Anúncio do HT Forum

Dúvida quanto a utilização de filtro de linha + estabilizador

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por kurosaki Ichigo, 15 Mar 2010.

1. kurosaki Ichigo

kurosaki Ichigo Rukiaaaaaa

Desde 13 Ago 2005
    SP/Brasil
    Seguinte,

Comprei um Filtro de Linha Profissional Upsai FHT-1200 (1300W) - 110V e tenho um estabilizador comum de 300KVA. Uso o estabilizador apenas como transformador mesmo, já que aqui em santos a tensão é 220V. Isso está correto, ou precisaria de um estabilizador mais potente?

Ligo no conjunto Estabilizador + filtro de linha Upsai os seguintes aparelhos:

TV Bravia V510 46 polegadas
    PS3 fat
    Decoder (hd max)

E apenas no estabilizador:
    O filtro de linha Upsai
    Modem Virtua
    Roteador Wireless

Outra dúvida: em qual das entradas eu devo ligar o PS3? A que chegaria mais perto é o DVD, mas o PS3 é mais potente que um DVD comum (ainda mais o fat), já que tem um leitor de Blu-ray, o chip cell e HDD, além de outras diferenças.

Bem, é isso. Espero que possam me ajudar.

Abraço.

2. seupaulo

seupaulo Usuário

Desde 26 Fev 2008
    Brasília-DF
    O estabilizador é de 300va ou 3Kva? 300Kva não deve ser! :D
    Se for de 300va, só o ps3 já estaria consumindo toda a potência que ele pode oferecer.
    Não recomendo vc ligar tudo em estabilizador, mesmo que sua potência aguente, ligue realmente o que é 110v, vc não terá beneficio nenhum ligando tudo em um estabilizador, dependendo do equipamento pode até ter problemas, fora que a qualidade e funcionalidade dos estabilizadores é bem duvidosa, um autotransformador de boa qualidade costuma ser bem melhor.
    (y)
    Desculpa, mas não entendia a sua duvida sobre a questão da entrada do ps3.

Abraço

3. kurosaki Ichigo

Desde 13 Ago 2005
    SP/Brasil
    É que eu estaria usando o estabilizador mais como um transformador mesmo, já que aqui em Santos a tensão é de 220V. E no estabilizador eu ligaria a regua da upsai e nesta o PS3 a TV e o decoder hd da net. Mesmo assim eu precisaria de um estabilizador potente?

Sobre a dúvida do PS3, é que na rágua da upsai tem entradas específicas para cada aparelho: TV, decoder, HT, DVD etc. Eu queria saber qual poderia ser a do PS3. Acho que a mais próxima é o DVD, mas este dissipa muito menos que o PS3. Por isso fiquei na dúvida.

Abs.

4. seupaulo

seupaulo Usuário

Desde 26 Fev 2008
    Brasília-DF
    Se vc for usar este esquema de ligação e o seu estabilizador for de 300va, vc precisaria de um estabilizador mais potente.
    Sua tv e o decoder da net possivelmente são bivolts ( eu diria com certeza), verifique e use em 220v caso seja possível,
    O filtro vc deveria ter comprado para 220v, ai vc ligaria o estabilizador nele e usaria as outras tomadas para os equipamentos 220v, 300va do estabilizador não quer dizer 300w dependendo do fator de potência dos equipamentos ligados a ele, estes wats podem ter uma variação, mesmo que fosse 300wats só o ps3 já consome praticamente isto.
    Se realmente tiver necessidade de usar 110v na sua tv e decode (só aconselho se realmente os dois forem 110v), compre um outro estabilizador ou autotransformador de qualidade.

Em relação ao filtro, os nomes nas tomadas são somente para organização, vc pode ligar em qualquer tomada sem problema algum.

Abraço

5. aornellas

aornellas Usuário

Desde 23 Dez 2009
    Brasília-DF
    estabilizador é furada

não protege coisa alguma além de si mesmo e ainda introduz um monte de sujeira na energia

joga essa coisa fora

se precisar MESMO de trasformar a tensão, use um auto transformador de qualidade ou mesmo um trafo isolador.

entre usar o estabilizador e nada, fique com nada.

6. faller

faller Usuário

Desde 9 Fev 2009
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Aqueles nomes que na régua constam são somente "labels" ou seja, só servem para organização sua, se quiseres respeitar... Imagine-os como números... Lá por dentro as tomadas estão todas em paralelo...
    Veja por fora:

Veja a mesma por dentro:

Todas as tomadas estão no mesmo barramento...

7. kurosaki Ichigo

Desde 13 Ago 2005
    SP/Brasil
    Obrigado por todas as informações, galera. Vou desistir do estabilizador então e partir para um transformador mesmo ou trafor isolador. Alguém teria dicas de boas opções em termos de custo benefício para essas duas opssibilidades (auto transformador e trafo isolador)?

Abs.

Edit: Quanto vcs acham que teria que ter de potência um autotransformador para o PS3, a TV de 46 polegadas (LCD), o decoder HD e futuramente um receiver? Mesmo alguns desses aparelhos podendo ser bivolt, eu pretendo colocá-los todos na régua upsai, que é 110v.

8. Helio.

Helio. Refinando...

Desde 2 Nov 2006
    SP/SP/BR
    vai depender do receiver. Tem receiver que consome 200W, tem receiver que consome 1000W.

Some tudo, coloque uma folga de uns 15~20%, tem que ser no mínimo isso. (y)

9. aornellas

aornellas Usuário

Desde 23 Dez 2009
    Brasília-DF
    e lembre-se que VA (volt-ampere) não é a mesma coisa que W (watt)... a relação não é 1 para 1...

10. Helio.

Helio. Refinando...

Desde 2 Nov 2006
    SP/SP/BR
    Mas funciona para efeitos práticos, inclusive por isso sugeri a folga. ;)

Quanto deveria ser a relação então? É meio chato calcular números imaginários - dê o serviço completo, por favor (y)

11. seupaulo

seupaulo Usuário

Desde 26 Fev 2008
    Brasília-DF
    Helio, a funcionalidade pratica da sua citação "folga de uns 15~20%" é um pouco mais complicada, eu diria que poderia até funcionar, mas se estaria dimensionado de forma correta seria outra coisa.
    Na pratica deveria ter em mãos o fator de potência dos equipamentos usados e calcular separadamente cada um, depois somar os resultados para se ter o valor do conjunto, mas saber o fator de potência de cada equipamento é um pouco complicado, pois nem todos os fabricantes informam estes valores, ai somente com o uso de equipamento especifico para medir este valor.
    Exemplificando: vamos supor que vc tem um receiver de 400w e o seu fator de potência é 0,7, vc dividiria o 400w por 0,7 e daria ~571va, por isto que o aornellas citou que a relação não é de 1 para 1, esta relação pode variar de x até 1( ja vi x com 0,2), se fosse usar os 20% sugerido por vc, seria 480w que muitos considerariam como 480va, o resultado deste calculo estaria abaixo do valor real de consumo, não sei informar os fatores de potência de equipamentos, tem que procurar nos manuais ou na net para ver se acha algo, somente como referencia, já fiz um teste comparativo entre duas tvs de lcd 42", uma sony e outra bluesky, o resultado aferido pelo equipamento foi 0,86 para a sony e 0,68 para a bluesky. estes valores não influenciam somente nos cálculos de estabilizadores e transformadores, o sistema elétrico como todo pode sofrer conseqüências por causa destes valores.
    Se fosse para citar uma folga, eu diria de 40% ~ 50%, não estou recomendando nada, somente citando (y)
    Este assunto é bem vasto, espero ter te ajudado a ter uma noção básica, apesar da minha didática ruim :D.
    Logo vai aparecer algo mais detalhado e com exemplos melhores aqui no tópico.

Abraço

12. atrsantos

atrsantos Usuário

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP

Não é mais fácil e mais barato comprar um filtro 220V de uma vez, este mesmo UPSAI tem um modelo 220V. Se seu PS3 for somente 110V, aí vc pode usar o estabilizador depois do filtro para ligar somemte o PS3. Os demais equipamento devem ser bivolt, não? O que vai gastar neste transformador vai ser muito mais do que um filtro 220V

13. Morrison

Morrison Usuário

Desde 9 Fev 2009
    Brazil
    O Santos disse tudo.(y)
    Se a tensão na tua cidade é 220v, por que diabos vc compra um filtro em 110v?

Troque esse filtro de linha por um de 220V e depois compre um transformador para os aparelhos que trabalham em tensão diferente da sua rede local. Pronto!

Flw.

Morrison(y)

14. kurosaki Ichigo

Desde 13 Ago 2005
    SP/Brasil
    VAleu pelos posts esclarecedores, galera.

Como eu já tinha feito a bobagem de comprar o filtro de linha de 110v, eu vou comprar um autotransformador para fazer a conversão de 220V para 110v.

E isso me deixa com outra dúvida. Futuramente, como disse, comprarei um home theather. E os modelos que eu estou pesquisando tem cerca de 1000w de potência. Só que a régua (assim como os condicionadores que vi no site da videosonic) tem no máximo cerca de 1300w. Ou seja, só a TV, o PS3 e o home theather já passam desse valor. Só que na régua.

Qual a vantagem de comprar uma régua (ou condicionador) que filtra a tensão de todos os aparelhos, sendo que a potência não é compatível? Essa potência dos HTs, que os fabricantes colocam no site é fake (marketeira)?

• Potência: 144W x 5 + 280W, potência total de 1000 W RMS.

Espero que tenha sido claro (sou leigo no assunto) :)

Abs.

15. kurosaki Ichigo

Desde 13 Ago 2005
    SP/Brasil
    Como disse, sou um leigo, praticamente uma topeira quando o assunto é eletricidade. Tenho medo até de trocar lâmpadas hahaha

Eu tava confundindo a potência do som com a de consumo dãããã

Foi mal, galera :ataque:

16. Lobbo

Lobbo Usuário

Desde 15 Nov 2008
    Goiania/GO/Brasil
  17. faller

faller Usuário

Desde 9 Fev 2009
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Na minha cabeça o PS3 possui fonte que tolera alimentação full range, isso é, de 100~240 Volts (+-10%), o que acaba dando de 90 Volts a 264 Volts. Desse modo não necessita de estabilizador nem sequer de rebaixador de tensão..
    Veja ai as duas versões de fonte do PS3:
    Desse modo ele iria ligado direto no filtro de linha, como seu televisor...
    Abraço...

18. ricardodmc

ricardodmc gozo e alegria, graças, música

Desde 31 Ago 2007
    Brasília/DF/Brasil
    Pessoal, dá para se basear nesta informação do PS3 mesmo?
    O meu é o slim 120gb, não me lembro se nele ou no manual informa 110v, eu acho que é nele... ligarei realmente no 220v sem problemas?

Quando meu cunhado comprou o ps3 dele, é o primeiro 80gb, se não me engano o dele também tava informando 110v mas o cara da loja falou que ele podia meter no 220v, e ele usa assim desde então e nunca deu problemas...

Agora é uma dúvida realmente perigosa...

Abraços e obrigado.

ah sim, estou na mesma do amigo, 220v, tenho receiver e outras coisas 110v para ligar... compro um filtro de linha e estes autotransformadores?
    Alguém tem alguma indicação?

A idéia é atender um hk3600, hk3490 e um sub, acho que é isso.

Abraços e valeu!

19. aornellas

aornellas Usuário

Desde 23 Dez 2009
    Brasília-DF
    dá uma olhada embaixo do PS3 / na fonte dele... e posta a foto aqui, como o amigo postou acima.

20. Ricardo Affonso

Ricardo Affonso Usuário

Desde 27 Ago 2018
    Manaus Amazonas

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso