaac Boy

    Isaac Boy Membro


    Desde 14 Jan 2005
    Belo Horizonte
    Parece que o seu caso é similar ao de muitos colegas que relatam ruído no som (mesmo nas audições estéreo) quando a antena da TV -- conectada ao sistema de HT da casa -- tem alguma conexão com os demais aparelhos.

    Não sei como é o caso da SKY, mas quem tem TV a cabo comenta que há uma diferença de potencial entre o terra ou neutro do cabo (da TV) e o terra ou neutro e/ou do seu aterramento dedicado ou da concessionária de energia elétrica, o que gera uma corrente de fuga quando o cabo de RF é conectado a algum equipamento aterrado.

    As soluções parecem ser, se possível, aterrar o decodificador/cabo, solicitar um tranformador isolador (veja esse post) ou usar conprar um (veja esse outro). Alguns condicionadores de energia possuem entrada/saída para proteger o sinal de RF. Acredito que façam a isolação também.
     
  17. Aurelio Cavalcante

    Aurelio Cavalcante Usuário


    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo - SP
    A diferença de potencial ocorre entre o terra da instalação e a malha de aterramento do cabo coaxial. No meu caso, obtive 50 mV de ddp. Só que era da NET. Este valor já era o suficiente para gerar um ruído considerável no áudio da minha LCD. Quando aterrei o cabo da Net, o ruído sumiu! (y)

    Para resolver o seu problema, sugiro que aterre o cabo coaxial do seu sistema de TV. Há várias opções no mercado. Eu recomendo os produtos da Clamper. Tenho-os no meu circuito elétrico, de telefonia e de TV a cabo.

    Além de ter a equipotencialização do terra (item mandatório na NBR 5410), você também terá uma proteção para o seu sistema. (y)

    Meus parabéns pelo processo de investigação! :aplauso:
     
  18. MMQ

    MMQ Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    Salvador
    Aurélio,

    Obrigado.

    Vou abusar um pouco mais:

    Como se faz o aterramento dos cabos coaxiais/decoder?
    Qual, exatamente, o produto da Clamper que você recomenda? Seria o TVCABLE PROTECTOR PLUS?

    Grato.
     
    #18    
  19. MMQ

    MMQ Usuário


    Desde 12 Jan 2006
    Salvador
    Aurélio, colegas,

    Qual o produto recomendado para o meu caso?

    Seria o 812.x.050/F, o TVCABLE PROTECTOR PLUS ou outro?

    Onde instalar o primeiro? Em qualquer ponto do cabo coaxial? Próximo da entrada da TV? Próximo da entrada do decoder?

    Abaixo link com imagem e descrição desses dois citados acima.

    http://www.reymaster.com.br/catalogo/clamper.pdf

    Grato.
     
    #19    
  20. Aurelio Cavalcante

    Aurelio Cavalcante Usuário


    Desde 21 Jul 2004
    São Paulo - SP
    MMQ,

    Eu fiquei pensando no seu caso e, sinceramente, tem algo muito estranho acontecendo por aí.

    Vamos à teoria por detrás de um DR: de uma maneira bem simples ele mede a diferença de corrente entre o neutro e os fase. Se este delta de corrente for maior do que 30 mA (ou 300 mA dependendo do modelo) ele assume que algo está errado e, então, desarma o circuito, para a proteção do usuário. (y)

    Note que até agora eu não mencionei nada do terra, que é um coadjuvante nesta história (pelo menos neste momento).

    Acontece que, no seu caso, quando você conecta o cabo coaxial ao sistema, a corrente prefere fluir pelo terra - ao invés de ir para o neutro. Só que para desarmar o DR, ela só pode ter sido desviada do neutro, originada de um dos fase (já que são os únicos componentes que o DR monitora). Em outras palavras, o problema que você tem está na instalação elétrica, e não no cabo coaxial. Isto pode estar relacionado ao seu decoder da Sky.

    Aqui vão algumas sugestões para tentar entender o seu problema:

    - Abra o Quadro de Distribuição e verifique se o DR foi instalado corretamente. Olhando para ele, você deverá ver somente os fios fase e o neutro ligados a ele. Em alguns modelos de DR, há a especificação indicada na carcaça sobre quais pólos dever ser utilizados em circuitos tripolares (fase - fase - neutro);

    - Faça a medição de tensão entre os fios fase, neutro e terra;

    - Verifique os apertos dos parafusos dos disjuntores no seu Quadro de Distribuição.

    Os tipos de proteção que você mencionou têm aplicações distintas. O 812.X.050/F deve ser usado em instalações que permitam uma proteção geral - e aterrada do Terminal de Aterramento Principal da residência, enquanto que o TV CABLE PROTECTOR deve ser usado no ponto de utilização. No meu caso eu tenho o 812.X.050/F, pois previ esta proteção durante o projeto da minha casa, em um quadro específico para a entrada da TV a cabo e os telefones. (y)

    O TV Cable Protector é relativamente barato e eficaz. Só que não acredito que resolva o seu problema agora.

    Tomara que esteja errado.