Anúncio do HT Forum

Distância mínima confortável.

Discussão em 'Projetores' iniciada por Azevedo, 25 Set 2004.

  1. Azevedo

    Azevedo Usuário


    Desde 13 Set 2004
    Cuiabá - MT
    Olá.
    :aplauso:
    1 - Há alguma regra para se estabelecer a distância mínima confortável do espectador à tela?
    2 - Li algo como três vezes a altura da tela, é isso mesmo?
    3 - A resolução também não é importante?
    4 - Uma distância mínima confortável para o Infocus 5000 LCD (1280 x 720) é menor do que a distância mínima confortável para o Infocus 4805 DLP (854 x 480) ?
    5 - A resolução da imagem gerada pelo Infocus 5000 a partir de um DVD é melhor que a gerada pelo Infocus 4805 a partir do mesmo DVD?
    6 - Caso negativo, isto é, se a resolução da imagem gerada a partir de DVD for a mesma, independente da resolução do projetor, qual é a utilidade de se comprar agora um projetor de resolução maior? Quem comprar um Infocus 5000 vai ter que esperar alguns anos pelo novo padrão para experimentar a melhor resolução?
    Desculpem as perguntas inocentes, mas preciso ter certeza sobre essas coisas antes de aplicar meu suado dinheirinho.
    Obrigadão. :aplauso:
     
  2. Denis Y.

    Denis Y. Puro Som


    Desde 6 Mar 2003
    B.H - MG
    Essa eu posso dar um pitado. :)

    1 e 2. Segundo dizem, o ideal é pela largura, e o ideal seria 3x, enquanto que o mínimo seria 2x, mas no final das contas é algo muito particular, tem gente que usa menos de 2x.

    3. A resol. é importante, mas os projetores atuais todos tem uma resolução mínima de DVD.

    4. Teoricamente sim, mas quando se diminui a distância não é só resolução, mas tem o efeito "primeira fila de cinema" e o efeito "screendoor", este que são o fato de começar a enxgergar pequenas linhas entres os pixels, embora nos projetores de hoje e princiapalmente os DLP, esse efeito é muito pequeno.

    5. Não necessariamente, pois ao usar o DVD, você estaria fazendo os projetores trabalharem na mesma resolução.

    6. Pode usar o projetor como monitor, (você trabalharia aproveitando toda a resolução, aumentando sua área de trabalho) e já tem alguns vídeos e filmes que são de alta resolução também. E em termos de filmes, realmente vai ter que esperar para o novo padrão de dvd.

    Agora, com essa evolução de projetores extremamente corrida, até 1 ano atrás nem existia projetor doméstico com toda resolução HDTV (1920x1080), a cada 6 meses lançam um projetor novo. Seguindo o ritmo atual, eu acredito que até o meio do ano que vem, vai ser lançado um projetor com um novo/custo benefício.

    Ou seja, não vale a pena comprar um projetor com resolução maior só pra usar com DVD, pois até sair e padronizar o novo formato, vc o estaria subutilizando e até lá certamente vai ter projetores com mais resolução a um preço até melhor.

    Claro, essa é minha opinião, nem projetor eu tenho, mas como meu objetivo atual, eu já ando pesquisando. (y)
     
  3. Filipão

    Filipão Usuário


    Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Azevedo,

    A questão da melhor distância está associada basicamente ao ângulo de visão do espectador. A melhor indicação (mais segura) é a da distância igual a duas larguras da tela. Isso corresponde a um ângulo de aproximadamente 28º. O padrão THX sugere que se use 26º até 36º (recomendado pelo THX). Usar os 36º significa diminuir a distância para cerca de 1,6X a largura da tela. Acontece que aí começam a surgir outros problemas, tais como vizualização dos pixels e o Screen Door Effect.

    Dê uma olhada neste site: http://www.myhometheater.homestead.com/viewingdistancemetric.html

    Abraços,

    Filipe Rangel.
     
  4. edson

    edson Áudio & Vídeo Designer


    Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Siga as dicas do Felipão que não tem erro
     
  5. Azevedo

    Azevedo Usuário


    Desde 13 Set 2004
    Cuiabá - MT
    Valeu, pessoal.
    Obrigado.
    A gente sempre ouve falar na distância mínima, segundo o Filipão, 36 graus, que dá 1,6 vezes a largura.
    Mas pelo que o ele orientou, há também uma distância máxima recomendável, que corresponde ao ângulo de visão de 28 graus.
    Interessante.
    Acredito eu que, acima desse ângulo, a distância do espectador à tela passa a ser grande demais, a ponto de provocar a perda da sensação de envolvimento em caso de filmes, ou algo assim.

    Outra lição que tirei é que, qualquer que seja a tecnologia do projetor, a relação custo-benefício recomenda que compradores com meu perfil se contentem, por hora, em comprar um projetor que ofereça só a resolução de DVD: acho que a diferença de preço ainda é muito grande para um uso momentaneamente limitado.

    Obrigado.
     
  6. Filipão

    Filipão Usuário


    Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Azevedo,

    Na verdade os 28º (2,0X a largura) não seria o correspondente à distância máxima, e sim um valor intermediário que costuma ser uma boa solução na maioria dos casos. Note que o padrão THX aceita um angulo de até 26º, que corresponde a uma distância de 2,2X a largura da tela. O padrão SMPTE, por exemplo, já diz que a distância máxima aceitável seria 1,9X a largura da tela (30º). Mas isso tudo são padrões que podem ou não ser seguidos. O importante é tomar essa salada de números como uma referência e não uma regra rígida. (y)

    Abraços,

    Filipe Rangel.
     
  7. dorival

    dorival Usuário


    Desde 7 Jul 2004
    São Paulo
    Aproveitando o tópico, gostaria de fazer uns questionamentos, se permitirem é claro. Estou prevendo instalar um projetor em uma sala com 3,30 mts de largura de sofa à tela (ambos encostados em paredes). Até então via a obrigação de instalar uma tela 84", visto que possui 1,05 de altura e atenderia esta regra: ideal = altura tela x 3.

    1) Quer dizer que eu poderia instalar uma de 92" ou 106" e assisti-la sem problemas numa distância de +- 3,00 mts, caso siga esta regra 1,6x ou 2x ?

    2) Qual seria a altura inicial da tela a partir do chão para maior aproveitamento.
    3) Se puderem, expliquem melhor esta relção grau com distância, pois boiei.

    Grato

    Dorival
     
  8. Filipão

    Filipão Usuário


    Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Dorival,

    Note que estamos falando de largura de tela e não altura. Para uma distância de 3,3m você poderia ter uma tela de até 2,06m de largura (2,06 x 1,6 = 3,3), se optar por usar os 36º indicados pelo padrão THX. Isso corresponde a uma tela wide de 93".

    Sobre a relação distância/ângulo de visão, é tudo baseado em trigonometria. Naquele site que postei acima tem um desenho esquemático de como seria o triângulo e tem uma calculadora para determinar os ângulos para uma dada distância e tela.

    Sobre a altura ideal, o que se geralmente recomenda (padrão SMPTE) é que você não tenha que elevar sua visão além de 35º para poder visualizar o topo da tela. Esse valor é muito exagerado em se tratando de home theater. O ideal é ficar na faixa dos 15º. Veja:

    http://www.myhometheater.homestead.com/Verticalviewing.html

    Abraços,

    Filipe Rangel.
     
  9. dorival

    dorival Usuário


    Desde 7 Jul 2004
    São Paulo
    Obrigado Filipão pelas respostas.

    Na HI-FI Show, um representante da SONY que estava na sala de projeção do HS-20 disse para usar a regra de 3x a altura da tela para calcular a distância ideal. Percebi o seguinte, que no formato 16:9, devido a proporção, as duas regras trabalham muito próximas, ou seja, 1.6 x tamanho ou 3 x a largura. Talvez seja isto o motivo de tantas dúvidas !

    Obrigado.
     
  10. Denis Y.

    Denis Y. Puro Som


    Desde 6 Mar 2003
    B.H - MG
    Felipão, pelo que entendi, a borda de baixo da tela fica alinhada com os olhos??
    Sempre seguindo um formato de triângulo retângulo?

    Esse esquema do angulo é realmente muito interessante mesmo. :aplauso:
     
  11. carlosbarbosa

    carlosbarbosa Usuário

    4 0 0

    Desde 4 Fev 2010
    brasília
    Eu já li que a distância mínima é: polegadas x 8. Ou seja, para 55 polegadas, seria aproximadamente 4,40 m
     
  12. Filipão

    Filipão Usuário


    Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Carlos,

    Com 4,4m de distância daria pra adotar telas de 100" com toda a segurança, e sendo um projetor de alta resolução poderia chegar até 125".

    Note que não estamos tratando de televisores. Talvez esta regra que você leu se refira a TVs de baixa resolução, pois mesmo as TVs modernas aceitam distância menores que esta. (y)

    Abraços,

    Filipe Rangel.
     
  13. Helio.

    Helio. Refinando...


    Desde 2 Nov 2006
    SP/SP/BR
    Este tópico era de 2004 ;)

    Tem vários tópicos mais recentes sobre exatamente este assunto, com muito mais informações (y)
     
  14. doutorgori

    doutorgori Usuário


    Desde 14 Jun 2006
    Sorocaba-SP
    Pelo que andei lendo nos tópicos, realmente o angulo de visão (limite de 36) está diretamente relacionado com o conforto, e portanto seria o mais seguro para definir tamanho (embora haja diferenças da percepção/conforto de pessoa a pessoa com angulos iguais, porém é um bom parametro para ajudar).

    Porém com projetores um problema adicional importante seria a visualização dos pixels e o efeito screen door, pois para projetar uma imagem maior com mesma distância, deve-se aumantar o zoom, e assim o tamanho do pixel.

    Alguém com projetor já teve esse problema? (nesses projetores da panasonic o foco vai até 2x) a imagem deteriora muito? sei que o zoom não fica tão uniforme, mas o que preocupa mais é o screen door e pixelização.
    Como fica imagens em 720p e 480p em telas 120 - 130 pol. com uso de zoom > 1.8 ? Algum efeito deletério?
     
  15. fmzucco

    fmzucco Usuário


    Desde 20 Mai 2009
    Blumenau\SC\Br
    Boa noite a todos, gostaria de uma ajuda. Estou projetando meu primeiro HT e estava avaliando a possibilidade de incluir um projetor. Minha duvida é se seria possível instalar um projetor e uma tela em uma sala com 3.10 m entre a tela e o espectador. Projetor infocus sp8602. E qual o tamanho da tela recomendado, se for possivel à esta distancia!!!

    Grato!!
     
  16. edson

    edson Áudio & Vídeo Designer


    Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Tela máxima recomendada 65 polegadas
    Distancia lente projetor x tela 260 cm, o que proporcionara 27% de iluminação máxima da sala, isto permitirá visualisar imagens durante a tarde, mesmo na ausencia de cortinas blackout.
     
  17. fmzucco

    fmzucco Usuário


    Desde 20 Mai 2009
    Blumenau\SC\Br
    Obrigado pela ajuda Edson e um otimo final domingo!!!!

    Abraço
     
  18. edson

    edson Áudio & Vídeo Designer


    Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    a disposição (y)
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso