Dolby Atmos e DTS:X. Vc vai embarcar nessa jornada?

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por Salame, 11 Ago 2014.

1. romudrigues

romudrigues Usuário

Desde 11 Set 2008
    Rio de Janeiro
    Anúncio do HT Forum
    Entendo perfeitamente o seu problema. No meu sistema anterior, que estava instalado noutra casa, as caixas ficavam próximas e na altura da cabeça mesmo. Então... eu nunca achei muito ruim não. Obviamente prefiro como está agora, mas eu gostava do resultado anterior tbm. Já li aqui de algum forista que não havia se adaptado quando afastou as caixas e que voltou para a posição de “fone de ouvido” por assim preferir. Esse negócio de som não costuma ser tão exato quanto matemática, meu amigo. Tem muitas variáveis no meio, inclusive o gosto pessoal. Tente fazer um teste e veja se ficou muito ruim. Não tem ninguém que possa emprestar duas caixas pra você testar o surround antes que tenha que gastar uma grana?

Última edição: 1 Ago 2020
    • 2
  2. romudrigues

romudrigues Usuário

Desde 11 Set 2008
    Rio de Janeiro
    Pois é, @maesta@maesta . Muita gente critica, mas vc está super satisfeito com o resultado. Mesma coisa é a disposição das caixas no teto, que copiei sua configuração e estou MUITO satisfeito, mesmo sem ser o “recomendado”. Como falei acima, varia muito essas questões e cravar que vai ficar bom ou ruim não é muito recomendável.

• 3
  3. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Desde 7 Ago 2003
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Quero deixar claro que as recomendações de não usar Dipolar/Bipolar estão lá no Guia Atmos, bem claro com todas as letras e quando perguntam eu apenas esclareço a recomendação da Dolby, assim como faço em relação aos posicionamentos recomendados. Se alguém nao seguiu por limitações do ambiente, equipamentos, estética, etc... não é o fim do mundo, pois o importante é o resultado final agrada ao dono.

Por outro lado, concordo que dizer para outras pessoas que vai ficar bom ou ruím é muito relativo, depende de referência, da exigência de cada um, etc... Mesmo se a referencia for um sistema montado dentro do padrão, ainda terá o impacto da sala, dos equipamentos, da midia, etc...

• 8
  4. DLOC

DLOC Usuário

Desde 8 Fev 2008
    Natal/RN
    Obrigado @maesta@maesta, @romudrigues@romudrigues e @zaca@zaca, pelas contribuições e paciência com esse iniciante aqui, me ajudaram bastante.

Eu queria montar um set mais próximo possível das especificações do guia atmos, mas não vai dar por causa da parede existente atrás do sofá, o que atrapalha o posicionamento das surrounds.

Pelo visto tenho duas opções a escolher:

1) Surround RP-240S ou RP-402S, instaladas na parede, nas laterais do sofá, à 1,5m de altura do chão.
    2) Surround RP-41M ou RP-51M (books), instaladas em pedestal de 80cm, nas laterais do sofá.

Não vejo outras opções.

• 2
  5. romudrigues

romudrigues Usuário

Desde 11 Set 2008
    Rio de Janeiro
    Exatamente, @zaca@zaca. Referia-me mesmo às recomendações da própria Dolby. Abs

• 2
  6. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Desde 7 Ago 2003
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Não sei se citei antes, mas a referencia de 1,20m, 1,50m é em relação ao tweeter , okay? não é a base inferior da caixa.
    Ou seja, se voce colocar as RP-402S na parede, alinhe o tweeter há 1,5m do solo. Entendeu?

• 3
  7. DLOC

DLOC Usuário

Desde 8 Fev 2008
    Natal/RN
    Valeu @zaca@zaca, obrigado.

• 1
  8. richardkriemann

richardkriemann Usuário

Desde 9 Ago 2019
    São Paulo
    Esse filme no review bluray.com com imax enhanced recebeu 5 estrelas pro áudio, melhor classificação possível ......

https://www.blu-ray.com/movies/Zombieland-Double-Tap-4K-Blu-ray/252589/

• 2
  9. romudrigues

romudrigues Usuário

Desde 11 Set 2008
    Rio de Janeiro
    • 3
    • 2
  10. richardkriemann

richardkriemann Usuário

Desde 9 Ago 2019
    São Paulo
    vou assistir, n tenho imax enhanced , vou ver com DTS X

• 2
  11. romudrigues

romudrigues Usuário

Desde 11 Set 2008
    Rio de Janeiro
    Brincadeiras à parte, o áudio não empolga. IMAX é uma feature que encarece bastante os produtos. Então, a expectativa acaba sendo bem grande sempre.

• 2
  12. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Desde 7 Ago 2003
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Veja melhor: "based on 1 user rating"

Só foi uma avaliação e além disso essas avaliaçoes em sites "populares" não servem de referencia para nós, pois 90% não tem um sistema de HT com atmos.

• 6
  13. richardkriemann

richardkriemann Usuário

Desde 9 Ago 2019
    São Paulo
    pod cre, eu sempre achei que era uma review do próprio site, não de um "usuário X" kkkkkkkkkk
    um filme que realmente vale o som e o A Star Is Born , esse dai e brabo

• 3
  14. zemieck

zemieck Usuário

2.680 1.439 726

Desde 30 Mar 2010
    MG
    Minhas surrounds são essas aí mas de um modelo anterior. Você pode utilizar tanto na lateral quanto atrás do sofá que terá o efeito surround. Elas estão sobre pedestais uns 30 cm acima da minha cabeça, e testei nas duas posições (ao lado e atrás). Colocadas ao lado o efeito fica mais intenso e direcional e atrás mais discreto e difuso. Se eu tivesse como colocar ao lado com uma distância maior, 1,5m por exemplo, deixaria elas por lá. Infelizmente a maioria dos ambientes domésticos estão longe de ser ideais para instalação de um home theater e acabamos tendo que recorrer a algumas gambiarras e fugir um pouco do que é recomendado. Acho que o ideal seria você conseguir algum pedestal (mesmo que improvisado) e testar as posições aí na sua sala. Cada ambiente responde diferente e o resultado é difícil de prever.

• 3
  15. DLOC

DLOC Usuário

Desde 8 Fev 2008
    Natal/RN
    Mas porque você optou por bipolar em detrimento da monopolar? Você já tinha essa caixa e partiu para atmos depois? Na sua experiência, a bipolar não atrapalha a experiência atmos?

16. maesta

maesta JAWS

3.618 3.510 816

Desde 22 Jun 2012
    Castro PR
    Só não confunda bipolar com dipolar, são coisas diferentes.

• 1
  17. DLOC

DLOC Usuário

Desde 8 Fev 2008
    Natal/RN

Prezados, vasculhando esse tópico, vi essa postagem de 06/08/2018. Entrei nesse link, se trata de uma matéria bem completa.

Me chamou atenção essa imagem, figura "A":

Opções diferentes para os alto-falantes surround monopólos de radiação direta

Como veêm, o artigo sugere usar caixa bookshelf (radiação direta), na altura dos ouvidos, porém voltadas para as caixas frontais, de modo que escutemos seu som de forma indireta.

Essa ideia é mesmo boa? Caso sim, poderia ser uma solução em casos como o meu, em que temos uma parede colada atrás do sofá e não se queira instalar caixa bipolar nessa parede, sabendo que se essas books fossem apontadas para os ouvintes, teriam que ficar bem mais afastadas e mais altas para evitar o efeito "fone de ouvido".

O que vocês acham?

• 1
  18. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Desde 7 Ago 2003
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Como eu disse algumas postagens atrás, os conceitos mudam quando voce parte para um sistema atmos/multinivel.
    Pra voce entender melhor os impactos das escolhas A ou B, precisaria se aprofundar em conceitos como wide dispersion, reflections, acustica, etc... para buscar entender como voce vai estar recebendo/ouvindo o som em cada caso para melhor escolha. Esse, por exemplo, é o conceito por trás das caixaa "atmos enabled", onde se simula o som atmos do teto atraves do efeito da reflexão, usando para isso falantes com especificação de wide dispersion bem restrito, posicionados sobre caixas e com angulo estudado/pre definido(45o), etc....

Fazer o que se propoe na imagem acima, em qualquer sala, com qualquer caixa, é apenas uma ideia que teria que se provar através do teste. É o velho metodo da tentativa e erro, mas que geralmente é sugerido porque nesse hobby testar faz parte do prazer que ele nos proporciona.

• 6
  19. zemieck

zemieck Usuário

2.680 1.439 726

Desde 30 Mar 2010
    MG
    Foi uma questão de oportunidade. Eu acho essas surrounds da Klipsch muito boas, tinha a irmã menor, apareceu uma oportunidade de pegar uma maior e não perdi tempo, e não me arrependi:D.
    Não acho que atrapalhou a experiência em nada, só acrescentou. Não me parece haver confusão entre os sons emitidos pelas surrounds e pelas Atmos. Minhas Atmos estão como top middle, e se há alguma "confusão" aqui entre os sons emitidos pelas caixas seria entre as Atmos e as frontais. Por exemplo, quando coloco um test tone para tocar, às vezes me confundo entre a frontal esquerda e a Atmos esquerda, em qual delas o som está sendo reproduzido, mas nunca entre as surrounds e as Atmos. Entre elas fica tudo bem definido.

20. DLOC

DLOC Usuário

Desde 8 Fev 2008
    Natal/RN
    Porventura você teria foto da sua sala aqui no fórum? Fiquei curioso para ver como você instalou essas caixas em pedestal. Não sei se procurei errado, mas para esse porte de caixa, só achei suportes mais baixos.

Última edição: 2 Ago 2020
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso