Anúncio do HT Forum

Dúvida - instalação de tomada hospital grade

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Eduardo Ant, 24 Mar 2011.

1. Eduardo Ant

Eduardo Ant Usuário

Desde 10 Dez 2008
    Salvador/Bahia/Brasil
    Prezados colegas

Comprei recentemente uma tomada Hubbell Hospital Grade e tenho a seguinte dúvida quanto à instalação:

aqui no Brasil, utilizamos o pino terra em baixo com a fase à nossa direita e o neutro à esquerda. Notei no entanto que os americanos utilizam de forma inversa, ou seja, o pino terra fica em cima. Isto na prática inverte a posição da fase e do neutro.

Nas tomadas hospital grade temos black (que eu entendo como neutro) à esquerda. E white (que eu entendo como fase) à direita. Isso com o pino terra em cima. Estou entendendo certo ou errado?

Entendo que na prática minha conexão ficará invertida em relação ao que eu tinha antes - tomada pial legrand - essa inversão faz alguma diferença ou causará problemas no desempenho dos equipos?

Como devo proceder a instalação?

Grato(y)

2. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Eduardo,

Aqui em casa tenho um filtro da APC que mostra se a ligação esta correta ou incorreta, ja fiz a ligação usando o modo americano e mostra erro...

Entendo então que a instalação deve seguir o nosso padrão,

Última edição por um moderador: 19 Out 2014
    • 1
  3. Eduardo Ant

Eduardo Ant Usuário

Desde 10 Dez 2008
    Salvador/Bahia/Brasil
    Obrigado Robert, principalmente pela aula no outro tópico(y)

vou seguir exatamente como você fez:concordo:

Abraços(y)

4. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Para matar as dúvidas em relação ao neutro...
    .

.

Última edição por um moderador: 19 Out 2014
    • 1
  5. Eduardo Ant

Eduardo Ant Usuário

Desde 10 Dez 2008
    Salvador/Bahia/Brasil
    Eu estava errado com relação à cor. Agora entendo que preto é fase e branco ou azul é neutro. Eu aqui tenho que usar chave de teste pra identificar, pois na minha casa é tudo bagunçado:-/

Mas deu pra entender direitinho(y)

• 1
  6. dsidney

dsidney Usuário

Desde 21 Fev 2005
    Vitória / ES

7. hotsauce2007

hotsauce2007 π = 3.1415

Desde 8 Dez 2008
    São Paulo
    Sidney,

Vou inverter os polos e depois posto o resultado,

Mas o buraco MENOR da tomada é sempre o FASE,

Depois digo o resultado...

8. dsidney

dsidney Usuário

Desde 21 Fev 2005
    Vitória / ES
    Hot,

Ok, faz o teste e depois da um feedback.

O pino fase é mesmo o de tamanho menor nas tomadas americanas.

Nas tomadas da Leviton, que uso, além de ser o de tamanho menor, na fase os conectores são de cobre (ou banhados a cobre) e o de neutro, o conector é de de ferro galvanizado ou cromado.

Se voce usa o pino terra virado para baixo, o pino de fase da tomada ficará a direita.

Se voce não tem aterramento, o Led do APC vai continuar acendendo mesmo com a ligação correta.

Sds,

Sidney

• 1
  9. Ricardo Leão

Ricardo Leão Usuário

Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil

Ajuda:

Comprei tomada Hospital Grade, mas estou com dificuldade na instalação. Confesso que os filmetes acima, narrados em inglês, não tiraram minha dúvida. Alguém poderia ajudar, postando esquema desenhado?

Grato e um abraço,

Ricardo.

10. luizhumberto5

luizhumberto5 MTX Audio Monitor

Reavivando o tópico para agradecer!
    Ótimo esclarecimento!

11. jloyola

jloyola Usuário

Desde 18 Set 2010
    SP/Brasil
    Amigos, necessito da ajuda de vocês. Adquiri uma tomada dupla hospital grade. Eu sei que a tomada de frete para mim, com o terra para baixo, a fase é a direita e o neutro à esquerda...

Eu vou usar ambas as tomadas em 127 V e gostaria de saber se há alguma diferença em conectar os fios (neutro e fase) na dupla de parafusos superiores ou inferiores? Ligo nos dois de baixo ou nos dois de cima?

Na caixa da tomada tem um esquema que me deixou com dúvida... Não entendi nada sobre este esquema...

Outra duvida, devo fazer um gancho no fio e encaixa-lo embaixo da lingueta que vai depois do parafuso ou conecto logo abaixo da cabeça do parafuso mesmo?

Obrigado.

Anexos:

12. ESALVAG

ESALVAG Usuário

Desde 5 Mar 2013
    São Caetano do Sul
    wiring-receptacle.JPG

Olhando de frente:
    Neutral = Neutro
    Hot = Fase
    Green screen = terra ( que vai ser o pino meia lua)

Tem tomada como esta que não se liga os fios atras dos polos e sim na lateral e o que esta imagem explica é:
    Silver screw (parafuso prata) Neutro
    Brass screew (parafuso banhado ou dourado) fase

Lembre-se este esquema é para 3 fios e neste caso para 110/ 120/127V, no caso de 220V vc usa mais uma fase no lugar do neutro.

Pronto explicado?KKKK

• 6
  13. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Eduardo,

O diagrama mostrado acima, pelo colega ESALVAG. diz tudo.

Contudo, diria para não se ligar muito nas cores dos fios. Antigamente no BR o condutor preto era realmente utilizado como neutro e o vermelho como fase. Hoje em dia não é mais assim.

E outra, no padrão de cores americano o neutro geralmente é o branco e o fase é o preto, talvez por isso tenha achado que a ligação americana era invertida.

Então basta se ligar no diagrama que não tem erro, independente da cor usada nos condutores e independente da posição em que a tomada será instalada.

Abraços

• 3
  14. McCormack

McCormack Usuário

Desde 3 Ago 2005
    interior
    Boa Tarde!
    Vocês saberiam informar se esta tomada serve nas caixas de parede existentes na maioria das residencias?
    Ou teria que trocar?
    Grato

15. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Serve sim, nosso padrão de caixa de embutir é o mesmo.

Abraços

16. McCormack

McCormack Usuário

Desde 3 Ago 2005
    interior
    Obrigado Redcruz.

17. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    A ligação invertida de neutro e fase daria alguma diferença audível? Alguém já teve alguma experiência desse tipo?

Última edição: 12 Out 2016
  18. Davide - Magis Audio

Davide - Magis Audio MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Totalmente audível a inversão fase/neutro :(

19. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    Caro Davide, agradeço! Realmente a diferença é brutal para pior.
    Estou quebrando a cabeça com um Panamax que instalei para proteger a Tv e a Sky, se inverto os fios apaga a luz que diz está incorreta ligação, porém o som fica insuportável de se ouvir, se deixo no padrão americano o som fica bom, creio que a ligação no Panamax deva estar imvertida (internamente).

20. Davide - Magis Audio

Davide - Magis Audio MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Oi Zé, faz sentido,

polarizar a tomada é um passo obrigatório, mas, alguns aparelhos invertem fase neutro internamente derrubando a gente na confiança desta operação, portanto um teste auditivo se faz necessário. Há alguns Krell com esta característica (por exemplo), e isso é um problema, pois, ao inverter a tomada e favorecer o Krell pode-se desfavorecer os outros eletrônicos do sistema.

Por isto o ideal é montar todo o set em 220V assim foge-se desta problema e a esmagadora maioria dos eletrônicos toca melhor em 220V.

Abraços

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso