Anúncio do HT Forum

El bosque del lobo (1971) - Pedro Olea

Discussão em 'Cinema e Filmes' iniciada por Zé da Adega, 31 Out 2018.

1. Zé da Adega

Zé da Adega Usuário

34 11 3

Desde 20 Out 2018
    Lisboa, Portugal
    Anúncio do HT Forum
    El bosque del lobo

Título original: El bosque del lobo
    País(es) de origem: Espanha
    Data de lançamento: 22 de Abril de 1971 (Espanha)
    Realizador: Pedro Olea
    Género(s): Drama, Biográfico, Histórico
    Duração: 87 min

IMDB / Wikipedia (inglês) / Wikipedia (espanhol)

Manuel Blanco Romasanta (1809-1863) - Retrato médico

Artigo, em português no Wikipédia, acerca de Manuel Blanco Romasanta, o serial killer que vendia em Portugal sabonetes, feitos com gordura humana das crianças e mulheres que matava:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Blanco_Romasanta

Sinopse:

Adaptação da obra literária El bosque de Ancine, escrita por Carlos Martínez-Barbeito em 1947, baseada no caso verídico do psicopata Manuel Blanco Romasanta, que operava na Galícia e no norte de Portugal, e que no seu julgamento disse que acreditava ser um lobisomem.

Chamada de atenção:

Este foi o primeiro caso mundial de licantropia, estudado por uma equipa médica. Um médico europeu escreveu uma carta à Rainha de Espanha, a pedir que ela concedesse um indulto ao Manuel Romasanta, condenado à morte por garrote vil, e que poupasse a vida dele, para estudos médicos. A Rainha espanhola consentiu.

Anteriormente, os licantropos eram queimados na fogueira na Europa medieval da Idade das Trevas, mas como este caso ocorreu por volta de 1850, já existia o Iluminismo e a Europa já tinha entrado na Era da Razão e Lógica.

Um licantropo é um sujeito maluco que diz ser um lobisomem, mas que não o é (os lobisomens não existem), mas eu acho que o Romasanta não era maluco e apenas mentiu no julgamento, para se fazer passar por maluco.

Excerto feito por mim

Uma magnífica janela no tempo

El bosque del lobo é uma obra de arte e uma-prima de tantas maneiras diferentes...

Esta obra é um filme de primeira classe do cinema mundial, imune à passagem dos tempos, que é formidável a nível de interpretação, encenação, fotografia, realização, reconstituição histórica da Galícia circa 1850, biografia, folclore, cultural, histórico... e por aí adiante...

Um filme com uma fórmula única e original, com grande realismo, encanto e credibilidade, feito por uma equipa muito competente e talentosa, com o objectivo de maximizar a qualidade.

Um filme que trás de novo à vida as aldeias perdidas nos bosques da Galiza, com um argumento inteligente e bem pensado.

Os acontecimentos sinistros presentes na documentação histórica do caso de Manuel Romasanta, dariam para fazer vários filmes, por exemplo existe um filme recente que foca o julgamento, no caso d'El bosque del lobo, este filme foca quer o seu dia-a-dia, como os pormenores que levaram à sua captura.

Não se trata de um filme de terror, se procuram isso também podem esquecer e olvidar a adaptação do género fantástico "Romasanta" de 2004, pelo realizador Paco Plaza do REC, que é um homem que até gosta dessa onda. Isto é uma simulação histórica da Galiza do século XIX.

Mas por coincidência eu já criei um trailer do "Romasanta" de 2004, porque o filme até é jeitoso:

Se calhar terei de criar esse tópico em seguida...:oops::assobio:

Mas este bosque do lobo nem tão pouco é um filme parado da onda do Manoel de Oliveira... (nota para os brasileiros: quando um português refere o cineasta Manoel de Oliveira, isso significa tédio e aborrecimento, de um cineasta que filma pessoas caladas numa sala a olharem para um cinzeiro, durante 5 ou 10 minutos, eu não acho isso bem) El bosque del lobo possui um bom ritmo de narrativa, e é um filme que convida a ir ler os textos do wikipédia nos idiomas em inglês, castelhanho e galego, acerca dos acontecimentos verídicos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Manuel_Blanco_Romasanta#Saca.C3.BAntos

Este filme enriquece os textos do wikipédia pelo seu visual. Ao mesmo tempo o wikipédia enriquece este filme com complementos e detalhes que não cabem nos seus humildes 87 minutos.

Não descrevi o filme em si, mas irei citar duas críticas do IMDB, de que gostei...

Um filme que recomendo fortemente a todos.

A minha classificação: 100%

Última edição: 31 Out 2018
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso