Anúncio do HT Forum

Dolby Atmos e DTS:X. Vc vai embarcar nessa jornada?

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por Salame, 11 Ago 2014.

1. Salame

Salame Usuário

1.858 1.120 421

Desde 6 Abr 2010
    Belém-Pará
    Anúncio do HT Forum
    Gente,

Em 2012, a dolby criou a tecnologia dolby atmos(http://www.dolby.com/us/en/technologies/dolby-atmos.html)
    Foram criados novos canais sonoros que estão acima da platéia nos cinemas equipados com a tecnologia.
    Agora em junho/2014, a Onkyo/Pioneer anunciou novos receivers com capacidade para levar esses canais para casa. A Marantz tb está lançando modelos compatíveis e por conseguinte a Denon tb. A Yamaha já tem modelos pra venda inclusive.
    A realidade das caixas abrangem sistemas com 5.1.2 ou 5.1.4, 7.1.2 ou 7.1.4, 9.1.2 ou 9.1.4 ou 11.1.2 ou 11.2.4....enfim...
    após o anúncio a Dolby disse ser possível ter até 34(!!!) canais no teto!!
    A Warner e outros estúdios já anunciaram filmes em BDs com codificação Dolby Atmos a começar com Godzila, novo planeta dos macacos e etc...
    Minha pergunta é:
    Vale a pena o investimento?
    Quem já foi a um cinema equipado com essa tecnologia teve uma "sensação diferente" ?? Boa? Valeu à pena?
    Vc que tem um receiver top de sua marca como um Denon 4520, Yamaha 3030, Onkyo 5010, Marantz 7008 trocaria sua amplificação atual por essa nova tecnologia?
    Quanto mais pessoas contribuírem com suas respostas será ótimo pra enriquecer as experiências por aqui...(y)
    Abs(y)

• 4
    • 1
  2. Powerplay

Powerplay Usuário

Desde 22 Out 2005
    Curitiba/PR/Brazil
    Apesar de meu receiver já ser 7.1 eu ainda uso 5.1, imagine ter 32 canais de audio em uma sala de tamanho reduzido. Acho que essa Dolby Atmos só será válido para grandes salas de cinema ou até home theater muito grandes, com gente disposta a investir muito na sala. Já temos Blu-ray com mais de 7.1 canais?

Milton

• 1
    • 1
  3. Apollo500

Apollo500 Usuário

Desde 29 Jun 2006
    Sorocaba
    Andei lei algumas coisas sobre a nova geração de receivers ques está por vir... Alguns onkyos novos ja vem preparado para receber o update para suportar tal codec... Aqueles que testaram em cinemas relatam uma experiencia muito legal... Os falantes adicionais serão postos no teto.. e amplificará sons de objetos especificos como helicópteros, etc...

Mas acredito como tudo no mundo da tecnologia uma transição demorada..

• 1
  4. Salame

Salame Usuário

1.858 1.120 421

Desde 6 Abr 2010
    Belém-Pará
    Quem já experimentou, diz que é fantástico e que vale o investimento!
    Dizem que o som é mais "tridimensional" e que a sensação dessa tridimensionalidade é muito melhor do que o com Dolby prologic IIz da própria dolby.
    Leiam isso:http://www.audioholics.com/audio-technologies/dolby-atmos-home-theater-101
    Já existem inclusive novas caixas acústicas que suportam o novo formato, isso se vc não quiser instalar nada no seu teto.
    Em compensação, leiam o paradoxo, citado no mesmo site:http://www.audioholics.com/editorials/dolby-atmos-home-theater
    Aí há comentários dizendo que se vc instalar uma caixa acústica no teto, ela pode interferir com as outras caixas que vc já possui na sala, além do que, o som pode ser apenas refletido e vc não ouvirá um som coeso e nem imersivo, fora o apelo comercial...Quantos de nós possuem 09,10 ou 11 caixas acústicas na sua sala? Aliás, sua sala comporta essa configuração? Ela é grande o suficiente para isso??:D
    Abs;)

• 1
  5. Nomura Ricardo

Nomura Ricardo Usuário

Desde 18 Out 2013
    São Paulo
    Muitos mortais como nós sequer temos espaço para ligar as caixas surround traseiros, o que dirá instalar o cabeamento e as caixas no teto. Talvez quando a tecnologia e os filmes amadurecerem mais, eu compre um.

Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  6. Junior-cwb

Junior-cwb Usuário

Desde 16 Mar 2003
    Curitiba -Paraná - Brasil
    Provavelmente, se o Dolby Atmos fizer sucesso, é possível que eles lancem um pré-out 13.2 e talvez, um receiver 13.2, para ser configurado em 9.2.4 e/ou 7.2.6, já que o limite é atual é 30.2 da marca Trinnov em configuração 20.2.10, ou seja, 20 canais horizontais (frontais, laterais, centrais e surrounds), 2 canais para baixas frequências e 10 canais no teto.
    O "brinquedo" é Preamp Altitude 32
    http://www.trinnov.com/products/high...ntroduction-4/

• 1
  7. Apollo500

Apollo500 Usuário

Desde 29 Jun 2006
    Sorocaba
    Parece que o formato AURO tb vai surgir com forças... agora eu não sei a diferença entre os dois

8. Salame

Salame Usuário

1.858 1.120 421

Desde 6 Abr 2010
    Belém-Pará
    O AURO 3D tem a mesma proposta, mas me parece Beeeeemmm mais barata:http://www.auro-3d.com/system/listening-formats/
    ele simplesmente é um codec de áudio como MP3 ou FLAC por exemplo pra citar alguns. Isto é, uma vez que a trilha do filme tenha o audio codec, seu sistema será capaz de reconhecê-lo.
    Pra indústria uma verdadeira "catástrofe" pq é bem mais acessível que o Atmos, apesar de ter a mesma premissa: som surround 3D.
    o máximo seria instalar novas caixas ao seu set atual....não precisaria de Receiver novo por exemplo...
    Vamos acompanhando minha gente:aplauso:

• 1
  9. Junior-cwb

Junior-cwb Usuário

Desde 16 Mar 2003
    Curitiba -Paraná - Brasil
    Auro-3D é um sistema 11.1 = 5.1 horizontal + 5.0 em cima nas laterais + 1 no teto

Dolby Atmos pode ter até 128 canais ou mais

Acho que no ano que vem teremos o DTS MDA (Multi Dimensional Audio)

• 1
  10. Apollo500

Apollo500 Usuário

Desde 29 Jun 2006
    Sorocaba
    problema é essa tecnologia se proliferar... e chegar até os meus torrents.. hehehe

• 2
  11. Salame

Salame Usuário

1.858 1.120 421

Desde 6 Abr 2010
    Belém-Pará
    Mais algumas experiências/apresentações e que geraram editoriais interessantes:
    http://www.soundandvision.com/content/eye-atmos-15-minutes-dolby’s-brett-crockett
    Este primeiro, uma entrevista com um representante da própria Dolby.
    http://www.soundandvision.com/content/dolby-atmos-moves
    Este outro, uma demonstração em algumas salas preparadas na Califórnia, uma da Pioneer e outra pela própria Dolby, umas com caixas novas que "refletem" o "efeito Atmos" e outras com simplesmente a adição de caixas no teto.
    As impressões são boas e há uma expectativa que os estúdios lancem discos em BD com o novo formato até o fim do ano:D
    Abs

12. skatista06

skatista06 Usuário

Desde 16 Ago 2008
    brasil
    Parece que a trilogia The Hobbit vai ser lançada mais pra frente em uma edição de colecionador com o Dolby Atmos, vai vir em discos de 100gb com os 3 filmes em versões estendidas em 24fps e 48fps 2D e 3D

13. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Assisti Transformers 4 em dolby atmos, muito boa a experiencia, em casa faria um 5.2.4 se tivesse espaço, como não dá, fico no 5.1 mesmo.

A Yamaha com os novos receivers Aventage 2040 e 3040 vão ser compatíveis, assim como o novo processador a ser anunciado em setembro 2014.

A DTS vai lançar o padrão deles também, tomara que seja bom, particularmente acho melhor DTS-HD MA do que Dolby TrueHD.

• 1
  14. Salame

Salame Usuário

1.858 1.120 421

Desde 6 Abr 2010
    Belém-Pará
    Pq não dá? Minha sala tem 16m2 e eu tô pensando seriamente em fazer um 5.1.2 pra "aproveitar" o novo formato de áudio! Se ficar ruim...simplesmente vou desabilitar as caixas no receiver, mas...acho q vai ficar muito bom pelo que ando lendo sobre o efeito...(y)

A maioria dos blockbusters de 2014 vão ser RElançados no formato Atmos...vamos esperar pra ver(y)

• 1
  15. Apollo500

Apollo500 Usuário

Desde 29 Jun 2006
    Sorocaba
    Li algo há um tempo falando que o codec já estava escondido nos blu rays recentes... Mas particularmente eu duvido muito.. Toda inovação tecnologica serve apenas para uma coisa... as pessoas comprarem e recomprarem os mesmos produtos..

Tal como a tecnologia 4k... Li em um artigo que o 8k já estaria pronto para ser comercializado.. mas eles perderiam um pulo mercado gigante..

16. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Em casa a sala ė pequena e não consigo por caixas no teto, mas tinha vontade de um 5.1.4.

17. Salame

Salame Usuário

1.858 1.120 421

Desde 6 Abr 2010
    Belém-Pará
    É isso aí galera:http://www.audioholics.com/audio-technologies/5-reasons-dolby-atmos-is-doa

Após ler isso, 5 coisas que Dolby Atmos pode naufragar, vou abortar a missão por mais 01 ou 02 anos. Eu realmente estava decidido a fazer mudanças aqui...colocar caixas no teto e comprar um novo receiver/processador, mas me dei conta que o posicionamento das caixas precisa ser perfeito senão.... E em experiências nas salas da própria Dolby isso foi motivo de discussões entre os próprios técnicos!:D

Após passar tb a fase de empolgação, percebi que quando comprei meu set....eu fiz ao longo de 03 anos e ouvi vários sets em várias lojas até me decidir por caixas e eletrônica específica, isto é, vou esperar pra ouvir as caixas/receivers e ver algum filme com o Atmos. Depois disso, vou decidir oq fazer....se embarco ou não;)

Interessante foi ver algumas empresas com soluções mais baratas em relação as caixas como isso aqui:http://www.definitivetech.com/products/a60

De qq maneira...vou continuar a ler muito sobre o assunto....
    abs(y)

18. Apollo500

Apollo500 Usuário

Desde 29 Jun 2006
    Sorocaba
    Acho que a questão é esperar e experimentar o novo formato..

19. Salame

Salame Usuário

1.858 1.120 421

Desde 6 Abr 2010
    Belém-Pará
  20. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Se eu fosse comprar um receiver agora, compraria com o Atmos, mesmo não utilizando-o, pois prefiro ter todas as outras tecnologias e funcionalidades que o equipamento mais atual possui e uma geração anterior ou mais antiga não tem.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso