Anúncio do HT Forum

Durabilidade OLED/LCD apenas 5 anos?

Discussão em 'Painéis 4K' iniciada por sonyfan1, 6 Fev 2017.

1. sonyfan1

sonyfan1 Usuário

Desde 20 Jan 2011
    Recife
    Tenho pesquisado muito sobre o tema " durabilidade " no que toca LCDs e OLED.

Independente do tipo de painel, todos os sets parecem sofrer de um mesmo problema: as montadoras estão colocando partes, capacitores, boards , e utilizando designs que corroboram para diminuir a vida dos sets -- se é querendo ou não, resta especular.

Os técnicos afirmam: LCD dura no máximo 5 a 6 anos antes que algo falhe. Enquanto um CRT durava 10 a 15 anos.

No Brasil a realidade é pior: já visitei assistências onde os atendentes já afirmam: painéis estão inúteis em 2 anos.

Isso mesmo: sua Sony, LG, Samsung de 4, 6, 10 , 16 mil reais, assim que passar o tempo da garantia extendida ( geralmente 3 anos...) Vai pro lixo... Ou vão te cobrar uns salgadinhos 4 mil pra trocar o painel.

Alguns artigos afirmam : thermal failure é um dos motivos. Deveriam ser adicionados até fans dentro dos painéis pra refrigerar os mesmos. Design, capacitores de $10 cents, e pouca ventilação colaboram pra matar uma tv que foi (ou parece ter sido) feito exatamente pra isso: morrer cedo.

Eu estou me revoltando. É um evento mundial. Estou faz algumas semanas planejando um site onde usuários poderiam postar fotos e laudos de suas TVs de morte prematura de todo o Mundo. Sei inglês e francês e já falei com os caras do AVS fórum. Espero contar com o apoio do HT fórum também.

Estamos sendo meticulosamente forçados a mudar de tv mais rápido e com preços cada vez maiores. Temos que nos juntar e expor essa situação!!

PS: link sobre o assunto: http://www.denverpost.com/2010/10/22/lcd-and-plasma-tvs-fail-much-sooner-as-manufacturers-cut-costs/

Última edição: 6 Fev 2017
    • 2
  2. LeoSilvaCtba

LeoSilvaCtba Usuário

Desde 18 Set 2016
    curitiba
    Comprei uma lcd lg 26 pol em 2009 e está funcionando até hoje na casa do meu pai. Comprei outra philips fullhd de 39 pol em 2013 e está funcionando perfeitamente também. Ano passado comprei uma smart samsung 32 pol para o quarto excelente também.

Acho que dou sorte.:)

3. sonyfan1

sonyfan1 Usuário

Desde 20 Jan 2011
    Recife
    São vários fatores. O local , a ventilação, o tempo e o horário do dia que você passa assistindo, as variações de energia. E sim é sorte também. Pois premiadas todas são. Daí tem que ter o trigger.

4. butjogo

butjogo Entusiasta de Tecnologia

Minha primeira LCD (LG) completou 11 e está funcionando (nas mãos de outro proprietário, pois vendi)... tem uma Samsung que tem 9 anos e está funcionando perfeitamente (dei para minha mãe)...no quarto tenho uma Sony 2013 e na sala tenho uma Samsung 2015.

Até hoje nenhum televisor que tive deram problema..e detalhe, aqui em casa TV passa de 12 horas ininterruptas ligadas facil fácil.

5. ciminomaster

ciminomaster Usuário

Desde 17 Mai 2007
    Jardim Europa/São Paulo
    Tenho uma samsung R71 de 2007 que tem uns pixels queimados, mas ta ok. Uma Sony de 2011 que está zero bala. E uma panasonic de 2010 que está como nova tbm!

6. sonyfan1

sonyfan1 Usuário

Desde 20 Jan 2011
    Recife
    Você é um sortudo. Todos esses novos aparelhos estão sendo projetados pra durar menos.

7. sonyfan1

sonyfan1 Usuário

Desde 20 Jan 2011
    Recife
    Agradeço sua contribuição mas é raridade. É só ir em qualquer assistência técnica. Fui vítima disso como vários aqui -- que não sei porque não estão se manifestando.

Acho que o fórum é mais um " enthusiast" pra quem quer comprar, o ruim não se posta muito aqui. Mas me lembro de vários tópicos e como o da hx925 que tem vários processos contra Sony. É só ir no reclame aqui. Vivi isso duas vezes já. Não é só eu.

8. csan

csan Usuário

5.693 2.596 931

Desde 17 Jan 2006
    Itapema - SC
    precisa considerar também que a energia brasileira e em específico em alguns estados (péssima) também reduz em sobremaneira a vida útil destes equipamentos.

• 1
  9. leonbr

leonbr Usuário

Desde 6 Nov 2010
    Goiânia
    Exatamente!

Por isso uso aqui um bom condicionador de energia (panamax), além de ser aterrada a minha instalação elétrica. A maioria não usa aterramento ou condicionador de energia, aí já viu...

10. sonyfan1

sonyfan1 Usuário

Desde 20 Jan 2011
    Recife
    Pesquise fora do país.

11. leonbr

leonbr Usuário

Desde 6 Nov 2010
    Goiânia
    E você acha que a energia nos EUA ou Europa é sempre limpa, livre de oscilações? Até pq os produtos destinados a "limpar" a energia e proteger de surtos, como condicionadores, são muito usados lá em equipamentos de alto padrão. O usuário normal, em regra, liga a TV direto na tomada, isso que estou falando. Mas que há problemas na fabricação de painéis, cada vez mais complexos, isso também há. Agora, que o usuário também tem parte de culpa em alguns casos é inegável.

• 1
  12. JP!

JP! Curioso

Desde 19 Abr 2008
    São Paulo
    Fã da Sony número 1, não entendi muito bem a mistura de tecnologias tão diferentes quanto LCD/LED e OLED e nem a reportagem de 7 anos atrás.

My two cents:

LCD/LED até onde sei não possuem nenhum problema de durabilidade intrínseco da tecnologia.

OLED por outro lado há uma incerteza de durabilidade por ser uma tecnologia nova e também por medo das marcas / público / vendedores assim como ocorreu com a Plasma ("precisa recarregar o gás" (sic)).

Por outro lado a impressão de que as TVs antigamente duravam mais ocorre em parte porque a evolução tecnológica não as fazia obsoleta tão rapidamente (HD, Full HD, 4K, Plasma, LED, OLED, 3D, smart TV, etc.) e parte porque eram muito menos complexas eletronicamente e por isso possuíam manutenção mais fácil e barata. Consertar uma TV hoje é mais complexo e caro, tanto pelas peças quanto mão de obra e portanto são jogadas fora mais rapidamente.

Por fim, acho que algo que tem muito peso e é difícil de perceber é a quantidade de horas de uso já que na época das CRTs (pré LCD pré Plasma) não havia programação 24 horas, TV a cabo, Netflix etc. então aposto que o número de horas diárias de uso de uma CRT é bem inferior ao atual.

JP

13. csan

csan Usuário

5.693 2.596 931

Desde 17 Jan 2006
    Itapema - SC
    e o número de placas de circuito impresso, e componentes eletrônicos era bem menor nas TVs de tubo. Não havia USB, HDMI, cabo Ethernet etc.

Basicamente era entrada/Saída de RCA de áudio e vídeo, e a entrada da antena.

Creio que ficaram mais sensíveis e mais frágeis e o número de componentes que pode dar defeito, estatisticamente maior. O valor de reparo destas TVs não é barato, fora que tem de ficar brigando com fabricantes, que passados quatro ou cinco anos, informam que não tem peças de reposição, pois a TV já saiu de linha o que por si só é um absurdo.

14. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Eu tive uma Sony LCD com painel queimado em 2 anos e uma LED em 1,5 ...

Já a plasma da Pana durou 8 e queimou a placa com um acidente por raio ...
    A plasma LG60 já vai com mais de 4 ...

Tenho outra Sony LED que chegou a 3 anos ...
    Isso tem me preocupado pois estou chegando perto da idade em que penso não ser já tão produtivo ...
    Como repor esses eletrônicos desonestos que nos vendem hoje em dia ?
    E não falamos aqui só de TVs ...

Eu parei de comprar por upgrade simples faz um bom tempo ...

Última edição: 9 Fev 2017
    • 2
  15. sonyfan1

sonyfan1 Usuário

Desde 20 Jan 2011
    Recife
    Você leu a reportagem? Ela é um exemplo. E no topo do cabeçalho tem "2016" a update da reportagem.

Fala-se que um CRT dura 20 mil horas contra 60 mil/100 mil de um lcd.

Você fez sua pesquisa como? A tecnologia LCD é feita pra ser descartável. Até plasma dá pra ajeitar o display. LCD é todo soldado via robôs, todo fechado. E é prone a falhas sem qualquer motivo.

Garanto a você que antigamente se assístia tanto ou até mais tv do que hoje! Muito mais. Tive um CRT Samsung que durou de 99 a 2015 ligado quase que 24 horas.

Além de pesquisa na internet fui a assistência técnicas. Eles assumem. Os displays não tem um tempo de vida longo. Não tentam nem disfarçar ( dura 2, 3 anos, é assim agora).

16. sonyfan1

sonyfan1 Usuário

Desde 20 Jan 2011
    Recife
    Falei pra pesquisar fora do país -- pois as mesmas coisas acontecem fora. Falaram da energia do nosso país. Apenas repliquei que lá fora também acontece.

Esses aparelhos, TVs etc foram feitos pra ligar direto na tomada. Não interessa. Tem de suportar o stress da rede. Se é tao sensível não põe pra mass production.

• 1
  17. sonyfan1

sonyfan1 Usuário

Desde 20 Jan 2011
    Recife
    Isso é responsabilidade dos projetistas. Se virem. Usem melhores placas, eletrônica melhor, melhores capacitores.

Acreditem. Essas TVs e elétronicos de hoje são feitos pra durar menos.

18. sonyfan1

sonyfan1 Usuário

Desde 20 Jan 2011
    Recife
    Eles estão projetando assim.

Temos de nos unir contra esse cartel.

Veja. Querem sempre preços lá em cima e trocas constantes. Querem aumentar o lucro sempre. Você acha que é vantagem uma tv que dura 15, 10 anos pra eles? Eles estão pouco se lixando pra nossos direitos. Mas a rapaziada lá fora já está acordando e aqui também. Quando quebrar antes de 7/11 anos e não for por motivo de fruição, mete no JEC e pede reembolso da loja e dá marca. Só aprendem assim!

Eles quando você chega com uma de painel quebrado na assistência querem logo dar um desconto num modelo novo. Entende o esquema? Querem fazer disso um comercio mas se depender de mim os dias nos quais se repassavam uma tv adiante por um bom preço e se comprava outra ainda vão voltar!

Tenho pena das pessoas indefesas e mal informadas, diferente de mim ou alguns de vocês, que não sabem que podem sim na maioria das vezes procurar seus direitos quando isso acontece.

Compram outra marca achando que vai escapar por que " ah meu amigo falou que essa é melhor, dura mais" e acabam caindo no mesmos problema.

Nos call centers das marcas e lojas os descerebrados sao treinados previamente pra nós desenganar e dizer que troca ou devolução do dinheiro não é possível. 99,9%caem. Mas eu não sou desses e espero que vocês também não.

Informação é poder!

• 1
  19. butjogo

Concordo com quem disse que são diversos os fatores que podem implicar para problemas com seus equipamentos.

Como eu disse eu mesmo nunca tive problemas com meus televisores (pós CRT)...o mesmo não posso falar dos antigos CRTs que tive..vários meus deram problemas.

Acho que a sorte (ou falta dela) conta muito.

20. butjogo

Falam que hoje equipamentos são feitos para não durar...balela...o que existe são produtos feitos para diferentes classes, o que não isenta que um equipamento High-end não possa vir apresentar algum defeito, mas acontece menos.

Desde que me entendo por gente (e entusiasta da tecnologia) aparelhos dão defeito.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso