Anúncio do HT Forum

Dúvida: Som Automotivo Ajuda!

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por zcwll, 25 Ago 2018.

1. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    Olá pessoal, sou novo no fórum, peço desculpas caso tenha abridor esse tópico em local errado...
    Mas indo direto ao assunto, sou meio leigo nisso, então queria a opinião de vocês, queria montar um som com qualidade, mas não quero ocupar meu porta malas, então eu resolvi colocar um kit duas vias Bravox (me digam quais versões melhores ou até outras marcas)
    É também um kit duas vias na parte traseira, mas aí ouvi dizer dos coaxial (digam quais posso utilizar) então utilizar um coaxial seria melhor do que montar dois kits duas vias?
    E por fim irei colocar dois 6x9, vi o bicho papão da Bomber de 350rms (acho que era esse) mas queria saber se coloco um módulo e qual módulo para não ter distorção, se devo ligar todos para ter melhor opinião, agradeço a ajuda, desculpem minha ignorância no assunto.
    Acho que vocês entenderem minha ideia, que seria os 6x9 no tampão do carro, os kits duas vias na porta da frente com os twiter na coluna e nas porta de trás outro kit duas vias ou algo que vocês me sugerirem (pois quero um som com qualidade, com grave bom etc)
    Obrigado pessoal!

2. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Primeiramente precisa definir o tipo sistema. Interno, para fora ou misto.

Se prima pela simplicidade e qualidade inicial para um interno, a ideia já não deve constar 6x9" pois este, por ter rendimento superior, compromete o som emitido pelo kit, que deve ser o item de melhor qualidade.

Se objetivo é ter qualidade no interno, há marcas melhores. Bicho papão é um alto-falante que não pertence a esse nicho.

3. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    Seria um sistema misto

4. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Então a diferença é que o 6x9", poderia ficar junto à caixa e não atrapalhar o som do kit. Quando ligado o kit, estariam desligados os 6x9".

5. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    Eu queria deixar os 6x9 no tampão.
    Então seria feito um sistema como você disse, onde ficaria desligado os 6x9.
    Quais opções você me aconselha.
    Qual kit duas vias utilizar nas portas da frente
    Nas portas de trás utilizo outro kit duas vias?
    E qual 6x9e aconselha?
    E por fim utilizo qual módulo para os 6x9, e devo ligar o kit das portas no módulo também para não ter distorção do som?
    Agradeço a paciência por me responder

• 1
  6. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    A única vantagem do 6x9 é que, ele (se for bom) consegue reproduzir frequências mais baixas melhores do que o kit 2 vias, porém irá cobrir a qualidade do kit 2 vias pois o 6x9 tende a gritar mais.

Se quer um grave "bom" já pode ir descartando usar só estes componentes e pense em pelo menos 1 sub pequeno em caixa selada (por ex: 8 ou 10") que irá ocupar até menos que 30L. Uma hora você vai querer ouvir um "funk" que tem aqueles graves distorcidos, e nem se você tiver 1 kit 2 vias morel tempo 6 irá reproduzir bem, ai que entra o sub, mesmo sendo pequeno vai conseguir.

Kit 2 vias + sub já está ótimo.
    Caso queira + voz também, kit 2 vias na frente, coaxial atrás + sub.

Agora caso não ligue muito pra "qualidade" e queira ter grave (pelo menos legalzinho) ai você tem que pensar em 6x9, porém ficará com uma voz super alta, não compensando nem investir em kit 2 vias na frente e sim em triaxiais mesmo, só pra ter + gritaria e um gravezinho, porém a qualidade não ficaria tão bacana.

• 1
  7. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    Então você acha que não compensaria montar um kit duas vias + coaxial (ou outro kit duas vias) juntamente com um par de 6x9 (Bicho Papão da Bomber, Matador com 300 e alguma coisa de RMS algo assim).
    Não preciso ter uma qualidade exuberante.
    Mas uma qualidade próxima a um som de sub e corneta.
    Vale repensar o que me disse obrigado.
    Mas caso eu desista dos 6x9 você acha que um sub de 12 da Pioneer + kit duas vias + coaxial encaixaria bem?
    O sub não sufocaria demais com o grave os outros componentes? Não ficaria muito grave sem nenhum médio ou agudo? (Você acha que os kits duas vias e um coaxial com um sub se encaixa melhor do que uma corneta???)
    Agradeço atenção

Última edição: 29 Ago 2018
  8. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Bomber = Marca mediana.
    6x9 bom = Pioneer ou Bravox, mas pensando em "grave sem sub" eu iria de pioneer, porém não seria o modelo mais de "entrada" ou seja, iria investir em média o preço de quase 1 SUB pra ter um 6x9 que reproduza BEM frequências graves, mas mesmo assim, o bem é "mediano" pois não tem como comparar um componente + focado em voz em subgrave/grave, em muitas músicas você iria sentir falta do grave. Você pode sim montar kit 2 vias, coaxial + 6x9... porém a voz do 6x9 sobrepõe com facilidade o kit e coaxial, ou seja, você só vai ouvir a voz vindo de trás... O grave vai ficar OK, apenas isso, não pode-se dizer "proporcional a voz" pois o grave iria ficar fraco não se tratando de um sub.

Então a melhor opção seria como o mencionado abaixo "kit 2 vias + coaxial + sub".

O sub nunca sufocaria a parte de voz se você pensar direito!
    Entenda o conceito: Quando você quer ouvir uma música focada em grave, ex: Akon - I Wanna Love You ft. Snoop Dogg, o que ocorre? A música é gravada com a voz + BAIXA e o GRAVE mais alto (reforçado) mesmo sendo uma gravação original sem bass boosted, ou seja, neste caso pode acontecer de você ouvir menos a VOZ pelo grave ficar bem mais FORTE (mas isto acontece devido o propósito da música) que é um grave forte e picos melhores em frequências mais baixas, sendo que, seu som regulado para ser ouvido no volume 30 (como exemplo) o seu grave já estará no limite no 28-30, porém a VOZ permanecerá mais BAIXA, sendo que dá pra SUBIR até o volume 45 (exemplo) pra ouvir a VOZ antes da distorção, porém você está limitado nesta REGULAGEM pois se passar do 30, o grave vai sofrer e pode queimar (a não ser que, você sete no player vários presets para cada tipo de música) o que é muito trabalhoso e eu não recomendaria. Preset's: seriam regulagens diferenciadas.

Agora pense: E quando você for ouvir um sertanejo? Onde o propósito da música é (uma voz + alta e o grave mais light) vai ocorrer o "inverso" no 30 a voz já vai estar próxima do limite, o grave vai estar + light... Podendo ser até + erguido, mas se isto ocorrer, a voz irá distorcer.. Ou seja, neste caso, a voz vai "cobrir" o grave um pouco utilizando apenas 1 SUB.

Na hora de ouvir uma eletrônica que tenha uma boa voz, e bons graves, provavelmente o som fica + proporcional (igualado) ou seja, o ideal pra mim é o som funcionar assim. (No hip hop o grave COMER a voz, no sertanejo a voz comer o grave e em uma eletrônica tudo se igualar) no meu conceito isto é um som ótimo e você mantendo estas escolhas e escolhendo bons módulos e componentes, o resultado deverá ser assim.

Claro que muitos pensam diferente, eu tenho esta opinião e não mudo por nada no mundo! Tive vários sets no meu carro, convivo no meio de gente com diversos sistemas variados e sou bem "detalhista" e um pouco enjoado. Então tente entender isso, pra entender o meu ponto de vista, busque outras opiniões (caso ache necessário) e reformule seu projeto, mas nenhuma das opções é "errado" pois cada um tem um gosto, eu mesmo já comecei com triaxiais + 6x9 e na época eu achava era ótimo! kkkkkk... Mas depois que você conhece o tal "SUB" você se apaixona e entende a falta que ele faz por mais que seja fraco.

OBS: Usando kit 2 vias, coaxial e SUB dá pra tornar sertanejo, eletronica e hip hop totalmente proporcionais, usando os "presets" somente assim, pra quem é totalmente detalhista como eu, sabe que, é impossível ter as mesmas atenuações mantendo uma única regulagem mesmo que use componentes caríssimos pois cada música tem um tipo de gravação e picos variáveis focando um certo "ponto" como voz, ou grave, na maioria das vezes é como falei, as eletrônicas são as mais proporcionais em TUDO ou claro, alguma música de hip hop que tenha bastante VOZ e bastante grave, existe, mas não são todas, sempre haverá músicas que você notará que tem + grave que voz, ou mais voz que grave... e assim vai!

• 1
  9. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    Então qual formato me aconselharia?
    Quais kits duas vias, quais coaxial e qual sub (preferência "12")
    E por fim qual Módulo?
    Você acha que os kit duas vias + coaxial se encaixa melhor do que cornetas e twiter? (Devo ligar os kits + coaxial módulo também?
    Obrigado por responder mano

10. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Bom vou te dar algumas opções.

Opção 1: Grave bom, voz boa.
    1 Sub Bravox Bravo 12" 350W S4
    1 kit 2 vias bravox CS60 ou 50D (modelo 60 se for 6" ou 50 se for 5")
    1 Coaxial CX60BK ou 50BK
    1 Banda 8.4D ou 800.4
    * Sub ligado no bridge de 4 ohms, kit 2 vias ligados no módulo - e coaxial no player.

Opção 2: Grave melhor, voz boa.
    1 Sub Bravox UXP 12" 500w D4
    1 kit 2 vias bravox CS60D ou 50D
    1 coaxial cx60bk ou 50bk
    1 Corzus HT600 (p/ o sub)
    1 Banda BD 250.2 (p/ voz)
    * Sub ligado na corzus, kit e coaxial ligado na BD250.2.

Opção 3: Grave simples, voz média, melhor CxB.
    1 Sub Bravox BK 350w D2
    1 kit 2 vias selenium 62v2a ou 52v2a (mesmo esquema, 62 para 6" ou 52 para 5")
    1 coaxial bravox cx60bk ou 50bk
    1 Módulo Banda 2.4D
    * Sub ligado no bridge, kit 2 vias e coaxial no módulo.
    (Neste exemplo faltará watts pro sub por economia em módulo, mas o sistema sairia bem mais barato que os demais... Irá tocar bem, terá grave e o som completo, mas haverá limitações... terá um SUB + forte que tocará mais de boa do que pode tocar) melhoraria no bolso este conjunto $$.

Eu montaria assim, de início meu primeiro SET foi igual a opção 1 (praticamente) porém eu tinha 6x9 e não kit 2 vias + coaxial.
    Com kit 2 vias + coaxial terá uma qualidade melhor.
    No kit 2 vias já vem um tweeter, não é necessário de forma alguma corneta! Gritaria sem qualidade, na hora de ouvir um sertanejo vai ficar horrível, parecendo vendedor de pamonha, ai é gosto, se quiser... pode por!

Bom opções tem diversas, existe falantes + fracos e tal, diversas marcas! Mas eu prefiro opinar no que acho melhor pelo CxB!
    Existe componentes caríssimos por ai, o que na minha opinião não valem a pena pro que você busca, ainda mais se tratando de um projeto inicial.

A instalação tem que ser bem feita pra não gerar ruídos e o sistema tocar limpo!
    É bom ter um bom player, tipo pioneer, kenwood ou alpine... Ou mesmo que não tenha um BOM que seja um de marca, como sony, etc... pois ele conta muito na qualidade, regulagens, etc...

11. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    Essa opção 3 me aparenta ser mais barato, como você disse nela faltará watts pro Sub, qual modelo pegaria para que não ouvesse essa falta?
    E muito obrigado, está me ajudando muito

12. fcoelhogomes

fcoelhogomes Usuário

Desde 11 Ago 2005
    São Luís/MA/Brasil
    Opção 1: Deixe um amplificador específico para cada função, ou seja, um para o Sub e outro para o kit

Opção 2: Modifique o modelo de impedância do Sub (ex.: 2 ohms) e encontre um amplificador adequado para ambos, se optar por um único para o sistema como um todo.
    Ex.: Banda 9.8 com 980w RMS ou Banda 1200.4 1 ohm

Opção 3: Localize um amplificador mais potente do que o indicado, sem precisar mudar impedância do Sub.
    Ex.: 1200.4 (mas veja algumas outras informações a respeito, pois no passado li uma reclamação de que não rendia tudo, mas isso foi bem antes de ter essa linha Evo, que realmente tiveram muitas melhorias).

13. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Mesmo faltando ele irá tocar muito mais do que um "premium plus" por ex: que tem menos RMS, e o custo dele seria próximo ou até "inferior" a um sub mais FRACO (bom), ou seja, eu ainda manteria a opção do BK, digamos que ele tem o preço "muito em conta e a bravox esqueceu de aumentar" valendo a pena mesmo faltando rms.

Veja este vídeo:

Foi justamente de um membro aqui que eu fiz "basicamente a indicação 3", só que ele usou o kit 2 vias da bravox.
    Tudo idêntico, BK12D2 + Banda 2.4D, veja o resultado externo do carro como ficou.
    Ele havia me enviado o vídeo e eu publiquei no meu canal.

Aqui já é interno:

Ou seja, eu ainda aconselharia manter caso queira CxB.
    Agora se quer mexer em algo, o ideal seria (um amplificador melhor) como por ex: Algum de 800.4.

• 1
  14. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    1 Sub Bravox BK 350w D2
    1 kit 2 vias bravox CS60 ou 50D (modelo 60 se for 6" ou 50 se for 5") (no caso CS60)
    1 coaxial bravox cx60bk ou 50bk (no caso 50bk)
    1 Módulo Banda 2.4D
    Decidi pela opção 3, só troquei os kit duas vias da Selenium para Bravox
    Diferente do vídeo minha caixa para o sub seria menor, você acha que isso influência negativamente?

15. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    https://www.google.com/shopping/pro...385_dAhUIIpAKHVYgDgcQ8wIIdw#spf=1536014477991

Pioneer Dvh-8880avbt - DVD Player Automotivo, com Bluetooth e USB
    O que acha desse modelo de player?

16. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Tranquilo!
    Sobre a caixa, na realidade ela deve ser menor! O instalador dele que montou aquela lá porque ele queria usar a mala, seria mais interessante usar a caixa em até 50L (retangular).

O DVD seria legal, mas eu não sou muito chegado em DVD's 1din mesmo se tratando da pioneer, eu prefiro o velho e antigo "CD-player" mesmo, pois com o mesmo custo, conseguimos algo de melhor qualidade (porém não tem a tela de vídeo né?) DVD eu já prefiro os 1Din-retrátil ou 2din.

Abraço

17. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    É uma tela de vídeo de pequena polegada.
    Digo este pois não teria condições de colocar agora um 2din ao qual me interessa mais ou até um retrátil (mesmo aparecendo um valor de 400 e pouco no link eu encontro esse modelo até por 270 o que sairia bem mais em conta até eu poder ter um 2din)...
    Agradeço muito, irei montar o som e caso queira posso te mandar o vídeo quando tudo estiver pronto assim como o vídeo do seu amigo.
    Muito obrigado.

18. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    Uma pergunta você acha melhor os Bravox do que um Pioneer?
    Se sim por quais motivos?
    E mais uma pergunta faço a caixa selada ou dutada, qual a diferença entre esses tipos?
    E por fim uma pergunta mais pro pessoal, o que tem a dizer entre um woofer e subwoofer?

19. dihzinhow

dihzinhow Usuário

Desde 1 Abr 2013
    Ribeirão Preto/SP/BR
    Sobre o DVD justamente, estes DVD's de tela pequena não são tão BONS como bons cd-players apenas, ou seja, com o valor de um DVD 1din você pega um BOM player tendo uma qualidade melhor gastando o mesmo ou pouca coisa a mais, ou até menos, depende das promoções. Os retrátil são mais caros por possuir uma melhor qualidade também, além de estética melhor.

Eu não acho o bravox melhor que o pioneer pois cada um tem seus pontos positivos, o pioneer acaba tendo um SPL melhor que um BK, mas chega a custar o dobro ou até um pouco mais, então visando CxB eu prefiro os bravox. Um bravox "mais misto" com um bom SPL seria o bravox bravo que tem o custo um pouco mais alto porém também toca bem aberto como o pioneer (mesmo ambos sendo emborrachados), mas os bravox tende a estender mais o grave (Bummmmmmmmmmmm) o que é mais característico pra mim em sub, não que o pioneer não estenda, mas ele é mais "picudo" nas altas e nas baixas eu acho os bravox melhores, existe o famoso (cara preta) que é o pioneer 308 (+antigo), hoje o pessoal chama qualquer pioneer de cara preta, mas o verdadeiro mesmo era o 308, este sim era um conjunto completo, na minha opinião o melhor de todos os tempos, mas hoje só acha usado.

O bravox UXP citado, é um sub com muita qualidade não sendo tão "picudo" atendendo todas as frequências baixas com perfeição na minha opinião, claro que antigamente existia os UXP com fs de 32hz que descia mais que os atuais que tem FS de 48hz, porém mesmo os novos fazendo um trabalho bom aberto, eles são muito, muito musicais e pra mim de longe é um dos melhores pra qualidade interna. Se você fala aqui: Quero um SUB emborrachado, mas quero ouvir de mala aberto e não ligo tanto assim pra qualidade, eu poderia indicar o pioneer pois ele perde pro UXP em (qualidade) mas ganha quando se abre a mala, enfim, é bem por ai meu pensamento e opiniões.

Caixa selada é pra uma resposta mais plana, ocupa menos espaço e não prioriza "picos" e sim resposta flat/+suave.
    Caixa dutada é pra quem prioriza uma resposta mais agressiva, picos melhores, etc... Eu prefiro dutada por conseguir priorizar a frequência que eu mais gosto.

Minha opinião

- Subwoofer melhor pra som interno, estende mais o grave e dá uma sensação melhor em se tratar de "tremer".
    - Woofer bastante musical, porém um pouco mais seco, estende menos o grave. Existe modelos de 18" que são mais próximos de subs, mas claro que cada caso é um caso, depende de marcas, modelos pra poder existir comparações o que não irei comentar aqui. Woofers que eu acho interessante são os de 18" por ter um timbre parecido com sub, porém o ponto negativo na minha opinião é que, precisa de altas litragem pra trabalhar bem e estender bem o grave. OBS: woofer é melhor pra tocar aberto. Existe modelos mais de entrada que tocam bem (são bordas de borracha, mas o conjunto é quase um wooferzinho) com preço não muito alto, seria os street bass 600 e 900. Tocam bem interno, tocam bem aberto. Woofers existe vários modelos de várias marcas, como selenium vulcanos, eros, ultravox, etc... mas por ex: Não são os mesmos propósitos, tem que averiguar muito bem pra saber o que se está comprando, não adianta comparar 1 vulcano com um ultravox. Ultravox é muito poc poc e pancadão, vulcano já é um woofer mais musical com ataque ótimo e qualidade muito boa e por ai vai.

20. zcwll

zcwll Usuário

Desde 25 Ago 2018
    Brasil
    Entendo...
    É que eu acho os Bravox muito bom, só que perdem como você mesmo disse com a mala aberta.
    Qual Pioneer você acha bom com a mala aberta
    (Não precisa ser aquela potencia com mala aberta se não caso contrário eu pegaria um woofer né)
    Mas mesmo assim os Bravox ainda tem minha preferência, mas eu perguntei qual Pioneer você acha bacana até pra da uma pesquisada.
    Um Pioneer que trabalhe igual (por assim dizer) aos Bravox com aquele grave gostoso mas que não perca muito com a bala aberta.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso