DISPLEX - removendo riscos do LCD

Discussão em 'Mercado de A&V e Publicações' iniciada por Matias, 20 Mai 2008.

1. Matias

Matias Thiel CS3.7

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    O caso

Eis que um dia descubro que meu novo monitor LG L226W, 22" wide, tem um risco na tela. Fiquei puto da vida, "não acredito!", puto da vida MESMO! :irado:Mas já era, está lá e não tem como negar... O risco tem o tamanho deste traço - , e ficava totalmente invisível em fundos normais, mas quando a tela está toda branca, o risco fica com aquela cor rosa-colorido muito irritante.

Apesar de estar escura, essa foto é no fundo branco. O risco parece fraco aí, mas olhando ao vivo é mais forte.

Passada raiva, vem a tristeza e a frieza do "e agora, o que eu vou fazer?". Agüentar a raiva toda vez que vejo ele? Vender o monitor a preço de banana e comprar um novo, sendo que ele não tem nem 2 meses de uso?

(passam algumas semanas)

Procurando em todos os fórums da internet, achei esse tal de Displex. É um polidor para tela de celular, iPod e PSP que supostamente é mágico e tira os riscos. É um POLIDOR, isso significa que o princípio é abrasivo. Em outras palavras, é uma lixa leve para desgastar em volta do risco. Não vi ninguem recomendando para monitor LCD, mas se funciona no PSP, então deveria funcionar no monitor também, afinal, é tudo LCD né?

Pois bem, encomendei no Mercado Livre por R$30 e chegou hoje.
    É uma bisnaguinha de 5g pequena.

A aplicação

Diz o manual no site:
    [FONT=&quot]Aplicar um pouco de DISPLEX no visor do seu telemóvel. Com um pano de algodão macio e limpo, polir os locais riscados durante 2 a 3 minutos. Caso os riscos sejam mais profundos, repetir a aplicação. Em seguida, eliminar os resíduos do produto existentes no visor. [/FONT][FONT=&quot]Atenção: Não polir em cima de superfícies envernizadas. Tratar exclusivamente a parte transparente do vidro do mostrador[/FONT][FONT=&quot]. O conteúdo da bisnaga de 5 g é suficiente para aprox. 8 a 10 aplicações[/FONT]
    Eu sabia de tudo isso antes de aplicar, mas ainda assim preferi arriscar do que ficar com aquele risco insuportável.

Pequei cotonetes Johnson comuns, molhei a ponta com algumas gotas de Displex. Ele tem uma aparência líquida branca, e de levinho eu passei na tela e senti que ele de fato é levemente abrasivo. Parecia pasta de dente aguada.

Comecei esfregando bem de levinho por uns 2 minutos dando voltas em cima do risco. A superfície ficou toda suja, não dava para ver nada em baixo. Limpei com a ponta limpa do cotonete e olhei. Nada, estava igualzinho. Continuei esfregando de levinho por mais uns longos 10 minutos na região. Toda vez que eu limpava para ver: nada, ele continuava lá.

Já comecei a broxar. Daí pensei nas opções de novo: deixar quieto ou forçar. Resolvi forçar, o risco na tela é muito incômodo. Comecei fazendo círculos mais forte por mais uns longos 10 minutos. Olhei e nada dele sair. Daí apelei: segurei o monitor com uma mão e comecei a forçar mesmo em cima do risco por uns 10 minutos.

Depois de muita encheção de saco, começou a sair! Forcei mais um pouco e tava quase bom! Limpei tudo e olhei: saiu uns 90%, quase não se vê mais olhando de frente contra o fundo branco, que era o pior caso! :)

A má notícia é que olhando mais atentamente, uma mancha um pouco mais clara ficou em volta do antigo risco. Exatamente, saiu o fosco da proteção do monitor. Olhei de lado e......

Ficou uma manchona brilhante do tamanho do meu dedão em volta do risco, e onde eu forcei ficou uma mini-craterinha de uns 3mm de diâmetro em cima do risco. Essa craterinha ficou meio fora de centro porque não dá para acertar certinho a esfregada com o cotonete em cima do risco.

O veredicto

Funciona?
    Sim, de certa forma.

Faria de novo?
    Sim, porque tá melhor que o risco rosa-colorido irritante. :concordo:
    Mas não ficou 100%, deixei seqüelas no monitor. Quando riscou, já tá cagado, não tem muito o que fazer. :(

Recomenda?
    Se você tá desesperado com o risco, manda ver, pior não pode ficar.
    Se o risco nem te incomoda muito, não faça.

Nota
    6

Site: http://www.displex.com/
    Onde comprei: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=74309835

rntbarbosa agradeceu.
  2. Matias

Matias Thiel CS3.7

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Passado 1 semana, acho que valeu a pena pelo meu uso: geralmente de noite ou no quarto escuro. Porque quando eu abro a janela e a iluminação da luz do dia entra, a falha na cobertura reflete bastante. :(
    Enfim, pro meu caso funcionou. Se eu usasse o micro o dia inteiro, talvez não teria valido a pena.

3. Davide

Davide MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    valeu o relato Matias (y) não conhecia o produto, apenas lendo teu tópico eu também apostaria que vale a pena (y)

estranho que ninguém tenha comentado :lol: tópico de grande utilidade (na verdade espero nunca usar :lol:)

abraço

4. Matias

Matias Thiel CS3.7

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Espero que NINGUEM tenha que passar por isso! O pior é tomar a difícil decisão de suportar o risco ou polir... Perder ou perder. :(

5. gmc100

gmc100 Usuário Ativo

Desde 7 Mai 2006
    São Paulo/SP/Brasil
    Importante saber. Vai que dá um azar....(y)

6. MARCUS BRAGA

MARCUS BRAGA TUTUBARAO

Desde 20 Set 2007
    RIO DE JANEIRO - IPANEMA
    ficou horrivel aquela mancha branca.

nao atrapalha?

nao seria melhor passar em toda tela com uma polimotrix(y)

7. Ander33x

Ander33x Meus Agradecimentos Sumiram :(

Desde 4 Set 2007
    Santo Andre - SP - BR
    Vlw Matias, pelo relato e pela dica.

Nao conhecia essa tal produto o Displex.

Flww...(y)

8. Matias

Matias Thiel CS3.7

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    tutu, sim, ficou horrível mesmo. Com o monitor apagado dá um aperto no peito de tanta dó. E quando tá com muito sol no quarto, até reflete mais e incomoda um pouco. Mas sem sol direto e a noite, ficou totalmente imperceptível.

Não tem jeito, se riscou já tá cagadado, vc só escolhe o menos mal... :(

9. .:: Edu ::.

.:: Edu ::. Usuário

Desde 5 Out 2007
    São Paulo/SP/Brasil
    Matias,

Obrigado pelo seu tópico. Conseguirá me ajudar com relação ao meu celular e talvez tente com meu monitor pois a moça que trabalha em casa passou alguma coisa no monitor que o riscou um pouco.

Agora a pergunta: ele ficou 'mais claro' porque o verniz que existe saiu? Você citou o PSP mas vale lembrar que no PSP existe um acrílico que protege o LCD em si e quando se passa este produto não estamos passando no LCD e sim neste acrílico.

Abs,
    Edu

10. mvpetri

mvpetri Usuário

0 0 0

Desde 11 Jul 2009
    brasil
    Estes abrasivos são muito fortes, por isto a mancha. Esses dias apareceu um risco no meu monitor. Três, para falar a verdade. Fiquei puto, porque eu tenho o maior cuidado com este monitor e quando chego em casa vejo esta facada no coitado. A primeira coisa abrasiva que me veio a mente foi pasta de dente. Ela tem grãos muito mais finos que abrasivo material, acho que se você tivesse tentado teria saido melhor.

Eu não sabia da proteção que havia nos monitores. Dei sorte de não ficar uma manchona que nem a sua, =f
    Mas dá para perceber que saiu uma película sim. Quando eu passo o dedo eu sei exatamente onde o risco estava, porque fica ligeiramente mais áspero.

Quanto ao risco, ainda dá para ver, só que só dá para ver em um ângulo certo, e se você souber que ele está lá. Praticamente sumiu.
    Não vou aconselhar, porque sabe como é... monitor LCD é caro, pasta de dente não, mas juntar coisa cara com coisa barata nunca dá certo!
    Porém funcionou! O risco era enorme, tinha uns 3 centímetros!