Anúncio do HT Forum

Dúvida regulagem do som

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Peleguetta, 14 Jun 2018.

Tags:
  1. Peleguetta

Peleguetta Usuário

Desde 14 Jun 2018
    Jaú
    2 Bravox rave 15 1100 rms (módulo Stetsom 3000eq)
    2 médio de 8 250 rms (módulo HD 800)
    4 cornetas d250 x (módulo corzus Hf 404)

Queria ajuda na regulagem do meu som ,não tenho crossover queria saber regulagem do player ,módulos,ganho dos módulos ,hpf,lpf.Queria saber se usa a saída sub do rádio pionerr ou não ,minha caixa tem sintonia em 63hz 71 litros pra cada falante ,faz tempo que estou atrás de regulagem e não consigo achar uma boa

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Primeiramente está faltando agudo no sistema. Driver fenólico não sobe até a extremidade superior das faixa audível de ser humano e em algumas músicas irá soar estranho.

Se fosse para ter somente Driver, então optaria pelos D220Ti, apenas 02, porque 04 é para vendedor de pamonha. Sei que a grande maioria usa assim, mas está errado, a não ser é claro que queira fazer barulho e não ouvir música. Se puder troque -02 desses driver por Stw ou então os 04 por apenas 02 D220Ti ou até 04. Só sugiro, mas o gosto, continua sendo da pessoa.

Com relação aos cortes, pode ser feito pelo player desde que tenha esses recursos ou então pelos amplificadores. Como a grande maioria dos amplificadores, quando apresentam cortes, são fixos, dificilmente vai usar.

Se fosse um SD 800.4, daria para usar médios e altas num só amplificador, mas daí necessitaria de divisor de frequencia passivo.

3. Peleguetta

Peleguetta Usuário

Desde 14 Jun 2018
    Jaú
    Voce acha que devo usar saida sub do player pro bravox rave 15 cortando em 160 hz final e começando em 63 hz porque e sintonia da caixa

4. Flávio_Nascimento

Flávio_Nascimento Usuário

Desde 26 Jun 2018
    Nilópolis/RJ
    Para o falante, no crossover do módulo Stetsom, tente colocar o HPF em 63 hetz e o LPF em 200 ou 250 hetz. Ouuu vc pode usar a saída do rádio para ligar apenas os subs, mas a regulagem do módulo deve estar mais aberta, algo em torno para o hpf de 50 e para o LPF de 300. E a frequência para o rádio nos moldes da primeira configuração lá em cima. No ganho, tente deixar mais baixo possível do módulo e aumente a (ganho) do rádio, a gosto seu.

Para o médio, no crossover do módulo HD 800, deixe a chave na posição de “Full” e tente colocar o HPF em 250 hetz e o LPF em 800 hetz.

Para as driver de cornetas, no módulo corzus, deixe a chave na posição Hi Pass e use um capacitor de 22 MicroFared (22Mf) em cada driver de cornetas.

Ou, se quer mais qualidade, sugiro (não tem para onde correr) um processador ou crossover.

5. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Que tipo de qualidade? Qualidade com esse tanto de Driver D250x, que é só gritaria, usando capacitor e ainda sem agudo?

Se usar Lpad, ao invés de capacitor puro e simplesmente, vai melhorar muito.

O que é?
    http://autosom.net/artigos/lpad.htm

Cálculo On-line:
    http://www.sengpielaudio.com/calculator-Lpad.htm

https://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/DriverAttenuationLPadCircuit/

Uma média de 50w por falante, é preferível, mas se for menos, será melhor, pois serão 4 driver e só por terem 4, aumenta 6 dB SPL

6. Flávio_Nascimento

Desde 26 Jun 2018
    Nilópolis/RJ

Meu amigo, desculpe a ignorância, mas de antemão, fiquei bem mais instruído com mais essa informação que desconhecia, obrigado!

Se ele usar apenas o Lpad pelo conceito diz que irá atenuar a potência, correto? Em que parte a frequência correspondente ao driver (d250x) irá funcionar com o uso do módulo? Não teria que usar junto com o capacitor? Quem fará o corte, o Lpad? Não entendi bem essa parte.

O sistema do amigo é bruto, dois tornados de 1100 rms cada, e dois médios de 250 rms cada. Utilizando 4 driver d250x acho viável o som dele do jeito que está, considerando que esse driver pega um "pezinho" de frequência do agudo (tweeter).

Quando eu disse qualidade, foi no sentido de uma regulagem mais precisa com o uso de um crossover ou processador, e não utilizar as vias possíveis para um sistema de som. Pois com o crossover, ali vc pode regular bonito, atenuar, reduzir o ganho. O som dele (d250x) ficaria bem mais limpo.

E, quando eu opinei, foi no sentido restrito a postagem que pedia sugestão de regulagem.

Entendo ele, pois um tempo atrás gostava de extrair ao máximo de rendimento do sistema de som.

Em se tratando de sugestão, concordo com vc tb, eu tenho um drive desse, grita muito, quase um tweeter que corneta, kkkkkkk, e acrescentaria ainda a compra de um crossover ou processador urgentemente.

7. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    O processador, realiza os devidos cortes, até com bastante precisão, mas não atenua.

Atenuar é o contrário de amplificar. Ai você perguntaria. Porque amplificar e depois atenuar?

Eu respondo da seguinte forma, tentando ser o menos técnico possível.

Em qualquer sistema sonoro, devemos SEMPRE buscar pelo 02 coisas, que contribuem para qualidade final.

Equilíbrio Expectral - Todo sistema deve reproduzir toda a faixa audível

Obs.: Não terá, porque está faltando agudo.

Equilíbrio Tonal - A partir da faixa reproduzida (composta pelos diversos tipos de alto=falantes, sendo que cada um irá reproduzir a faixa mais apropriada), está deve ser executada com equilíbrio

Obs.: Não terá, porque tem excesso de driver.

As providencias sobre as quais estou falando visa pelos menos dimunuir o rendimento dessa faixa que possui maior número. Não é pelo maior número em si, mas pelo rendimento excessivo em relação aos demais e ainda por cima, tendo mais, piora.

Com relação ao seu comentário, sim, o Lpad só atenua. A atenuação faz com que diminua a potência aplicada (trabaho dos resistores), mas ai fica a função de corte ou divisão de frequências, descoberta.

O mais indicado aí é uma rede Zobel. Não é algo que instalador saiba, mas surti um bom efeito.

Diminui a estridência e aplica o corte.

https://autoforum.com.br/topic/49600-rede-zobel/

Espera aí. Calma. Vamos buscar soluções um pouco mais comerciais, vamos dizer assim.

Sei que lidar com uma Zobel não é nada fácil e para falar a verdade sempre fugi delas, porque achar componentes na minha cidade não é muito fácil e sempre planejo o meu sistema com antecedência, de modo que não há necessidade de usá-las(tomo outras providências, como é que irei falar em seguida), mas há solução, que é a que mais indico, que é adoção de um divisor passivo.

Uma luz no fim do túnel. Um passivo, tem capacitores, tem resistores. Ela fará todo o trabalho, sem causar exigência de conhecimento teórico.

A única coisa que deve lidar, é achar um divisor que atenda à necessidade e não é nada difícil assim, já que estamos lidando com baixas potência, só que no caso, o ideal é que se reduza a quantidade de Driver para apenas 02 e providenciar Stw, para por no lugar destes, já que estão faltando.

Posso ajudar nesse quesito, da escolha do passivo.

• 1
  8. Peleguetta

Peleguetta Usuário

Desde 14 Jun 2018
    Jaú
    Flavio , compensa sera eu usar saida sub ou deixar radio em rear/rear e cortas no modulo so

9. Flávio_Nascimento

Desde 26 Jun 2018
    Nilópolis/RJ
    Particularmente, acredito se há essa função no rádio e podendo usar, deve ter alguma melhora sim. Sem contar, a frequência que passar por essa saída ser apenas baixa, evitando algum problema proveniente do módulo (caso aconteça) de... proteger mais seus falantes. Não esqueça que falei acima sobre a regulagem do rádio conjugada com a do módulo.
    Fazendo nesse jeito, terá que arrumar mais outro cabo RCA para ligar nessa saída do rádio ao módulo.

Outra coisa muito importante, verifique se o seu rádio nunca perca a configuração pela falta de energia, pois há rádios que volta a configuração de fábrica quando desconecta os cabos da bateria do carro.

10. Peleguetta

Peleguetta Usuário

Desde 14 Jun 2018
    Jaú
    Consegui um crossover taramps crx-4 amanha vou ver de instalar

11. nunnes.rs

nunnes.rs Usuário

Desde 13 Set 2013
    Passo fundo/ RS/ Brasil
    Apenas complementando o que o pessoal falou, atualmente temos no mercado os processadores de audio, que dispensam um player cheio de regulagens (coisa MUITO RARA de se achar hj em dia - pioneer e kenwood só trazem CACO pro BR... player cheio de luzes e com 0 recursos).

Pra quem curte SQ, eu acho que o processador de audio é um gasto dispensável - prefiro comprar um player com mais recursos e fazer tudo nele - a não ser que vc seja um audiófilo... rsrsrr

Agora para um caso com o seu, eu acho que o melhor e mais prático é um processador, onde vc usa apenas 1 saída RCA do rádio (que não precisa ter regulagem alguma) e pode dividir perfeitamente em grave, médio grave, voz e agudo, com um processador de 4 canais (tipo o PX1 Expert). Não precisa se preocupar nem com a regulagem dos amplificadores.

E salientando o que o fcoelhogomes disse, use drivers de TI, pois a resposta deles é masi ampla que as cornetas comuns - ele sobe mais, dispensando o uso de tweeters tbm.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso