Anúncio do HT Forum

ENERGIA FOTOVOLTAICA

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por jairo bertoni, 29 Abr 2016.

1. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Pessoal acompanho esse assunto a muito tempo e sou extremamente otimista quanto a sua irreversível implantação e disseminação no nosso país, pelo cenário altamente favorável e que a muito tempo estudo e acompanho com muita alegria e esperança sobre a evolução dessa tecnologia e peçoa licença para transcrever aqui alguns artigos que escrevi sobre o assunto.

Gostaria que fosse um tópico pra leigos e entendidos,sem que descambasse pra propaganda ou interesses comerciais ,que realmente fosse um canal aberto pra discussão e conscientização dessa tecnologia ,seus prós e contras enfim colocar na pauta esse assunto que acho de interesse não só dos entusiastas e conhecedores dessa opção de energia limpa,renovável como de toda humanidade.

http://issuu.com/webarcondicionado/docs/revista-webarcondicionado-2015_

Entrevista Jairo Bertoni: Novas tendências de climatização
    29 de abril de 2016
    Fóruns de climatização pela internet, provavelmente já leu algo escrito pelo Jairo Bertoni, que é técnico de instalação e um estudioso da área, atuando em refrigeração e condicionamento de ar desde 1982 na empresa IRMÃOS ARAÚJO, fundada em 1958 por seu pai e tios, em Ituiutaba, Minas Gerais.

Bertoni é um dos profissionais mais atuantes no Fórum do portal WebArCondicionado e atualmente tem se especializado cada vez mais em energias renováveis, participando de eventos relacionados ao tema e buscando informação sobre novas tendências. Confira nossa conversa sobre essas novidades:

Portal WebArCondicionado: O Brasil é um dos países com o índice de insolação mais elevado, significando um grande potencial solar, por que então a climatização sustentável não deslancha no país?

Jairo Bertoni: A verdade é que o Brasil é um dos poucos países no mundo, que recebe uma insolação (número de horas de luz solar) superior a 3.000 horas por ano. Mas por aqui, existe uma lógica inversa no aproveitamento deste potencial solar e um dos principais motivos que percebo para explicar esta nossa apatia tecnológica com relação a esta opção invejável de climatização sustentável é o excesso de outras possibilidades. Em um território de proporções continentais, dispomos de outras fontes de energia limpa, em quantidades significativas, como a energia hidráulica e a biomassa. Tamanha disponibilidade impede que a demanda pressione investimentos em novas tecnologias, como da energia solar, por exemplo, acabando por perpetuar um perfil de matriz energética sem grandes avanços nas novas áreas, mesmo estando provado que o aproveitamento seria inegavelmente maior e com menos impacto ambiental.

Obviamente que isso vem aliado a uma omissão do governo, sem políticas públicas que pudessem incentivar e criar novos programas para a área, tanto pelo lado da criação de linhas de crédito para financiamentos com juros baixos, quanto redução de impostos em equipamentos ou ainda a inserção do tema ENERGIA SOLAR dentro das instituições de ensino do país. Não fomos educados e não estamos educando as novas gerações sobre o assunto.

Outro dado é que a energia solar, embora possa desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do país, ainda é relativamente cara. Mas fica a pergunta: porque não baratear, difundir e incentivar o uso de painéis solares em telhados para uso doméstico como forma de reduzir a demanda? Isso sim, seria uma solução relativamente simples e que poderia aliviar o sistema, sobrando mais energia para uso industrial.

[​IMG] Portal WebArCondicionado: Quais as alternativas de energia sustentável mais viáveis atualmente?
    Jairo Bertoni: Fotovoltaica, biomassa, eólica e cogeração.

Portal WebArCondicionado: Um ar condicionado, mesmo usando a energia fotovoltaica, deve estar conectado a energia elétrica (vendida pela empresa de energia), para situações onde não há uma reserva de energia solar captada (dias nublados, por exemplo) para que o aparelho possa ser utilizado de forma estável? Ou como funciona essa parte? A chamada energia híbrida, não é?

Jairo Bertoni: No sistema fotovoltaico, o uso de baterias está ficando obsoleto, apesar de ser muito usado ainda. O que se usa hoje é o inversor de energia fotovoltaica e padrões de energia bidirecionais.

Portal WebArCondicionado: A utilização da energia fotovoltaica realmente pode vir a suprir toda a demanda ou seria interessante passar inicialmente por uma espécie de adaptação com a energia híbrida (solar + rede elétrica comercializada)?

Jairo Bertoni: Hoje o mercado aponta para isso – a transição. Mas existem países (como a Alemanha) que 10% da energia produzida é eólica, fotovoltaica, biomassa ou que se utiliza de instalação de geradores de energia para suporte, ou seja, em torno de 9 milhões de pessoas e com uma projeção que até 2030, 20% da população estarão utilizando esse tipo de energia, isso com financiamento de bancos, etc…

Portal WebArCondicionado: Pensando em fugir da energia da rede elétrica convencional, um sistema híbrido com energia solar + energia eólica, por exemplo, seria uma boa opção?

Jairo Bertoni: Depende de vários fatores e o que pode pesar é a relação CUSTO X BENEFÍCIO. As duas energias citadas têm um custo relativamente alto e é bom lembrar que ainda não existem estudos muito precisos sobre o grau de poluição na produção dos componentes deste tipo de energia. Mas não se pode avaliar este cenário somente do ponto de vista financeiro, porque a longo prazo, o que realmente me move, é o que estamos fazendo e deixando para as futuras gerações.

Portal WebArCondicionado: Gases ecológicos como o R32, por exemplo, que até agora é o que menos agride o meio ambiente, estão surgindo com força no exterior. Você acredita que eles poderão ser implantados logo nos aparelhos fabricados no Brasil?

Jairo Bertoni: O ideal seria que sim, mas isso envolve muita coisa e existem os processos burocráticos como homologação, instituição de leis regulamentadoras e normativas, para finalmente haver adequação das linhas de produção e operação.

Portal WebArCondicionado: Acordos como os Protocolos de Kyoto e de Montreal, além das decisões firmadas recentemente na COP 21, em Paris, estão buscando promover a sustentabilidade em meio às agressões ao meio ambiente. Como você avalia a eficiência desses tratados?

Jairo Bertoni: Avalio com desconfiança, porque os maiores consumidores de energias não renováveis e poluidores (EUA e CHINA) não participaram estrategicamente da maioria dos acordos e compromissos firmados sobre o assunto, além de manterem sigilo sobre uso e todas as formas de emissões (não só do CFC). O COP 21 não deixa de ser um avanço, mas como tudo, os resultados serão a longo prazo.

Me pediram um pouco mais de 400 palavras nos dois textos o que para um assunto tão vasto e instigante fica difícil aprofundar e ampliar a discussão.

abraços fotovoltaicos :D

• 4
  2. neto_hugo

neto_hugo Usuário

Desde 25 Out 2009
    Maringá-PR
    Parabéns @jairo bertoni@jairo bertoni pela inciativa... também leio (apenas como curioso/interessado) no assunto.

Esse ano estarei construindo minha residencia e com certeza terá uma parte dessa energia.

Aproveitando o gancho, por que o uso das baterias para armazenar a energia estão caindo em desuso?
    Obrigado

3. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    olha o texto que mandei foi bem editado .me pediram entre 400 a 500 palavras cada um...essa parte da bateria deu essa impressão mas o que eu quis dizer é que no caso de residencias e comércios o uso do inversor com padrões de energia bidirecionais racionalizou mais essa questão, além da bateria ocupar um espaço razoável,a aneel aprovou que em sistemas com inversor acima de 12kw vai comprar ou pagar o excedente produzido cada caso é um caso ..depende do que mais se adequaria ao que vamos instalar,se inversor ou bateria ...mas elas continuam ativas e operantes. no texto saiu dessa maneira erroneamente foi uma falha da minha parte.então corrigindo podemos optar por bateria ou inversores vai depender do bom senso e razões tecnicas pra essa escolha.elas foram pensadas e instaladas quando não houver sol tem esse link legal sobre esse assunto.

http://www.neosolar.com.br/aprenda/saiba-mais/baterias-estacionarias

Última edição: 1 Mai 2016
    • 1
  4. neto_hugo

neto_hugo Usuário

Desde 25 Out 2009
    Maringá-PR
    Obrigado pela correção @jairo bertoni@jairo bertoni ... O que eu venho estudando sobre as baterias é que a depender do perfil do usuário, NÃO tem como ter um sistema sem elas. Vou usar o meu perfil como exemplo para me explicar:

- As raras pessoas que possuem esse sistema, aqui no PR (a concessionaria é a COPEL), 100% dessas pessoas afirmam categoricamente que a COPEL não compra, muito menos paga pelo excedente. Alguns municípios estão com projetos tramitando na câmara dos vereadores sobre algumas propostas alternativa, entre elas, os créditos gerados voltariam como desconto no IPTU. Estou muito cético que isso irá passar.

- Eu e minha esposa saímos cedo de casa para trabalhar e só voltamos a noite. Logo, tirando a geladeira e o freezer, os 99.99999% dos aparelhos restantes estão em stand by, ou seja, com baixíssimo consumo de energia. Aí caímos no paragrafo de cima... pois estou gerando energia, muito provavelmente tendo um superavit, o qual "dou de graça" para a COPEL, e na hora que chego em casa e ligo vários aparelhos, já é noite portanto utilizo a energia da concessionaria!!! Sem lógica alguma !!!

Por isso que, novamente, no meu perfil teria que usar as baterias, para armazenar o excedente produzido, não indo para a COPEL e consequentemente EU usaria nos aparelhos mais a noite... nos finais de semana esse raciocínio não se encaixa totalmente, pois daí estamos em casa consumindo energia normalmente...

Espero ter me entendido... continue postando as novidades que tiver !!!

• 1
  5. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Hugo primeiro obrigado,vc está certo,o intuito desse tópico justamente é esse que não é só difundir discutir postar novidades etc.É também principalmente pra trocar informações sobre legislação,regulamentação que ainda está engatinhando aqui em terra brasilis,e enfatizando mais uma vez que ainda não está muito claro para mim qual seria o impacto ao meio ambiente causado pela produção dos componentes e acessórios ou tudo que envolve a produção dessa tecnologia.

O estudo e implantação dessa tecnologia é antiga,hoje obviamente a pressão de encontrarmos soluções na produção de energia menos agressivas ao meio ambiente limpas renováveis por causa da crise energética,de agua ,efeito estufa,camada de ozonio se tornou viável para seu desenvolvimento e implantação.

Apesar que,de acordo alguns setores,órgãos,institutos de pesquisa,universidades etc,que existe um impacto e o grau de poluição com a produção industrial e que o lixo e os dejetos gerados são altamente prejudiciais a natureza, como disse acima, não sei te citar fontes ou a verossimilhança sobre isso,vou procurar saber toda a verdade e espero que os colegas também ajudem nas pesquisas de todos so aspectos e fatos.

Dizem também alguns que esse tipo de energia ainda é mais cara de se produzir em relação ao benefício,ou seja vc gasta mais energia pra produzir o equipamento do que ele geraria em contrapartida em termos energéticos,mesmo assim acho que se formos pensar nesse caso específico somente no retorno financeiro talvez vamos entregar nosso planeta em piores condições do que o recebemos.Essas afirmativas do disse que me disse ainda não estão totalmente claras para mim,macaco velho que sou,acho que tem coelho escondido nessa cartola.

Sei que deve existir prós e contras,os quais ainda não os vislumbrei,pra chegar a alguma conclusão seja pró ou contra.Pelos olhos da esperança ,vejo mais prós do que contras ,pela razão ainda sinceramente não sei.Quero Acreditar que seja uma boa solução,mas não sei ainda dimensionar o preço ou melhor se vai existir um preço a pagar,digo isso não no aspecto financeiro ,mas histórico.

Acredito que a médio prazo essas distorções sobre regras e legislação vão sendo discutidas normatizadas e implantadas ,e o livre comércio geralmente trás essas situações iguais a sua entre fornecedores,distribuidores que são entraves pra nós instaladores e consumidores finais,mas que com o tempo a coisa vai chegando num denominador comum.

Tenho certeza que a venda compra concessão parcerias que provavelmente e fatalmente serão dadas pelas concessionárias e fornecedores de energia aos que implantam ou sào consumidores finais desses sistemas cuja implantação é comercialização é inquestionavelmente irreversível,tanto pela intervenção de nosso governo através de seus departamentos reguladores e regulamentadores,da própria dinâmica de demanda e acredito principalmente pela concorrência.

A gente tá aprendendo dolorosamente até,que devemos fiscalizar e pressionar os governantes,nosso representantes e a administração da coisa pública e por tabela a privada pra que não haja essas distorções do princípio básico da livre iniciativa ,que hoje estão sendo os principais entraves,que são a corrupção,altos impostos ,improbidade administrativa da coisa pública e outras coisitas más...enfim ,o dinheiro é nosso,são nossos funcionários portanto deveriam no mínimo administrar bem.

Nós por direito é que deveríamos estipular salários,benefícios e analisar profundamente as mordomias,afinal de contas somos os patrões ,e eles nossos funcionários elevados a esse status pelo nosso voto de confiança a essa condição de servidores do nosso patrimônio maior,o Brasil em todas as suas instâncias,e do modo que se encontra num sistema capitalista está totalmente errado e é e está contra todas regras do jogo,onde houve e existe uma inversão cruel dentro da doutrina capitalista da livre iniciativa e que foi criada na surdina da aparência e dissimulação pelos três poderes,por eles,deles pra eles mesmo.Mas isso é uma outra história,pra outra oportunidade e ocasião.

Deixando o lado negro da força de lado,voltemos ao que nos interessa que essa realidade ainda é nova no Brasil ,mas vai se tornar e está se tornando uma febre pode ter certeza disso,e a partir daí vão surgindo os cenários e situações em que a própria dinâmica da oferta e procura vai naturalmente criar e levar às soluções que acabarão sendo boas pra ambos os lados ,ou seja o setor produtivo e os consumidores finais.

Lembrando sempre de levar a tiracolo o nosso cada vez mais amigo inseparável a sua majestade o trombone . :D vamos discutindo.

Em tempo,possivelmente vou pra uma feira do setor agora dia 8 próximo isso ainda não está totalmente certo..e estou de olho numa que vai acontecer em agosto próximo que dizem ser internacional...nesse interím vamos postando o que a gente achar interessante abraço jairo

Última edição: 4 Mai 2016
    • 2
  6. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    amanhã visito a feira enersolar em sampa.postarei as novidades fotos e vídeos .abraço.

• 1
  7. Gio Palomba

Gio Palomba O Corpo ouve e a alma sente, queremos a sintonia!

Desde 16 Out 2005
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Parabéns Jairo pela iniciativa pelos posts e pela pesquisa pelos estudos !
    O mundo precisa de pessoas assim !
    Estudei MBA na edificações sustentáveis ( selo LEED etc ) apenas como hobby para entender um pouco mais o que significa sustentabilidade .
    Me diz onde está sendo a feira ?
    Estou acompanhando este tópico !

Obrigado abrs
    Giovanni

8. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Primeiro seja bem vindo com certeza esse tópico terá vida longa com qualidade pelas postagens e as contribuições dos colegas que com certeza vão agregar conhecimento e se tornar um fórum de dicussão.

• 1
  9. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    A feira está acontecendo aqui em são paulo de 10 ao dia 12 no salão de convenções da imigrantes entre no site enersolarbrasil.com.br Lá tem as informaçóes mais precisas

• 1
  10. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    • 1
  11. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    pessoal vou digerir e tentar filtrar o que achei da feira www.enersolar.com.br desse ano com os prós e contras na minha opinião e o que achei interessante e se houve novidades vou fazer isso esse fim de semana. até lá .jairo

• 1
  12. Gio Palomba

Desde 16 Out 2005
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Legal Jairo aguardamos anciosamente !
    Meu projeto inicial seria fazer Minha sala/ laboratorio de som totalmente e sustentável alimentada por energia fotovoltáica .... Mas custos e outras prioridades não me permitiram !
    Estou acompanhando o tópico Abrs
    !

• 1
  13. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Ok qdo tudo estiver no jeito espero que brevemente teremos o maior prazer em ajudar Esse semana passada foi pauleira ainda não olhei o material da feira

quero entrar no site da aneel e ver se sano algumas dúvidas que ainda tenho na instalação de usinas sistemas compartilhados automação integração e comunicação

dei uma pesquisada na feira mas esse questão de homologação legislação ainda tenho algumas duvidas e entraves que ainda está meio nebuloso pra mim que conheço e tecnogia a muito tempo mas montagens e instalações como ainda não instalei nenhum projeto naturalmente tenho algumas dúvidas que considero pertinentes abraço

Última edição: 16 Mai 2016
    • 1
  14. Carlos - Aroeira

Carlos - Aroeira Usuário

12 19 1

Desde 13 Jun 2016
    Belo Horizonte/MG
    Nossa primeira participação no Fórum !
    Acabamos de montar nosso primeiro gerador fotovoltaico, de 2,34kWp.
    Aguardando vistoria da concessionária CEMIG, para trocar o medidor e autorizar a ativação da microusina.

Caro Jairo !
    Sou seu fã, por sua extrema competência e atenção a todos, nos fóruns sobre ar condicionado (onde sou apenas "ouvinte").
    Agora, espero poder também contribuir um pouquinho, nesse importantíssimo espaço sobre energia fotovoltaica.
    A propósito, acerca da legislação da Aneel, recomendo leitura da Resolução Normativa ANEEL REN 685-2015, que altera e atualiza a Resolução Normativa anterior (REN 482-2012).

Abraço a todos !

• 4
  15. Gio Palomba

Desde 16 Out 2005
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Olá Carlos grata surpresa se puder poste fotos para nos curiosos e acompanhantes deste tópico
    Abrs boa sorte obrigado
    Giovanni

• 1
  16. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

8.150 1.926 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Seja muito bem vindo tenho certeza que esse tópico terá vida longa e será mais um espaço pra gente divulgar e trocar idéias sobre o assunto obrigado pelas palavras vai dando o feedback e review boa sorte abraço

Última edição: 18 Mar 2018
    • 1
  17. Eduardo 7

Eduardo 7 Usuário

Desde 28 Jan 2010
    Rio de Janeiro
    Parece que o pessoal que escreveu esta cartilha:
    Micro e Minigeração Distribuída - Sistema de Compensação de Energia Elétrica (maio/2016)

não leu a última resolução de 2015, pois fazem referência apenas a resolução de 2012.

Eduardo

PS: Parece que a resolução é a 687/2015

http://www.portalsolar.com.br/media/files/RESOLUCAO NORMATIVA REN 687_2015.pdf

• 2
  18. Carlos - Aroeira

Carlos - Aroeira Usuário

12 19 1

Desde 13 Jun 2016
    Belo Horizonte/MG
    Olá Giovanni !
    Tentei postar algumas fotos, mas, como elas ficaram muito "pesadas", não carregaram aqui no fórum.
    Vou inserí-las no meu site e depois aviso.
    Abraço !

• 2
  19. Carlos - Aroeira

Carlos - Aroeira Usuário

12 19 1

Desde 13 Jun 2016
    Belo Horizonte/MG
    Ok Jairo.
    Obrigado !

20. Carlos - Aroeira

Carlos - Aroeira Usuário

12 19 1

Desde 13 Jun 2016
    Belo Horizonte/MG

É isso mesmo, Eduardo.
    A resolução mais recente é a 687/2015, que trás alterações importantes, em relação à 482/2012.
    Abraço !

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso