Dúvida YST-320

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por EsoteK, 12 Nov 2004.

1. EsoteK

EsoteK Usuário

Desde 7 Out 2004
    Juiz de Fora -MG
    Anúncio do HT Forum
    Possuo um Receiver Yamaha 1000 que esta ligado a um Sub Yamaha YST-320. No momento estou muito satisfeito, mas alguns colegas de firma me deixaraM com dúvida em relação a configuração do sub.
    A primeira e que eu coloco sempre o Sub no volume máximo e faço o controle do mesmo no receiver. Isso é correto fazer, danifica o Amp do Sub??
    E a outra e que me disseram que devo colocar o corte do Sub em 140Hz ou seja no máximo também e fazer o crte pelo receiver também, so que pelo que eu sei o Yama 1000 nao faz isso, ou seja nao tem essa opção. Eu o coloco sempre em 40Hz e funciona muito bem, mas agora com essas dúvidas pode ser que eu esteja errado e nao estou aproveitando o máximo de meu SUB.
    Desde ja agradeço e espero que alguém de uma dica legal.

Anúncio do HT Forum
  2. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Primeiro
    Ao ajustar o set de caixas no receiver no modo Small, voce esta automaticamente cortando as frequencias em 90 hertz se não me engano.Desta forma os graves abaixo desta frequencia irão para o sub e acima para as caixas.
    Assim voce deveria ajustar o sub para 90 ou 100 hertz, prefiro a segunda opção.
    Tenho o abito de ajustar o volume do sub em 50% e dar ganho gradativo no receiver ate atingir um volume satisfatorio, desta forma quando sentir a ausencia de volume basta aumentar o volume no proprio sub.

Segundo
    Caixas satelites geralmente respondem ate 120 hertz em alguns casos até 150 hertz, desta forma voce teria que aumentar o corte no sub ate 150 como lhe foi sugerido, mas caso o yamaha não tenha gerenciamento de graves ou seja permitir ajustes ate 150 hertz de nada vai adiantar pois o corte se dara em 90 hertz. E voce terá um "buraco" no som. Portanto o primeiro passo seria voce verificar qual a frequencia mais baixa que suas caixas são capazes de reproduzir para desta forma termos uma opinião mais concreta para o setup do seu sistema.

3. EsoteK

EsoteK Usuário

Desde 7 Out 2004
    Juiz de Fora -MG
    Estou começando a entender valeu...
    Olha minhas caixas sao todas da marca yamaha inclusive a central traseira, e estao configuradas com SMALL. As caixas MAIN, as frontais no caso são Torres, que respondem de 40Hz/35,000Khz segundo o fabricante e sensiblidade de 89db.
    Pelo que estou entendendo devo colocar meu sub em 100Hz colocar o Nivel de volume em 50% e ir regulando gradativamente tanto no receiver quanto no sub.
    E o recever tem uma tecla chamada de BASS MANAGEMENT´eu acho que e assim que se escreve´ e de fato deixo ele sempre acionado.
    Sera que agora vou chegar a um equilibrio??? espero que com as dicas de voces possa melhorar O Config do Setup
    Me ajudem colegas de forum...
    Muito obrigado

4. Arthur Otávio

Arthur Otávio Usuário

Desde 11 Nov 2004
    brasilia
    Boa noite, entrei recentemente para o forum, e vou tentar de ajudar a resolver seu problema. 1º quando as caixas estão nomo small o receiver corta as frequencias em 80hz (no caso do yamaha 90hz),ou seja tudo abaixo de 80 vai sempre para o sub.
    Sobre o ajuste de frequencia dmo sub voce pode deixar sempre no maximo, porque quem vai estar enviando as frequencias sempre sera o receiver, sobre o volume é relacionado sempre com o tamanho da sua sala. O seu subwoofer é exelente rem uma resposta muito baixa 20hz, o subwoofer da yamaha é um dos melhores proutos que a yamaha fabrica. Se caso voce coloque o sub em 40hz vc terá um abismo de 41hz a 80hz que as caixas estão setadas para que toque as frequencias a partir dai Ok!

5. EsoteK

EsoteK Usuário

Desde 7 Out 2004
    Juiz de Fora -MG
    Obrigado pela ajuda.
    Entao coloco o botao de frequencia no maximo ou seja em 140Hz e trabalho o volume no receiver. As frequencias quem vai mandar e o receiver.
    De fato entao eu estava com um abismo nas frequencias, pois sempre o deixei em 40Hz e deixava as caixas em SMALL. Agora pronto vou deixar o sub em 140Hz e ver se vai ficar melhor depois digo as voce como ficou.
    Valeu :feliz: :aplauso:

6. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Outro detalhe o gerenciamento efetivo de graves e feito gradualmente no setup do receiver e não em um botão, se não me engano este botão que voce menciona trata-se do "bass extension" ele faz o contrario ele retira todos os graves do sub e encaminha para as frontais dando um ganho de 6 Db na frequencia de 60 hertz.

7. Marcos_CWB

Marcos_CWB Usuário

Ola...
    Esotek, pelo que entendi suas caixas frontais sao torres? porque voce nao configura elas no receiver em LARGE??? Afinal elas nao sao SMALL de forma alguma correto??? Voce pode testar diversos valores de corte do sub pra saber como ele se comporta melhor... quanto mais baixo voce conseguir cortar o valor do sub melhor... talvez 60Hz??? Teste aí e escreva no forum pra ver a que resultados esta chegando.

8. EsoteK

EsoteK Usuário

Desde 7 Out 2004
    Juiz de Fora -MG
    Marcos e Edison,
    Coloquei o sub em 140Hz e fiz o controle de volume pelo receiver, aluguei premonocao 2 que e DTS 6.1 senti que o som ficou mais completo,pois antes em momentos de dinamica baixa o som parecia que sumia totalmete. Agora parece que o som esta sempre ali, preenchendo todos os espeços, de fato Ficou melhor do que antes.
    Em relação as caixas serem torres e esta configurada e SMALL e porque quando eu as coloco em LARGUE o som vem com muio vigor e poder,as caixas torres ganham força, ate ai tudo otimo né .... o problema que o espaço que eu enho aqui ao meu ver não s~o para esse tipo de caixa, pois elas ficam num quaro de mais ou menos 30 a 40 metros quadrados.
    Mas posso tentar aqui chegar a um ponto certo. vou fazer mais testes aqui e digo a vocês de como estou me saindo.
    Valeu gente..
    obrigado

9. Marcos_CWB

Marcos_CWB Usuário

Nao entendi Esotek...
    Caixas torres nao sao para uma sala grande como a sua? 30 ou 40m2???
    Nao entendi mesmo...
    tenta colocar as caixas frontais em large, e fazer o corte do sub em 80Hz...

10. navemae

navemae Ouço música, prog é a base!

Desde 29 Ago 2004
    SAMPA
    Se for possivel faça um desenho com a disposiçao das caixas no ambiente afinal pelo tamanho mencionado ate eu to curioso.

11. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Faça o seguinte set suas frontais como large, ajuste no receiver a saida de sub como booth (desta forma os graves serão enviados para as frontais e para o sub). A partir deste ponto faça o corte no sub gradualmente descendo de 80 hertz até encontrar a melhor interação com as frontais, não se esqueça de utilizar tambem o inversor de fase 0 - 180° que casará os graves do sub com as caixas.

Ambientes como o seu comportam sim, caixas torres, inclusive somente este modelo e indicado par salas com estas dimensões.
    abraços

12. EsoteK

EsoteK Usuário

Desde 7 Out 2004
    Juiz de Fora -MG
    Edson e demais membros,
    Fiz as regulagens que vocês me disseram e realamente ficou muito melhor, as frontais agora estao falando mais, fazendo com que o som fique mais completo. Agora o que posso fazer é curtir depois dessa regulagem e agradecer ao vocês que me ajudaram a regular meu Setup. Muito obrigado.

13. Marcos_CWB

Marcos_CWB Usuário

afinal como voce regulou o receiver???
    ficamos curiosos!!!

14. EsoteK

EsoteK Usuário

Desde 7 Out 2004
    Juiz de Fora -MG
    No receiver coloquei as caixas Torres em LARGUE e as demais todas em SMALL.
    No setup do Sub, não o coloquei em BOTH, somente em frontais+Sub.
    No sub deixei o potenciomentro de frequencia em 80Hz e o volume um ponto antes do máximo. Nisso eu faço o controle de volume no receiver.
    Nisso as caixas torres agora estao com mais impacto e força, em -44db pra mim ja esta de bom tamanho.
    Comprei o DVD do Joe Satriani Live Sao Francisco, e ficou perfeito, sem embolar e o sub com graves rápidos.

15. Marcos_CWB

Marcos_CWB Usuário

jah tentou abaixar um pouco mais o corte do sub??? pra quem sabe 60Hz pra ver se o som melhora mais um pouco? sua central nao eh large? o autofalante eh de quantas polegadas??? se tiver mais que 5" pode colocar em large... quem sabe voce consiga melhorar mais um pouquinho o setup soh com configuracoes...

16. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Marcos

o tamanho do falante não é garantia de baixa frequencia. Já pude ouvir uma velocity V8 e não pude sentir graves convincentes na mesma e ela possui um drive de mais ou menos 6 pol, sendo necessário que se utilize um sub para complementar.

17. EsoteK

EsoteK Usuário

Desde 7 Out 2004
    Juiz de Fora -MG
    Posso tentar,

Estou com o manual da caixa central, e aqui so diz que a somente 2 woofer de 10cm e um tweeter dome de 2,5cm.
    Frequencia de resposta: 65Hz a 20Khz
    Frequencia de resonancia: 150Hz
    Nominal Imput Power:50w
    Music Imput Power: 200w
    Sensibilidade: 90db

Com esses dados eu nâo sei se devo também colocar a central em LARGUE.As caixas traseiras vou dar uma olhada também depois no manual delas popis elas podem ser LARGUE também. De qualquer forma vou baixar o corte do Sub mais um pouco e ouvir.

18. EsoteK

EsoteK Usuário

Desde 7 Out 2004
    Juiz de Fora -MG
    Me desculpem postei dados errados sobre a caixa central.
    Corrigindo então,
    2 woofer de 10cm cada
    1 Tweeter dome de 2,2cm
    Impedância de 6 ohm
    Frequencia de resposta de 70Hz a 30Khz
    Nominal Power 60W
    Maximum Power input 180w
    Sensibilidade de 91db
    Frequencia de corssover 5khz

CAIXA DE EFEITOS TRASEIROS Surround

10cm cone woofer
    2,2cm dome tweeter
    6ohm
    Frequencia de resposta de 80Hz a 30Khz
    Nominal input power 50w
    Maximum input power 150w
    sensibildade de 90db
    crossover frequency 5Khz

E agora pessoal da pra colocar todas essas caixas em LARGUE ou deixa elas em SMALL mesmo???/

19. edson

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    o que importa não e o tamanho dos wofers, mas sim a resposta de frequencia, exemplo suas caixas descem a 65 hertz portanto se voce possuir um receiver que tenha corte apartir de 40 hertz voce poderia cortar em 60 no receiver e manter a caixa como large, mas se seu receiver possui corte fixo ou seja por ex 80 hertz o correto e configurar a caixa como small, pois assim voce estara acionando o sistema de corte do receiver.

20. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    caramba 30 a 40m2 e em small?

eu particularmente não gosto do sub muito presente, por isso mantenho a regulagem proxima do seu inicio, (muito pouco acima do 40hz, algo entre 50-60hz), o tom deixo em musica e o volume em 3/4 do total equlibriando o restante no receiver.

o sub em questao é yamaha tb, e só é ligado p/ filmes mesmo (shows e musica fica melhor desligado a menos q seja musica eletronica e rap)

as caixas deixo como vc citou na ultima msg (torres em Large, o restante em small, sub em both).

[ ]'s

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso