Anúncio do HT Forum

Ds800x4 2ohms Drivers e Tweeters e Agora ?

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Anderson Morgado, 5 Jul 2018.

1. Anderson Morgado

Anderson Morgado Usuário

Desde 5 Jul 2018
    Vera-MT
    Salve ae a galera do Som automotivo..
    Pessoal queria uma ajuda na ligação do meu kit corneteira no modulo que eu tenho.

meu kit é de:
    4 drivers 120rms a 8ohms cada
    2 Super tweeter 120rms a 8ohms cada
    a Duvida fica em qual seria a melhor ligação que casase a impedancia e a potencia ideal para o kit no modulo ds800x4 2ohms?
    vou deixar uma print com as especificações do módulo!
    agradeço toda a ajuda por que já quebrei a cabeça pra achar algo que fique próximo da impedância perfeita com a potencia normal para o kit, mas sem sucesso !
    Screenshot_20180705-155332.jpg

Screenshot_20180705-155332.jpg

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Eu particularmente não gosto de comentar tópicos onde são omitidos os demais alto-falantes a serem usados, apesar das pessoas acharem que não há influência.

Se esse sistema estará contemplando Subwoofer é uma comentário e se ele contempla Woofer é outro comentário.

Se ele usar Woofer, eu já considero que está mais ou menos no caminho, mas se ele contempla Sub, eu já vou dizer que está faltando médio.

O que vai usar para fazer a divisão de frequência, já que me parece não ter crossover versátil?

1 - Se fosse meu som, eu não usaria 04 driver, mas apenas 2.
    2 - Todo amplificador de 4 canais, os ajustes podem ser feitos por dupla de canal. Então a melhor forma é usar um tipo em uma dupla e outro tipo em outra dupla.

Como vai ser feito, irei precisar da resposta de como será a divisão.

• 1
  3. Anderson Morgado

Anderson Morgado Usuário

Desde 5 Jul 2018
    Vera-MT
    Obrigado pela dica Brother, estou no meu primeiro projeto ainda por isso as dificuldades.. Mas o kit corneteira, completa um sistema de 2 woofer cejota 450rms a 8ohms cada, empurrados por um taramps dsp 2500 2ohms...
    Usarei apenas o crossover dos módulos por enquanto.

Minha ideia era ligar 4 drivers em 1 canal e 2 Tweeter no outro!

Última edição: 6 Jul 2018
  4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    upload_2018-7-7_18-32-9.png
    Ok. Tranquilo.

5. dudufuddellys

dudufuddellys Usuário

Desde 24 Out 2008
    Brasília-DF-Brasil
    Os 4 drives ligados em paralelo fechariam em 2ohms, mas aí teria que ligar esses 4 drives em apenas 1 canal, o que não seria muito interessante. O que dá para você fazer para obter a máxima potência que o amplificador irá entregar é ligar cada par de drives em paralelo para fechar em 4ohms e utilizar um filtro passa-alta em 4ohms para cada par de drives.

O esquema de ligação ficará assim:

1 par de drive em paralelo + 1 tweeter com capacitor em bridge nos canais 1 e 2;
    1 par de drive em paralelo + 1 tweeter com capacitor em bridge nos canais 3 e 4;

Lembrando que para a ligação desses drives em paralelo, separados em pares, você deve utilizar um filtro passa-alta de 4ohms

6. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Discordo totalmente.

Drive e Stw, não requerem o máximo de potência a ser extraída, a não ser que o amplificador gere potência de 60w RMS a 8 ohms e não adianta vir que a potência recomendada, seria o dobro da nominal, pois esse tipo de alto-falante, fogem à regra, não ser claro, que queira ficar trocando reparo constantemente:

1 - porque eles tem baixa potência nominal
    2 - por terem alta sensibilidade, não devem receber muita potência, pois eles se destacariam ainda mais em relação aos demais alto-falantes.

Como um amplificador de 4 canais, tem ajustes a cada par de canal, a melhor forma de ligar é:
    Canal 1: 2 Drv
    Canal 2: 2 Drv

Canal 3: 1 stw
    Canal 4: 1 stw

Nada de bridge

Se não tiver crossover ativo ou processador, no mínimo recomendo divisor passivo de 1 via.

Capacitor somente, não recomendo.

Última edição: 10 Jul 2018
    • 1
    • 1
  7. Geisson017

Geisson017 Usuário

Desde 23 Jul 2018
    Machacalis
    Boa noite, queria se fosse possível q vc me explicasse melhor, sobre isto a referente crossover passivo e ativo é dimensionamento de módulo de drivers e Twitters

8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Em linhas gerais os Crossover ou Divisores de Frequência, diferenciam-se basicamente:
    1 - porque os ativos são circuitos eletrônicos e passivos, são montados em placas de circuitos, tomando como base a combinação de bobinas, capacitores e resistores.

2 - Os passivos podem ser montados por qualquer pessoa que tenha habilidade, tenha alguma teoria sobre assunto, tenha à disposição os componentes que farão parte deles, dependendo de uma coisa relacionada chamada nível de corte, propriedade essa que não limitada apenas a este tipo;

Há uma característica essencial que o fato dos passivos serem dimensionados, em função da quantidade de vias.

Exemplos:

1 via - específico para Supertweeter
    1 via - específico para Driver Ti
    Só podem ser usado para o alto-falante especificado.

2 vias - específico para Driver Fenólico + Supertweeter
    2 vias - específico para Médios + Driver Ti

3 vias - específico para Médios + Driver Fenólico + Supertweeter

E várias outras combinações.

Percebeu uma coisa ai?

Você pode usar vários tipos de alto-falantes. Vamos supor que você tenha apenas um amplificador de 04 canais, para usar graves + Médios + Driver Fenólico + Supertweeter. Como então fazer?

Você poderia dizer, Então usa um tipo em cada canal, só que você está esquecendo, que um amplificador pode ser suficiente Driver Fenólico + e Supertweeter ou Driver Ti, mas fraco para médios e ainda mais fraco para graves. Como então equacionar isso?

Ai vai depender da potência do amplificador, pois você poderia pensar. Ahh então uso 02 canais em ponte para os graves e os outros 02 canais, se eu tenho 03 tipos de alto-falantes, vou usar um divisor de 3 vias, se eu tenho 02 tipos de alto-falantes, vou usar um divisor de 2 vias, etc.

Vai dar flexibilidade ao sistema.

3 - Já os ativos, você vai precisar de 01 (amplificador mono ou ligação em ponte) ou 02 canais para cada via.

Então para um sistema, composto por Graves + Médios + Driver Fenólico + Supertweeter

Vai precisar de quantos amplificadores?

Nesse caso seria 01 para o grave. 01 para os médios, pois graves e médios provavelmente tenha diferença significativa de potência e eu indicaria 01 amplificador de 04 canais (sendo canais para Driver Fenólico e 02 canais para Supertweeter).

A propósito, os processadores já contemplam a divisão de frequência, além de outros recursos.

Agora num projeto há uma série de variáveis. Por isso o projetista, deve ser alguém com certa vivência na área (nem sempre os instaladores tem essa vivência, infelizmente) e algumas viezes, é interessante combinar os 02 tipos.

Há situações em que um passivo, que seria uma forma de economizar, ficaria mais caro do que comprar amplificador exclusivo para cada via.

Tem "n" situações.

Claro que aqui não é nenhuma aula sobre divisores. Há inúmeros sites que explicam em linhas gerais, acho que falei uma parte significativa, mas claro que não disse tudo, pois eu não sei se conseguir pelo menos a parte mais acessível do assunto. Há outros termos bem mais complexos de serem compreendidos.

Se quer entender mais sobre, pesquise. Acho que é um dos assuntos mais interessantes, pois começamos a ver o nosso sistema de forma bem diferente.

Última edição: 23 Jul 2018
    • 2
  9. Geisson017

Geisson017 Usuário

Desde 23 Jul 2018
    Machacalis
    Sim, andei pesquisando, e pelo que entendi, os drivers e Twitters q são vendendo com 150 300 rms na vdd pra uso do processador crossover são bem menores a carga q eles necessitam, se não me enganado driver 65 e Twitters 20, baseando nisso, eu calculo meu módulo de acordo estes dados ? No caso 1 ts400 4 canais de 1 rms a 2 ohms seria suficiente pra tocar 4 Twitter, 1 em cada canal, levando em consideração q o módulo a 8 ohms iria fornecer em média 25 watts rms para cada canal!!

10. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    A potência aplicada em torno de 40 a 60w, para mim é suficiente.

Quanto à quantidade de alto-falantes a setem usados por canal, vai depender da impedância, da forma de ligação.

Ex.:
    Amplificador que tem os canais com impedância mínima de 2 ohms, suporta 2 alto-falantes de 4 ogms em paralelo e até 4 alto-falantes de 8 ohms, em paralelo.

A potência será dividida igualmente, mas não pode ser muito baixa, mesmo saindo som, no momento que você precisar aumentar o volume um pouco, ele vai mandar distorção e isso pode gerar danos.

Isto é igual, a aquecimento de bobina, qualidade sonora cai muito e diminui a vida útil dos itens.

Então a escolha dos amplificadores e alto-falantes, devem obedecer a esses critérios.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso