Anúncio do HT Forum

[Dúvida] Esclarecimento para montagem de uma caixa "modesta"

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Egberto Carvalho, 21 Nov 2018.

1. Egberto Carvalho

Egberto Carvalho Usuário

Desde 21 Nov 2018
    Mossoró RN
    Olá à todos, como está no título do tópico tenho uma dúvida sobre como iniciar um projeto automotivo, projeto este que irei começar eu mesmo para aprender e também para economizar (situação hoje em dia não esta nada fácil). Após algumas horas de pesquisas me deparei com a seguinte dúvida:

"Como fazer os benditos cálculos para montar uma caixa de som com duto régua."

Achei um site que promete informar categoricamente os dados que preciso para montar a bendita caixa de forma que eu não tenha problemas, porém, me veio uma dúvida! Frequência de caixa... Em outro site em questão eu vi sobre isso, mas não tenho a menor ideia de qual a freq. correta para cada caso... Existe alguma tabela que fale "frequência X serve para você ouvir em barzinho", ou algo do tipo? Ou eu tenho que abrir mão de montar o projeto eu mesmo e terei que pedir para um profissional fazer isso por mim?

Saudações,
    Egberto Carvalho

2. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Existe sim sites, softwares, e tal que ajuda montar a caixa e saber a sintonia dela.
    Mas você tendo em mãos os parâmetros TS do falante e usando um software (profissional) para montar o projeto você terá o direcionamento certo e até a resposta do falante em um gráfico apresentado pelo software.

O básico do básico é, quanto menor a frequência mais vibração - quanto maior ela + ataque.
    Mas todo falante tem seu limite e você precisa saber dosar isso, litragem, frequência de sintonia, evitar sopro na duto pra evitar um resultado negativo, etc...

• 1
  3. Egberto Carvalho

Egberto Carvalho Usuário

Desde 21 Nov 2018
    Mossoró RN
    Então nesse caso, se eu pegar um alto falante hipotético em que a faixa de frequência minima e máxima fosse sei lá de 20 a 100, eu teria que deixar a faixa frequencial na média que seria 60? Ou teria que ajustar um pouco mais acima ou abaixo?

Outra coisa, o kit que disponho em mãos seriam 4 alto falantes de 12 pol, sendo dois deles de 1000 rms e os outros dois de 400 rms, a ideia é fazer com que os de 1000 rms tocasse somente os graves e os de 400 rms tocasse os médios, qual seria a sua opinião acerca desse kit? Levando em consideração o pouco gasto (já que negocio ta dificil financeiramente huehaueha)

Por fim, qual seria o programa que você recomendaria? Para eu montar o projeto... Agradeço desde já o suporte

Saudações,
    Egberto Carvalho

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Calma, que para fins profissionais, quando não se tem experiência, o ponto inicial nunca parte pelos alto-falantes e/ou projetos.

A principal preocupação é para que público (quantidade), dimensões de ambiente, estilos musicais utilizados, se é área aberta ou fechada, se vão ter grupos para músicas ao vivo (precisa de uma mesa) e orçamento.

Respondendo essas questões, além de fornecer, marca e modelos dos itens que possui, vamos partir para definir os demais itens necessários para conclusão do projeto.

Dependendo dos alto-falantes e estilos musicais utilizados, pode ser que já existam projetos prontos pela net.

Com relação à frequência de som mecânico, gira em torno dos 50Hz, para ser o mais flexível possível e dependendo de quais estilos irá usar, pode ser até mais baixa.

Última edição: 24 Nov 2018
    • 1
  5. Egberto Carvalho

Egberto Carvalho Usuário

Desde 21 Nov 2018
    Mossoró RN
    Hmm, depende de várias coisas, então tentando responder todas as questões que você impôs, responderei de forma simples. Utilizarei o som em cima de uma carretinha e o objetivo é fazer com que um publico pequeno (no máximo 40 pessoas), ouça um som de qualidade, o local é indefinido, pois terei mobilidade, a instalação é preferível que seja independente do carro, pois não preciso mexer na instalação elétrica ficando assim dependente de somente do meu veiculo... Sobre o orçamento, tenho a pretensão de ser o mais barato possível, embora eu preze pela qualidade ao invés da economia, dessa forma é por isso que prefiro eu mesmo fazer o projeto, porque tanto posso parar o projeto quando a situação financeira não permitir, ou continuar dependendo do caso...

Saudações,
    Egberto Carvalho

6. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Ok.

Cite os itens que tem (marca/modelo), que a gente vê o que se pode fazer a partir daí, ajustando é claro com o orçamento.

Pode sim ficar independente, mas para isso, é a parte "móvel", terá de ter "alimentação" própria, ou seja, bateria e/ou fonte.

Poderemos partir de uma base e a proporção que você incrementar o som com algo a mais, não haja necessidade de desfazer dos itens que se possui, a não ser é claro, que a mudança seja para um publico maior, entre outros.

• 1
  7. Egberto Carvalho

Egberto Carvalho Usuário

Desde 21 Nov 2018
    Mossoró RN
    Olá, desculpe a demora em responder, estava levantando os modelos e marcas dos equipamentos que já possuo... Alguns tem identificação e e outros não, os que não tem nome fica complicado porque não faço a menor ideia qual modelo sejam, pois comprei a caixa de segunda mão e não tem adesivo falando do modelo, mas o equipamento que tenho em mãos são...

2 Alto falantes 12 Polegadas Alpha Kromus 1000 RMS
    2 Alto falantes 12 Polegadas Selenium 12PW3 400 RMS
    2 Drivers sem nome por enquanto xD, se houver algum meio para testar e saber potência e impedancia ficaria grato...
    2 Drivers Selenium D210ti de 60 RMS
    2 Super Tweeters PV Audio PVST 302 - 150 RMS
    1 Módulo Power System A 1000 D - 1250 w em Bridge com 2 Ohms
    1 Módulo Boog AB 2200
    1 Pioneer X1680UB

A ideia seria ligar o A 1000 D nos alto falantes de 1000 RMS para tocar grave e o resto ligar no BOOG AB 2200 para médio e agudo... O legal seria a mobilidade, penso em comprar uma bateria de mais ou menos 75 A, quanto ao sistema de alimentação da bateria... ainda estou pensando se trabalho com uma fonte carregando enquanto usa ou se carrega antes do uso...
    Sem mais delongas, agradeço o apoio e espero gastar o menos possivel para montar uma caixa que tenha um som de qualidade...

AH já ia me esquecendo, gostaria de saber se haveria necessidade de comprar uma mesa de som pequena de apenas 4 canais, para fazer essa divisão de frequências e de quem sabe instalar um microfone para brincar entre a familia xD...

Agradeço desde já!

Saudações,
    Egberto Carvalho

8. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Sim. Não há problema.

Vamos por partes e vamos ver o que dá para fazer.
    Irei dar meu parecer sendo bem realista do que você tem em mãos.

Essa é a postura que sempre venho tentando manter. É sempre bom ser realista porque a pessoa que está aguardando apoio, cria uma expectativa e quando se cria uma expectativa, além daquilo que se pode oferecer, vem sempre uma certa decepção.

Em contrapartida, entendo que as vezes o orçamento não permite, mas mesmo assim desejamos, não algo que irá extrair o máximo, mas pelo menos com um resultado aceitável, sem por em risco os equipamentos que se possui.

Os alto-falantes, até que poderemos ter um resultado bom e agradável deles, mas o mesmo não poderei dizer dos amplificadores, que interferem complementarmente nos primeiros.

A deficiência dos amplificadores, estão pela qualidade, mas a maior deficiência é quanto à potência a ser disponibilizada por estes. Precisariam ser muito mais fortes, principalmente o AB 2200.

Resta saber se o orçamento irá permitir.
    Vamos à análise:

Se os Alpha 1000w de 12" forem 4 ohms ou 4r que eu achei em pesquisa, visto que não foi citado o modelo, para usar o no Power System não é adequado. Precisaria de algo em torno do dobro desse valor, mas se tem somente esse, então no mínimo deve deixar com o volume bem de baixo para moderado. Se eles forem 4r e o Power System permite bridge a 2 ohms, ligando os alto-falantes em paralelo, teríamos algo em torno de 625w contra 1000w que o alto-falante tem de nominal.

Já para o lados Pw3, o deficit é ainda maior.
    O 2200 entrega 90w a 4 ohms e cerca de 45w a 8 ohms, que equivale à impedância dos PW3.
    Se dá para tocar? Para tocar dá, mas aquela coisa. Vai sair som

Nestas condições, saiba que estará expondo os alto-falantes à condições adversas.

Destes itens, o som seria algo assim:

=> Pw3 + D210 Ti - para a faixa de altas - ótimo conjunto por sinal. Já tive um par de 210Ti.
    => ALpha Kromus - para a faixa de graves

Tem instaladores que fariam essas instalações sem problema algum, mas eu tenho de deixá-lo ciente.

O Pv Stw, não haveria necessidade dele, visto que os Driver Ti, já cobrem boa parte da faxa de agudos.

Avalie o que foi dito e aí depois a gente pode definir qual o caminho a ser traçado de modo que ofereça o menor impacto orçamentáro.

Se você, ahh cara, infelizmente o meu orçamento está no vermelho, eu farei algo que não gosto de fazer, que é prosseguir em condições desfavoráveis.

• 1
  9. Egberto Carvalho

Egberto Carvalho Usuário

Desde 21 Nov 2018
    Mossoró RN
    Antes de mais nada, agradeço profundamente o suporte técnico que você vem me proporcionando de forma gratuita...

A priori o ideal é fazer sair som, a medida que for montando devagarinho o conjunto eu vou melhorando o som, embora você mesmo falou que o kit "voz e grave" sairá um som legal e o único déficit seria em amplificadores, tendo isso em mente era algo que eu já suspeitava que você apenas me confirmou... Então, se eu puder partir do principio que eu irei melhorar os dois ou apenas 1 (poderia pegar o Power System e converte-lo para médio e agudo...) e apenas comprar um módulo para os alto falantes de 1000 rms, daria certo dessa forma o projeto?

Saudações,
    Egberto Carvalho

10. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Ok. Entendi. Até poderia sugerir porque em tese, costumo a indicar essa possibilidade, mas como estava aguardando a sua opinião, ainda não poderia ter avaliado com calma essa possibilidade.

Vamos avaliar friamente a situação, usando o Power System.

1 - Há um deficit de potência para os Khromus;

2 - Se ele fornece algo em torno de 1250w a 2 ohms (brigde), suponho que o valor a 4 ohms seria algo em torno de 625w (depois me confirme se tiver manual e qual a tensão que seria essa valor. Alguns fabricantes especificam em 12.6V (mais fiel) e outros 14,4V e outros que preferem enganar, que não especificam, kkkkk), a serem aplicados a cada khromus desse. Vou considerar que seja mesmo esses 625w para simplificar;

3 - Nesse caso, seria 625w a 4 ohms e cerca de 312,5 para o PW3 e D210. Bem, para os PW3 nenhum problema, porque o valor de potência nominal dele é até maior, portanto faltando um pouco, mas isso não afeta, mas para o Driver, não, está em excesso. É suficiente para fritar os reparos.

4 - Nesse caso, irá precisar de um divisor de frequência de 3 vias. Porque 3 vias? São para alto-falantes distintos e como o mesmo nome diz, ele separa a faixa de frequência que é a ideal para cada tipo. O tal divisor irá fazer uma coisa que um capacitor, pura e simplesmente não faz, que é de atenuar (reduzir) a potência recebida pelo Driver. Assim, eliminando o risco de danos que a princípio teríamos.

Seguiremos então com o projeto?

• 1
  11. Egberto Carvalho

Egberto Carvalho Usuário

Desde 21 Nov 2018
    Mossoró RN
    Olá, antes de continuarmos preciso informar as especificações do power system segue abaixo

Especificação
    Classe D PWM Mosfet Stereo 2 Canais
    Resposta de Frequência: 30 Hz a 20 Khz
    Variação máxima: 1 dB
    Potência 12,6 V @ 2 Ohms: 520 Watts.
    Potência 12,6 V @ 4 Ohms: 300 Watts.
    Potência 12,6 V @ 8 Ohms: 150 Watts.
    Em bridge com 12 Volts @ 4 Ohms: 850 Watts.
    Em bridge com 12 Volts @ 2 Ohms: 1250 Watts.
    Eficiência mínima: 80% (incluindo Fonte e Amplificador).
    Crossover ativo: 60 a 240 Hz.
    Reforçador de sub graves: em 45 Hz de 0 a 15dB.
    Ganho: Ajustável de 300 mV RMS a 8 Volts RMS (116 v/v a 4,3 v/v).
    Refrigeração: Natural + Cooler interno.
    Fusível recomendado: 80 A.
    Máxima corrente: 100 A.
    Corrente de repouso sem sinal: 1 A.
    Máxima tensão de alimentação: 15,5 Volts.
    Mínima tensão de alimentação: 10 Volts.
    Máxima temperatura de trabalho: 90º C.
    Impedância de entrada: 8 kohms por canal.
    Fator de amortecimento: 4 Ohms; 1kHz = 180.
    Tamanho: 6,5 cm A x 24,5 cm L x 23 cm P
    Peso: 3,90 Kg.

Tendo isso em mente, por hora esqueceremos os khromus, a pergunta que não quer calar, esse módulo seria o suficiente para os seleniums? E se houver necessidade de compra de divisor não tem problema... Sobre os khromus eu quero comprar um modulo somente para eles qual você poderia me recomendar com custo X beneficio sabendo que eles serão somente para grave...

Saudações,
    Egberto Carvalho

12. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Seguiremos então.

Com o valor especificado em 12V, poderemos ter um valor maior, se ligado a uma fonte com tensão de 14,4V.

Creio que ficaria em torno de 70% do valor de potência nominal do khromus, o que melhora significativamente o valor recebido.

No seu caso optaria primeiro em atender o que tem, depois pense no amplificador ideal para o grave.
    Digo isso, porque o gasto será tanto com o amplificador, quanto à questão de necessidade de "alimentação" (baterias e/ou fontes).

Para montar o som com boa parte do que tem:
    1 - Divisor de Frequência

2 - Uma mesinha para animar e também para um certo controle. Lembrando que a mesa não é para dar ganho, tentando compensar uma possível falta de potência. Se fizer isso, você estará expondo os seus itens a danos.

3 - Baterias

4 - Fonte

Esse jogo de bateria x fonte, funciona assim:

a - tendo mais bateria, você tem um autonomia de poder percorrer ou mesmo de colocar o som por um certo período londe de uma tomada.

b - tendo fonte de grande amperagem e pouca bateria, ficaria pouco tempo na condição "a"

c - Não tendo bateria, só iria ter som, ligado na tomada.

Por isso que eu falo, se o orçamento é curto, sendo eu, optaria em resolver esses pontos, pois assim teria algum som e comprando um amplificador sufuciente para o grave, poderia ficar sem grana para comprar os demais itens, por ter acabado a grana.

• 1
  13. Egberto Carvalho

Egberto Carvalho Usuário

Desde 21 Nov 2018
    Mossoró RN
    Boa tarde, quanto relacionado ao sistema que você sugere que eu monte com o que eu já tenho, tudo bem, até porque eu posso colocar um módulo posteriormente com potencia maior, sobre as baterias & fonte, funcionará da seguinte maneira...

Eu preciso de um meio termo, a ideia principal é fazer com que este som, toque em uma praia (longe de ligações de energia), mas também em uma casa (próximo a ligações), então necessito tanto de uma bateria boa, quanto de uma fonte boa... Mas pelo pouco que eu estudei, pude perceber que o calculo que deve ser levando em consideração, é o consumo musical dos amplificadores para achar a bateria com amperagem correta, não sei se é o mesmo calculo, entretanto, funciona assim: Potência / 20

Então a principio a melhor condição entre A, B e C que se encaixe, seria na B.

Com relação a mesinha, estava de olho nesta:
    Mesa Som Automotivo Expert Mx-1 4 Canais Aux Microfone 12v

Se a mesinha esta mesinha for boa, ou se existir melhor posso trocar, sem nenhum problema...

Saudações,
    Egberto Carvalho

14. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Mesa, pode ser sim uma MX1, caso use apenas um canal para microfone. Se precisar de um maior número, pode ser a Mx2, mas também é limitado. Para um sistema para brincar a Mx1, atende e se for ter alguns instrumentos ou voz e violão, por exemplo, a outra.

Com relação à opção de alimentação, ficou mais fácil agora. Algumas fontes tem voltímetro, mas para o caso de estar com o som longe de alguma tomada (ex.: praia), precisa de um outro item para monitorar a corrente, que é um voltímetro à parte, mas o bom que este, dependendo do modelo tem custo reduzido.

O voltímetro vai dar uma noção até quando vai poder usar o som. Lembrando que um oferecimento de carga bem próximo ou superior ao consumo total (todo os itens, inclusive player e o próprio voltímetro), vai dar maior autonomia e vai crescendo a proporção que isso for maior.

Quanto ao cálculo, é bom ter uma noção, mas fura, dependendo de como se usa. Esses Power System tem fama de consumir bem. Sendo Classe D, seria menor.

Depois falo sobre o divisor.

15. Egberto Carvalho

Egberto Carvalho Usuário

Desde 21 Nov 2018
    Mossoró RN
    Bem, muitissimo obrigado pelas informações prestadas por você à mim, irei pegar elas e fazer um bom sistema graças a você, agora já sei de onde partir... A propósito, qual seria a frequência da caixa duto régua que você recomendaria para os alto falantes? Eu sei que é preciso ter atenção com a litragem de cada alto falante...

O voltímetro também acho importante, irei colocar...

Saudações,
    Egberto Carvalho

16. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Não sou a favor de duto régua num primeiro momento. Você não quer perder a oportunidade de aprender um pouco na prática, quer?

Quando ainda se está muito inexperiente, irá aprender muito mais com uma caixa com duto cilíndrico, pois aí vai poder alterar a sintonia, alterando as configurações dos dutos (se o alto-falante permitir).

Quanto à ajuda, estamos aqui para ajudar.

Depois poste o resultado e as experiências obtidas.

Como falei antes, o Divisor ainda deve ser especificado.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso