Anúncio do HT Forum

E AGORA O QUE EU FAÇO??? Subwoofer 12" N.A.R

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por Xezz, 28 Nov 2018.

1. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Olaaa galera tudo bem?

Bem eu sempre fui admirador de som automotivo mas sempre tive contato bem básico, nunca tive a oportunidade de ter um som pois nao tinha carro.
    Hoje tenho um Honda Civic Coupe EXS 95. E um amigo meu me deu uma caixa com um SubWoofer N.A.R 12SW3-D6 300W/RMS. E ai eu fui atras em foruns e li varios topoico e vi vídeos em youtube para entender melhor sobre esse meio, mas infelizmente nao consegui ter uma certeza do que fazer. Bem vamos ao problema.

Esse Subwoofer se trata de um Sub Bobina dupla 2x6 Ohms, e pelo oq entendi como iniciante seria interessante eu ter um modulo com a mesma impedância de saida para o meu Subwoofer, MAS AI ENTRA A CONFUSÃO. To achando que nao existe modulo modulo com saídas de 6 ohms, somente 1, 2, 4 e ai pula pro 8. O God e agora?

Se eu colocar um modulo ccom saídas de 4ohms vou peder potencia do meu sub certo?

Se eu colocar um de 8ohms vou queimar, estou realmente confuso, conformea pesquisas uns falam q é melhor eu ter um Modulo com saída de 4 ohms e ligar cada bobina em uma saída.

Outros falam q o ideal seria eu ter um amplificador que seja estável em 2 Ohms pelo menos. Alguns amplificadores importados especificados como estáveis em 4 Ohms suportam baixar a impedância para 3 Ohms, pois eles são mais rígidos nas especificações, mas aconselho utilizar um estável em 1 ou 2 Ohms para ter certeza de que não irá entrar em proteção. Utilizando uma ligação paralela baixando minhas bobinas para 3ohms.

Mas fazendo isso eu nao estou perdendo mais potencia ainda do que utilizar um módulo de 4ohms?

Realmente estou bem confuso.

Sera que alguem poderia me dar uma ajuda de como realizar um setup correto para eu tirar o melhor proveito do meu Subwoofer sem comprometer meu sistema?

Agradeço des de ja a atenção de quem ler e de quem puder me ajudar a debater essa questão. Estou realmente em um "mato sem cachorro" hahaha nao sei oq eu faço.

Att,
    Julio (Xezz)

Última edição: 28 Nov 2018
  2. soaresrey

soaresrey Usuário

sub não tem potência, ele suporta potência
    se o sub SUPORTA 300wrms basta procurar um amp que envie essa potência a 12 ou 3 ohms.. (associando as bobinas em série ou paralelo)

Se um amp envia 1000w @ 2ohms.. em 4ohms ele enviará 500w.. em 8 ohms 250w.. basta fazer as contas e escolher o amp que fique compativel com a potência SUPORTADA pelo sub

A ideia do sub ser de 6 ohms foi para imitar os JL w6 (primeira geração), nesta época tentava-se extrair o máximo de potência dos amplificadores e sua maioria trabalhava com impeodância minima de 4 ohms, mas amplificadores de boa qualidade conseguiam trabalhar em 3ohms tranquilamente.. menos que isso não suportavam.

3. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Caramba SoaresRey, simples pratico e muito mais explicativo que tudo que eu ja pesquisei, sensacional! Cara teria mais uma duvida, eu vi que é uma pratica comum a galera colocar um modulo com o dobro da W/RMS que o sub é pra dar o pico de potencia sem e li que em alguns casos essa pratica é bem plausivel q nao chegaria a ter perigo de queimar o SUB.

Entao no meu caso vc acharia interessante eu pegar um Modulo de 1200W/RMS e ligar ele em paralelo pra cair pra 3 OHMS por bobina?

att,

4. soaresrey

soaresrey Usuário

1200wrms a quantos ohms?

Eu só recomendo dobro de potência em sub para aqueles sabem controlar o volume e ajustar o ganho do amp, qualquer distorção haverá queima
    Sem dizer a caixa, muitas vezes "projetistas" ditos especializados, projetam caixas que podem contribuir para a queima do sub, faça a recomendação do fabricante ou no máximo, pequenas variações.

5. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Pera ai acho que entendi errado, eu Ligando fazendo a ligações das duas bobinas do meu SUB em paralelo, seria mais ideal eu ligar em um Modulo de 2Ohms correto? Pois eu teria uma perda pequena de potencia do modulo, ou tb teria a opção de fazer uma ligação normal em um modulo de saide de 4 ohms certo? pois fazendo uma ligação normal eu manteria os 6ohms originais do meu sub?

Meu pensamento esta correto ou estou fazendo confusão?

Desculpa a ignorancia!!! enquanto to aqui falando com vc, to lendo varias coisas!! Ja vi que existe modulo BRIGDE to tentando entender oq é e pra que ser rs!

att,

6. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Entendi aqui a questao de modulo Bridge, nao entra no meu caso no momento, nao há necessidade.

Bem andei pensando vou pegar entao um modulo de 2ohms a 500rms no maximo ou 400, faço a ligação do sub em paralelo deixando ele de 6ohms nas bobinas pra 3ohms e tenho uma queda pequena na potência enviada do amplificador para o sub suportar onde ainda teria um bom proveito dele, creio que a queda do amplificador nao vai chegar nem perto de gerar 50% a mais da potencia nominal que o sub precisaria, e como li que bobina dupla tem um bom resfriamento, uma aumento minimo dos RMS enviados ao Sub nao iria dar problema de aumento de temperatura e distorcoes creio eu, acho que ficaria legal.

Oque acha dessa solução?

7. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Caso essa solução seja valida e interessante para eu tirar o maior proveito do meu sub sem riscos de prejudicar o setup. Teria algum módulo CxB para indicar? Ai depois teria q ver um kit duas vias para colocar nas portas da frente e o player pra tocar o barco. Rsrs

8. soaresrey

soaresrey Usuário

ficou confuso

vamos lá.. exemplo
    especificações do amp1: 1200wrms @ 1ohm
    Se ligar em 3 ohms ele entregará 400wrms @ 3ohms

especificações do amp2: 1600wrms @ 2ohms
    Se ligar em 3 ohms ele entregará 1200wrms @ 3ohms

Tudo isso é teórico, não é regra geral, mas esta presente na grande maioria dos amplificadores

9. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Não eu compliquei mesmo desculpa, bem eu tomei uma decisão vou usar um AMP de saida 2 ohms, vc acharia melhor um de 500wrms ou de 400wrms?

A mais um pergunta, ve se eu estou calculando certo:

Eu pegando um modulo de 500WRMS na saide de 2ohms, ligando meu sub bobina dupla 2x6ohms em paralelo que vai cair para 3ohms certo? e ai ligando nesse modulo eu teria entao uma entrega do módulo de 333,33WRMS para esse SUB ? Confere?

E voce teria uma opniao de qual player e um kit duas vias que eu poderia colocar junto com esse sistema pra fechar a configuração e ja mandar bala? TO LOKO PRA MOTAR A CRIANÇA E VER TOCANDO HAHAHAHAAH!!!to com a caixa no porta malas fazendo peso só ja a 4 meses HISUHASIUHSIUSAHUISA!!

10. Julivnx

Julivnx BASSS

Desde 27 Dez 2017
    Itumbiara-GO
    Desculpe cair de paraquedas, mas eu recomendaria banda 800.1 2ohms, vc conseguiria extrair o maximo do falante e com muita qualidade.

11. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Ooopa obrigado por contribuir com a opinião amigo. Entao voce acha que com esse modulo eu extrairia o maximo do Sub sem ter problemas futuros de queima do mesmo?

12. Julivnx

Julivnx BASSS

Desde 27 Dez 2017
    Itumbiara-GO
    Claro, sem problemas, é só ter cuidado e não dar volume como se não houvesse amanhã, garanto que os resultados serão muito satisfatórios..

13. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    BOOOA MANO, vlw mesmo e nesse mesmo modulo eu conseguiria ligar tranquilamente um kit 2 vias e o player pra empurra a configuração que estamos selecionando pro meu sistema de som?

14. Julivnx

Julivnx BASSS

Desde 27 Dez 2017
    Itumbiara-GO
    Não, nesse modulo ligamos somente o sub, devido ao fato dele ser mono ( um canal ), no caso, vc vai ter que comprar um modulo para seu stereo. Um 400.4 está bom.

15. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    A possibilidade de usar 1 Modulo pra geral é enviável né?

16. soaresrey

soaresrey Usuário

Desculpe, não indico produtos, faça uma pesquisa de mercado e escolha o que achar mais adequado

Abs

• 1
  17. Julivnx

Julivnx BASSS

Desde 27 Dez 2017
    Itumbiara-GO
    Olha, ter a possibilidade ate tem, mas eu não recomendo, da maneira que eu falei fica mais barato e bem distribuido.

18. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    Show cara, so uma questao eu fui atras desse modulo que vc me indicou agora, ele pede 62A e a bateria do meu carro tem só 55A cara, nao vai dar problema?

att,

19. Julivnx

Julivnx BASSS

Desde 27 Dez 2017
    Itumbiara-GO
    Banda consome muito, se vc for tocar com o carro desligado pode ter certeza que sua bateria vai dar uma arriada, se for pra tocar com o carro ligado é tranquilo amigo.

20. Xezz

Xezz Usuário

Desde 28 Nov 2018
    Sao Bernardo do Campo/SP
    AAAA legal nao sabia dessa, pensei que quando falava de amperagem de modulo era independente se o carro estava ligado ou não, sendo assim tranquilo. O uso é mais andando mesmo, nao com ele desligado.

Desculpa aproveitando da sua boa vontade, voce teria de cabeça algum KIT Duas vias e um Player que vc recomendaria pra a gente fechar essa configuração?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso